Alimentação

Gostosura gelada para uma criancinha que não gosta de comer…

[ratings]

O que eu mais vejo “aqui e ali” e em inúmeras mensagens que recebo no meu site, é que tá cheio de criança por aí que é muito difícil para comer, não aceita nada saudável, come muito pouco ou come demais mas só porcaria, etc…

Enfim, as queixas sobre alimentação dos filhos são inúmeras e variadas e forçar comida a uma criança, na minha opinião, só serve para piorar asituação. A criança já não gosta ou não quer comer (e nem interessa a razão para isso), e aí a mãe tenta forçar, obrigar, e aquele momento que já é ruim, fica ainda pior, a criança toma raiva mesmo, e continua sem comer!   

Mas sorvete é quase uma unanimidade entre as crianças, não é mesmo?? A enorme maioria das crianças troca tudo por um bom sorvete, come com gosto, com alegria, e se a gente não segurar, comem até demais!!

Mas sorvete industrializado é um problemão: cheio de açúcar refinado, corantes, conservantes, flavorizantes, gorduras hidrogenadas, etc… Uma bomba contra a saúde de todos!

Maaaaaaaas, fazer um sorvete caseiro não só é gostoso e divertido, como muito saudável!! E a variedade de sabores é simplesmente infinita!!!! O sorvete caseiro inclui obrigatoriamente frutas frescas, nada de conservantes ou outras químicas e pode incluir ingredientes saudáveis como por exemplo o iogurte, o mel, ervas e o que mais a imaginação mandar!!

Ontem eu fiz sorvete de pêssegos com iogurte, hoje acabei de me deliciar com uma taça de sorvete de morangos orgânicos. Tudo feito em casa, rapidinho, e sm nenhum aditivo químico.

Nas receitas caseiras de sorvete eu sempre incluo gema de ovo, que é um dos alimentos mais completos de que se tem notícia, frutas frescas, que dão um sabor e cor incríveis ao sorvete, mel, que adoça na medida certa e ainda dá de brinde diversos nutrientes e enzimas excelentes para a saúde. O creme de leite fornece as gorduras, que são SIM muito necessárias para o bom desenvolvimento infantil.

Aqui no site eu já publiquei algumas boas receitas:

No restaurante Julia Gastronomia, que está cada dia mais especializado na arte do sorvete caseiro (é TUDO feito lá, com o maior cuidado!), eu tenho provado alguns novos sabores muito especiais e que ficam como oas idéias para vocês tentarem em casa: banana-passa (a banana é seca no forno à lenha), coco, morango, frutas vermelhas, melão, sorvete de flores (esse é simplesmente indescritível!), entre tantos outros deliciosos.

Um texto super interessante, com um monte de informações legais sobre o sorvete, algumas curiosidades e como prepará-lo na sua casa mesmo que você não tenha uma máquina de sorvete (que eu nunca pensei em tr, mas agora que tenho, recomendo muitíssimo!): SOBRE O SORVETE AMERICANO

Aproveite a chegada do verão aqui no hemisfério sul e alimente seus filhos com uma gostosura que eles vão adorar!!

(ah, o sorvete é super saudável, mas saber comer uma boa variedade de alimentos, em diferentes temperaturas e formas de apresentação também é super importante, por isso não deixe de oferecer carnes, peixes, queijos, frutas frescas, verduras, legumes, ovos das mais variadas maneiras, etc)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Pat,
    prometo que escrevo mais sobre o assunto depois.

    Queria apenas agradecer pelo trabalho (sim, manter um blog como o seu dá trabalho) e carinho comigo e com minha família.

    Através do seu livro entrei em contato com uma nova realidade para minha família: a alergia de leite da minha filha Ana Clara se revelou alergia ao leite pasteurizado.

    Depois que começamos a oferecer leite orgânico crú para ela a pele dela ficou excelente.

    De vez em quando sem querer alguém acaba oferecendo algo com leite pasteurizado e a alergia volta, mas em uma intensidade muito menor.

    Quem não conhece os sintomas de alergia pode achar que é uma frescura minha, mas ter sua filha (menina é vaidosa) toda coçando, com diarréia, pele muito áspera e com braços e pernas sangrando, pode imaginar a felicidade de ouvir: Mamãe com esse leitinho minha pele está lisinha. Agora eu sou lisinha!!!

    Tenho certeza que poderei oferecer sorvete nesse verão sem medo.

    Essa receitas parecem deliciosas. Vou experimentá-las no final de semana e depois volto para contar.

    Só tenho a agradecer.

    Beijos

    Flávia Gontijo

  2. Oi Pat,
    Eu estou me pegando com a araruta de novo. Vi que no sorvete de morango ela é um dos ingredientes. No caso do sorvete de pêssego você me sugeriu colocar uma gema a mais e nos comentários do sorvete de morango você fala em substituir por polvilho doce e azedo em partes iguais. Qual você acha que dá um resultado melhor no lugar da araruta: gema ou polvilho?

    Parabéns novamente pelo site!

  3. Também estou com o problema da araruta. Procurei por aqui em vários lugares e não achei. Próximo sábado vou procurar na feira novamente. Quem sabe. Seria interessante sempre colocar a opção para esses ingredientes difíceis de achar…

    Fiz o sorvete de pêssego e gostei, ficou um gosto forte, minha esposa e meu filho não gostaram. Mas acho que os pêssegos que eu peguei estavam um pouco verdes, não sei escolher pêssegos. Troquei a araruta por polvilho, não tive opção. O sorvete ficou um pouco duro quando tira do congelador, mas é só esperar uns 5 minutos que fica legal e cremoso.

    Gostaria de uma dica. Peguei uma sorveteira da minha mãe, é da walita, velha demais (é essa aqui, ó: http://www.memoriawalita.cjb.net/sorveteira.htm ). Está funcionando, mas não tenho o manual, então, quanto tempo devo deixar o sorvete nela até retirar e levar para o freezer ?

  4. Pat e demais,

    Ontem eu achei uma receita de um sorvete de creme em um livro que tenho aqui em casa. Como este é o sorvete que minha esposa mais gosta aqui, resolvi exprimentar, e não é que a receita é boa mesmo ???? É claro que eu troquei o açúcar por rapadura, mas se ela disse que ficou bom e quis tomar um pote cheio, significa que realmente estava muito bom (ela é uma formiga bem chata com essas coisas, essa foi a primeira receita que a agradou).
    E tem mais, o sorvete ficou muito cremoso mesmo… impressionante, bem diferente dos outros que fiz que ficaram meio duros…

    Eis a receita (amanhã posto uma foto bem legal dele):

    Ingredientes:
    300 ml de creme de leite fresco
    200 ml de leite cru
    4 gemas
    1 xícara de chá de rapadura raspada (este eu chutei a quantidade. fui colocando até ficar com um gosto bem doce, pois quando gelado ele perde um pouco o doce)
    3 colher de chá de essência de baunilha

    Modo de preparo:
    Ferva o leite, o creme de leite e a baunilha.
    Bata no Mixer as gemas e a rapadura por cerca de 10 segundos.
    Junte o leite, bata e leve ao congelador por 30 minutos.
    Depois, leve à sorveteira por 25 minutos.
    Coloque novamente no congelador.

    Notas:
    Caso não tenha rapadura, utilize 3/4 xícara de chá de açúcar.

    É isso aí, se quiser publicar, fique à vontade !

    Um abraço,
    Alex.

  5. Peço encarecidamente sua ajuda.Minha filha de quase 4 meses, nunca mamou, eu adotei desde a maternidade, ela é muito importante para mim. mas, não aceita alimentação que ofereço e já não sei o que fazer, ultimamente descobri que esta com anemia, então pensei..Quem sabe você poderia me ajudar enviando receitas que pudessem nutri-la e deixa-la saudável. Já tentei nan. mucilon de milho, mucilon de arroz, nestogeno, suco de lima, laranja-pêra…Obrigada.

  6. Oi Stela ,costumo ler os comentarios e vi o seu hoje, a Pat esta viajando e vou te contar a minha experiencia, tal vez ajude você….minha bebe vai fazer um ano, com um mes de vida, ela ñao tinha engordado nehuma grama sequer, e chorava, no medico descobri q o meu leite na epoca no era suficiente para ela, e estava passando fome, senti muita dor cuando ela chorava, meu anjo, dei nan, mais tempo depois lendo o site, comece a mudar con a ajuda das receitas da Pat, e hoje ela esta bem saudavel, comendo muito bem e sem vitaminas artificiais…..tenta dar um caldo, faz como a Pat ensina, coloca figado para anemia, a Luiza adorou caldo, eu passava na peneira e colocava na mamadeira, ela aceito muito bem, da uma olhada na formula infantil q o dr alexandre desenvolveu, eu fiz, fui atras dos ingredientes, e consegui, ela toma muito bem, nunca mais dei leite de lata, en fin , não deixa a tua boneca passar fome, e muito triste…..boa sorte, aqui no site, tem otimas dicas, vai la no topico de amamentaçao q a Pat explica tudo direitinho, faz con carinho q ela vai comer…..um abraço

  7. Olá pat. Fiz uma receita de sorvete de morango muito boa: picar os morangos(1 caxinha) e misturar com 3 col(sopa) de melado. Bata no liquidificador os morangos com 1 xícara de iogurte e 100ml de leite. Leve para gelar e depois coloque na sorveteira.

    Uma dúvida: eu não tenho acesso a ovos orgânicos caipiras. Por isso tenho medo de usar ovos crus. Suas receitas fica ruim sem eles?

Comentários estão encerrado.