Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Brócolis gratinado

Outro dia desses, durante a semana, cheguei em casa morrendo de vontade de fazer um belo suflê de brócolis, mas o trânsito dessa cidade, cada dia mais maluco e intenso, me atrasou de tal forma, que um suflê seria absolutamente impossível – o suflê é um prato relativamente simples de preparar depois que a gente pega o “jeitinho”, mas ainda assim exige pelo menos 30 minutos de forno.    

O brocólis estava ali na pia, lavadinho e “sorrindo” para mim, o tempo curto e no fim mesmo eu queria uma coisinha assada, quentinha, aconchegante – pratos gratinados sempre pareceram muito reconfortantes para mim, eu simplesmente ADORO!!

No fim, meio sem querer, arrumei uma opção gostosa demais!

Ingredientes:

1 maço de brócolis japonês em pedaços médios (é aquele miudinho, de sabor mais delicado, se bem que se você preferir brócolis ramoso pode usar igualzinho, assim como couve flor)

2 colheres de sopa de manteiga

1 xícara de creme de leite fresco (cerca de 250mL)

1/2 xícara de queijo ralado na hora – dessa vez eu usei uma muzzarela que tinha na geladeira, mas você pode usar qualquer queijo de sua preferência ou uma mistura de vários deles

2 gemas de ovo caipira cruas

sal e pimenta

1 pitada generosa de noz moscada

Modo de Preparo:

Refogue o brocolis picado (eu deixei pedaços grandes, mas você faz do tamanho que gostar mais) na manteiga até que ele comece a ganhar uma cor verde brilhante e comece a amaciar.

Junte o creme de leite, o sal, a pimenta e a noz moscada e mexa bem até que o molho começe a engrossar.

Desligue o fogo, junte as duas gemas e mexa muito bem.

Transfira a mistura de brócolis com molho branco para um refratário e cubra com o queijo ralado de sua preferência.

Asse em forno médio-alto pré aquecido por cerca de 15 a 20 minutos ou até que a superfície esteja ligeiramente dourada.

Nesse dia eu comi o brócolis gratinado sem acompanhamento. Meu marido e meu filho acompanharam com arroz integral, mas tenho certeza de que ficaria uma delícia acompanhando uma carne grelhada.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Mas o queijo não é desencadeante de enxaqueca? Se eu comer é 100% de certeza de que terei uma crise.

    1. ALGUNS INGREDIENTES, MESMO SAUDÁVEIS, DESENCADEIAM ENXAQUECA EM ALGUMAS PESSOAS – SE VOCÊ JÁ IDENTIFICOU ALGUM INGREDIENTE EM PARTICULAR COMO DESENCADEANTE DAS SUAS CRISES, EVITE-O A QUALQUER CUSTO, MESMO QUE SEJA SAUDÁVEL E MESMO QUE SEJA RECOMENDADO NA DIETA.

      O queijo realmente é um desencadeante comum de crises de enxaqueca em várias pessoas – mesmo sendo o queijo DE QUALIDADE um ingrediente bastante saudável e recomendável. Se você o identificou como desencadeante das suas crises, evite.

  2. O leite não só da enxaqueca como também não absorvemos a sua proteina, o leite de vaca é muito bom para o bezerro, tem alguma semelhaça entre o nosso bebe e o bezerro? articulações etc? então como será esse metabolismo em nosso organismo? é algo para se pensar. substitua o leite por sucos, chás, agua, leite arroz, de aveia de quinoa fácil de fazer e não lhe fará mal, e o seu organismo vai aproveita-lo melhor.

  3. Essa receita de brocolis gratinado eh simplesmente perfeita: simples, rapida, facil e deliciosa.

  4. […] é que eu já tinha ouvido falar de uma receita desse tipo, mas hoje fui para o fogão preparar Couve-flor Gratinada para o almoço e acabei preparando tudo diferente, mas igualmente uma opção deliciosa para […]

Comentários estão encerrado.