Pepinos em conserva (lactofermentados)

by Pat Feldman on 18/09/2007 · 44 comments

in Conservas Caseiras, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

CIMG3620Pepinos lactofermentados são bastante refrescantes e muito menos ácidos que aqueles conservados em vinagre – quem gosta nunca se cansa de comê-los!!

Na culinária tradicional esse tipo de conserva costuma acompanhar pratos com carnes ou salsichas (as artesanais!), um hábito bastante bom, uma vez que o pepino ajuda a prevenir a formação de cálculos.

Em estudo publicado em 1999 na Lancet concluiu que o consumo de produtos lacto-fermentados está positivamente associado a baixas taxas de asma, problemas de pele e doenças auto-imunes em crianças suecas que freqüentavam escolas Waldorf.

Ingredientes:

4 a 5 pepinos caipira ou cerca de 20 mini pepinos (são a minha preferência)

1 colher de sopa de sementes de mostarda

2 colheres de sopa de folhas de dill (alguns chamam de endro)

1 colher de sopa de sal não refinado

4 colheres de sopa de soro de iogurte

1 xí­cara de água filtrada

Modo de preparo:

Lave muito bem os pepinos e coloque-os inteiros em um pote com tampa.

Misture os demais ingredientes e junte aos pepinos no pote, adicionando mais água, o suficiente para cobrir completamente os pepinos.

O lí­quido deve ficar no máximo dois dedos abaixo da boca do pote.

Tampe muito bem e deixe descansar à temperatura ambiente por cerca de 3 dias. Guarde em geladeira por até um ano e use como acompanhamento de carnes.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 39 comments… read them below or add one }

Tânia January 1, 2008 at 11:10

Pat,
Vou tentar fazer sua receita, tenho uma convencional que a mãe de uma amiga me deu, em vez de endro ela coloca semente de aipo, fica sensacional tambe

Reply

Paula Mattos June 17, 2008 at 3:08

Pat!

Snif, snif, rsrsrs, adoro pepino, vou fazer a conserva,mas semaente de endro….de aipo tb…acho que não vai dá, alguma substituição!!!
DESCULPA!!!! Acho que estarei sempre pedindo dicas p substituir, até aprender o que pode ser realmente substituido, que só alterará o sabor e não o valor nutricional.
Bjs

Reply

Pat Feldman June 17, 2008 at 7:55

Paula, eu não sei bem quais ervas e condimentos são mais comuns aí pela China (você está na China, lembrei certo?). Nesse preparado e na verdade em todas as receitas, o negócio é usar a imaginação e tentar, experimentar, sem medo de ser feliz!

Essa é a grande mágica da boa cozinha!!

Grãos de mostarda me parece que ficariam bons nesse pepino, talvez pimenta da jamaica (em inglês, all spicy).

Tem que tentar, errar, acertar!

Depois venha nos contar as novidades!

Reply

Paula Mattos June 17, 2008 at 10:14

Pat obrigada,

vou experimentar, sim, os temperos com muita coragem e imaginação.
Só fico com receio de trocar ingredientes que possam modificar o valor nutriconal, como farinha de trigo integral, q não encontro, pela orgânica, coisas assim.
Bjs e bom dia aí q já já vou dormir por aqui!!!

Reply

Márcio Colognese September 17, 2008 at 19:58

Boa noite, sou estudante de Design de produto na univesidade de Caxias do Sul, e estou desenvolvendo um trabalho sobre evolução de embalagens de produto, e escolhi a compota de pepino como meu produto a ser análisado, gostaria que me enviassem fotos da evolução de sua embalagem de pepino…..desde já agradeço

Reply

Maria Cristina October 20, 2008 at 13:53

Olá Pat,gosto muito de conservas e queria saber se posso fazer desse jeito mais com outras opcões como couve flor, beterraba, repolho…sera q da certo seguindo o mesmo principio de conservação com o soro? obrigada, beijos, espero a sua resposta

Reply

Janeth Glazer April 7, 2009 at 13:58

Paula

O melhor pepino em conserva do mundo é o judaico, sem duvida nenhuma, feito com pepinos bem lavados, colocado num pote grande com dill, alho, louro, vinagre, sal a gosto

Reply

Pat Feldman April 7, 2009 at 14:15

Janeth, conheço os pepino judaicos e poso afirmar que esses lactofermentados ficam tão bons quanto, com a vantagem de termos aí um alimento probiótico, e sem a presença do vinagre, que para muitos organismos é extremamente agressivo.

Reply

Carla August 22, 2009 at 8:22

Pat… tenho tido uma duvida importantissima: quando utilizamos o soro para conservar alimentos ou mesmo para o molho de graos a fermentacao ocorrera? Ou essas conservas sao chamadas de lacto-fermentadas por estarem imersas no soro?
As propriedades do soro sao as mesmas que do iogurte ou quefir? Ou seja, se meus filhos recusam-se a tomar iougurte, posso acrescentar este soro no preparo de comidas como arroz, feijao, sopa, etc..?

Reply

Josué Leal Dias July 1, 2009 at 22:20

tem algo que possamos colocar para conservar o pepino lactofermentado com isso demorar este um ano sem esta na geladeira, ou se ferver o pote (vidro 300 ml proprio para conservas) em banho maria, para fazer vacuoo e vedar o pote, conservaria por mais tempo?
grato pela a atenção em me responder

Reply

Pat Feldman July 2, 2009 at 9:29

Josué, na verdade deixando em um local bem fresco e ao abrigo da luz a conserva tende a durar bastante mesmo sem a geladeira. Eu SEMPRE passo meus potes de vidro por fervura antes de usá-los para as conservas para evitar ao máximo qualquer contaminação – este é um cuidado importante!

Essas conservas são feitas por métodos muito tradicionais e antigos, justamente numa época em que não se tinha geladeiras à disposição. Eu só não posso afirmar com certeza o quanto duram fora da geladeira e qual o seu aspecto, porque nunca fiz o teste. Se você testar, depois venha nos contar!

Reply

Bianca July 17, 2009 at 10:56

Pat, minha vó faz esses pepinos. Ela deixa num porãozinho da casa dela que é escuro e um pouco úmido e as conservas duram muuuuito. Acho que mais de um ano.

Reply

Carla August 22, 2009 at 8:26

Pat, voce sabe como posso fermentar outros alimentos, ervas, verduras, etc… para poder extrair o que ha de melhor neles?

Reply

Pat Feldman August 22, 2009 at 10:04

Carla, eu já tenho outras receitas de alimentos fermentados aqui no site, e ando testando outras tantas para publicar, fica de olho!

Reply

Carla August 22, 2009 at 8:33

Acho que todos estamos preocupados com essa pandemia da gripe A, que a OMS anunciou ontem, inclusive, para que os Governos se preparem para a “segunda onda” que esta chegando…
Voce tem algum topico que trata deste assunto? Se nao tiver poderia abrir?
Estou utilizando shitaque, gengibre, folhas verdes escuras, cenoura e agora tambem o quefir diariamente, porem tenho duvidas quanto as quantidades necessarias e os beneficio de usarmos esses alimentos fermentados.
E… aproveitando o meu abuso, rsrrs…. gostaria muito de saber da opiniao sua e do dr. Feldman a respeito das vantagens e verdades sobre o consumo do anis estrelado (ou alternativamente o erva doce) que contem o principio ativo do TAMIFLU.
Fico ansiosa por sua resposta!
Obrigado e um grande abraco!

Reply

Pat Feldman August 22, 2009 at 10:03

Carla, estamos preparando um artigo enoooooooorme sobre o assunto!! Aguarde para breve!

Reply

flavia March 14, 2010 at 6:02

adorei a matèeria sobre prisao de ventre, pois tenho esse problema a mais de trinta anos!

Reply

Átila Santos April 17, 2010 at 15:05

Pat, eu fiz a receita e tudo ia bem. Mas no terceiro dia notei que as sementes junto com um dos pepinos que ficaram na superfície foram cobertos com uma espécie de mofo branco e se formou uma película branca na salmoura. Isso é bom ou é ruim? Abri o frasco e limpei o mofo eliminei as tais sementes e fechei de novo. Ainda posso consumir essa conserva? Desde já muito grato pelas dicas e parabéns!

Reply

Flôr February 20, 2011 at 18:56

Adorei seu site, bjs

Reply

vanessa mayumi May 31, 2011 at 5:27

Ola, na receita diz para colocar os pepinos inteiros, mas os meus não cabem no pote, sera que eu posso corta-los no meio?

Reply

Pat Feldman May 31, 2011 at 7:52

Vanessa, você pode até fatiá-los!

Reply

vanessa mayumi June 3, 2011 at 3:34

Pat obrigada, segui sua dica e fatiei. Ficaram ótimos ^-^ muito obrigada!

Reply

Emília December 10, 2011 at 20:14

O pepino é usado cru na receita?

Reply

Pat Feldman December 11, 2011 at 7:06

Cru. O pepino “cozinha” no meio ácido da conserva!

Reply

Emília December 20, 2011 at 14:46

Eu fiz a receita, deixei 2 dias e meio, mas os pepinos ficaram ligeiramente ácidos. :(

Reply

Pat Feldman December 20, 2011 at 16:33

Emília, eles ficam meio ácido mesmo, igual a uma conserva preparada com vinagre, ácido também!

Reply

Emília December 21, 2011 at 20:39

Eles ficaram mais ácidos do que a de vinagre, além de um pouco cozidos demais, mas acho que foi o tempo que deixei para fora. Aqui é mais quente (Mato Grosso), deixei 2 dias e meio, penso que ainda assim foi muito. :/

Reply

Pat Feldman December 22, 2011 at 4:00

Realmente no calor a fermentação é bem mais rápida. Da próxima, tente deixar um dia apenas!

Reply

Hanna February 15, 2013 at 13:16

Gostaria de fazer receitas bem saborosas, mas meu namorado está na dieta do livro ENXAQUECA SÓ TEM QUEM QUER, e fica restrito a alimentação, falta idéia!!!

Reply

Pat Feldman February 15, 2013 at 15:40

Uma lista de receitas incríveis aqui para vocês: http://pat.feldman.com.br/category/receitas/dieta-feldman-antienxaqueca/

Reply

danielle do olival May 15, 2014 at 15:29

para fazer essa conserva preciso so soro de iogurte ou posso usar outro liquido?
aqui em casa tenho um com intolerância a lactose e uma com alergia a leite… entao iogurte aqui so de leite de amêndoas ou coco…

Reply

Pat Feldman May 15, 2014 at 17:09

Danielle, você pode usar kefir de água ou então não usar nada e dobrar a quantidade de sal.

Reply

Caique Silva October 16, 2014 at 22:30

Olá queria saber como se faz a fermentação latica, se eu uso o soro na conserva dentro do pote para que ele fermente igual de uma conserva acética.
E a fermentação latica como é que ocorre estou tentando fazer um T.C.C. a respeito e não acho material, você pode me ajudar?
Obrigado e beijos…

Reply

Pat Feldman October 20, 2014 at 15:12

Caique, aqui eu tenho várias receitas usando o método de lactofermentação. Dá uma olhada: http://pat.feldman.com.br/category/receitas/conservas/

Reply

Yuri December 4, 2014 at 1:01

Olá.. Gostaria de saber, o sal não mataria as bacterias fermentadoras?! E qual a diferença da conserva feita com este sal não refinado e o comum?

Reply

Pat Feldman December 4, 2014 at 11:13

Não mata não Yuri. O sal comum também pode ser usado, mas ele é muito mais pobre em minerais. Vale a pena investir num sal mais completo!

Reply

Yuri December 5, 2014 at 12:10

Entendi! Obrigado!

Reply

Yuri December 17, 2014 at 18:16

Então, eu fiz uma de suas conservas, porém ficou uma parte boiando, em contato com o ar.. Ai começou a aparecer uma coisas brancas, mas ainda bem pouco.. É o caso de descartar a conserva toda, ou ainda posso salvá-la???

Reply

Pat Feldman December 19, 2014 at 17:13

Yuri, só vendo pra saber. Aqui em casa já aconteceu desse bolor por cima, eu só separei e consumi numa boa. Na dúvida, não arrisque!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 5 trackbacks }

Previous post:

Next post: