Alimentação ARTIGOS Gravidez

Alimentação para uma gravidez saudável

Eu adoro falar aqui da alimentação do meu filho, do que nós comemos no dia a dia. Mas muito pouco se fala e menos ainda eu falei aqui no site Crianças na Cozinha do que comer antes e durante a gravidez para assegurar uma gravidez saudável e um bebezinho mais saudável ainda.

Eu já falei uma vez aqui que nós somos muito mais do que comemos. Nós somos o que nossos pais comeram antes, durante e depois da gravidez, e o organismo da mulher em especial deve estar muito bem nutrido e muito bem preparado para acolher e alimentar uma nova vida durante os 9 meses em que ela cresce e se desenvolve em seu útero.

As civilizações antigas, ainda que com poucos conhecimentos científicos, era extremamente sábia quando o assunto era saúde, e ainda mais sábia quando o assunto era reprodução, concepção, gravidez e filhos.

Nas civilizações tradicionais homens e mulheres em idade fértil tinham recomendações super especiais quando à sua alimentação. Sim, papais também devem se alimentar muito bem se quiserem gerar filhos saudáveis, afinal eles colaboram com uma parte importantíssima: o espermatozóide! A alimentação desta parcela fértil da população, segundo mostram alguns estudos, era rica em carnes de órgãos, peixes, ovas de peixe (olha que boa desculpa para comer caviar!), ostras e mariscos, insetos (dependendo da cultura eles são muito bem aceitos, mas por enquanto eu dispenso provar…), ovos, leite cru integral, manteiga, iogurte e outras fontes de gorduras animais – todos estes alimentos muito ricos em vitaminas A e D, que são lipossolúveis.

Na China antiga, mulheres grávidas que podiam pagar pelo “luxo”, chegavam a comer mais de DEZ ovos por dia!! Mas claro que não estamos falando dos ovos “industrializados” de hoje em dia, obtidos de galinhas criadas em grajas, em condições completamente desumanas. Ovo bom é ovo caipira, de galinha criada solta, ciscando e feliz.

Em muitas destas culturas, principalmente as que habitavam em locais próximo ao mar, uma dose diária de óleo de fígado de bacalhau também era recomendada.

Os vegetais de folhas escuras também eram parte importante da dieta pré-gravidez, já que são ricos em ácido fólico  que é extremamente importante na prevenção de defeitos como espinha bífida.

Hoje em dia a grande “moda” entre as grávidas são os comprimidos multivitamínicos, que teoricamente suprem todas as necessidades da nova condição da mulher. Mas eu fico me perguntando, para quê tomar comprimidos se preparar e comer uma saborosa e nutritiva refeição pode ter o mesmo efeito e ainda por cima divertir muito mais?!? Bem, muitas mulheres vão me responder que a correria dos dias de hoje jamais permitiria que elas “perdessem tempo” na cozinha ou fazendo compras intermináveis no supermercado…

Este é um ponto realmente: falta de tempo, falta de paciência, correria. É um ponto, mas na minha opinião é o primeiro grande erro… Você resolveu ter um filho, colocar uma vida a mais no mundo e essa vidinha vai depender completamente de você pelos próximos anos. Você PRECISA arrumar tempo!! O seu filho PRECISA que você arrume tempo!! A sua saúde, a saúde dele e de toda a família PRECISAM que você arrume tempo!! Não deixe que a pressão da sociedade para que você case e tenha filhos rápido te pegue! Se você não consegue um tempo livre, se você não se dispões a arrumar este tempo (nem que para isso você tenha que abrir mão de algumas coisas), pare de ler este texto aqui, espere um pouco mais para ter seus filhos!

Bem, mas vamos voltar à alimentação, já que você decidiu que é hora de ter herdeiros!

Uma boa regra para a alimentação das mulheres grávidas é consumir fígado uma vez por semana, 2 ovos caipira por dia e uma colher de chá de óleo de fígado de bacalhau. Outros alimentos como óleo de manteiga, óleo de prímula, pólen, óleo de germen de trigo, e pó de acerola contém uma gama excelente de nutrientes para você e o bebê na sua barriga. O gatorade caseiro pode ser muito útil na prevenção dos enjôos, muito comuns no início da gestação, assim como alimentos ricos em vitamina B6.

É muito importante que pelo menos 6 meses antes da gestação e nos 9 meses durante a genstação, a mãe consuma alimentos densos em nutrientes. E todo o esforço deve ser feito em prol de facilitar o quanto mais a digestão destes alimentos, e aí entra também o consumo de iogurtes e outros alimentos lacto-fermentados. Não deixe faltar iogurte na sua vida, em qualquer etapa dela!!

Qualquer tipo de “caloria vazia” deve ser eliminado da sua dieta sem dó nem piedade, e aí eu incluo açúcar refinado, farinhas refinadas, gorduras hidrogenadas (trans) , cigarro, cafeína e álcool. Obviamente quem quer engravidar deixa de tomar pílulas anticoncepcionais, e isso deve ser feito com antecedência mesmo, já que elas prejudicamo aproveitamento de alguns nutrientes importantes, dentre os quais o zinco, conhecido como “o mineral da inteligência”.

Lembre-se que tudo o que a mãe consome, alimenta também o feto que está crescendo em seu útero, por isso eu aconselho que você evite qualquer tipo de alimento industrializado e dê especial preferência a alimentos frescos, de época e orgânicos. O pai, a mãe e o bebê já têm contato demais com poluentes que não pode controlar ou evitar: na água, no ar, nas roupas e embalagens. A idéia não é viver numa bolha, mas minimizar ao máximo o contato com substâncias potencialmente perigosas para sua saúde e a do seu bebê.

Depois que seu filho nasce, durante a amamentação ele continua sendo alimentado por aquilo que você, a mãe, consome, por isso os cuidados todos devem continuar, até porque você precisa dar um bom exemplo ao seu pequeno. Bem, mas isso é assunto para um outro artigo!!

Ah, mas eu não esqueci que as grávidas têm desejos, adoram mimos e adoram gostosuras!! Eu não consegui evitar 100% tudo o que eu recomendo evitar aqui nesse artigo, mas tentei e tento sempre minimizar ao máximo o que vou comer de bobagens, por isso preparo em casa, conhecendo cada ingrediente, a qualidade e procedência deles, o modo de preparo e a forma de armazenagem.

Olha aqui uma listinha de gostosuras que pode aplacar muitos desejos de grávidas:

Reparem que todas as receitas acima, pelo menos para o meu gosto, são um monte de gostosuras. Mas leiam as receitas com atenção e vejam como a todas elas evitam completamente as farinhas refinadas, açúcar refinado e produtos industrializados de forma geral. Preste atenção também ao fato de que muitas delas contém exatamente o que se recomenda como alimentação ideal para uma gravidez saudável.

Comida nutritiva e saudável não deve ser sofrimento para ninguém. Ela pode ser, e eu mostro aqui que é, muito saborosa e prazerosa.

Ah, eu não falei aqui de frutas, verduras e legumes, mas esses ingredientes todo mundo já sabe que devem fazer parte de uma dieta saudável!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

49 comentários

  1. Pat, eu adorei esse artigo!!
    Pretendemos engravidar no final do ano. Por favor escreva sempre sobre o assunto!!!
    Beijos

  2. Tati, que engraçado você comentar este artigo logo hoje!! Este fim de semana li coisas interessantíssimas sobre alimentação na gravidez e no imediato pós-parto!

    Estou só organizando as novidades todas na minha cabeça e logo devo publicar alguma coisa. Já te adianto: manda ver no consumo de óleo de coco e principalmente óleo de fígado de bacalhau!

    Logo eu venho com mais detalhes!!

  3. Oi Pat!!
    Só agora vi sua resposta!!!

    O grande problema é encontrar o óleo de fígado de bacalhau!!! [:(]

  4. Adorei esta matéria,estou grávida de 23 semanas(5 meses e 7 dias)e adoro comer legumes,frutas e tomar leite,tudo me dá azia.O que é bom para aliviar ?

  5. Oi Pat… adoro seu site… sempre com dicas saudáveis e importantes, que embora as vezes não consiga seguir, já dá uma orientação de como tentar mudar aos poucos.
    Minha duvida é, onde acho a receita do gatorade caseiro? Estou com 12 semanas de gestação e não aguento mais passar mal… evito tomar remédio para o enjoo, mas tem dia que é muito dificil, e se conseguir aliviar isso de forma mais natural, já vai ser ótimo…

  6. Pamella, a receita do Gatorade Caseiro já está aqui no site, neste link: https://pat.feldman.com.br/?p=312

    Ele é uma excelente opção para te hidratar e nutrir ao memso tempo, e pode ocm certeza te ajudar nos enjôos.

    O chá de gengibre é outra boa opção para mal estares.

    Um beijo e parabéns pelo bebê que está a cmainho. Que venha lindo e com muita saúde!!

  7. Olá Pat, estou sempre visitando o blog e a comunidade…
    Estou gravida e tenho lido por ai sobre alguns temperos e alimentos que devem ser evitados durante a gravidez e fiquei super em duvida.
    Ouvi falar da canela ( o mais comum) do oregano ( que adoro e ponho em tudo) queria saber do curry, enfim queria saber se vc tem algo a respeito, se durante a sua gravidez vc evitou algo especifico.

    Obrigada desde já.

  8. Patricia, eu evitei o cha de canela, que sempre ouvi dizer que é abortivo (sem comprovação científica, mas mesmo assim, resolvi não arriscar). Mas como tempero, em pó, eu usei canela normalmente.

    Outros temperos como curry, pimentas, ervas frescas e desidratadas, eu usei sem medo, dando sempre preferência para aquelas de cultivo orgânico.

  9. olaestou gravida de 22semanas eouvi dizer que a canela pode ser abortivo e q eu so fiz letria em prato tipico aqui da regiao,e so pus um pau pequinino para dar gosto mas estou cheia de medo. por favor responda

  10. Isabel, eu usei muita canela durante a gravidez, mas nunca na forma de chá – me parece que é somente desta forma que ela pode trazer algum tipo de complicação na gravidez, e inda assim, não é uma informação cientificamente comprovada.

    De qualquer forma, caso você sinta qualquer coisa diferente do usual, procure seu médico de confiança imediatamente!

  11. olá gostaria de saber o que faço>>> não consigo escovar os dentes passo muito mal estou gravida de 3 meses porfavor me ajuda bjs e minha primeira gravidez

  12. oi estou gravida de 10 semanas e tenho muita colicas…como resolve isso?

  13. OI TUDO BOM ESTOU GRAVIDA DE 22SEMANAS EU GOSTARIA DE SABER SE O LEITE DE CAIXINHA EU POSSO TOMA OU QUAL MELHOR LEITO QUE DEVO TOMAR E PODE SER COM TODDY OU COM QUE DEVO TOMAR BEIJO E OBRIGADO

    1. Alexsandra, eu evitaria ao máximo os leites de caixinha, principalmente com achocolatados – o valor nutricional disso é praticamente nulo! Tente substituir o leite por iogurte natural integral. Se você achar a versão pura muito azeda, bata com frutas doces e/ou um pouquinho de mel.

  14. Oi Pat!!!
    Adorei seu artigo!! Parabéns!!
    Bom, a questão é que estou querendo engravidar e descobri recentemente que devo esperar 6 meses para isso, pois estava tomando sibutramina.
    Tenho tido muita dificuldade pra emagrecer há anos. Me disseram que o óleo de primula além de ser bom pra TPM, é bom tbm pra quem esta de regime para diminuir a ansiedade. É verdade? Pq eu queria continuar tentando emagrecer, da maneira mais saudável possível!! Estou fazendo a dieta dos pontos mas está difícil ainda de me controlar. Mas eu queria preparar o meu corpo para daqui 6 meses começar a tentar. O que vc sugere? Será que posso começar a tomar acido fólico tbm?
    Beijinhos

    1. Paula, na minha opinião, quanto mais cuidarmos da nossa saúde sempre, mais saudável será a gravidez. Eu te sugiro seguir uma dieta livre de industrializados ocmpletamente – isso por si só ajuda demais a emagrecer e com certeza contribui para deixar teu organismo mais bem preparado para a gravidez. Incluir o óleo de coco na tua rotina – uma colher de sopa cerca de 20 minutos antes de cada refeição – também pode ajudar no emagrecimento, já que ele proporciona uma enorme sensação de saciedade. Tenho lido muitíssimos casos de sucesso de emagrecimento com óleo de coco.

    2. Oi, Paula, boa noite!
      Li que te disseram que vc precisa ficar sem a sibutramina por no mínimo seis meses antes de tentar engravidar… Quem te disse isso? Faço esta pergunta pq tomo sibutramina e pretendo engravidar ano que vem, mas não sabia desse tempo sem o remédio. Aguardo tua resposta. Beijos.

  15. Vou começar imediatamente!!! Muito obrigada Pat!!!! Sucesso pra ti sempre!!!
    Bjs

  16. Oi Pat,, estou numa duvida terrivel. Estou gravida de 10 semanas e nao moro no Brasil. Minha mae mandou uma canjica pra mim e eu preparei com canela em pau, em po.. da forma normal.. mas de repente bateu a divida se pdoe comer a canjica ou nao. Sera que vc saberia me dizer?!?

    Obrigada Pat, conheci hj o seu blog e adorei. Ja salvei em meus favoritos! bjs

    1. Roberta, a canjica não é um alimento particularmente nutritivo, mas até onde eu saiba, não há contra-indicações do seu consumo durante a gravidez. Parabéns pelo bebê que está a caminho!!

  17. oi Pat! Sempre sofri de enxaqueca, e a gora que estou grávida piorou cada vez mais, não estou conseguindo nem trabalhar, já consultou o ginecologista pois estou com três meses de grávida e não melhoro, fico preocupada com o feto , tomo muito doflex pois é o único que melhoro um pouco, a medicação que os médicos consultam não fazem nenhum efeito.
    obrigada..

    1. Socorro, o ideal é você ter o acompanhamento de um especialista em enxaqueca, e tentar o máximo possível ficar longe de remédios. O chá de gengibre ou o gengibre fresco, que você masca feito chiclete, costuma das bons resultados contra as crises e é totalmente natural.

      Parabéns pelo bebezinho que vem chegando!

  18. Há 2 meses tive um aborto, engordei quase 10 quilos depois disso.Gostaria de saber se remédios para emagrecer podem prejudicar a formação do feto uma vez que vou tentar engravidar novamente daqui a alguns meses.

    1. Bianca, o meu conselho é evitar qualquer tipo de medicação quando se deseja engravidar, e isso logicamente inclui as drogas emagrecedoras. Procure ter uma alimentação livre de industrializados e em quantidades moderadas. Pratique alguma atividade física diariamente, ainda que moderada. Coma menos, consuma alimentos frescos e com temperos totalmente caseiros.

      Essas medidas ajudam a emagrecer com saúde e ajudam a preparar seu organismo para uma nova gravidez, desta vez muito mais saudável.

      Enão se assuste, abortar naturalmente, principalmente na primeira gravidez, é muito mais comum do que se imagina. Eu passei por isso também!

  19. Oi Paty ! Vou ser mamae de primeira viagem e to passando maus bocados com isso … muito enjoo,vomitos… estou de 4 semanas e nao vejo a hora disso passar. não sei mais o que faço! De manha como uma maça antes de ir trabalhar na hora do café como 4 torradas com requeijão e as vezes leite com chocolate ou troco porum copo de suco de laranja dependendo de como estiver meu enjoo. No almoço arroz, feijão e salada de tomate e alface com cenoura … como nao como carne as vezes ummolho de salsicha etc. e no cafe da tarde o mesmo q comi de manha. Isso tudo quando consigo comer alguma coisa neh.
    Me diz se tem uma dieta melhor com mais nutrientes q nao envolva carne .. rsrs

  20. Pat que artigo esclaredor, muito obrigada, tava falando sobre isso hoje com meu noivo, eu como muita porcaria mas to muito empenhar em mudar isso e o site ta me esclarencendo muita coisa. Obrigada!

  21. Engravidei em julho de 2009, tenho 36 anos de idade, estou aproximadamente com 5para6 semanas, mas não consigo ver na tabela se vai ser menina ou menina>?, por favor me ajude estou bastante curiosa..Fernanda (Belo Horizonte- M.G.)

  22. estou gravida de 11 semana e essa smana tive um consumo um pouco exagerado de canela com acucar, na banana frita e com bolinho frito, comecei a sentir dor no pe da barriga ser aque tem haver. parei de comer me ajuda sera que tenho risco de perde meu bb. nao moro no brasil

  23. não entendi bem a tabela para seber se e menino ou menina mim corrija por favor engravidei em agosto,eu faço aniversario em 19 de fevereiro e tenho 27 anos quero saber se o sexo do meu filho e menino mesmo obrigado a todos vcs.bjs

  24. Olha eu adorei os recados, achei muito importantes. Eu por exemplo nao sabia da metade,estou gravida de setesemanas,vou pocurar comer direitinho. Por ke ultimamente ando comendo só bobeirinhas!! Muito interesante suas dicas!! E MUITO OBRIGADA POR KE DE UMA FORMA AJUDOU MUITO!! BJOSSS SE CUIDA E FICA COMDEUS

  25. Pat, tenho uma dúvida, estou grávida de 20 semanas e gostaria de saber se posso tomar o óleo do coco durante a gravidez.

    Fernanda Delmonte

    1. Não so pode, como DEVE!!! O oleo de coco e muito saudavel!!! Desculpe a falta de acentuacão, meu teclado teve uma pane!

  26. Pat, estou grávida de 5 meses e gostaria de saber se posso tomar óleo de germe de trigo em cápsulas e quais os benefícios nesta altura da gestação.
    Obrigada desde já!
    Silvia

  27. patricia estou gravida de 31 semanas e sempre tomo um copo de leite com canela antes de dormir, pois estava tendo muita insonia e acho que o leite com canela me ajuda a relaxar isso pode prejudicar meu bebê?

  28. Oi, meu nome é Karina tenho 32anos, 1 filho de 10 anos e 1 de 3 anos. Estou muito aflita, pois o mais novo está muito abaixo do peso, mas come de tudo. O pediatra dele quer fazer um tratamento para ele engordar, mas estou preocupada com o futuro. Gostaria de uma indicação sobre um livro de receitas saudáveis para crianças.
    Desde já, agradeço pela atenção!

    1. Karina, eu sinceramente não gosto muito dessa mania que alguns médicos têm de achar que a criança está abaixo do peso. Pode simplesmente ser o tipo físico do seu filho, oras!! O mais importante e o que deveria ser observado é se ele está bem de saúde, disposto e bem nutrido.

      Não teho um livro para te indicar, mas as receitas aqui do site são todas muito saudáveis, totalmente livres de industrializados. Com certeza você vai aproveitar!

  29. Gostaria de saber se posso tumar as capsulas de oleo de coco mesmo tentando engravidar e durante a gravidez?

    1. Aline, conversemos seu medico, mas eu consumo óleo de coco regularmente, inclusive logo antes e durante a minha gravidez.

  30. boa noite Pat
    Tenho 29 anos e estou quase encomendando um herdeiro, mas tenho doenca celiaca e isso restringe muito a minha alimentacao saudável. Gostaria de saber se você tem alguma dica de receita para mim. Também estou com vontade de tomar óleo de coco, mas não sei se posso…
    obrigada!

  31. Oi Pat,
    Estou me preparando para engravidar e tenho devorado o seu blog! Parabéns…
    Posso partilhar essas considerações lá no blog com os devidos créditos?
    Beijos e muito obrigada por compartilhar informações tão. Importantes
    P.S. Já estou firme no óleo de coco e no óleo de fígado de bacalhau!

  32. Gostei muito da sua materia, mas achei meio controversa pq estou tentando engravidar e andei lendo outras materias na internet q disse q gravidas nao podem tomar leite e comer figado e ai eu fiquei meio confusa. O que me diz?

  33. OLÁ GOSTARIA DE SABER SOBRE OS OLEOS DE PRIMULA DE MANTEGA E OS OUTROS QUE VC DITA AI NO SEU BLOG QUERIA SABER SE PODE SER EM CAPSULA EM LOJAS DE ´PRODUTOS NATURAIS?

  34. Adorei essas dicas, por que com essas sociedade globalizada as pessoas querem tudo rápido e tempo é dinheiro e esquecem de dar o devido tempo e importância a determinadas coisas. Adoro o Site e suas dicas, estou gravida de 4 meses e hoje mesmo tive vontade de comer panqueca com morango, optei por fazer em casa com farinha integral, melado e linhaça. Muito melhor!

Comentários estão encerrado.