Essa receitinha eu conheci lá no congresso – era o aperitivo ou lanchinho favorito da maioria, e virou o meu também!

Cheguei e já preparei uma porção. Já tem mais de molho, para amanhã à noite. Não dá trabalho algum e suja quase nada de louça – basicamente uma assadeira somente.

Serve para receber os amigos em casa, como lanche para as crianças levarem para a escola, como um “mata-fome” no meio de um dia de trabalho e vai bem em qualquer festa.

Delícia!!!

Deixar as pecãs de molho antes de assar lentamente deixa seu sabor característico ainda mais acentuado e perfeito. Deixá-las de molho também ativa suas enzimas, o que as torna ainda mais nutritivas

Ingredientes:

4 xícaras de nozes pecã, já fora da casca (o ideal é comprá-las o mais frescas possível, na casca e retirar na hora do preparo, mas eu já tentei isso em casa e não gostei nada da experiência… Minha mão ficou bem machucada prá descascá-las adequadamente. Prove na hora de comprar para ter certeza de que não estão rançosas, e isso vale para qualquer tipo de nozes ou castanhas)

2 colheres de chá de sal marinho (de preferência não refinado)

Água filtrada

Modo de preparo:

Misture as pecãs com o sal e junte água filtrada suficiente para cobri-las.

Deixe num local abrigado por pelo menos uma noite inteira até 24 horas (eu gostei de deixá-las dentro do forno desligado, assim ficam protegidas de eventuais poeiras também)

Escorra a água pela peneira e retorne para a assadeira, espalhando-as uniformemente e coloque no forno mínimo – se puder, no mínimo com a porta entreaberta – até que elas fiquem completamente secas e crocantes. Eu deixei durante a noite toda, com o forno no mínimo e a porta entreaberta.

Fica uma delícia para ser consumida morninha, mas com certeza você não deve compr 4 xícaras de uma vez se estiver sozinha, então guarde o restante num recipiente bem fechado.

Você pode preparar o mesmo crocante cm nozes, amêndoas, amendoins, macadâmias, castanhas portuguesas, etc…


Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 31 comments… read them below or add one }

Aline November 22, 2007 at 21:45

Pat!!!! Adorei esse lanche, rs!! Será que Mateus (1 ano e 5 meses) pod comer tb, ou espero mais um pouco??
Vc deu pro Arthur??
Precisamos combinar os caldos e as comidinhas, tá??
Bjks!!

Reply

Dani December 3, 2007 at 13:32

Pat,

Podemos substituir por castanhas do pará, tão comuns nesta época do ano?

Dani

Reply

Pat Feldman December 3, 2007 at 19:44

Aline, se você preparar desta forma, deixando de molho e tudo, pode dar sim! Mas como ele nunca comeu antes, dê bem pouquinho da primeira vez e fique atenta a possíveis reações adversas. Preste atenção também para que ele não engasgue.

Meu peqeuno já comeu e gostou. Adorou quando comeu amendoim preparado dessa forma. Foi meu grande desgosto, porque eu DETESTO amendoim…

Dani, você pode sim fazer essa receita com castanhas do Pará. Eu nunca fiz, mas dá prá fazer sim! Quando fizer, venha nos contar como ficou!

Reply

Luciana Pinto June 9, 2009 at 17:48

PAt, deixar as castanhas e sementes de molho ativa as enzimas, mas colocando no forno não as desnatura??? Qual a temperatura máxima que devemos deixar para que isso não ocorra? bjs e obrigada.

Reply

Pat Feldman June 9, 2009 at 17:57

Luciana, bem lembrado! A temperatura do forno deve ser a mais baixa possível e você deve manter a porta do forno entreaberta, assim a temperatura não hega nem aos 100 graus. No meu forno eu medi e a temperatura ficava em cerca de 85 graus.

Reply

Josiane January 19, 2011 at 9:38

Olá!Adorei o site. Parabéns tem dicas ótimas. Gostaria que voce publicasse comidas para bebes com a partir do 10 meses, pois a pediatra do meu filho disse que ele tem que comer comida em pedaços, o que voce sugere? Obrgada desde já.

Reply

Vanessa October 7, 2011 at 7:28

Pat, eu fiquei passada quando descobri que nossas castanhas do pará (Brazilian nuts) são o fruto seco com mais ácido fítico, depois vem a aveia, glups! Tem que deixar de molho sim ou sim…

http://chriskresser.com/another-reason-you-shouldnt-go-nuts-on-nuts

Reply

Pat Feldman October 7, 2011 at 7:50

Vanessa, eu nem sabia que era isso tudo! Sei que tem fitatos, deixo sempre de molho e não penso demais em quantidades! No caso das nozes e castanhas, desde o primeiro molho, nunca mais deixei de fazer o processo, porque a água do molho das nozes e castanhas sai tããããão preta e suja, que eu não sei como nunca fiquei doente comendo ela totalmente crua…
Como é bom aprender!

Reply

Laura November 9, 2011 at 12:39

Pat,
Você acha que essas receitas que levam muito tempo no forno são inviáveis para forno elétricos por causa do gasto?

Reply

Pat Feldman November 9, 2011 at 18:15

Laura, nesse caso eu prefiro ter um desidratador.

Reply

Suellen December 8, 2011 at 21:49

Pat, precisa do sal ou eu posso dispensá-lo e só deixar de molho na água?

Reply

Pat Feldman December 9, 2011 at 6:29

Aí vai do teu paladar. Aqui em casa, ao guardar no vidro, eu jogo um pouco mais de sal porque gosto da sensação de salgadinho que fica na boca.

Reply

Cler Rosane Coldebella December 12, 2011 at 12:39

Oi Pat, como é esse desidratador? Onde encontro? Qual a marca?

Reply

Pat Feldman December 12, 2011 at 18:07
sandra April 5, 2012 at 13:11

Pat vc faz iorgute nessa iorguteira?é mais saudavel do q aqueles q compramos no mercado?

Reply

Pat Feldman April 5, 2012 at 16:53

Eu faço iogurte em casa, mas nao uso iogurteira.

Reply

Caroline January 10, 2012 at 23:05

Pat,
Pra usar as castanhas em sobremesa é melhor que não sejam salgadas, como fazer esse processo sem que fiquem salgadas??
Bjss

Reply

Pat Feldman January 11, 2012 at 5:28

Caroline, o sal é importante porque ajuda a evitar contaminações. Se você usar pouco sal no molho, elas nem ficam salgadas, apenas ocm seu próprio sabor ligeiramente mai acentuado.

Reply

sandra April 5, 2012 at 13:08

Oi Pat depois q descobri vcs stou doida p tirar muitas duvidas, e ate entendo se n conseguir redponde-las,mas ja vai outra.A minha filha mais velha vai fazer 3 anos e adora chocolate o que eu faço?Apesar de procurar sempre n dar esse tipo de alimento p ela mais as vezes acaba escapando,ela adora aqueles mms ,e não quero ficar dando esse tipo de doce p ela,tem alguma coisa q eu possa estar substituindo?

Reply

Marina February 14, 2013 at 13:47

Olá pat, elas duram qto tempo num pote de vidro?

Te mandei um email há um tempo, perguntado sobre o extrato de baunilha, como faço pra comprar?

Reply

Cacilda April 19, 2013 at 12:02

Pat, olá!
Você sabe se eu conseguiria fazer uma pasta de amendoim em casa? Você tem idéia de como fazer?
Eu ganhei uma importada e como não tenho o hábito de comer, fiz um bolo de fubá com a pasta. Ficou muito bom!
Beijo,
Cacilda

Reply

Pat Feldman April 19, 2013 at 12:08

Cacilda, eu fiz aqui em casa uma vez, mas como detesto amendoim (só marido que ama) acabei deixando de lado…. Vou procurar a receta novamente pra você!

Reply

Geizy May 4, 2013 at 16:43

Pat,
Comecei a reeducar minha alimentação e introduzi as castanhas e nozes há pouco tempo. Não sabia da necessidade de ter esse processo de descontaminação e não possuo nem forno elétrico nem desidratador (somente forno e fogão à gás, o que torna inviável deixá-lo ligado por horas a fio), porém moro no nordeste e costumamos ter sol o dia todo, será que eu não poderia deixá-las secando ao sol?

Reply

Pat Feldman May 4, 2013 at 19:44

Geyzy, pode secá-las ao sol, com certeza, mas se achar que não ficaram totalmente crocantes como se deve, apenas finalize no forno mínimo por alguns minutos.

Reply

Geizy May 7, 2013 at 15:15

Poxa Pat, muito obrigada pela resposta rápida. Só vi agora, porque acabei “perdendo” o post em que tinha comentado, não tinha visto a opção de receber os novos comentários por e-mail.
Aproveito para recomendar a todos o site: http://www.docelimao.com.br
Lá também tem bastante informação interessante, que inclusive corroboram com as mencionadas aqui sobre a necessidade de molho para as sementes.

Reply

Carlos Renato November 6, 2013 at 20:30

Pat, gostaria de saber se no caso da linhaça, ao ficar de molho por 10 horas, cria-se uma gelatina no copo. Isso, já é próprio das oleaginosas. Eu devo passar a linhaça na peneira para tirar a gelatina, ou posso consumi-la com a gelatina?

Reply

Pat Feldman November 13, 2013 at 17:42

Faça como achar mais fácil. No caso da linhaça a água do molho, então gelatinosa, não precisa tanto assim ser desprezada.

Reply

Karen Kurten January 29, 2014 at 14:04

Oi Pat!
Deixei algumas castanhas do pará de molho. Estas tb podiam, certo? Mas na cidade onde moro não tem feira, há apenas dois lugares onde encontro este tipo de produto, que já vem embalado e pesado. Tenho a certeza de que não é fresco mas, não tenho opção. Entretanto depois de ter ficado por 24hrs de molho segundo a receita acima, a água estava uma “gosma”, então, não apenas escorri mas tb lavei as castanhas com água filtrada. Fiz certo? Isso é normal ou provavelmente foi causado pelas castanhas estarem velhas e possivelmente rançosas? Quando for assim, se não tiver acesso a um produto mais fresco, será que é melhor nem comprar?
Obrigada!
Karen

Reply

Pat Feldman January 30, 2014 at 11:26

Karen, procure deixar menos tempo de molho da próxima vez. Tenho feito isso – deixado de molho por apenas 4 a 6 horas, e o resultado tem sido bem melhor.

Reply

Maria Gabriela February 1, 2014 at 20:57

Pode deixar elas secarem no sol?

Reply

Pat Feldman February 3, 2014 at 18:22

Pode!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 10 trackbacks }

Previous post:

Next post: