Bebidas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Leite de Coco caseiro

Preparar este leite de coco caseiro não tem segredo algum. Fácil de fazer, muito nutritivo, muito saboroso e muito versátil, o leite de coco caseiro pode ser usado no preparo das mais deliciosas iguarias – doces ou salgadas!!!!

O leite de coco serve também para preparar mamadeiras especiais, para bebês especiais, que por terem um paladar  exigente ou um organismo delicado demais, não aceitam leites comuns ou iogurtes. E muito menos leites em pó altamente industrializados.

Especial para os bebês gourmets!!!!!

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!


A gordura do óleo de coco

A gordura do coco contém ácido láurico, com propriedades antiinflamatórias. Sobre o óleo de coco, leia mais aqui.

Ingredientes

2 xí­caras de coco fresco ralado (eu compro aqueles ralados na hora, muito comum em feiras livres e sacolões aqui em SP);
2 a 3 xí­caras de água morna ou água de coco

Modo de Preparo

Bata bem, no liquidificador, ambos ingredientes. Passe por um coador forrado com um pano de algodão bem fino (ex: fralda de algodão). Guarde o lí­quido em geladeira por até 2 dias, mas de preferência, congele imediatamente o que não for usar em porções, já que o leite de coco azeda fácil.

Com a parte sólida que sobra na peneira, você pode misturar um pouco de mel ou melado (cerca de 2 colheres de sopa) e 1 colher de chá de extrato natural de baunilha. É só espalhar em uma assadeira e assar em forno muito baixo (pode até ser com a porta entreaberta), até secar: fica uma cocada deliciosa para polvilhar no iogurte ou outras sobremesas.

Leia mais

Essa é uma ótima opção para quem curte dietas baixas em carboidratos e quer evitar o leite de vaca. O meu livro Deliciosas Receitas Low Carb tem ainda mais receitas e dicas baixas em carboidratos, que inclusive são recomendadas para quem segue a Dieta Feldman Antienxaqueca.

O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

120 comentários

  1. Esse eu consigo os ingredientes aqui na minha terra :), acho q vou testar. Abraços.

  2. Fiquei em dúvida do que é 1,5 xícara de água…é uma xícara mais 1/5 da xícara ou é meia xícara? Obrigada.

    1. Oi Rachel. sua dúvida tem fundamento. Entretanto, quando se escreve assim, subentende-se que é uma xicara e meia. Se fosse diferente, teria sido, 1 e 1/5. Espero ter ajudado. Feliz ano novo.

  3. Raquel, a medida correta de água é uma xícara e meia. Na verdade essa é uma medida aproximada, já que você vai usar mais água ou menos água de acordo com a consistência desejada.

  4. Por favor se possivel enviar receita para crianca que utilise o leite de coco.

  5. Obrigada pela resposta anterior. Tenho dificuldade de tirar a parte branca do coco, a carne. Acho muito duro e sempre fica parte preta, que é intermediária entre a casca e a carne. Tem alguma forma mais fácil de separar, pois não peço para ralarem onde compre e trago inteiro para casa para passar só a carne na centrífuga. grata!

    1. Para separar o coco da casca é só coloca-lo sobre o fogo por menos de 1 minuto, então com uma faca sem ponta vc solta ele facilmente, mas a pele escura tem de ser descascada depois com uma faca.

    2. Eu faço com a casquinha marrom e ao bater o leite fica branquinho do mesmo jeito. E também não ralo, bato os pedaços com a água. Fica perfeito e é muito fácil.

  6. pat o leite de coco pode ser usado para fazer mingal comofaço levo ao fogo?

  7. Meu filho está com 9 meses e possui APLV, fui aconselhada pela médica a retirar o leite de vaca e substituí-lo pelo leite de soja, que meu filho não suportou. Este leite de coco poderia ser dado a ele?

    1. vc tem que fazer teste de alergias, minha sobrinha tem APLV, e toma o de soja, mais ela também pode tomar o de coco, e agora o de amendoas, além de ter um sabor bem agradavel é bem saudavel!!!

  8. gostaria de saber como preparar a mamadeira para minha bebê.Ela tem intolerância a lactose,já tentei leite de cabra mas tmb deu intolerância e o de soja também.

    1. Simone, eu sou super fã de congelamento, um método de conservar alimentos que não requer química alguma. O máximo que eu já congelei o leite de coco caseiro foram 2 meses. Mais do que isso,não garanto nada!

  9. Oi PAT,JÁ FUI INFORMADA DO PODER DESTE PRODUTO QUE É MARAVILHOSO PARA MULHERES QUE SOBREM CONSTANTIMENTE DE CANDIDÍASE ALBICANS,SENDO COADJUVANTE DESTE TEMIDO FUNGO QUE ATERRORIZA A VIDA DE QUASE 75%DA MULHERES.

  10. Oi,PAT!Como fazer para comprar este produto uma vez que preciso usa-ló mas e tão difícil de encontrá-lo.Por favor me ajude!

    1. Débora, o leite de coco você faz facilmente em casa. Acho que na verdade você está falando do óleo de coco, não é mesmo?

  11. Ola Pat,
    Gostaria de saber quando comparamos o leite de coco ao leite de vaca ( me referindo ao cru), se o leite de coco ou o que o leite de coco deixa a desejar como fonte de alimentacao e nutricao. E virse-versa…quando comparados. obg.

  12. oi pat queria saber se pra fazer esse leite de coco posso usar o coco ralado de pacotinho?
    obrigada

    1. Tania, fazendo a receita exatamente como esta escrita, sem adicionar acucar ou qualquer tipo de adocante, garante uma receita saudavel. Para ser light, basta consumir com moderacão!

  13. Oi Pat

    Obrigada pela dica. A minha preocuipacao é o excesso de gordura. Aqui na Alemanha pode-se comprar Body Butter com coco e é um creme muito gorduroso mas excelente para as temperaturas abaixo de zero tao comuns no inverno alemao. Na verdade tenho pavor de engordar e o coco tem muita gordura. Já viu, né???

    1. Tania, pois justamente a gordura do coco eh conhecida por suas propriedades emagrecedoras!! Recomendo, se voce le ingles, o livro Eat Fat, Lose Fat.

  14. Oi Pat

    Essa nao sabia. Vou informar-me! Obrigada pela dica!!!!

    Abraços da Alemanha

  15. http://saude.abril.com.br/edicoes/0301/corpo/conteudo_296793.shtml

    Entenda o paradoxo
    O coco é riquíssimo em duas gorduras – o ácido láurico e o monolauril –, que têm tudo a ver com um corpo mais esbelto. De rápida digestão, elas não ficam estocadas nas células. Ao contrário, servem de combustível para gerar energia, evitando assim que se transformem em pneus. “Essa dupla reduz o percentual de gordura corporal porque os triglicerídios de cadeia média, caso do ácido láurico e do monolauril, favorecem a oxidação de ácidos graxos e a sua utilização como fonte de energia”, explica Tamara. Resultado: esse processo combate e diminui os depósitos de… sim, elas mesmas, as bandidas que estufam o corpo. “O ácido láurico e o monolauril também regulam o funcionamento da tireóide, acelerando o metabolismo orgânico, o que facilita o emagrecimento”, completa Tamara. Como se não bastasse, têm uma ação antiinflamatória a nível celular. “Eles aumentam a produção de substâncias protetoras e, ao mesmo tempo, diminuem as concentrações de outras pró-inflamatórias. E isso dá uma grande ajuda no emagrecimento, porque obesidade e sobrepeso são decorrentes de desequilíbrios inflamatórios”, explica a nutricionista funcional Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, em São Paulo. Apesar de a água-de-coco ser muito usada por quem vive de olho na balança, ela não interfere significativamente na perda de peso justamente por não ser rica nessas gorduras do bem. Mas, claro, a bebida é válida como um refresco leve e nutritivo.

  16. Cema tem a mesma dúvida que eu: se compararmos o leite de coco ao leite de vaca (me referindo ao cru), no que o leite de coco deixa a desejar como fonte de alimentacao e nutrção? A pediatra do meu filho desconfia do valor nutritivo do leite de coco em relação ao de vaca, mas como ele está sendo examinado quanto à alergia à qq proteina de origem animal, e também de ser celíaco, estou desde já [antes de sairem os resultados] evitando isso td que possa vir a prejudicar meu filho [hj com 18 meses]. Já fiz o leite de coco que da tua receita mas ele só tomou 1x. Bjs.

    1. Cinara, são dois alimentos diferentes, simplesmente. Um não é melhor que o outro. Leite de vacacru tem enzimas e nutrientes que o leite de cococnão tem e vice versa,o que não torna um melhor que o outro, apenas diferentes!

  17. Olá Pat!

    Fiquei curiosa pra saber qual o rendimento dessa receita.

    Beijos e sucesso na gravidez!

    Mi

    1. Michelle, o rendimento é mais ou menos variável, porque se você quiser um leite mais grosso, usará menos água e o rendimento é menor. Se você fizer um leite de coco ralinho, usa mais água e o rendimento é bem maior!

  18. Bo a noite!
    Como conservar esse leite de coco natural e por quanto tempo?

  19. pat, me tire uma duvida, hoje estive no mercadão de são paulo, e comprei a gordura de coco, ao chegar em casa li na internet que se a gordura for hidrogenada ela fica prejudicial em vez de emagrecer vai é fazer mal, sera que comprei errado, a minha gordura é bem solida estava num barril,é branca e não tem gosto de coco, se tiver não deu para notar.
    AO PASSAR POR OUTRO BOX, VI O ÓLEO DE COCO E COMPREI UM VIDRINHO PARA SABER SE A DIFERENÇA, MAS COMO MINHA FILHA VAI PARA OS ESTADOS UNIDOS AMANHÃ NÃO QUIS ABRIR PARA QUE ELA NÃO TENHA AO PASSAR PELA ALFANDEGA.
    VOCE PODE ME AJUDAR, A RESPEITO DA GORDURA? EU ACHO QUE VOU DEVOLVER AFINAL GASTEI 45,00 O KILO

    1. Sonia, a gordura de coco normalmente é aquela que passou por processo de desodorização – não tem cheiro e gosto de coco -, mas até onde sei, não é hidrogenada. Eu uso aqui em casa de vez em quando. Ah, e você pagou um bom preço!

  20. Olá!
    Vou fazer esse leite de coco caseiro. A respeito do inhame no comentário anterior, outro dia eu estava no mercado fazendo feira e escolhendo inhame, porque meu filho adora inhame ensopado. Uma nutricionista estava ao meu lado e me abordou dizendo que era uma excelente escolha que eu fazia. Então, ela recomendou-me eu cozinhá-lo de prefência no vapor(uso cuzcuzeira) e depois de frio bater no liquidificador com açúcar(opcional) pode tbm ser adoçante com leite e dar para meu filho e substituir nessa refeição o mingau tradicional que geralmente é industrializado por uma vitamina com textura de mingau.Meu filho adora vitamina de inhame, acreditem é deliciosa mesmo com leite de coco é provável que fique melhor ainda. O inhame feito assim além de ser delicioso ele sustenta bem e faz muto bem para a pele.Agora, vou fazer substituindo leite de vaca por leite de coco. Abraços!

  21. Oi Pat, aqui em casa gostamos de misturar cevada no leite de vaca, será que fica bom com leite de coco? Posso esquentar esse leite?
    Obrigada
    Beijos

  22. Essa é tão fácil que até eu devo conseguir, hahaha
    Se usar água de coco, tb deve ser amornada?

  23. Eu quero engordar,peso 48kilos estatura1,63 nao tomo leite de vaca,nem seus derivados,tem muita gordura,estou fazendo leite de arroz,aveia,vou tentar de soja,e agora o de coco,mas se o de coco tem gordura,estava interessada em tomar ja que é uma gordura boa,mas se ajuda na perca,de peso,de forma alguma quero emagrecer,posso tomar sem medo de ficar mais magra do que estou.

  24. Pat,gostaria de saber se você tem dicas para quem precisa cortar e ralar o coco em casa. Na minha cidade não se acha ele já ralado nas feiras. Obrigada!

    1. Andrea, eu smepre encontro coco ralado nas feiras aqui por perto, então nunca me meti a cortar ou ralar em casa, mas imagino que você vá precisar de uma boa faca e de um ralador bem afiado, e se não quiser ficar com o braço cansado, talvez seja uma boa arrumar um processador de alimentos!

    2. Oi Andrea. Eu tiro a água do coco e reservo. Depois coloco o coco dentro de uma sacolinha e dou umas marteladas para quebrar. Depois vou descolando os pedaços da casca bato no liquidificador os pedaços mesmo com a água, sem ralar. É divertido quebrar o coco com as crianças e ao fazer o leite ir comendo uns pedaços. É delicioso e divertido. Ah eu não retiro a casquinha marrom não, o leite fica branquinho do mesmo jeito.

  25. Ai Pat

    Sorte sua! Aqui em Floripa nunca vi em sacolão nenhum nem em feiras o coco fresco ralado.
    Eu comprava o congelado, mais outro dia, tive a idéia de olhar o rótulo!
    Aiii, uma das marcas diz “coco e açucar” a outra marca “coco e conservantes….” ui, e eu que achei que era só o inocente coco ralado e congelado, nunca mais comprarei.
    Agora só o coco mesmo ,seco, duro, difícil de descascar, mais mesmo assim não desisto, a minha processadora morreu, então o jeito é colocar os pedaços no liquidificador direto, e bater bem, ou comer aos pedacinhos que é uma delicia, os meus cachorros adoram comer assim!

  26. Não consigo acessar o link da “mamadeira diferente”, é possivel me mandar por email?
    Obrigada

  27. O que eu poderia acrescentar no leite de coco pra ficar mais próximo do valor nutricional do leite? Sem glúten e sem caseína.
    Obrigada

  28. Existe algum truque para se lavar a casca do ovo e evitar a salmonella?

  29. pat,
    ontem eu fiz leite de coco como vc ensinou. só que eu coei só no coador, sem pano.
    parecia ter ficado otimo, até que hoje de manha, quando fui tomar, vi que o coco formou uma placa dura, subiu, se separou da agua… bati de novo e quando tomei, estava azedo… :(

    vc sabe se existe leite de coco em caixinha, como tem de aveia?

  30. Gostei muito da receita mas nao entende 1.5 mas coloque uma xicara e um 1/4 mas deu serto

  31. Quanto tempo pode deixar na geladeira o leite de coco caseiro.obrigada

    1. Ana, o leite de coco, assim como o coco fresco ralado, azeda à toa, super rapidinho, então se você quer fazer uma quantidade maior, sugiro que congele porções e vá tirando só o que for usar.

  32. Oi! Tenho uma duvida: o leite de coco pode substituir o leite condensado nas receitas de bolos???

  33. Gente, experimentem fazer o LIETE DE COCO usando o coco verde, aquele que tomamos a àgua antes….è so pegar aquela massa molinha, por no liquidificador e bater com a quantidade de àgua desejada. Semais grosso menos àgua. Ficou 10!

  34. Oi, Pat!
    Muito fácil, nem imaginava…
    O coco pode ser o aquele coco seco que a gente compra em pedaços no mercado? Ou precisa ser ele ainda mais molinho?
    Obrigada!

  35. Olá Pat meu marido sempre traz coco da bahia para mim aqui e em Joinville faço de tudo com o coco desde um simples leite até a gordura.É difícil pois descascar e ralar ou bater no liquidificador mas eu tenho mais dificuldade na hora de coar.Tudo fica delicioso faço uma cocada ótima;recomendo não tenham preguiça pois vale muito pra saúde e para o bolso.Abração

    1. Oi Marilene…se der me ensina a cocada e a gordura! Também estou em SC – Navegantes e nnão tenho preguiça..rsrs! Agora estou até indo pegar leite cru num sítio…kk Abrçs

  36. […] o caldo de frango caipira e o leite de coco caseiro previamente preparados no seu freezer, torna tudo ainda mais fácil, rápido e saboroso. Aliás, […]

  37. […] razão, pode substituir o leite de vaca por leite de amêndoas ou castanhas – acho que só leite de coco não deixa a receita “robusta” o suficiente, mas também pode ser uma tentativa […]

  38. Olá, eu fiz iogurte com leite de coco comprado no mercado esse fim de semana, deu certo, hoje vir aqui buscar a receita do leite de coco caseiro, vou testar essa semanas ;).. mas se um deu certo, acho que o outro deve dar também né!!

    1. Olá
      Como vc fez?
      Usando um potinho de iogurte misturado ao leite, ou aquele fermento Bio-Rich?
      Fiquei interessada.

  39. Olá Pat,

    Na minha cidade, não tem coco ralado fresco.
    Então, comprei o coco marrom, quebrei ele, separei a casca grossa e utilizei a polpa branca. Entretanto, a polpa branca tem uma espécie de casquinha marrom nela toda. Eu ignorei essa casquinha marrom, joguei no liquidificador e tomei a vitamina assim mesmo.
    Mas depois bateu a dúvida: tem que tirar aquela casquinha marrom para utilizar a polpa do coco para fazer o leite de coco?

    Outra dúvida: pode congelar o polpa do coco ou a polpa do coco ralada fresca para utilizar pequenas porções igual faz com o caldo de carne?

    Parabéns pelo trabalho!
    Obrigada pela ajuda!
    Paula

    1. Paula, sobre usar ou não a parte marrom do coco, confesso que não tenho certeza, mas será que ela não é fibrosa demais?

      Eu congelo a carne do coco, o leite de coco e o coco fresco ralado. Na geladeira azeda muito rápido.

      1. Oi Pat,

        Obrigada pela resposta!
        Acho que vou deixar de usar mesmo…
        Só uma dúvida: como faz para descongelar a carne do coco, o leite de coco e o coco fresco ralado? Deixa na parte de baixo da geladeira, pode comer congelado mesmo ou põe no fogo?

        Desculpe ficar perguntando tanto mas sou uma iniciante no ramo da comida de verdade …

        Muito obrigada pela ajuda!

          1. Eu uma vez comi a farinha que tinha a casca marrom batida junto pq fui nessa de que a parte marrom “dá nada nao” e meu estômago doeu horrores. Tô viva rs mas doeu muito! Perco o maior tempo, mas tiro a parte marrom sempre1

    2. Olá Paula. Eu bato com a casquinha marrom e fica perfeito! O leite fica branquinho do mesmo jeito!

  40. Oi Pat! Tô com uma dúvida. Fiz a receita e percebi o seguinte:
    1- o leite de coco na geladeira 2 dias depois ficou com uma parte branca em cima e tipo água em baixo. É assim mesmo? Tá certo? Tudo é o leite de coco?
    2- Fiz a parte seca no forno e acabou ficando tipo uma farofinha de coco adocicada pelo mel, que como vc mesma sugeriu, polvilho nos iogurtes que faço. Mas como ficou farofa, não ficou bem uma cocada para comer. Tá certo? Fiz algo errado ou tem alguma outra receita sua de cocada? Muito obrigada!! Rose

    1. 1- É assim mesmo! Pra juntar tudo de novo, é só mexer com a colher!

      2- Tá tudo certo, a farofa fica bem sequinha, o uqe é ótimo, porque aumenta bastante a validade dela, mesmo fora da geladeira.

      1. Pat, obrigada pela pronta resposta. Ainda tenho uma curiosidade. Dr. Alexandre, em minha última consulta, me disse pra pegar sua receita de cocada que eu ia adorar, pois todos os dias como coco. Mas não achei receita de cocada, e como o que sobra da receita do leite de coco é uma farofinha, deve ser então outra coisa…

          1. hahaha… ele chegou até a dizer que se eu fizesse e vendesse a sua cocada, eu ganharia mais dinheiro que meu marido… (pode até comentar isso com ele que ele vai lembrar)… que pena… tava esperando comer uma cocadinha permitida… snif…

  41. Boa noite Pat: Gostaria de saber, se posso fazer canjiga com esse leite de coco. Voce tem alguma receita de canjica? Grata. Sonia Regina.

    1. Oi Sonia, eu não tenho nenhuma receita de canjica, mas se a sua receita leva leite de coco, use este caseiro! Com certeza vai ficar tudo de bom!

  42. Ola Pat: Obrigada pela atenção. Posso substituir integralmente na canjica. Ferver, deixar engrossar, como o leite de vaca. bjs. Sonia

  43. Fervo 1 litro de agua, bato no liquidificador meio litro de agua para cada metade de massa do coco seco. Quebre o coco dando batidas secas ao redor que parte praticamente no meio. Com uma faca faça riscos da borda até o meio. Com uma chave de fenda, cutuque e retire os pedaços. Corte em pedaços da espessura de um dedo e bata no liquidificador. Muito fácil e com o tempo se pega pratica. Coo numa peneira, aperto com uma colher até a massa ficar bem seca, fica um leite branco, muito saboroso. A farinha de coco que sobra da qual não retiro aquela casca marrom que vem grudada na massa do coco utilizo para incrementar meu macarrão sem glúten com atum. Aqueço numa frigideira extrato de tomate, alguma colheres a gosto de coco ralado fresco (o que sobrou na peneira), atum, mecho bem e misturo com meu macarrão sem glúten. O leite e o coco aguentam ficar na geladeira até 2 dias. É normal o leite ficar com duas camadas quando descansa, é só bater e consumir. Para mais de 2 dias necessário congelar.

  44. Olá, Pat

    Fiz o leite de coco e guardei numa garrafa de gargalo pequeno. Na geladeira separou em duas partes e a parte branca ficou dura. não consegui misturar as duas. O que faço?

    Outra coisa: dá pra fazer a farinha de coco colocando o coco que sobra numa assadeira forrada com papel manteiga, e assando em forno baixo por 80 minutos, mexendo de vez em quando, e depois batendo no liquidificador ou processador até virar farinha. Substitui 1/3 de trigo nas receitas.

    1. Vanessa, o leite de coco separa mesmo, e o que fica no topo, ainda que não 100% puro, é o óleo!! Na geladeira ele logicamente endurece e você não consegue misturar. Aí só aquecendo um pouco e/ou batendo no liquidificador.

  45. Pat, bom dia!
    Fiz o leite de coco pela primeira vez. Que delícia!
    Você usa forma antiaderente para fazer a farofa?
    Bj
    Cacilda

      1. Pat,
        Fiz e deu super certo. Tanto o leite como a farofa.
        Amei o resultado da farofinha. Uso em frutas e mingau, uma delícia!
        Obrigada pela resposta e por compartilhar a receita!
        Beijo

  46. Pat,tenho um pé de coco anão em casa,repleto de coco,tirei alguns,a agua estava boa
    mas por dentro estava um pouco mole,posso usar mesmo assim,existe um tempo certo para colher…obrigada

    1. Aí tenho que ser sincera, não sei…. Caipira de cidade grande é assim, né – compra tudo já colhido e congelado, daí mal sabe como é na árvore!!! (risos)

  47. Pat: Estou em dúvida coco seco x coco fresco. Para fazer o leite Você usa o de casca marrom.? Grata

    1. Sonia, eu compro coco fresco congelado, já ralado porque eu gosto de cozinhar, mas não gosto de “me matar” na cozinha!!! hehehee

  48. Oi Pat,
    Adoro seu site. Como faço para conservar a farinha de coco e oleo de coco? Comprei um pacotao de farinha de coco nos EUA. Vai durar muuuito. Posso congelar uma parte? e o oleo de coco aberto estraga se ficar fora da geladeira ?

  49. Esse leite substitui o leite de vaca, uma vez que não consigo encontrar o leite cru? Obrigado

  50. Oi Pat, voce recomenda essa receita de leite de coco pra bebês acima de quantos meses? E na mamadeira teria que ser mais diluído?

    1. Eu nunca precisei dar o leite de coco aos meus filhos, e acho que a decisão deve ser feita em acordo com um pediatra que apoie uma alimentação não industrializada e entenda do assunto.

  51. Oi Pat
    Gostaria de saber se dar pra congelar a polpa do coco verde?
    Ela é uma polpa mais mole e logo que tira ela do coco ela muda de cor , fica com uma cor meia rosada?

Comentários estão encerrado.