DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa de Mandioquinha (batata baroa) com Shiitake ao Gengibre

Hoje amanheceu um clima bem gostoso aqui em São Paulo. O sol veio tímido, ameaçou aparecer, a temperatura ameaçou subir, mas não subiu. Como uma típica tarde de outono, a temperatura caiu um tantinho e a chuva veio com toda a força.

Eu já andava cheia de vontade de tomar uma sopinha, hoje tive a idéia perfeita! Uma sopa novidade, que eu fui inventando conforme via os ingredientes lá pelo sacolão.

Comprei mandioquinha e shiitake, o resto eu já tinha em casa: caldo de carne caseiro, gengibre, cebolinha e manteiga. Ingredientes simples e baratos que fizeram um jantar gostoso, sofisticado e rápido.

Só para lembrar: a mandioquinha é como chamamos aqui em São Paulo. No Rio de Janeiro chama-se batata-baroa. Se você conhece algum outro sinônimo para mandioquinha, conte nos comentários para nós!

Ingredientes da sopa:

600g de mandioquinha (aproximadamente)

250 mL de caldo de carne caseiro (cerca de 1 xícara)

2 colheres de sopa de manteiga

sal e pimenta do reino à gosto

água filtrada

Ingredientes do shiitake:

250 g de shiitake fresco (uma bandeja)

3 colheres de sopa de manteiga

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

1 colher de sopa de molho shoyu naturalmente fermentado

sal e pimenta do reino à gosto (não precisa economizar aqui!)

1/2 xícara de cebolinhas finamente fatiadas

A sopa:

Coloque as mandioquinhas descascadas e picadas em pedaços numa panela com o caldo, sal e pimenta e complete com água filtrada suficiente para cobrir toda a mandioquinha. Você também pode usar só caldo puro, mas na minha opinião isso pode mascarar um pouco o sabor da mandioquinha.

Cozinhe em fogo alto até levantar fervura, baixe o fogo, tampe e cozinhe a mandioquinha até que ela esteja macia, praticamente se desmanchando (cerca de meia hora, 40 minutos).

Amasse a mandioquinha com a própria colher de pau, de modo a obter a sopa. Se você prefere uma textura mais homogênea, passe no liqüidificador. Junte a manteiga.

O shiitake:

Enquanto a mandioquinha cozinha, lave o shiitake, despreze os cabinhos e fatie-os finamente.

Aqueça a manteiga numa frigideira de inóx ou de ferro (a de ferro deixa mais saborosa, porém dá mais trabalho para limpar depois…)

Junte o shiitake, o gengibre, o sal e a pimenta – em fogo alto sempre. Mexa bem.

Quando os cogumelos começarem a ficar dourados, junte o shoyu, mexendo sempre, e com o fogo alto.

Os shiitakes devem ficar no fogo até amolecerem bem e ficarem ligeiramente dourados, mas ainda úmidos – isso leva de 10 a 15 minutos. Eles devem estar bem temperados com o sal e a pimenta. Como serão misturados à sopa, o sabor forte se suaviza na hora de comer.

Junte 1 colher de sopa da cebolinha direto na sopa.

Separe 1 colher de sopa de cebolinha para enfeitar o prato e junte o restante ao shiitake.

Passe a sopa para o prato, coloque o preparado de shiitake por cima e enfeite com cebolinhas.

Agora pode se ajoelhar e comer!! Fica bom demais!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Pat, mandioquinha = aipim????
    Guria tô babando aqui… isso que são 9 da matina!!! rs
    Beijo lindona

  2. Cada prato super nutritivo que vc apresenta, pelo amor de Deus heim !?! Menina que loucura!! As vezes a gente come tanta tranqueira…rs Bj e parabéns pelo blog.

  3. PAT,
    ESTOU ADORANDO O BLOG RIQUÍSSIMO EM FOTOS.
    É UMA DELÍCIA VER NA MESA O RESULTADO DE TANTA RECEITA MARAVILHOSA!
    UM GRANDE BEIJO,
    BEL
    =]

  4. Oi Pat,
    obrigada pelas ótimas dicas que vc deixou no meu blog, adorei a contribuição!
    E parabéns pelo site, tá mt apetitoso!
    beijos,
    Karin

    1. Cris, em alguns supermercados melhores, na feira de orgânicos do Parque Água Branca (de vez em quando) e procurando bem, em algumas lojinhas orientais do bairro da Liberdade, aqui em São Paulo

  5. Fiz a receita e ficou deliciosa!!! É preciso colocar mais água do que indica nos ingredientes iniciais para deixar a sopa mais líquida, se não vire um purê. Que seria ótimo tbm se fosse o caso de deixar nesta textura. ;)

Comentários estão encerrado.