Amamentação Bebês Bebidas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

A mamadeira dos meus bebês

mamadeiradevidroNo começo esta receita de mamadeira para bebês pode parecer muito maluca e muito difí­cil de preparar – eu mesma fiquei “meio assim” quando meu marido apareceu com essa fórmula, inspirada em pesquisas de uma importante instituição norte-americana, a Weston A. Price Foundation. Pode parecer difícil de se conseguir todos os ingredientes, mas se você quer mesmo, procura e acha tudo o que é preciso.

Hoje em dia nem penso em dar outro leite ou qualquer outra fórmula infantil comercial ao nosso filho, porque ele adora o leite do jeito que eu dou e está extremamente saudável, nunca fica doente e tem um intestino que funciona maravilhosamente bem.

Para que vou mexer em “time que está ganhando”??

Essa fórmula leva leite cru, que significa basicamente leite fresco, recém tirado da vaca, artigo super raro nos dias de hoje, então caso este ingrediente seja muito difícil de encontrar – até porque você precisa de um fornecedor de absoluta confiança, ou precisa ter uma vaca saudável no quintal de casa (risos) – , ou seu filho tenha algum problema de alergia ou intolerância ao leite de vaca, CLIQUE AQUI e conheça uma opção sem leite nenhum.

Eu adoraria poder dizer que recomendo essa receita caseira de leite para todos o bebês que por alguma razão não puderam ser amamentados, mas obviamente seria leviano fazer esse tipo de afirmação. Apenas um profissional da área da saúde poderia fazê-lo, seu pediatra de confiança ou uma nutricionista. Se você não amamentou seu bebê no peito – de longe a melhor opção – e você gostaria de evitar fórmulas industrializadas, converse com o seu médico de confiança, como eu fiz.

A minha pediatra se mostrou bastante surpresa com a combinação de ingredientes pesquisada, mas não viu nada ali que, em princípio, pudesse fazer mal ao meu bebê, e como ele aceitou a combinação muito bem, concordou que eu a oferecesse. Como qualquer profissional consciente, ela concorda que o leite materno é sempre a melhor opção, ainda que a mãe se alimente mal – “O pior leite materno ainda é muito melhor do que qualquer fórmula artificial”

Aí­ vai:

RECEITA CASEIRA DE LEITE PARA MEUS BEBÊS:

2 xí­caras de leite cru orgânico (não pasteurizado de um fornecedor de sua mais inteira confiança ou da sua “vaquinha de estimação”)
1/4 xí­cara de soro de iogurte caseiro
4 colheres (sopa) de lactose em pó
1/2 colher (chá) de puro óleo de fí­gado de bacalhau
1 colher (chá) de óleo de semente de girassol orgânico, não refinado, prensado a frio (eu encontro na feirade orgânicos aqui em São Paulo e depois de comprado, mantenho em geladeira)
1 colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (chá) de óleo de coco extra-virgem orgânico, não refinado, prensado a frio, não desodorizado
2 colheres (chá) de levedura de cerveja em pó

2 colheres (chá) de mocotó feito em casa (CLIQUE AQUI para ver a receita)
2 xí­caras de água filtrada
1/4 colher (chá) de pó de acerola verde (costuma ser vendido em farmácias de manipulação, em cápsulas, mas com uma receita médica é possível comprá-lo em pó)

Eu diluo o mocotó, a levedura e o óleo de coco em água morna, banho-maria, acrescento  aos outros ingredientes no liquidificador, bato bem de levinho e distribuo em mamadeiras (de preferência mamadeiras de vidro).

Guardo na geladeira e aqueço ligeiramente em banho maria na hora de servir.

JAMAIS use forno de microondas!!

É super importante ter fornecedores de muita confiança, porque o leite não pasteurizado é muuuuuuuito mais saudável, mas se não for tirado com higiene e cuidado, de vacas saudáveis criadas a pasto, pode dar problema – eu tenho uma única fonte de leite cru e não aceito outra de jeito nenhum, não confio.

O soro de iogurte contém os probióticos, bactérias “do bem, importantí­ssimos em diversos aspectos como digestibilidade e proteção contra uma série de doenças.

O mocotó é também importante aliado da digestão – torna as comidas mais “leves”.

O óleo de coco extra-virgem é usado aqui para melhorar a imunidade e é quase um “ingrediente mágico”, maravilhoso para a saúde como um todo.

O óleo de fí­gado de bacalhau, rico em vitamina D, é excelente para a vista e para o cérebro.

O leite integral, cru contém gorduras e enzimas super necessárias para o desenvolvimento do bebê. Ele deve ser cru porque a pasteurização acaba com nutrientes importantes e enzimas que auxiliam sua digestão.

Eu ofereci essa receita de leite caseiro ao meu filho mais velho e ofereço ao meu bebê hoje em dia, porque infelizmente não consegui amamentá-los. Ofereci depois de ter pesquisado muito e depois de encontrar fornecedores da mais absoluta confiança, ingredientes de qualidade, como deve ser.

Preparo essa receita em casa, para consumo próprio e não a comercializo de maneira nenhuma. Não o faria jamais porque o leite deve ser preparado no momento do consumo, nada de congelar ou armazenar refrigerado nem por um dia sequer. Além do mais, as leis brasileiras não permitem o comércio de leite cru de espécie alguma.

O comércio de “leites” para bebê eu deixo para a indústria alimentícia… Duvido que uma máquina faça melhor, mas a máquina é autorizada por lei a fazer e vender. Eu não sou.

Não ofereça nada ao seu bebê sem antes conversar com seu médico de confiança.

O leite materno é sem dúvida a melhor opção para qualquer bebê. Amamentar nem sempre é um mar de rosas, mas seja persistente e se informe muito bem antes de desistir. Procure uma especialista em amamentação e peça ajuda! Opte por uma fórmula apenas em último caso!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

69 comentários

  1. Oi, queria dizer q adorei a receita, deve ser ótima…. mas vc faz qtas mamadeiras de uma so vez? E guarda na geladeira mesmo? por qtos dias?
    Eu sou super a favor tb das bombas vitamínicas para as criancas para elas nao ficarem doentes. Qdo eu era pequena, minha mae fazia: leite, mel, banana, pedacinho de cenoura, uma folha de espinafre ou agriao, laranja, meia macã, levedura de cerveja em pó… tudo no liquidificador, ficava um leite de aspecto horrível (segundo eles) mas que eu amava! E gracas a isso nunca fiquei doente.
    Bjs

  2. Ola! Sou a testemunha da maravilha de mamadeira que esta receita faz! Sou a cegonha do Arthur e sei que todos nós trouxemos o Artur com o maior carinho e cuidado! Ele precisava ser alimentado tambem da melhor maneira possivel! Qdo vi esta receita , fiquei encantada com a riqueza dos ingredientes e esta ai o resultado! Um garoto forte, saudavel , inteligente! O maximo o nosso Arthur!!!

  3. Palavras mais do que bem vindas da tia- Dra. Márcia -cegonha, a querida amiga e mais do que competente médica que trouxe o meu pequeno ao mundo num lindíssimo parto normal!!

    Em palavra de médico a gente deve confiar, né?!

    Querida, seja sempre muitíssimo bem vinda ao meu blog!!

  4. Oi Dra. Márcia! Que alegria ler seu comentário por aqui! Somos eternamente gratos pelo seu cuidado e atenção para com a Pat e pelo lindo parto que você nos proporcionou !!!

  5. Olá!! Muito interessante a super mamadeira, e gostaria de saber uma coisa, a lactose tem como objetivo apenas adoçar ou é algo “terapêutico”? Obrigado!

  6. Gabriel, na verdade todos os ingredientes da fórmula foram pensados de modo a chegar o mais próximo possível da composição do leite materno.

    Pouca gente sabe, mas o leite materno contém muito mais lactose que o leite de vaca comum. Os bebês têm a plena capacidade de digeri-la, salvo raras excessões.

  7. Pat!!!

    Obrigada pelas dicas a mamadeira Nuk eu achei aki em Salvador mas esses ingredientes onde encontro?Será em casa de produtos macrobioticos?Bjs

  8. Pat, que legal… e outra coisa que mamadeira é essa que parece um peito???? Adorei! Talvez facilite o bb a pegar a mamadeira, né? Você pode me dizer que mamadeira é essa da foto… abraços mil!

  9. Pat
    Essa formula eh a do livro da Sally Fallon?
    Se nao me engano eh originalmente do Dr. Emory Thurston…
    Legal ver que alguem a usou na vida real e deu certo! ehehehehehe
    como que vcs conseguiram todos os ingredientes?
    bjs

  10. Livia,

    Areceita original está no livro da Sally mesmo. Essa receita postada aqui é praticamente igual, com mínimas adaptações para os ingredientes que encontrei (ou não) no Brasil.

    A mamadeira dá certíssimo mesmo, tem meu filho super saudável para provar!!

    Para as minhas amigas mamães que por algum motivo não puderam amamentar, recomendo!!!

  11. Oi Pat como vai??? Espero q bem!
    Estava pesquisando sobre o Levedo de Cerveja na net e acabei esbarrando no seu blog.
    Comprei Levedo de Cerveja pra mim, por conta de um furúnculo q eu tive. Pesquisando melhor sobre os benefícios, comecei a colocar uma colherinha de chá no 1º leite do dia para as minhas crianças (02 anos e 07 meses e 09 meses). Comentei com algumas amiga, e elas não acharam prudente, falaram alguma coisa sobre a Vitamina B12 q só pode ser inserida em fórmulas como mingals e mucilons, essas coisas.
    Gostaria de saber sua experiencia com Levedo de Cerveja para o seu filho e sua opinião a respeito.

    Grande Beijo
    Grata
    Katia

  12. Pat,
    estou prestes a precisar suplementar a alimentação de meu filho com leite que não o materno e hoje li este seu artigo sobre a fórmula, e como não pme apetecme as fórmulas prontas, gostaria de saber se vc poderia me indicar onde comprar os ingredientes.
    Em especial o leite, pois desde q li o seu livro, apesar de amar tomar leite [desnatado e de caixinha:( ], assumo que me toda vez que vou me deliciar com minha caneca penso… hummm leite sim… isso não deve ter valor nutritivo algum, bah…

    Obrigada!!!

    PS: ainda não tinha tido a oportunidade de te comenar o quanto gostei de todos os produtos que comprei de vc!!! a granola, o caldo, o óleo, a manteiga! o óleo de cocô é milagroso na pele, resolveu o problema da pele do meu filho, super cicatrizante e hidratante! MUITO OBRIGADA PELA DICA!!!

  13. Gra, que bom que você gostou de tudo!!!!

    Sobre o leite e demais ingredientes da fórmula, te enviei todas as informações por e-mail!

    Bjs

  14. Oi, Márcia,
    Estou passando por essa “peleja” inicial, pois acabei de ter uma linda menina… Fiz mamoplastia redutora e tenho pouco leite (minha filha nasceu a 6 dias), estou dando o NAN1, mas seu intestino está preso, continuo ainda insistindo na amamentação, mas estou mto angustiada, pois vejo que estou perdendo a luta…ela mama, mama e depois ainda tenho que completar com o NAN1. Qdo li seu texto fiquei mto esperançosa, mas fiquei na duvida tbem. Recém nascidos podem tomar uma receita tão forte qto essa? eu moro no interior de MG (Ipatinga)como conseguir esses ingredientes tão dificeis? Aguardo ansiosamente sua resposta…

  15. Bom dia, por gentileza além do levedo de cerveja, mais o que eu poderia introduzir na alimentaçao de minha filha, somos uma família de vegetarianos com restrições também aos laticínios e açúcar (branco, mascavo e etc).
    o que seria bom introduzir na alimentação dela, ela não é uma bebê mas está em fase de crescimento.Ela come bem, aceita legumes e verduras, mas acredito que podemos melhorar a sua alimentação.
    obrigada

  16. vc ferver o leite antes de fazer as mamadeiras?
    posso substituir o mocotó por geléia de mocotó?
    onde encontor esses produtos, em casa de produtos naturais?

  17. oi pat

    fiquei com as mesmas dúvidas acima… meu bebe tem 7 meses, adora peito, mas tenho que deixá-lo na creche para poder trabalhar. eu consigo tirar algum leite, mas não é muito. achei interessante a mamadeira “bombada”… tem algum pediatra aqui em salvador que a ache interessante?
    onde conseguir os ingredientes, com que idade tomar?
    o óleo de coco eu posso fazer aqui em casa mesmo, o resto é uqe achei difícil
    :)

  18. amei essa mamadeira da foto onde o bebe ta mamando!!! onde consigo uma igual???

  19. Amei essa receita! Pois hj em dia precisamos muito de alimentar os nossos bbs pois ele estão ficando ainda famintos com os alimentos que damos…Rsrsrsrs…
    Pat Feldman esse alimento tem idade para tomar de quantos anos até quantos anos?

  20. Monique, meu filho tomou essa mamadeira desde os primeiros dias de vida. Eu infelizmente não tive nadinha de leite para ele… Sou super a favor da amamentação em primeiro lugar, mas se não dá, temos que achar a opção mais saudável possível!

    Leia nesse link um pouco mais sobre o assunto: https://pat.feldman.com.br/?p=103

    Até que idade tomar? Olha, se teu filho tiver com 30 anos e quiser tomar, mal não vai fazer. Pode tomar quanto ele quiser!

  21. Legal Pat Feldman…
    Mais ainda ñ tenho bb só perguntei para ficar em formada e tb para minha sobrinha se caso a mãe dela quizer dar…
    E o meu BB vai fazer 32 aninho…Rsrsrs…
    Vou lá da uma olhadinha mais no assunto…
    Ai vc tem msn?
    Se vc tiver me add ai…
    Fica na Paz bjks no ?

  22. pat,a mamadeira parece ótima mas e os ingedientes onde posso encontrar.

  23. Minha filha não toma nenhuma qualidade de leite.Você poderia mim ajudar com alguma dica, pois já ofereci todos os tipos de leite,mas ela ñ quer.

  24. Oi me envia receitas de como fazer um mucilom com banana!!!!!! é minha cunhada quer aprender e eu também Obrigada xau

    1. Thais, me desculpe, mas eu absolutamente não sei lidar com um produto alimentício tão industrializado quanto o Mucilon. Não uso e não recomendo seu uso de maneira alguma.

  25. aqui onde moro naoencontro nem metade dosingredientes …minha filha tem tres meses e mama leite de vaca….pois nao tive leite o nan ela nao pegou!
    vc nao tem uma dica pra fazer com que a mamada dela seje mais saudavel possivel
    ps: nao encontro esses ingredientes por aqui….obrigado abraços

  26. Oi!
    Obrigada por todas as informacoes, seu site e’ otimo!
    Amamentei meu filho ate’ 1 ano e 9 meses. Hoje ele tem quase 2 anos, e adora leite de vaca. Eu dava leite de caixinha (UHT), mas estamos morando no exterior e percebi que o consumo de leite pasteurizado aqui e’ maior. Pesquisei na net e encontrei seu site. Agora ele so toma leite pasteurizado, pois nao tenho como conseguir leite fresco:((. Tenho uma duvida: preciso aquecer o leite pasteurizado para meu filho? (ja’ que na pasteurizacao ele ja’ foi aquecido, teoricamente nao precisaria, mas no Brasil sempre se ouve que leite de saquinho tem que ferver…!)
    Por favor me responda, fico em duvida a cada mamadeira!
    E obrigada pela receita do iogurte, aqui em casa todos adoramos!

    1. Marlise, onde exatamente você mora? O leite pasteurizado eu simplesmente evito tomar, mas se acontece, é o que eu mais fervo! Tenho pavor!

      1. Oi Pat!
        Obrigada por responder tao rapido! Agora estamos morando na Polonia, mas viajamos muito. E’, acho que se estivermos “em transito” (e nao tiver onde ferver) o jeito e’ dar o leite UHT mesmo, na mamadeira, e o iogurte e queijos que ele adora, pra complementar e nao ser tao “tragico”! Mas entao, o leite pasteurizado fervido ainda tem qualidade superior ao leite UHT? (dos piores, vou ficar com o “menos ruim”)!

        1. Marlise, na falta de leite cru, sério, eu fico só com o iogurte mesmo!!

          Nossa, Polônia deve ser lindo, morro de vontade de conhecer!!! Estou há tempos para publicar aqui no site uma receita ESPETACULAR de cozido polonês, que faço “de vez em nunca” aqui em casa…

  27. como faço para comprar alguns produtos de você. tenho que tirar o peito do meu bebê 1 ano e 4 meses, pois preciso fazer tratamentos. E GOSTARIA DE DAR ESSA FORMULA PARA ELE MAIS NÃO ACHO POR AQUI O óleo de coco extra-virgem orgânico.
    BJOKAS E JESUS ABENÇOE.

  28. Pat, vi acima que vc deu uma dica para a pele, seria espinha? pois tenho um filho de 16 anos que tem bastante espinhas e ele fica muito constrangido, será que vc poderia me passar a dica? obrigada

    1. Emanuela, eu nem me lembro mais da dica, mas me lembro de que passar iogurte na pele, com o auxílio de uma bola de algodão, como se fosse creme de limpeza, pode ajudar a melhorar a acne. Mas o seu filho tem uqe cuidar muito bem da alimentação para solucionar a causa do problema!

      1. Pat seria qual tipo de iogurte? tem que deixar agir algum tempo na pele? a alimentaçao dele é boa, só que ele está com muita espinha, apesar de fazer o tratamento com uma dermatologista nao estou vendo muito resultado nao! te agradeço desde já a atençao, obrigada!

  29. A LACTOSE EM PÓ, SERIA LEITE EM PÓ, CORRETO? POSSO USAR O SORO DO KEFIR DO LEITE? PODE ME ENVIAR O VALOR DOS OUTROS PRODUTOS QUE SÃO UTILIZADOS NA MAMADEIRA E QUE VOCÊ TENHA? DÁ QUANTOS ML? E PODE FICAR POR QUANTO TEMPO ARMAZENADO EM GELADEIRA? DEPOIS POSSO ESQUENTAR EM BANHO MARIA?
    GRATA. PAT.

    1. Michele, a lactose é apenas um dos componentes do leite, o açúcar do leite. Leite em pó é completamente outra coisa!

      Dos ingredientes da fórmula, parte deles são facilmente encontrados em farmácias de manipulação. O leite cru você precisa obter de algum fornecedor de confiança, eu não vendo e não tenho quem te indicar. Vendo o óleo de coco extra-virgm orgânico. Caso você precise, é só falar!

      Cada receita rende cerca de 1 litro e eu costumava fazer para o dia todo, todos os dias. Na hora de aquecer, sempre banho maria. Não gosto, não recomendo e não tenho microondas.

  30. PAT,COMO VC FAZ PARA COMPRAR LEITE DE VACA PURO EM SAO PAULO? E SE VC VAI VIAJAR COM SEU FILHO,COMO VC PREPARA A MAMADEIRA?VOCE VIAJAVA COM SEU BEBE?PARA FORA DO BRAZIL,POR EXEMPLO.

  31. Ola Pati,

    Ja fazem algumas semanas que estou dando esta mamadeira ‘bombada’ pra Maya e ela esta amando! Suas fezes estao com uma cor e consistencia lindas e sua pele entao nem se fale…nada das ‘pipoquinhas’ nas bochechas que estavam surgindo com a formula que dei por 2 semanas apos 6 meses de amamentacao exclusiva. Moro fora do Brasil no momento e nao consigo encontrar o leite cru…somente o organico pasteurizado nao-homogeneizado, portanto estou fervendo o leite!

    O unico desafio que estou encontrando sao as pessoas ao meu redor! Elas tem criticado muito minha decisao, incluindo o nosso clinico geral que arregalou os olhos quando eu disse sobre esta receita. Dizem que eu devia consultar um pediatra, me certificar que esta receita tem todos os nutrientes igual ao das formulas industrializadas e que eu estou colocando a nutricao de minha filha a risco…etc,etc

    Dai ja viu Pati…mae de primeira viagem que sou fico encucada…

    Vc teria uma forma de explicar sobre os nutrientes desta receita? E quantidades de cada nutriente?

  32. olá, gostaria de sbar se um bebe de 3 meses pode tomar essa mamadeira bombada?? Obrigada

  33. Oi Pat!
    Cheguei aqui no Brasil, Campinas-SP ja fazem 4 dias! Estou amando este calor, mas estou meio triste porque não encontro a lactose em po! Farmácias de manipulação pedindo receita médica e tendo apenas 100grs pra me vender!?Vixe… Usando 3 colheres de sopa a cada vez que faço esta receita preciso no mínimo de 500grs a cada 2 semanas.
    Vc encontra a sua lactose aonde? Talvez eu consiga comprar ai em São Paulo e receber via sedex.
    Ai que delicia ter a pontuação no computador de novo! rsrsrs
    Beijos e uma boa semana

    1. Lu, eu comprava lactose em farmácia de manipulação também, com receita médica. Mas conseguia quantidades maiores por vez, de acordo com o pedido da receita.

  34. tenho minhas duvidas sobre esta formula. Esta juntando coisas que tem lenda de serem nutritivas mas quando misturadas ninguem sabe se mantem suas propriedades.

    1. Eu sei que mantém. Meu filho é a prova viva disso!

      Bom é o que afinal? Um pó branco totalmente desnaturado, totalmente oxidado?

  35. Oi Pat, eu tenho quase as mesmas dúvidas das outras meninas.

    Onde posso encontrar a Lactose?
    A levedura de cerveja você compra onde? Imagino que você não use as industrializadas.

    Você comentou que prepara várias mamadeiras e guarda na geladeira. Quantas você prepara? Dura quanto tempo na geladeira?

    Onde eu moro (Rio de Janeiro) é muiiito difícil de encontrar o leite cru orgânico ou quase impossível. Eu posso preparar usando a formula infantil em pó orgâncica no lugar? Eu uso essa formula de dia (http://www.hipp.co.uk/products/from-6-months/powder/new-hipp-organic-follow-on-milk) e essa outra à noite (http://www.hipp.co.uk/products/from-6-months/powder/good-night-milk), ambas com prebióticos.

    Obrigada!

    1. Barbara, a lactose e a levedura eu encomendava na farmácia de manipulação.

      As mamadeiras eu preparava 1 a 2 receitas por vez e na verdade elas nem duravam tanto assim – o bebê tomava rapidinho, em 2 ou 3 dias. Com o tempo e a introdução de alimentos, as mamadeiras chegavam a ficar 5 dias na geladeira e isso nunca foi um problema.

      Na falta de um fornecedor de leite cru de confiança (leite cru é ótimo, mas TEM que ser de boa procedência), eu sugiro a fórmula à base de caldo de carne: https://pat.feldman.com.br/?p=1444 Ela é extremamennte nutritiva, mas causa estranheza (eu achava assim) uma mamadeira com conteúdo escuro, marrom, e não branco como o leite a que estamos habituadas. Meu filho tomou algumas vezes, aceitou muito bem e eu tinha certeza de estar oferecendo o melhor. Só não dei mais pelo preconceito de não estar dando um líquido branco como usual (cada preconceito bobo que a gente tem, né!)

      Se ainda assim você preferir as fórmulas em pó, seja pela razão que for, adicionar soro de iogurte ou uma colherinha de iogurte natural integral, óleo de coco e óleo de fígado de bacalhau a cada vez melhora enormemente a qualidade dessa fórmula, mesmo ainda não sendo o ideal.

  36. Oi Pat, tudo bem?!
    Adoro acessar o seu site, qdo li pela primeira vez parei de tomar o leite longa vida, onde moro ZL/SP so encontro leite de saquinho. Nao conheco quem venda leite cru. QUAL DOS DOIS SERIA MENOS PIOR PARA SE TOMAR???
    Além disso, tenho uma menina de 2anos e 10 meses, dou 02 mamadeiras; 1 manha e 1 a noite de mucilon com sustagem kids e uma capsula de oleo de linhaca, quero agregar os ingred q vc recomenda: iogurte, oleo de coco e o de figado. Devo colocar somente esses tres? Ou algum outro mais como o levedo de cerveja? Pode me orientar a respeito, como todas as maes me preocupo com a alimentacao dela.
    Percebo que muitas das vezes ela nao quer comer arroz e feijao, so saladas: couve, repolho, pepino. Para comer o caldo do feijao e um suplicio … Ate q ponto isto e bom ou ruim?
    Tambem quero encomendar o oleo de coco com vc, pode me passar as informacoes a respeito.
    Agradeco pela sua atencao e do seu esposo tambem, alem da simpatia em atender a todos, Deus abencoe vc e sua familia. Encha o seu filho de muitos beijos por nos todos leitores. Um grande abraco.Sandra Garces

    1. Sandra, tenta aos poucos substituir o leite (seja em pó, caixinha ou saquinho) por iogurte – é de longe a melhor opção. Quanto aos óleos, pode usar junto o óleo de coco mais o óleo de fígado de bacalhau. Você vai estar fazendo um bem enorme à sua filha!!

  37. Substituir aos poucos o leite por iogurte? E não dar nenhum leite? A criança então só beberia água e sucos naturais? Me explica mais esta idéia Pat?

    1. Luciana, meu filho só toma leite porque consigo leite cru, senão não tomaria. Bebe vitaminas de iogurte com frutas eventualmente, muuuuuuita água, água de coco fresca de vez em quando, e sucos beeem de vez em quando. Fácil assim!

  38. Ok, entendi e amei!
    Aqui onde moro agora de volta ao Brasil ja encontrei o leite cru…
    Voce acha ruim eu dar o leite cru so com o oleo de coco e o de bacalhau? Ou sozinho? Esta formula toda tem sido muito dificil de conseguir TODOS os ingredientes…entao pensei, melhor dar o leite com os oleos doque nada. O que vc acha?
    Bjs

    1. O leite com os óleos é tuuuuuudo de bom!!! Eu acrescentaria apenas uma colherinha de iogurte para garantir uma boa população de bactérias do bem! Essa fórmula assim hiper completa eu dei até lá pelos 2 anos. depois simplifiquei assim também: leite, iogurte e óleos

  39. oi pat adoro seus comentarios, gostaria de saber o que fazer para dar leite para minha filha de dez meses pois ela so quer o peito e ja nao tenho mais o suficiente para sustentar ela pois ela fica a noite toda grudada em meu peito tenho muita pena pois ela tem fome mais nao pega mamadeira de geito algum se vc puder me dar alguma dica agradeco bjos…

  40. meus filhos ja estao grandes mas vou tentar introduzir o leite com os oleos e o iogurte. quaria muito ter descoberto tudo isso na epoca que eles era pequenos.

  41. Pat, onde encontro leite cru em SP?
    E como fica depois essa fórmula de leite, iogurte e óleos?

    Bjão e boa hora pra vc!

  42. Mas é que eu adoro leite de vaca, já consegui reduzir muito o consumo e percebi alguns benefícios (alergias, asma, acumulo de muco – meu nariz quase não escorre mais!), mas queria tomar o leite orgânico…
    Manda pro meu eMail, eu sou amiga da Flá Gontijo, não sou fake não!
    Bjo e boa hora pra vc!!!!!

  43. Oi pat meu bebe tem 1 mes e toma leite nan,posso dar para ele a formula da mamadeira bonbada?E se não puder ainda pois talves ele seja ainda muito novinho posso colocar algum oleo para melhorar o intestino pois ele ta com o intestino muuuito preso.
    abraços.

    1. Adriana, meus dois filhos tomaram essa mamadeira bombada desde a primeira semana de vida – os motivos para eu praticamente não ter amamentado eu já contei aqui no site. Eu adoraria recomendar essa fórmula a todas as mães que não conseguem amamentar, porém o grande problema é: onde encontrar leite cru de confiança? Leite cru é um superalimento, muito saudável e nutritivo, porém se não for de uma fonte absolutamente confiável, há um risco de contaminações diversas.

      Vou falar o que faria com MEUS FILHOS, caso não tivesse acesso a leite cru de confiança: daria uma fórmula comercial qualquer e a cada mamadeira acrescentaria umas poucas gotas de óleo de fígado de bacalhu, óleo de coco, mocotó e iogurte integral ou soro de iogurte.

    1. Farmácias de manipulação – mas imagino que seja necessária uma receita médica para comprar, não tenho certeza. Meu marido é médico e é ele quem pede sempre.

Comentários estão encerrado.