DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa Romena – Ciorba de perisoare

Esta receita de sopa romena era preparada pela minha sogra para o meu marido desde que ele era muito novinho. Ela veio da Romênia e trouxe a receita desta iguaria de lá. Eu não tive tempo de aprender a receita com ela, mas marido andou sentindo falta da infância, e foi atrás da receita para mim.

Achou, eu preparei, amei e recomendo!

A receita é realmente deliciosa, a sopa romena é tremendamente nutritiva e as crianças com certeza vão adorar a idéia de uma “Sopa de Bolinhas”!!

Na minha opinião a única coisa que dá um pouco mais de trabalho nesta receita é enrolar os bolinhos que serão cozidos na sopa, mas tenho certeza que essa também pode ser uma tarefa bastante divertida para os pequenos, e serve para os beeeem pequenos que também adoram ajudar e nem sempre sabem como!!

Ah, só para acrescentar um pouco de cultura ao nosso espaço, vamos falar rapidamente sobre a Romênia. A Romênia é uma país da Europa Oriental limitado a norte e leste pela Ucrânia, a leste pela República da Moldávia e pelo mar Negro, a sul pela Bulgária e a oeste pela Sérvia e pela Hungria. A sua capital, e também maior metrópole, é a cidade de Bucareste.

A população romena tem o costume de frequentar feiras em vez de ir às lojas. Essas feiras são geralmente artesanais. A Roménia é um país com um grande número de castelos, sendo alguns constituídos de madeira e muito bem conservados ao longo dos séculos. Esses castelos atraem muitos turistas durante todo o ano. O castelo mais visitado é o famoso Castelo de Bran onde, segundo a tradição, viveram o Conde Drácula e Elisabeth Bathory.

E agora, a receita da sopa romena!

Ciorba de perisoare

Misture bem com as mãos:
1 kg de carne de porco ou de vaca moída (você pode também usar uma mistura das duas)
1 cebola finamente picada ou ralada
1/2 xícara de arroz integral cozido
1 ovo caipira inteiro
dill e salsinha frescos picados à gosto (sugiro uma colher de sopa de cada um)
sal e pimenta do reino à gosto

Enrole bolinhos com cerca de 2 cm de diâmetro (tipo almôndegas), passe na farinha (branca ou integral, já preparei com uma e com outra e dos dois jeitos ficou bom) e reserve.

Encha uma panela com 3 xícaras de caldo de carne caseiro e 3 xícaras de água filtrada. Acrescente a esta panela os seguintes ingredientes:
2 cenouras descascadas e picadas em cubinhos
1 aipo (celery root) picado

Quando os legumes estiverem macios, acrescente 1 xícara de arroz integral previamente deixado de molho e escorrido.
Quando o arroz estiver cozido, acrescente os bolinhos de carne um a um. Deixe os bolinhos cozinharem no caldo. Adicione 1 tomate picado, 1/2 xícara de cebolinhas picadas, 1/2 xícara de salsinha picada e folhas de salsão (se você tiver).

Tempere com o suco de 1 limão ou uma colher de sopa de sauerkraut (chucrute/conserva de repolho – logo passo a minha receita aqui no site) (ou os dois juntos). Cozinhe por mais 5 minutos

Esta sopa pode ser reaquecida na refeição seguinte – os sabores estarão mais “curtidos” e ela provavelmente estará ainda mais saborosa!

A sopa pode ser engrossada no momento de servir com 1 ou duas gemas de ovo ou uma ou 2 colheres de sopa de creme de leite fresco – isso diz a receita, mas eu nunca fiz e nunca achei necessário. A farinha dos bolinhos engrossa o suficiente.

Quer mais receitas de sopas? Conheça o meu livro Deliciosas Sopas e Caldos, disponível em versão impressa, e-book Kindle ou PDF. Você vai amar!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

14 comentários

  1. A informação de inicio não era nessesária, as informações sobre a romenia devião ser nos sentido da gastronomia, por exemplo quais os custumes de gastronomia da romenia
    Mas de resto esta bem organizado
    p.s. Podia ter mais receitas

  2. Otima receita, vou provar!

    Eu moro na Romenia, mas nunca vi esta sopa de almondegas.

    De qq forma, sugiro colocar um pouco de levistico no lugar do salsao, e 100ml de sour cream qdo estiver pronta (se chama smantana em romeno, e eles usam em tudo). Se for possivel encontrar, experimente colocar um pouco de cimbru tambem.

    Fica divina!

    bjs

    1. Xará, vou anotar as dicas para fazer para o meu marido, ele ama essa sopa!! Ele fala muito em Smantana e eu obtenho coando um pouco o iogurte, fica quase um cream cheese meio azedinho. Muito bom mesmo para usar em tudo, e muito saudável!

  3. será que ninguem postaria umas fotos para mim de comidas típicas da romênia? ou pelo menos um site que me ajude a encontrar, ja rodei o GOOGLE todo e nada :S
    alguma alma solidaria? ;D – obrigada …

    1. Olá Roberta, meu marido é de origem romena e eu morro de vontade de traduzir um livro super antigo dela para poder fazer as receitas e fotografá-las. Fique de olho, qualquer hora elas aparecem por aqui!

  4. eu amei esa receita, pessei imediatamente para minha cunhada por i-mail.
    pois ela com meu irmão e sobrinha forão para a romenia e minha sobrinha não se adapitou as comidas de la.

  5. ola a todos meu msarido e romeno eu sou portuguesa e tanho certas dificuldades em preparar comida do pais dele,pois ja la tive 2 vezes mas tanho dificuldade em preparar alguns comeres.
    alguem me pode ajudar s.f.f?
    obrigado..

    1. Catia, os pais do meu marido são romenos e eu ando cheia de vontade de explorar mais a deliciosa culinária do país. Fique de olho aqui no site, logo posto novas receitas!

  6. Ola, como disse a Patricia em cima, e muito bom com “cimbru”..que e tomilho em portugues..Eu sou de Romenia, e tambem adoramos a “ciorba de perisoare” sopa de almondegas.

  7. Pati, eu de novo aqui (leio sempre, viu?). Minha ida a SP não rolou esse ano, por isso nem entrei em contato contigo, mas até o meio do ano que vem estaremos aí, justamente depois de passar pela Romênia. Daí quero que a gente se encontre prá ver no que podemos te ajudar com o livro. Minha sogra faz a ciorba com cimbru mesmo (tomilho) e a gente a-do-ra smantana para acompanhar. Faço como vc, iogurte escorrido para substituir. Ó, quando tiver certeza das datas, entrarei em contato para saber se queres algo de lá. Bjão e que bom alguém que compartilhe uns pratos romenos por aqui, até para divulgar a culinária deliciosa deles.

  8. Olá Pat, tudo bem? Meu noivo também é romeno e eu gostaria muito de poder preparar alguns pratos Romenos para ele. Li nos comentários que você está pensando num livro de receitas e fiquei super empolgada. Talvez no livro, você também pudesse indicar alguns ingredientes que possam ser substituídos por outros mais facilmente encontrado no Brasil. Sei que a receita perderia a originalidade, mas nesse caso poderia entrar apenas como uma sugestão. Adorei o site!!!!

Comentários estão encerrado.