Uma festa de aniversário diferente

by Pat Feldman on 12/05/2008 · 33 comments

in Festa de Aniversário, MAIS...

aniversarioAmanhã, dia 13 de maio, meu filho completa 3 anos de vida e como nos anos anteriores, por opção e falta de espaço, vamos apenas cantar um parabéns e cortar um bolo entre poucos amigos e familiares. Meu filho vibra e morre de alegria do mesmo jeito, não sente a menor falta das “grandes produções hollywoodianas” dos buffets infantis.

Eu adoro festas – preparar, participar, convidar e ser convidada, mas as festas infantis de hoje em dia, que acontecem nos buffets simplesmente não têm nada a ver comigo, com o meu perfil. Quando vou a alguma, me divirto muito e meu filho mais ainda, em meio a tantos brinquedos, luzes, músicas e atividades, mas esse tipo de festa me tiraria um grande prazer: preparar tudo em casa!

Desde criança que para mim um dos momentos mais gostosos da festa era preparar o bolo, escolher o formato dele, encher balões, enrolar brigadeiros, arrumar os pratinhos, etc. Fosse em casa ou no salão de festas do prédio, era essa a parte mais divertida.

Hoje moro num edifício antigo, que não possui salão de festas e me peguei pensando sobre onde poderia fazer uma festinha com a cara da nossa família, se fosse o caso. Me lembrei de um local aqui em São Paulo, que já visitei algumas vezes com meu filho e que ele adorou: a Fazendinha Estação Natureza.

Esse ano não dá mais tempo para nós, e além do mais, com o dinheiro curto gastar com uma festa não seria uma opção muito responsável, mas mesmo assim resolvi dar uma olhadinha no site deles para conhecer as opções oferecidas. O local é lindo, as atividades recreativas são muito educativas e o espaço cheio de verde e animais – um oásis no meio da metrópole – é ideal para uma festinha bem saudável. Mas como nem tudo são flores, me decepcionei com a sugestão de cardápios.

Na verdade o cardápio é o mais comum possível em festas infantis, no que se serve normalmente em buffets, mas um local tão diferente, que promete uma festa cheia de “aventuras rurais”, poderia oferecer uma opção alimentar diferenciada, mais “rural” e caseira. Vejam bem, eu escrevi OPÇÃO, porque cada um escolhe o que gosta mais!!

Se eu tivesse oportunidade de fazer uma festinha na Fazendinha ou local similar e pudesse escolher o cardápio ao meu gosto e com a cara da fazenda, ele provavelmente incluiria:

  • mini espigas de milho cozidas (tipo aquelas da barraquinha na beira da praia)
  • mini espetinho de queijo de coalho grelhado
  • ovinhos de codorna cozidos e temperados
  • bolinho de carne
  • pipoca na manteiga
  • bolinho de mandioca
  • bolinho de arroz
  • paçoca de amendoim
  • espetinho de frutas variadas
  • espetinho de goiabada caseira com queijo
  • bananada
  • pé-de-moleque, etc

CLIQUE AQUI para conhecer algumas outras sugestões saudáveis.

CLIQUE AQUI para conhecer uma receita diferente de brigadeiro: BRIGADEIRO DE COCO

Para beber, ofereceria sucos naturais, água, água de coco e – por que não? – caldo de cana fresquinho (que eu nem gosto, jamais diria que é saudável como hábito rotineiro, mas que tem tudo a ver com fazenda.

Não parece a vocês que essas opções têm mais cara de fazenda? E acho – tenho quase certeza – que todas elas seriam do agrado de adultos e crianças do mesmo jeito, e se forem preparadas do jeito certo, com os ingredientes certos, podem sim ser bastante saudáveis, principalmente se não forem comidas de todo dia, apenas de festinha.

As atividades do local em dia de festa provavelmente não devem ser muito diferentes das que acontecem aos finais de semana, quando o espaço é aberto ao grande público: assistir como se tira leite da vaca, conhecer um mini-galinheiro, passeios de ponei e charrete, conhecer as árvores frutíferas, etc. Quando estive lá, vi crianças de diversas faixas etárias e todas pareciam se divertir muitíssimo!

Fica aí então uma boa dica para uma festa diferente para o seu filho, e uma sugestão para o pessoal da Fazendinha Estação Natureza de oferecer um cardápio diferenciado (que não deve sair nem um pingo mais caro que o cardápio “convencional”).

Feliz aniversário filho querido!!

Já conhecem o BRECHÓ DA PAT? Aparece por lá!




Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 30 comments… read them below or add one }

Vanessa May 12, 2008 at 16:33

Pat,

Seu texto diz tudo o que eu penso sobre festas.
A minha festa ideal além de tudo o que vc falou não teria nada com carne no cardápio. Mas, isto só porque eu e minha filha somos ovolactovagetarianas.
Parabéns!

Reply

Marcia H May 12, 2008 at 16:34

Feliz Aniversário – estou antecipando, mas nao sei se amanha entrarei aqui. Hoje foi minha mamae q comemorou o seu!
Gostei das dicas, estou pensando em fazer a festa da minha filha estilo fazendinha – 1 ano e adora bichos!

Reply

Jen May 12, 2008 at 16:45

Pat, ACHO que a Cia dos Bichos (tb em SP) oferece um cardapio mais nutritivo.

Bjs!

Reply

Fernanda May 13, 2008 at 7:13

Olá!
Adorei o texto e a sensibilidade com que vc trata a questão das festinhas, que podem mto bem ser simples e maravilhosas.
Feliz aniversário para ele e mta saúde…

Reply

Sâmia Capelanes May 13, 2008 at 8:07

Parabens para seu filhote!, quanto a ideia achei muito boa, e vou fazer -la no fim de ano que cai o aniver dos meus dois filhos, vou incluir docês de abobora, batata doce, cidra,cocada mole,de mamão, e pipoca doce. muito boa ideia!

Reply

Tati May 13, 2008 at 8:11

Parabéns para o Arthur!!!

Que ele tenha sempre muita saúde!!!
Beijosss…

Pat, seu filho é lindo lindo lindo…

Reply

Luciana LL May 13, 2008 at 8:40

Nossa, adorei as comidas e bebidas desse cardápio. Fiquei com água na boca!
Parabéns para o seu filhote!
Sou nova por aqui e queria te dizer que adoro receber as notícias daqui no meu email! Parabéns!

Reply

Leticia May 13, 2008 at 9:31

Adorei as idéias! Por coincidência a festa do meu filho será fazendinha no sábado que vem, dia 24. Optei por um “cardápio” diferenciado e que provavelmente nunca mais veremos. Ele inclui alguns dos itens q vc citou (milho cozido, sucos, paçoca, pipoca…) e muito provavelmente copiarei descaradamente suas sugestões, rsss, como goiabada com queijo, caldo de cana, queijo coalho e água de coco. Minha contribuição em idéias pra caso vc resolva executar um dia: bolo de fubá cremoso, bolo de cenoura (será o bolo principal), cuscuz. Como será numa casa sem atrativos para diversão, escolhi fazer um bingo e uma “pescaria”. Parabéns pelas idéias e pelo blog, é uma graça!

Reply

ANDREA May 13, 2008 at 9:36

Pat, adorei sua sugestao que pena em santos nao ter um lugar assim, eu fui uma fez em uma fazendinha em cotia era uma festa, ate o cardapio era de fazenda om frango, muitas saladas, no cafe da tarde as crianças faziam o pao p/ o lanche, ate as lembracinhas cada um fazia a sua manualmente. Bjs

Reply

Ivette May 13, 2008 at 9:40

Em casa eu nunca fiz grandes festas, até pq eu acho que organizar algo tipo “hollywood” cansa demais a gente, e acabamos não curtidno nem a festa, nem o filho, e sim cuidando dos outros. Pode até soar egoísta, mas os quatro aniversários do meu filho foram na sada do apertamento, com os avôs, um ou dois casais de amigos próximos e os tios. Pronto! O meu filho adora, até pq ele que me ajuda a fazer as comidinhas, que geralmente tb são feitas em casa, a encher e estourar as bexigas, a arrumar a casinha toda e no final todo mundo bater um papo legal! Eu não curto locais grandes, não, eu tb prefiro o aconchego do meu cantinho, e o meu filho nunca fez questão de mais nada … se tiver o dinheiro na época, a gente prefere ir para a praia e curtir um final de semana de familia :)

Abraços

Iv.

Reply

Martha Guaraldo May 13, 2008 at 10:46

Pat, de um abraço no Arthur por mim.
Um dia ILUMINADO para ele!

Reply

Lilian BP May 13, 2008 at 13:37

Feliz aníversário para o Arthur, Pat !!!

Reply

Claudia Gomes May 13, 2008 at 13:50

Pat,

Sei de outros lugares (apesar de estar morando fora!!) que servem um cardápio saudável, como Curumim e da Mata.
Mas concordo plenamente, os filhos ficam felizes com a festa, receber os amiguinhos. Muito destas mega festas são coisas dos pais.
Como morava em casa em SP, fazia muita festa em casa…e sempre era na base da pipoca, milho, bolo de fubá, gelatina, esfihinhas, etc..
NUNCA NINGUEM RECLAMOU!! muito pelo contrário…não sobrava quase nada.
Uma de minhas filhas faz aniversario em junho e aproveitava pra fazer festa junina. Era muito legal.
Parabén pro filhote e divirtam-se!!

Reply

Aline Toledo May 13, 2008 at 14:02

Parabéns Arthur!!! Muita Paz, Alegria, Saúde…
Adorei as suas idéias, meu filho faz aniversário em julho e esse ano será o primeiro, havia pensado em festa julina e tb fazer numa fazendinha, mas acho que ele aproveitará quando estiver andando. Farei a de 2 anos com certeza dessa forma.
Beijinhos

Reply

Claudia May 14, 2008 at 9:24

Fico muito decepcionada com a falta de opções “originais e simples” para as festas dos nossos pequenos. É uma pena, mas o que as pessoas querem, em geral, é toda aquela parafernália hollywoodiana sem diferenciação nenhuma entre uma festa e outra. Quando se aproxima o aniversário do meu filho, sempre me dá uma vontade enorme de abrir um “buffet”, diferenciado, com comidinhas saudáveis, música infantil (não axé…), brinquedos criativos, com muito verde e espaço para brincadeiras de roda, carrossel, balanço… enfim, aqui em São Paulo, cidade que tem de tudo, não temos nada parecido com isso. Acho que quem abrisse esse negócio faria muito sucesso. Ou não?!

Reply

Isa May 19, 2008 at 10:20

Gente parece que foi ontem que eu recebi a notícia que você estava grávida!!!!
E já se passaram 3 anos…
Bom, mesmo atrasado queria desejar um PARABÉNS ao Arthur, e aos pais, que sem sombra de dúvida tem muito para festejar todos os dias.
Pat querida, estive ausente durante alguns dias, o serviço aqui está me matando, mas prometo aparecer com mais frequencia!
E só tenho a te agradecer, pq sabes que sou sua fã…
Beijo amiga.. e felicidades!

Isa

Reply

Érica Maldonado July 3, 2008 at 14:15

pat tudo bem ?
a festa q vc descreveu foi a q fiz pra uiza, de um ano , na busca tbm da inovacao. o cardapio foi feijoada e os doces, todos caseiros, feitos por tias e vovós mais chegadas. e tinham uma plaquinha “doce de abobora da tia neusa”, por exemplo. foi numa fazendinha chamada “fazendinha sorocaba”, inluia passeios de cavalo ponei, charrete, trenzinho e tirar leite de vaca, alimentar cabritos e patos… se vc quiser, te mando as fotos,q ficaram linnnnnndas…
ah. seu texto me lembrou um da rosely sayao, sobre festas. umbj

Reply

Leticia January 26, 2010 at 13:53

vocês tem o telefone da “Fazendinha Sorocaba”?

Reply

Pat Feldman January 26, 2010 at 14:01

Não Letícia, e pra falar a verdade, nem conheço. Já tentou o google?

Reply

Gabriela March 23, 2009 at 13:54

Oiii gente, dia 12 de abril é o aniversário da minha filha ela vai estar fazendo 14 anos, queriia uma coisa diferente, ela sempre fez em restaurantes como: pastelaria, churrascaria, pizzaria e etc..shopping indo no cinema, essas coisas.. queriia uma coisa diferente para ela fazer aqui em Porto Alegre, não consigo achar algo ideal e bom, que ela gosta, e ela também não, alguém tem alguma sugestão de festas para adolecentes ?

Reply

Nina September 11, 2009 at 18:53

noto que as mães possuem uma capacidade maior de criatividade…criam brincadeiras, novas formas/maneiras de educar, elaboram pratos atraentes e nutritivos…
eu nem pensaria em fazer uma festa em um local diferente.

bjo

Reply

Pat Feldman September 11, 2009 at 19:00

Nina, sair do “lugar comum” de frituras e salgadinhos requentados exige muita criatividade!! Saúde hoje em dia exige criatividade!

Reply

Luciana October 4, 2009 at 15:35

Pat: Definitivamente seu blog é demais! Feliz aniversário para seu filho! Aqui em casa eu sempre opto também por fazer toda a produção da festa de aniversário das crianças desde as só com a família até as “mais produzidas”. Faço a mesa, a comida, as lembrancinhas. Só não aventuro no bolo pois não tenho vocação para fazer doces. E as crianças definitivamente gostam de tudo e adoram mais ainda participar da confecção de cada item. Já fiz uma festa junina que ficou modéstia a parte linda…fizemos tudo em casa, milho, escondidinhos mil, feijão tropeiro, broas de milho, etc…A festa foi um sucesso!
Mudando de assunto um pouco…Estou compartilhando o seu site com as outras mães do colégio onde meu filho estuda…Eles estão estudando os alimentos e a base da boa alimentação e nesta onda..nós mães resolvemos contribuir para melhorar o lanche deles. Bjs, Luciana

Reply

Neide March 13, 2010 at 17:48

Adorei os seus comentários. Vc se esqueceu que alguns buffets servem uisques para os pais, que nesse momento deveriam estar se divertindo com o próprios filhos. Parece que é mais fácil, pagar, fazer”figura”, estreitar relacionamentos com a familia do “chefe” etc. As crianças, ora as crianças, são meros detalhes…
Sempre fiz festinhas para meus filhos em casa. Trabalhava fora, mas tinha o maior prazer em organizar tudo, com muitas crianças….

Reply

juscelia santos July 31, 2010 at 10:15

OLA! TUDO BEM: ADOREI AS DICAS DE COMIDAS VOU FAZER A FESTA DOS MEUS FILHOS COM O TEMA DA FAZENDINHA E VOU USAR ESSAS DICAS MUITO OBRIGADA!!

Reply

Pâmela September 2, 2010 at 0:50

Oi Pat! É pois é, tamb´m acho que um opção diferente dos salgainhos fritos seria ótimo! E falando de idéias e de festas gostaria de saber uma coisa. Sabe me dizer se xiste um jeito de se fazer sorvete natural naquelas máquinas de sorvetes que encontramos nas ruas (que eles saem parecido com um tubo, de vários saberes de frutas – porém só corante e sabor artificial)??? Adoro aquele sorvete pq é fresquinho, queria colocar uma máquina no aniversário da minha filha que será em pleno verão, mas só se eu tiver esta opção natural. P.S: não é aquele parecido com o do MacDonald’s não tá.
bjos

Reply

Pat Feldman September 2, 2010 at 7:03

Pâmela, exatamente esse sorvete eu não sei como fazer, mas aqui no site tem receitas deliciosas e refrescantes de sorvetes. Acho até que hoje vou preparar sorvete de morangos orgâncos!!

Reply

Mary February 21, 2011 at 16:28

Só fiz uma festa com tudo pago, as 3 demais fiz sozinha, mas confesso que cansei! Cansei tanto que fico infeliz ao ouvir a palavra festa. Ficava muito cansada, no dia da festa eu estava exausta. Sou caprichosa, perfeccionista e gosto do melhor, ver a alegria de meu filho, fazia valer a canseira, mas este ano não tenho ânimo e tempo, seria ainda mais cansativo. Esse ano, então, não terá festa. Completará 5 anos e uma festa pequena para 40 convidados, não sai por menos de 2600 reais por aqui. Isso no meu condomínio, se for fora, sai por 5 mil. Não tenho esse dimdim, pois recém comprei meu apê. Estou dolorida de ter que anunciar que ele não terá a festa do Scobidoo que anuncia aos 4 ventos para os amiguinhos. Como moro em apê, não dá para fazer um bolinho e escolher amigos. Bjokas

Reply

KATIA NUNES September 29, 2011 at 17:34

boa tarde.
Alguém sabe me indicar um espaço semelhante na Cidade do Rio de janeiro? seria para a festinha dos meus netos.
obrigada

Reply

Luciana Pires September 29, 2011 at 19:11

Katia: No Rio existem alguns espaços mais alternativos, mas ainda são poucos. A fazendinha que a Pat passou o link acima (a fazendinha estação natureza) tem no Rio e em SP. Eu gosto muito também do Lunático Café e Cultura, no Jardim Botânico, mas a proposta não é de fazenda, mas sim de uma tarde com aula de circo e teatro para as crianças. Fiz a festa do meu filho lá e foi um sucesso total. Não sei a idade de seus Netos. No caso o meu filho estava completando 10 anos, mas já fui em festa lá para crianças de 6 anos. Também existe na Barra da Tijuca a Festa e Aventura e a Espaço Aldeia. Ah…já ia esquecendo em Botafogo tem uma casa maravilhosa também a Quintal Buffet Infantil. Já deu pra notar que amo festas, né?! (risos). Se precisar de qualquer outra dica é só falar. Abraços, Luciana

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 3 trackbacks }

Previous post:

Next post: