RECEITAS Risotos

Risoto de Aspargos Frescos

Screen Shot 2015-02-27 at 8.32.52 PMEngraçado, eu cozinho o ano todo, adoro preparar festinhas para todos, mas justo no meu aniversário não me inspirei em cozinhar nada para ninguém, nem para mim. E pra falar a verdade nem me inspirei muito em vir aqui falar de comidas… Se bem que meu sumiço foi parcial. Nos bastidores eu estou preparando algumas pesquisas sobre os microondas, já que no artigo da “mamadeira diferente” eu recomendo terminantemente que não se use um forno desses para aquecê-la. Hoje eu vou dier simplesmente que o microondas, na minha opinião, tira completamente o gosto da comida de verdade, mas assim que eu terminar o artigo, vocês vão entender mil outras razões.

Bem, não posso reclamar do meu almoço de aniversário na 5a. feira. Fomos ao nosso restaurante favorito, o Tatini, onde eu como sem medo de ser feliz, porque tudo é delicioso e eu tenho a garantia do dono de que não são usados caldos artificiais ou qualquer outro tempero de nome impronunciável.

Ontem finalmente me inspirei para preparar um almoço caprichado. Saí sozinha, escolhi os ingredientes e fiz a festa!

Fazia muuuuuuuuito tempo que não preparava um risoto aqui em casa e fiquei até com medo de ter perdido a mão, mas pela panela vazia ao final da refeição acho que posso concluir que continuo craque no assunto!

A medida de arroz pode ser aproximadamente meia xícara de arroz por pessoa se o risoto for o prato único da refeição. Se você for acompanhar o risoto com alguma carne ou peixe, diminua para 1/3 ou 1/4 de xícara de arroz por pessoa. Ontem eu preparei pouco menos de 1 xícara e meia – meu filho comeu conosco – mas vou passar a receita considerando 1 xícara de arroz no total.

Ingredientes:

1 xícara de arroz arbóreo (por favor, não deixe de usar arroz especial para risoto! Outro dia fui a um bom restaurante e veio um risoto com arroz comum… O tempero estava bom até, mas nunca é a mesma coisa!)

Cerca de 3 xícaras de caldo de carne ou caldo de frango caseiro morno (dessa vez eu fiz com caldo de frango, mas devia ter feito com o de carne, que tem mais personalidade e nesse caso teria ficado melhor)

1 cebola média finamente picada

2 colheres de sopa de manteiga

1 maço de aspargos verdes frescos picados (reserve as pontas para o final)

1/2 xícara de vinho branco seco

1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora

2 a 3 colheres de sopa de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Aqueça rapidamente o caldo e junte uma colher de sopa de sal não refinado.

Refogue as cebolas na manteiga até que comecem a dourar. Junte o arroz, mexendo sempre, até que o arroz fique completamente envolvido pela manteiga.

Junte o vinho branco, mexendo bem até que o líquido seque.

Junte uma concha de caldo e vá mexendo até secar. Junte os aspargos picados

Junte mais caldo, uma concha por vez, esperando secar, até que o arroz esteja cozido al dente. Junte mais uma concha rasa de caldo, mexa bem e desligue o fogo.

Quando o arroz estiver um pouco mais cozido, mas ainda não pronto, junte as pontas dos aspargos.

Acrescente o queijo parmesão, o creme de leite e alguma erva ou tempero de sua preferência (ontem eu usei salsinha fresca picada e uma gota de óleo de laranja – se você não tiver, use raspas de casca de laranja). Acerte o sal e a pimenta. Mexa bem. Tampe e deixe descansar por um minuto.

Esse processo todo leva em torno de 20 minutos.

Sirva imeditamente. Você pode ter mais queijo parmesão à mesa para quem quiser.

Marido adorou, filho adorou e eu AMEI!! Adoro aspargos frescos!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

  1. Pat, sempre faço risoto de aspargos frescos aqui em casa, mas corto os aspargos em laminas bem fininhas e geralmente refogo junto com a cebola, só depois boto o arroz. E não uso creme de leite!

    Vou experimentar assim como o seu, que está lindo!

Comentários estão encerrado.