DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa fria de pepino e alface

Sopas não precisam ficar relegadas a dias frios servidas em temperaturas borbulhantes. Essa sopa fria de pepino é uma ótima opção para iniciar uma refeição ou vale até como uma refeição completa, e é uma delícia super refrescante e saudável.

Essa versão da sopa fria é levemente picante, o que brinca com a suavidade do pepino e do alface.

Ingredientes

2 pepinos, grandes

1 colher (sopa) de azeite extra virgem

1 cebola, picada

1 dente de alho, picado

1 pé de alface, picado grosseiramente

1 l de caldo vegetal, feito em casa

1/2 colher (sopa) de hortelã, picada

1/2 colher (sopa) de cebolinha, picada

sal e pimenta-do-reino, a gosto

tabasco, a gosto

4 colheres (sopa) de iogurte natural, integral

4 colheres (chá) de salsinha, bem picada

Modo de preparo

Corte 12 fatias finas do pepino e reserve para decoração.

Caso não esteja usando pepinos orgânicos, descasque todos eles e corte em cubos. Algumas pessoas acham que a sopa feita de pepinos com casca fica ligeiramente amarga, por isso também a recomendação de descascar. Eu não ligo, e como uso pepinos orgânicos, não costumo descascar.

Em uma panela, fogo baixo, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até que fiquem macios. Tire do fogo antes que comecem a dourar.

Junte o caldo de legumes e leve à fervura. Desligue o fogo e junte a alface. Tampe e deixe descansar por 15-20 minutos até que a alface esteja bem macia.

Leve os pepinos ao liquidificador junto com o caldo de legumes com a alface. Junte o iogurte e as ervas e bata até obter um creme uniforme. Acerte o tempero com sal e pimenta.

Leve para a geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.

Ao servir, distribua a sopa em 4 pratos individuais ou em muitos copinhos, coloque uma colher de iogurte no centro de cada, decore com fatias de pepino e polvilhe com salsinha e/ou cebolinha picada.

Sopa fria de pepino – Um aperitivo diferente

A sopa fria também pode fazer parte da sua mesa de aperitivos. Sirva em copinhos charmosos ou em xícaras de cafezinho com muito charme! Um galho de alecrim ou tomilho em cada porção perfuma e deixa ainda mais bonito.

Leia mais

Conheça outras deliciosas opções de sopas frias ou quentes no meu livro As Melhores Sopas e Caldos. Você vai amar!

O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle (grátis para assinantes do Kindle Unlimited) ou em PDF.

 

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.