ARTIGOS

Será que a sua dieta pode influenciar o sexo do bebê?

[ratings]

Existem diversas simpatias, tabelas e outras superstições que tentam adivinhar o sexo do bebê em mulheres grávidas. Aqui no site Crianças na Cozinha mesmo eu já publiquei a famosíssima Tabela Chinesa, que acerta na maioria dos casos (pelo menos dos casos que eu tomo conhecimento), e erra em alguns.

Você não precisa acreditar cegamente em nada, mas testar uma ou outra é no mínimo uma bela diversão para quem está esperando.   

Aliás, eu até fiquei pensando sobre isso… A tabela chinesa é bem famosa mundialmente, e bem respeitada. Por que será que para algumas mulheres não dá certo? Uma das possibilidades que me vieram à mente foi o caso das mulheres que menstruam no meio do mês e têm sua ovulação ocorrendo no fim de um mês e começo de outro. Bem, a tabela é mês a mês, então uma mulher que ovula no fim de um mês começo de outro, pode ter engravidado nesse ou naquele mês, se é que vocês me entendem…

Mas vamos deixar a Tabela Chinesa de lado um pouco, e falar dos folclores alimentares que envolvem o sexo de um bebê.

Alguns dizem que consumir bastante carne vermelha e lanches salgados facilitam a gravidez de meninos, enquanto o consumo de chocolate favorece ao nascimento de meninas. E agora alguns cientistas resolveram estudar e parece que o folclore tem algum fundo de verdade!!

Estudos com ratos com baixas taxas de açúcar no sangue – o que indica o consumo elevado de açúcar na dieta – indica que esses ratos deram à luz a mais fêmeas do que machos.

Os pesquisadores deram a 20 ratinhas um esteróide, a dexametasona, que mantém aixos os níveis de açúcar na corrente sangüínea. As ratinhas que se alimntaram normalmente deram à luz a 53% de bebês ratinhos machos, enquanto no grupo das ratinhas “açucaradas” com esteróides, apenas 41% dos filhotes eram machos.

Os cientistas responsáveis por este estudo desconfiam que algo similar possa ocorrer cm humanos.

A comida pode afetar o meio ambiente no útero, criando consições mais favoráveis aos espermas de cromossomos Y (machos) ou de cromossomo X (fêmea).

Será que é verdade?

Fonte: Daily Mail November 29, 2007

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Pat, achei muito bom o site. Encontrei por acaso, em busca de receitas de sorvetes. As receitas são criativas e tu mostras bem o passo-a-passo. Parabéns. Só não encontrei um índice com as receitas.
    abraço

  2. Não entendi: “Estudos com ratos com baixas taxas de açúcar no sangue – o que indica o consumo elevado de açúcar na dieta” – como assim consumo elevado de açúcar se as taxas no sangue são baixas?

Comentários estão encerrado.