COMPRE DA PAT!

Para sobremesas com cara de chocolate: cacau em pó!

[ratings]

Aqui em casa eu já desisti faz tempo de usar chocolates em pó comerciais nas minhas receitas “achocolatadas”. Os produtos vêm com cada vez mais açúcar e flavorizantes e cada vez menos cacau, o que com certeza significa menos saúde e menos sabor (sim, porque doce desse jeito, a gente nem sente o cacau, só açúcar mesmo).

Cada dia que passa eu gosto mais de sentir o verdadeiro gosto da boa comida!

Nas primeiras vezes eu achei o cacau puro absolutamente amargo e intragável, e como sou adepta da filosofia “uma mudança de cada vez, aos poucos”, fui fazendo atransição aos poucos: misturava uma parte de chocolate em pó com uma parte de cacau, aumentando a cada vez a quantidade de cacau e dominuindo o chocolate em pó (de achocolatados do tipo Nescau ou Toddy ou Ovomaltine eu nunca gostei, sempre achei doce demais).

Hoje em dia minhas receitas são 100% cacau. No leite só cacau mesmo, porque o leite fresco é doce o suficiente para o meu paladar. Em bolos, tortas, pudins ou sorvetes eu apelo para um pouco de mel, melado ou rapadura ralada em quantidades moderadas.

Aí aparece um monte de e-mails do pessoal que acompanha o site me perguntando qual o cacau que eu uso e onde encontrá-lo. Eu comecei usando o cacau em pó da Garoto, que é fácil de encontrar na maioria dos supermrcados,mas logo em seguida descobri um cacau em pó orgânico, delicioso, com uma cor linda e um sabor bem mais agradável (o da Garoto, perto desse, fica parecendo meio “queimado”, sei lá…)

Algumas casas de produtos naturais ou supermercados Gourmet já comercializam o produto, mas se você não encontrar e quiser comprar, ENTRE EM CONTATO COMIGO!

Ah, e tem novas fotos na minha página de gostosuras!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

17 comentários

  1. Hummm este Cacau deve ser maravilhoso..
    Só a embalagem já dá água na boca!
    Aliás, todos os teus quitutes são de dar água na boca amiga!
    Beijos

  2. Só uso cacau em casa….outro sabor. Deixa tudo mais saboroso.Bjs e merci pela dica do gengibre…já comprei um pacotão.

  3. Vou testar com meus meninos!!! Parece muito delicioso e claro bem mais saudável!!!

  4. Adorei todas essas informações são riquissimas, tenho muito interesse
    em ultilizar seus produtos, por favor se possível me mande mais inf. sobre os produtos como adquirir valores.
    Morro no interior da Bahia e ñ encontrei o oléo de fígado de bacalhau
    líquido em lugar algum,onde encontrar? eu e meu filho de 6 anos precisamos usar

  5. Oi! Achei interessante o seu comparativo sobre o cacau da Garoto e o Orgânico.

    O da Garoto é do tipo cacau natural alcalinizado. O orgânico, muito provavelmente da Barry-Callebaut, é de cor avermelhada. Ele se chama cacau orgânico vermelho alcalinizado. Sâo duas espécies comppletamente diferente de noz… Não é queimado, é diferente mesmo… Outro produto, com sabor muito melhor. Sou fã do cacau vermelho!

    Um beijo!

    1. Luana, essa comparação eu fiz há algum tempo, e há algum tempo também eu não encontro o Callebault orgânico para vender. Voltei a comprar o Garoto, e para minha grata surpresa, o sabor do cacau melhorou consideravelmente. Será que eles mudaram o tipo de cacau utilizado?

  6. Olá Pat.
    Estava procurando cacau em pó e achei, mas na embalagem estava escrito “cacau em pó alcalino”; o que quer dizer “alcalino”, você saberia me explicar? Todo cacau em pó tem que ser alcalino?

    Beijos

  7. “alcalino” significa que ele foi tratado para reduzir sua acidez. Portanto, não deve ser usado em receitas com bicarbonato de sódio, e sim com fermento.

  8. Me indentifiquei muito com sua opinião. Aqui em casa tambem noto que os produtos vem cada vez com mais açucar e menos cacau. Hoje comprei um cacau em pó no mercado central de bh. Apesar de nunca ter provado
    cacau em pó, acreditaria que seria um produto bem amargo porem tinha pouco sabor acho que era um produto velho. Ja provei chocolates muito mais amargos e esse cacau quase não tem amargo. Essa foi uma busca mal
    sucedida de encontrar algo com um sabor intenso e amargo para adicionar ao meu leite quente. Uma vez experimentei na casa de meus avós algo com esse sabor, algo de qualidade por isso essa busca, so não sei se era mesmo cacau em pó. Gostaria de umas dicas para saber comprar um bom cacau e saber identificar se este encontra-se velho ou em mal estado e como conservá-lo de forma ideal.

  9. PATI
    Moro no Sul e tentei comprar a Flor de Sal e o Cacau orgânico, mas a Empresa citada não entrega na minha cidade(Florianópolis). Você teria alguma outra para me indicar?

  10. Oi Pati, tudo bem?

    queria saber se quando uso o cacau em pó em receitas de brigadeiro devo passar um pouco do ponto normal?
    Não sei se não fica mais mole por ter menos açucar que os achocolatados. O que vc acha?

    1. Larissa, posso ser sincera? Nunca medi o tempo com chocolate ou cacau… Eu vou cozinhando e mexendo até dar o ponto em que desgruda do fundo da panela.

  11. Oi Pat,
    Eu tenho procurado cacau orgânico mas não consegui ainda, sobre o cacau em pó da garoto uma vendendora no mercado disse que a garoto usava o cacau do empresa cagill, parece que eles optaram por outra empresa, deve ser por isso que vc notou que o sabor mudou, agora vi que a empresa barrycallebaut tem uma fábrica no Brasil , mas não sei se vendem mais no mercado .. queria consumir o cacau mais pq é o melhor alimento antioxidante que tem , qualquer informação se vc achar o cacau integral me diga

Comentários estão encerrado.