RECEITAS Risotos

Risoto de Peras com Presunto Cru

Eu adoro presunto cru, e só não compro toda hora porque é dificílimo encontrar uma marca que seja realmente de qualidade e, principalmente, que seja livre de nitratos, nitritos e outros tantos aditivos químicos. Achei uma que não cita a presença desses químicos em sua composição. O sabor é bem bom, mas na dúvida entrei em contato com a empresa para confirmar a presenca de eventuais conservantes. Vamos ver quando eles me respondem!

Eu já expliquei AQUI como é o preparo básico dos meus risotos, e a delícia de hoje não foi diferente. As peras picadas em cubos e o presunto cru em lascas foram adicionados ao final. Para enfeitar e dar um toque especial, cebolinhas fatiadas muito finas.

Quando já tinha começado a preparar o risoto, me dei conta que não tinha vinho branco em casa, ingrediente fundamental para um bom risoto. A bebida alcoólica dá um toque todo especial aos risotos, não pode faltar – não se preocupe com o álcool, ele evapora todinho e no prato resta apenas o sabor maravilhoso. Eu “fucei” nos meus armários e achei uma garrafa de tequila ouro (!!!) esquecida lá, provavelmente há alguns anos, porque eu nem me lembro como ela parou ali, e achei que na falta do vinho, a tequila seria interessante nesse risoto. Seu sabor acentuado seria perfeitamente atenuado pelo doce da pera.

Não errei, o risoto ficou maravilhoso e não sobrou nadinha para contar história!

(a propósito, meu filho adorou ver o risoto na panela, ele AMA arroz, mas quando viu um restinho de feijão na geladeira, não perdoou e pediu junto! Foi uma combinação totalmente sem pé nem cabeça, mas ele comeu o tal risoto com feijão… eca!)

A propósito, eu escrevi essa receita hoje à tarde, e agora à noite, chegando em casa pronta para transferir as fotos para o micro e pulicar a receita, recebi a resposta do pessoal do presunto cru no meu e-mail:

Patricia, é usado o sal e uma baixa concentração de nitrato e nitrito no sal de cura. Obrigada

Confesso que fiquei um tantinho decepcionada, porque afinal já gostava da marca mesmo sem ter certeza. Na embalagem dizia apenas presunto curado e sal. O presunto continua gostoso, mas a empresa caiu no meu conceito porque não divulgou adequadamente tudo o que realmente continha no produto. No meu caso é mero cuidado com o que coloco dentro do meu organismo, mas imagino que existam pessoas com alergias sérias a aditivos como este e podem ter problemas sérios se o consumirem achando que não tem nada demais. Sofredores de enxaquec são um bom exemplo: nitratos e nitritos comumente encontrados em embutidos em geral são desencadeantes super comuns para crises de enxaqueca.

Vou pensar vinte vezes antes de comprar presunto cru novamente… Uma pena!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Que saco este negócio de “Nitratos e Nitritos”….
    Eu gosto tanto de presunto !

    1. De presunto eu não gosto muito, aliás, detesto! Mas presunto cru é uma delícia!! E eu acho uma pena poder comer tão pouco, mas sabendo dos malefícios, prefiro evitar…

  2. O presunto Crú Salamanca, aquele fabricado em Catanduva-SP é processado somente com sau grosso. Outro dia tive a portunidade de ir comprar uma peça desse presunto direto na fabrica e ví que o produto é enterrado apenas no sal. Achei muito interessante e mito saboroso tambem.

    1. Fabio, é exatamente do Salamanca que estou falando aqui! Eu comprava feliz, achando que não continha nitritos nem nada, até que um dia resolvi escrever paraa fábrica confirmando, e eles me falaram que colocam nitritos sim, infelizmente….

Comentários estão encerrado.