Leite de Coco caseiro

by Pat Feldman on 24/02/2007 · 91 comments

in Bebidas, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

leitedecocoPreparar este leite de coco caseiro não tem segredo algum. Fácil de fazer, muit nutritivo, muito saboroso e muito versátil, o leite de coco caseiro pode ser usado no preparo das mais deliciosas iguarias – doces ou salgadas!!!!

O leite de coco caseiro serve também para preparar mamadeiras especiais, para bebês especiais, que por terem um paladar  exigente ou um organismo delicado demais, não aceitam leites comuns ou iogurtes. e muito menos leites em pó altamente industrializados.

Especial para os bebês gourmets!!!!!

A gordura do coco contém ácido láurico, com propriedades antiinflamatórias. Sobre o óleo de coco, leia mais aqui, e compre o seu óleo de coco orgânico AQUI.

Ingredientes:

1 xí­cara de coco fresco ralado (eu compro aqueles ralados na hora, muito comum em feiras livres e sacolões aqui em SP);
1,5 xí­cara de água morna ou água de coco

Modo de Preparo:

Bata bem, no liqüidificador, ambos os ingredientes. Passe por um coador forrado com um pano de algodão bem fino (ex: fralda de algodão). Guarde o lí­quido em geladeira por até 2 dias.

Com aparte sólida que sobra na peneira, você pode misturar um pouco de mel ou melado (cerca de 2 colheres de sopa) e 1 colher de chá de extrato natural de baunilha. É só espalhar em uma assadeira e assar em forno muito baixo (pode até ser com a porta entreaberta), até secar: fica uma cocada deliciosa para polvilhar no iogurte ou outras sobremesas.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 75 comments… read them below or add one }

Arlequina June 2, 2007 at 9:33

Esse eu consigo os ingredientes aqui na minha terra :), acho q vou testar. Abraços.

Reply

Rachel April 4, 2008 at 0:13

Fiquei em dúvida do que é 1,5 xícara de água…é uma xícara mais 1/5 da xícara ou é meia xícara? Obrigada.

Reply

Pat Feldman April 4, 2008 at 7:09

Raquel, a medida correta de água é uma xícara e meia. Na verdade essa é uma medida aproximada, já que você vai usar mais água ou menos água de acordo com a consistência desejada.

Reply

luciene neves April 30, 2008 at 14:28

Por favor se possivel enviar receita para crianca que utilise o leite de coco.

Reply

Rachel May 1, 2008 at 21:06

Obrigada pela resposta anterior. Tenho dificuldade de tirar a parte branca do coco, a carne. Acho muito duro e sempre fica parte preta, que é intermediária entre a casca e a carne. Tem alguma forma mais fácil de separar, pois não peço para ralarem onde compre e trago inteiro para casa para passar só a carne na centrífuga. grata!

Reply

Antonio October 14, 2010 at 16:57

Para separar o coco da casca é só coloca-lo sobre o fogo por menos de 1 minuto, então com uma faca sem ponta vc solta ele facilmente, mas a pele escura tem de ser descascada depois com uma faca.

Reply

licia de fatima March 20, 2009 at 21:50

pat o leite de coco pode ser usado para fazer mingal comofaço levo ao fogo?

Reply

erika May 21, 2009 at 7:24

Meu filho está com 9 meses e possui APLV, fui aconselhada pela médica a retirar o leite de vaca e substituí-lo pelo leite de soja, que meu filho não suportou. Este leite de coco poderia ser dado a ele?

Reply

Priscilla August 23, 2012 at 1:41

vc tem que fazer teste de alergias, minha sobrinha tem APLV, e toma o de soja, mais ela também pode tomar o de coco, e agora o de amendoas, além de ter um sabor bem agradavel é bem saudavel!!!

Reply

Simone de S. Gomes August 18, 2009 at 19:43

gostaria de saber como preparar a mamadeira para minha bebê.Ela tem intolerância a lactose,já tentei leite de cabra mas tmb deu intolerância e o de soja também.

Reply

Pat Feldman August 18, 2009 at 20:07

Simone, esta é uma boa fórmula: http://pat.feldman.com.br/?p=1444 É extremamente nutritiva!! E o gosto? Bem, não tem nada a ver ocm leite, mas meu filho sempre gostou muito!!

Reply

carla August 22, 2009 at 12:57

Puxa, e simples!!!
Valeu!

Reply

simone September 21, 2009 at 11:59

vc aconselha o congelamento? por qto tempo?
beijos!

Reply

Pat Feldman September 21, 2009 at 12:30

Simone, eu sou super fã de congelamento, um método de conservar alimentos que não requer química alguma. O máximo que eu já congelei o leite de coco caseiro foram 2 meses. Mais do que isso,não garanto nada!

Reply

Débora Sutto October 1, 2009 at 17:03

Oi PAT,JÁ FUI INFORMADA DO PODER DESTE PRODUTO QUE É MARAVILHOSO PARA MULHERES QUE SOBREM CONSTANTIMENTE DE CANDIDÍASE ALBICANS,SENDO COADJUVANTE DESTE TEMIDO FUNGO QUE ATERRORIZA A VIDA DE QUASE 75%DA MULHERES.

Reply

Débora Sutto October 1, 2009 at 17:08

Oi,PAT!Como fazer para comprar este produto uma vez que preciso usa-ló mas e tão difícil de encontrá-lo.Por favor me ajude!

Reply

Pat Feldman October 1, 2009 at 17:42

Débora, o leite de coco você faz facilmente em casa. Acho que na verdade você está falando do óleo de coco, não é mesmo?

Reply

solange October 10, 2009 at 6:08

Dá para fazer iogurte com leite de coco?

Reply

Pat Feldman October 10, 2009 at 9:26

Solange, eu nunca tentei… Se você um dia resolver testar, venha aqui contar o resultado!

Reply

Cema. December 2, 2009 at 15:24

Ola Pat,
Gostaria de saber quando comparamos o leite de coco ao leite de vaca ( me referindo ao cru), se o leite de coco ou o que o leite de coco deixa a desejar como fonte de alimentacao e nutricao. E virse-versa…quando comparados. obg.

Reply

juliana December 10, 2009 at 7:14

oi pat queria saber se pra fazer esse leite de coco posso usar o coco ralado de pacotinho?
obrigada

Reply

Pat Feldman December 10, 2009 at 9:15

Melhor não, Juliana. O coco ralado vendido em supermercados é lotado de ocnservantes, pode conferir no rótulo!

Reply

Tania Belderrain-Spillmann December 26, 2009 at 18:02

Oi Ju

A receita é boa e facílima. Como posso tornar esse leite de coco light????

Reply

Pat Feldman December 26, 2009 at 18:37

Tania, fazendo a receita exatamente como esta escrita, sem adicionar acucar ou qualquer tipo de adocante, garante uma receita saudavel. Para ser light, basta consumir com moderacão!

Reply

Tania Belderrain-Spillmann December 27, 2009 at 14:35

Oi Pat

Obrigada pela dica. A minha preocuipacao é o excesso de gordura. Aqui na Alemanha pode-se comprar Body Butter com coco e é um creme muito gorduroso mas excelente para as temperaturas abaixo de zero tao comuns no inverno alemao. Na verdade tenho pavor de engordar e o coco tem muita gordura. Já viu, né???

Reply

Pat Feldman December 27, 2009 at 18:29

Tania, pois justamente a gordura do coco eh conhecida por suas propriedades emagrecedoras!! Recomendo, se voce le ingles, o livro Eat Fat, Lose Fat.

Reply

Tania Belderrain-Spillmann December 28, 2009 at 12:43

Oi Pat

Essa nao sabia. Vou informar-me! Obrigada pela dica!!!!

Abraços da Alemanha

Reply

Pat Feldman December 28, 2009 at 12:45

Dá primeiro uma espiada no site do livro: http://www.eatfatlosefat.com/

Reply

Tania Belderrain-Spillmann December 28, 2009 at 16:21

Oi Pat

Obrigada!!!! Muito interessante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjs

Reply

Pat Feldman December 28, 2009 at 16:25

Já assisti a palestras das duas autoras. Excelente trabalho!!!!!!!!

Reply

Tania Belderrain-Spillmann December 28, 2009 at 16:39

http://saude.abril.com.br/edicoes/0301/corpo/conteudo_296793.shtml

Entenda o paradoxo
O coco é riquíssimo em duas gorduras – o ácido láurico e o monolauril –, que têm tudo a ver com um corpo mais esbelto. De rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Ao contrário, servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se transformem em pneus. “Essa dupla reduz o percentual de gordura corporal porque os triglicerídios de cadeia média, caso do ácido láurico e do monolauril, favorecem a oxidação de ácidos graxos e a sua utilização como fonte de energia”, explica Tamara. Resultado: esse processo combate e diminui os depósitos de… sim, elas mesmas, as bandidas que estufam o corpo. “O ácido láurico e o monolauril também regulam o funcionamento da tireóide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento”, completa Tamara. Como se não bastasse, têm uma ação antiinflamatória a nível celular. “Eles aumentam a produção de substâncias protetoras e, ao mesmo tempo, diminuem as concentrações de outras pró-inflamatórias. E isso dá uma grande ajuda no emagrecimento, porque obesidade e sobrepeso são decorrentes de desequilíbrios inflamatórios”, explica a nutricionista funcional Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, em São Paulo. Apesar de a água-de-coco ser muito usada por quem vive de olho na balança, ela não interfere significativamente na perda de peso justamente por não ser rica nessas gorduras do bem. Mas, claro, a bebida é válida como um refresco leve e nutritivo.

Reply

Cinara May 17, 2010 at 22:34

Cema tem a mesma dúvida que eu: se compararmos o leite de coco ao leite de vaca (me referindo ao cru), no que o leite de coco deixa a desejar como fonte de alimentacao e nutrção? A pediatra do meu filho desconfia do valor nutritivo do leite de coco em relação ao de vaca, mas como ele está sendo examinado quanto à alergia à qq proteina de origem animal, e também de ser celíaco, estou desde já [antes de sairem os resultados] evitando isso td que possa vir a prejudicar meu filho [hj com 18 meses]. Já fiz o leite de coco que da tua receita mas ele só tomou 1x. Bjs.

Reply

Pat Feldman June 16, 2010 at 4:07

Cinara, são dois alimentos diferentes, simplesmente. Um não é melhor que o outro. Leite de vacacru tem enzimas e nutrientes que o leite de cococnão tem e vice versa,o que não torna um melhor que o outro, apenas diferentes!

Reply

Michelle de Abreu Aio June 14, 2010 at 21:13

Olá Pat!

Fiquei curiosa pra saber qual o rendimento dessa receita.

Beijos e sucesso na gravidez!

Mi

Reply

Pat Feldman June 14, 2010 at 21:24

Michelle, o rendimento é mais ou menos variável, porque se você quiser um leite mais grosso, usará menos água e o rendimento é menor. Se você fizer um leite de coco ralinho, usa mais água e o rendimento é bem maior!

Reply

Jorge Manoel January 2, 2011 at 23:57

Bo a noite!
Como conservar esse leite de coco natural e por quanto tempo?

Reply

Pat Feldman January 3, 2011 at 6:40

Na geladeira eu só deixo o que for usar no dia. O resto congelo.

Reply

sonia January 9, 2011 at 21:15

pat, me tire uma duvida, hoje estive no mercadão de são paulo, e comprei a gordura de coco, ao chegar em casa li na internet que se a gordura for hidrogenada ela fica prejudicial em vez de emagrecer vai é fazer mal, sera que comprei errado, a minha gordura é bem solida estava num barril,é branca e não tem gosto de coco, se tiver não deu para notar.
AO PASSAR POR OUTRO BOX, VI O ÓLEO DE COCO E COMPREI UM VIDRINHO PARA SABER SE A DIFERENÇA, MAS COMO MINHA FILHA VAI PARA OS ESTADOS UNIDOS AMANHÃ NÃO QUIS ABRIR PARA QUE ELA NÃO TENHA AO PASSAR PELA ALFANDEGA.
VOCE PODE ME AJUDAR, A RESPEITO DA GORDURA? EU ACHO QUE VOU DEVOLVER AFINAL GASTEI 45,00 O KILO

Reply

Pat Feldman January 9, 2011 at 22:12

Sonia, a gordura de coco normalmente é aquela que passou por processo de desodorização – não tem cheiro e gosto de coco -, mas até onde sei, não é hidrogenada. Eu uso aqui em casa de vez em quando. Ah, e você pagou um bom preço!

Reply

Raquel Morais August 3, 2011 at 10:38

Olá!
Vou fazer esse leite de coco caseiro. A respeito do inhame no comentário anterior, outro dia eu estava no mercado fazendo feira e escolhendo inhame, porque meu filho adora inhame ensopado. Uma nutricionista estava ao meu lado e me abordou dizendo que era uma excelente escolha que eu fazia. Então, ela recomendou-me eu cozinhá-lo de prefência no vapor(uso cuzcuzeira) e depois de frio bater no liquidificador com açúcar(opcional) pode tbm ser adoçante com leite e dar para meu filho e substituir nessa refeição o mingau tradicional que geralmente é industrializado por uma vitamina com textura de mingau.Meu filho adora vitamina de inhame, acreditem é deliciosa mesmo com leite de coco é provável que fique melhor ainda. O inhame feito assim além de ser delicioso ele sustenta bem e faz muto bem para a pele.Agora, vou fazer substituindo leite de vaca por leite de coco. Abraços!

Reply

Nani October 2, 2011 at 16:49

Oi Pat, aqui em casa gostamos de misturar cevada no leite de vaca, será que fica bom com leite de coco? Posso esquentar esse leite?
Obrigada
Beijos

Reply

Pat Feldman October 2, 2011 at 17:25

Pode aquecer leite de coco sim, eu uso em muitas receitas!

Reply

Paula ZZT October 4, 2011 at 22:54

Essa é tão fácil que até eu devo conseguir, hahaha
Se usar água de coco, tb deve ser amornada?

Reply

Pat Feldman October 5, 2011 at 7:54

Eu uso o mais temperatura ambiente possível, nunca aqueci por medo de azedar…

Reply

joseane October 11, 2011 at 22:10

Eu quero engordar,peso 48kilos estatura1,63 nao tomo leite de vaca,nem seus derivados,tem muita gordura,estou fazendo leite de arroz,aveia,vou tentar de soja,e agora o de coco,mas se o de coco tem gordura,estava interessada em tomar ja que é uma gordura boa,mas se ajuda na perca,de peso,de forma alguma quero emagrecer,posso tomar sem medo de ficar mais magra do que estou.

Reply

Andrea October 13, 2011 at 21:44

Pat,gostaria de saber se você tem dicas para quem precisa cortar e ralar o coco em casa. Na minha cidade não se acha ele já ralado nas feiras. Obrigada!

Reply

Pat Feldman October 14, 2011 at 0:00

Andrea, eu smepre encontro coco ralado nas feiras aqui por perto, então nunca me meti a cortar ou ralar em casa, mas imagino que você vá precisar de uma boa faca e de um ralador bem afiado, e se não quiser ficar com o braço cansado, talvez seja uma boa arrumar um processador de alimentos!

Reply

Maria Cristina October 14, 2011 at 11:31

Ai Pat

Sorte sua! Aqui em Floripa nunca vi em sacolão nenhum nem em feiras o coco fresco ralado.
Eu comprava o congelado, mais outro dia, tive a idéia de olhar o rótulo!
Aiii, uma das marcas diz “coco e açucar” a outra marca “coco e conservantes….” ui, e eu que achei que era só o inocente coco ralado e congelado, nunca mais comprarei.
Agora só o coco mesmo ,seco, duro, difícil de descascar, mais mesmo assim não desisto, a minha processadora morreu, então o jeito é colocar os pedaços no liquidificador direto, e bater bem, ou comer aos pedacinhos que é uma delicia, os meus cachorros adoram comer assim!

Reply

Mariane February 2, 2012 at 8:56

Não consigo acessar o link da “mamadeira diferente”, é possivel me mandar por email?
Obrigada

Reply

Mariane February 2, 2012 at 16:28

O que eu poderia acrescentar no leite de coco pra ficar mais próximo do valor nutricional do leite? Sem glúten e sem caseína.
Obrigada

Reply

Pat Feldman February 2, 2012 at 16:33

Você poderia usar óleo de coco e óleo de fígado de bacalhau. Gema de ovo também!

Reply

Mariane February 2, 2012 at 17:00

Existe algum truque para se lavar a casca do ovo e evitar a salmonella?

Reply

Pat Feldman February 2, 2012 at 18:25

Eu lavo só com água corrente e uma bucha.

Reply

daniella April 19, 2012 at 16:58

pat,
ontem eu fiz leite de coco como vc ensinou. só que eu coei só no coador, sem pano.
parecia ter ficado otimo, até que hoje de manha, quando fui tomar, vi que o coco formou uma placa dura, subiu, se separou da agua… bati de novo e quando tomei, estava azedo… :(

vc sabe se existe leite de coco em caixinha, como tem de aveia?

Reply

Julia April 27, 2012 at 16:55

Gostei muito da receita mas nao entende 1.5 mas coloque uma xicara e um 1/4 mas deu serto

Reply

ana l cotrim July 19, 2012 at 15:13

Quanto tempo pode deixar na geladeira o leite de coco caseiro.obrigada

Reply

Pat Feldman July 19, 2012 at 20:30

Ana, o leite de coco, assim como o coco fresco ralado, azeda à toa, super rapidinho, então se você quer fazer uma quantidade maior, sugiro que congele porções e vá tirando só o que for usar.

Reply

Maria August 30, 2012 at 18:38

Oi! Tenho uma duvida: o leite de coco pode substituir o leite condensado nas receitas de bolos???

Reply

Pat Feldman August 30, 2012 at 18:55

Eu nunca tentei, mas pode ser uma boa opçao. Se você tentar, venha nos contar o resultado!

Reply

Adriana September 17, 2012 at 11:36

Gente, experimentem fazer o LIETE DE COCO usando o coco verde, aquele que tomamos a àgua antes….è so pegar aquela massa molinha, por no liquidificador e bater com a quantidade de àgua desejada. Semais grosso menos àgua. Ficou 10!

Reply

Carol September 18, 2012 at 16:22

Oi, Pat!
Muito fácil, nem imaginava…
O coco pode ser o aquele coco seco que a gente compra em pedaços no mercado? Ou precisa ser ele ainda mais molinho?
Obrigada!

Reply

Pat Feldman September 18, 2012 at 16:41

Precisa ser o fresco! Acha na feira!

Reply

Marilene May 29, 2013 at 17:49

Olá Pat meu marido sempre traz coco da bahia para mim aqui e em Joinville faço de tudo com o coco desde um simples leite até a gordura.É difícil pois descascar e ralar ou bater no liquidificador mas eu tenho mais dificuldade na hora de coar.Tudo fica delicioso faço uma cocada ótima;recomendo não tenham preguiça pois vale muito pra saúde e para o bolso.Abração

Reply

Carollinne March 16, 2014 at 15:45

Oi Marilene…se der me ensina a cocada e a gordura! Também estou em SC – Navegantes e nnão tenho preguiça..rsrs! Agora estou até indo pegar leite cru num sítio…kk Abrçs

Reply

Camila September 9, 2013 at 11:18

Olá, eu fiz iogurte com leite de coco comprado no mercado esse fim de semana, deu certo, hoje vir aqui buscar a receita do leite de coco caseiro, vou testar essa semanas ;).. mas se um deu certo, acho que o outro deve dar também né!!

Reply

Mariland October 18, 2013 at 2:49

Olá
Como vc fez?
Usando um potinho de iogurte misturado ao leite, ou aquele fermento Bio-Rich?
Fiquei interessada.

Reply

Paula October 1, 2013 at 11:16

Olá Pat,

Na minha cidade, não tem coco ralado fresco.
Então, comprei o coco marrom, quebrei ele, separei a casca grossa e utilizei a polpa branca. Entretanto, a polpa branca tem uma espécie de casquinha marrom nela toda. Eu ignorei essa casquinha marrom, joguei no liquidificador e tomei a vitamina assim mesmo.
Mas depois bateu a dúvida: tem que tirar aquela casquinha marrom para utilizar a polpa do coco para fazer o leite de coco?

Outra dúvida: pode congelar o polpa do coco ou a polpa do coco ralada fresca para utilizar pequenas porções igual faz com o caldo de carne?

Parabéns pelo trabalho!
Obrigada pela ajuda!
Paula

Reply

Pat Feldman October 1, 2013 at 12:18

Paula, sobre usar ou não a parte marrom do coco, confesso que não tenho certeza, mas será que ela não é fibrosa demais?

Eu congelo a carne do coco, o leite de coco e o coco fresco ralado. Na geladeira azeda muito rápido.

Reply

Paula October 7, 2013 at 10:51

Oi Pat,

Obrigada pela resposta!
Acho que vou deixar de usar mesmo…
Só uma dúvida: como faz para descongelar a carne do coco, o leite de coco e o coco fresco ralado? Deixa na parte de baixo da geladeira, pode comer congelado mesmo ou põe no fogo?

Desculpe ficar perguntando tanto mas sou uma iniciante no ramo da comida de verdade …

Muito obrigada pela ajuda!

Reply

Pat Feldman October 7, 2013 at 11:59

Eu normalmente deixo descongelar lentamente na geladeira ou, quando quero mais rápido, deixo na temperatura ambiente.

Reply

Rosimeire Balog Wancelotti March 26, 2014 at 11:12

Oi Pat! Tô com uma dúvida. Fiz a receita e percebi o seguinte:
1- o leite de coco na geladeira 2 dias depois ficou com uma parte branca em cima e tipo água em baixo. É assim mesmo? Tá certo? Tudo é o leite de coco?
2- Fiz a parte seca no forno e acabou ficando tipo uma farofinha de coco adocicada pelo mel, que como vc mesma sugeriu, polvilho nos iogurtes que faço. Mas como ficou farofa, não ficou bem uma cocada para comer. Tá certo? Fiz algo errado ou tem alguma outra receita sua de cocada? Muito obrigada!! Rose

Reply

Pat Feldman March 26, 2014 at 19:58

1- É assim mesmo! Pra juntar tudo de novo, é só mexer com a colher!

2- Tá tudo certo, a farofa fica bem sequinha, o uqe é ótimo, porque aumenta bastante a validade dela, mesmo fora da geladeira.

Reply

Rosimeire Balog Wancelotti March 27, 2014 at 10:20

Pat, obrigada pela pronta resposta. Ainda tenho uma curiosidade. Dr. Alexandre, em minha última consulta, me disse pra pegar sua receita de cocada que eu ia adorar, pois todos os dias como coco. Mas não achei receita de cocada, e como o que sobra da receita do leite de coco é uma farofinha, deve ser então outra coisa…

Reply

Pat Feldman March 27, 2014 at 11:51

Não é outra coisa não Rosimeire!! É o que o Alexandre insiste em chamar a farofa de cocada!!!!

Reply

Rosimeire Balog Wancelotti March 27, 2014 at 13:19

hahaha… ele chegou até a dizer que se eu fizesse e vendesse a sua cocada, eu ganharia mais dinheiro que meu marido… (pode até comentar isso com ele que ele vai lembrar)… que pena… tava esperando comer uma cocadinha permitida… snif…

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 16 trackbacks }

Previous post:

Next post: