Gostosura gelada para uma criancinha que não gosta de comer…

by Pat Feldman on 23/10/2008 · 7 comments

in Alimentação

[ratings]

O que eu mais vejo “aqui e ali” e em inúmeras mensagens que recebo no meu site, é que tá cheio de criança por aí que é muito difícil para comer, não aceita nada saudável, come muito pouco ou come demais mas só porcaria, etc…

Enfim, as queixas sobre alimentação dos filhos são inúmeras e variadas e forçar comida a uma criança, na minha opinião, só serve para piorar asituação. A criança já não gosta ou não quer comer (e nem interessa a razão para isso), e aí a mãe tenta forçar, obrigar, e aquele momento que já é ruim, fica ainda pior, a criança toma raiva mesmo, e continua sem comer!   

Mas sorvete é quase uma unanimidade entre as crianças, não é mesmo?? A enorme maioria das crianças troca tudo por um bom sorvete, come com gosto, com alegria, e se a gente não segurar, comem até demais!!

Mas sorvete industrializado é um problemão: cheio de açúcar refinado, corantes, conservantes, flavorizantes, gorduras hidrogenadas, etc… Uma bomba contra a saúde de todos!

Maaaaaaaas, fazer um sorvete caseiro não só é gostoso e divertido, como muito saudável!! E a variedade de sabores é simplesmente infinita!!!! O sorvete caseiro inclui obrigatoriamente frutas frescas, nada de conservantes ou outras químicas e pode incluir ingredientes saudáveis como por exemplo o iogurte, o mel, ervas e o que mais a imaginação mandar!!

Ontem eu fiz sorvete de pêssegos com iogurte, hoje acabei de me deliciar com uma taça de sorvete de morangos orgânicos. Tudo feito em casa, rapidinho, e sm nenhum aditivo químico.

Nas receitas caseiras de sorvete eu sempre incluo gema de ovo, que é um dos alimentos mais completos de que se tem notícia, frutas frescas, que dão um sabor e cor incríveis ao sorvete, mel, que adoça na medida certa e ainda dá de brinde diversos nutrientes e enzimas excelentes para a saúde. O creme de leite fornece as gorduras, que são SIM muito necessárias para o bom desenvolvimento infantil.

Aqui no site eu já publiquei algumas boas receitas:

No restaurante Julia Gastronomia, que está cada dia mais especializado na arte do sorvete caseiro (é TUDO feito lá, com o maior cuidado!), eu tenho provado alguns novos sabores muito especiais e que ficam como oas idéias para vocês tentarem em casa: banana-passa (a banana é seca no forno à lenha), coco, morango, frutas vermelhas, melão, sorvete de flores (esse é simplesmente indescritível!), entre tantos outros deliciosos.

Um texto super interessante, com um monte de informações legais sobre o sorvete, algumas curiosidades e como prepará-lo na sua casa mesmo que você não tenha uma máquina de sorvete (que eu nunca pensei em tr, mas agora que tenho, recomendo muitíssimo!): SOBRE O SORVETE AMERICANO

Aproveite a chegada do verão aqui no hemisfério sul e alimente seus filhos com uma gostosura que eles vão adorar!!

(ah, o sorvete é super saudável, mas saber comer uma boa variedade de alimentos, em diferentes temperaturas e formas de apresentação também é super importante, por isso não deixe de oferecer carnes, peixes, queijos, frutas frescas, verduras, legumes, ovos das mais variadas maneiras, etc)

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 7 comments… read them below or add one }

Flá Gontijo October 23, 2008 at 23:22

Pat,
prometo que escrevo mais sobre o assunto depois.

Queria apenas agradecer pelo trabalho (sim, manter um blog como o seu dá trabalho) e carinho comigo e com minha família.

Através do seu livro entrei em contato com uma nova realidade para minha família: a alergia de leite da minha filha Ana Clara se revelou alergia ao leite pasteurizado.

Depois que começamos a oferecer leite orgânico crú para ela a pele dela ficou excelente.

De vez em quando sem querer alguém acaba oferecendo algo com leite pasteurizado e a alergia volta, mas em uma intensidade muito menor.

Quem não conhece os sintomas de alergia pode achar que é uma frescura minha, mas ter sua filha (menina é vaidosa) toda coçando, com diarréia, pele muito áspera e com braços e pernas sangrando, pode imaginar a felicidade de ouvir: Mamãe com esse leitinho minha pele está lisinha. Agora eu sou lisinha!!!

Tenho certeza que poderei oferecer sorvete nesse verão sem medo.

Essa receitas parecem deliciosas. Vou experimentá-las no final de semana e depois volto para contar.

Só tenho a agradecer.

Beijos

Flávia Gontijo

Reply

Sil October 24, 2008 at 15:52

Oi Pat,
Eu estou me pegando com a araruta de novo. Vi que no sorvete de morango ela é um dos ingredientes. No caso do sorvete de pêssego você me sugeriu colocar uma gema a mais e nos comentários do sorvete de morango você fala em substituir por polvilho doce e azedo em partes iguais. Qual você acha que dá um resultado melhor no lugar da araruta: gema ou polvilho?

Parabéns novamente pelo site!

Reply

Alex Carlos October 27, 2008 at 21:32

Também estou com o problema da araruta. Procurei por aqui em vários lugares e não achei. Próximo sábado vou procurar na feira novamente. Quem sabe. Seria interessante sempre colocar a opção para esses ingredientes difíceis de achar…

Fiz o sorvete de pêssego e gostei, ficou um gosto forte, minha esposa e meu filho não gostaram. Mas acho que os pêssegos que eu peguei estavam um pouco verdes, não sei escolher pêssegos. Troquei a araruta por polvilho, não tive opção. O sorvete ficou um pouco duro quando tira do congelador, mas é só esperar uns 5 minutos que fica legal e cremoso.

Gostaria de uma dica. Peguei uma sorveteira da minha mãe, é da walita, velha demais (é essa aqui, ó: http://www.memoriawalita.cjb.net/sorveteira.htm ). Está funcionando, mas não tenho o manual, então, quanto tempo devo deixar o sorvete nela até retirar e levar para o freezer ?

Reply

Alex Carlos November 9, 2008 at 19:47

Pat e demais,

Ontem eu achei uma receita de um sorvete de creme em um livro que tenho aqui em casa. Como este é o sorvete que minha esposa mais gosta aqui, resolvi exprimentar, e não é que a receita é boa mesmo ???? É claro que eu troquei o açúcar por rapadura, mas se ela disse que ficou bom e quis tomar um pote cheio, significa que realmente estava muito bom (ela é uma formiga bem chata com essas coisas, essa foi a primeira receita que a agradou).
E tem mais, o sorvete ficou muito cremoso mesmo… impressionante, bem diferente dos outros que fiz que ficaram meio duros…

Eis a receita (amanhã posto uma foto bem legal dele):

Ingredientes:
300 ml de creme de leite fresco
200 ml de leite cru
4 gemas
1 xícara de chá de rapadura raspada (este eu chutei a quantidade. fui colocando até ficar com um gosto bem doce, pois quando gelado ele perde um pouco o doce)
3 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:
Ferva o leite, o creme de leite e a baunilha.
Bata no Mixer as gemas e a rapadura por cerca de 10 segundos.
Junte o leite, bata e leve ao congelador por 30 minutos.
Depois, leve à sorveteira por 25 minutos.
Coloque novamente no congelador.

Notas:
Caso não tenha rapadura, utilize 3/4 xícara de chá de açúcar.

É isso aí, se quiser publicar, fique à vontade !

Um abraço,
Alex.

Reply

STELA DALVA SOUZA DA SILVA November 12, 2008 at 8:02

Peço encarecidamente sua ajuda.Minha filha de quase 4 meses, nunca mamou, eu adotei desde a maternidade, ela é muito importante para mim. mas, não aceita alimentação que ofereço e já não sei o que fazer, ultimamente descobri que esta com anemia, então pensei..Quem sabe você poderia me ajudar enviando receitas que pudessem nutri-la e deixa-la saudável. Já tentei nan. mucilon de milho, mucilon de arroz, nestogeno, suco de lima, laranja-pêra…Obrigada.

Reply

Maria Cristina November 12, 2008 at 12:57

Oi Stela ,costumo ler os comentarios e vi o seu hoje, a Pat esta viajando e vou te contar a minha experiencia, tal vez ajude você….minha bebe vai fazer um ano, com um mes de vida, ela ñao tinha engordado nehuma grama sequer, e chorava, no medico descobri q o meu leite na epoca no era suficiente para ela, e estava passando fome, senti muita dor cuando ela chorava, meu anjo, dei nan, mais tempo depois lendo o site, comece a mudar con a ajuda das receitas da Pat, e hoje ela esta bem saudavel, comendo muito bem e sem vitaminas artificiais…..tenta dar um caldo, faz como a Pat ensina, coloca figado para anemia, a Luiza adorou caldo, eu passava na peneira e colocava na mamadeira, ela aceito muito bem, da uma olhada na formula infantil q o dr alexandre desenvolveu, eu fiz, fui atras dos ingredientes, e consegui, ela toma muito bem, nunca mais dei leite de lata, en fin , não deixa a tua boneca passar fome, e muito triste…..boa sorte, aqui no site, tem otimas dicas, vai la no topico de amamentaçao q a Pat explica tudo direitinho, faz con carinho q ela vai comer…..um abraço

Reply

Liana January 16, 2009 at 15:08

Olá pat. Fiz uma receita de sorvete de morango muito boa: picar os morangos(1 caxinha) e misturar com 3 col(sopa) de melado. Bata no liquidificador os morangos com 1 xícara de iogurte e 100ml de leite. Leve para gelar e depois coloque na sorveteira.

Uma dúvida: eu não tenho acesso a ovos orgânicos caipiras. Por isso tenho medo de usar ovos crus. Suas receitas fica ruim sem eles?

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

Previous post:

Next post: