Xarope Caseiro Contra Tosse

by Pat Feldman on 13/12/2008 · 310 comments

in Alimentação, ARTIGOS, MAIS..., RECEITAS

Picture 6Se tem uma coisa que literalmente tira o sono da gente é a tosse. Se estamos com tosse não dá para dormir, se alguém tem tosse ao nosso lado, um horror, e filho com tosse é preocupação na certa! A indústria farmacêutica oferece os mais variados xaropes contra a tosse, mas sábias mesmo eram nossas vovós, que em casa mesmo, com ingredientes da sua horta e do seu pomar, eram capazes de aliviar a tosse.

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre outros remédios caseiros, mas lembre-se que nada substitui um bom médico e uma consulta ao vivo e a cores!

Essa semana, acho que de cansaço acompanhado nas variações malucas de temperatura que estão ocorrendo, meu marido arrumou uma bela tosse… Ele sofre com ela, e eu mais ainda, não consigo dormir com aquele barulhão!

Já que não tenho pomar ou horta em casa, aprvetei a feira de hoje e comprei todos os ingredientes fresquinhos para esse poderoso remédio contra tosse, super fácil de preparar e realmente eficiente no combate à tosse.

Para preparar o xarope em casa seja muito exigente quanto à procedência dos ingredientes. Escolha tudo orgânico, um mel de qualidade, o mais artesanal possível. CLIQUE AQUI e leia mais sobre mel.

Ingredientes:

1 maço de agrião orgânico

1 xícara rasa de mel

sumo de 1 limão

Modo de Preparo:

Leve o agrião picado (folhas e talos) ao fogo muito baixo com 1/4 de xícara de água filtrada durante cerca de 20 minutos. Panela tampada!

Passado esse período as folas de agrião murcham e soltam todo o liquido.

Transfira o agrião cozido mais o líquido para o liquidificador, juntando o mel e o limão.

Bata.muito bem, até obter uma mistura o mais homogênea possível.

Guarde em um recipiente de vidro com tampa na geladeira e tome uma colher de sopa a cada duas horas.

APROVEITE A ÉPOCA DAS FESTAS E DÊ DE PRESENTE AOS SEUS AMIGOS E FAMILIARES GOSTOSURAS SAUDÁVEIS E SABOROSAS! FALE COM A PAT PARA CONSULTAR AS OPÇÕES DE PRODUTOS E A MONTAGEM DE CESTAS VARIADAS!

A Vera, do blog Fora do Manual me contou que também já testou com muito sucesso um xarope caseiro contra a tosse à base de abacaxi e mel. Ela me contou o preparo:

A receita caseira de xarope de mel e abacaxi, muuuuuuuuuito fácil de fazer: basta cozinhar rodelas maduras da fruta e mel (para cada fatia uma colher de sobremesa). Vai cozinhando em fogo baixo até ficar em ponto de calda e a coloca num vidrinho bem fechado, dando 3 ou 4 colherinhas por dia.

É tiro e queda (para a tosse, é claro…)!


Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 297 comments… read them below or add one }

ivana October 14, 2012 at 19:49

meus filhos andam gripado e com tosse de catarro

Reply

Gabi Sallit April 23, 2013 at 12:31

Pat, citei a receita no Dadadá, viu! Tem link para cá!
http://www.dadada.com.br/2013/04/23/o-fim-do-cof-cof-receita-de-xarope-caseiro/

Reply

Dayana June 12, 2013 at 17:47

Pat, fiz tudo como na receita de agrião e ficou pastoso. É assim mesmo? Obrigada pela atenção.

Reply

Pat Feldman June 12, 2013 at 19:06

Isso mesmo!

Reply

Helena July 6, 2013 at 16:08

Pat,
Minha filha de 1 ano e nove meses não aceitou a textura do xarope, com as fibras do agrião. Eu posso coar e acrescentar umas gotas de própolis e reduzir no fogo?
obrigada
Helena

Reply

Danila February 19, 2014 at 11:24

Pat o mel é mesmo contra indicado para crianças menores de 1 ano??
Meu filhote tem ficado resfriado com frequência, e tem apenas 8 meses. Ele toma vitamina C desde qdo nasceu… e o pediatra diz que essa frequência provavelmente é por causa do contato com outras crianças no berçário (que ele frequenta desde os 4 meses).
E sempre fica aquela tosse no final de cada resfriado. Evito remédios / drogas. Tenho dado atualmente um fitoterápico, mas não tem ajudado muito.
Gostaria de fazer esse caseiro. Será que tem problema por conta do mel??

Abraços.

Reply

Pat Feldman February 19, 2014 at 11:48

Danila, pelo que pesquisei não se deve dar mel às crianças menores de DOIS anos. Muitos dizem ser pelo risco de botulismo, mas há também a questão da digestibilidade. Crianças com menos de dois anos não digerem tão bem os açúcares do mel.

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 13 trackbacks }

Previous post:

Next post: