Purê de Abóbora

by Pat Feldman on 20/02/2009 · 9 comments

in Acompanhamentos, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, Papinhas Salgadas, RECEITAS

puredeabobora[ratings]

Como eu havia prometido para a Carla Falcão, hoje publico a minha receita básica de purê de abóbora, que acompanha bem um monte de gostosuras e que também, acompanhada de carne moída ou bem picadinha, dá uma boa papinha para o seu bebê.

Na maioria das vezes eu só me lembro de fazer purê de abóbora em casa quando tem carne seca desfiada, o que tem se tornado cada vez mais raro, já que é quase impossível achar uma carne seca DE VERDADE… Todas no mercado contém no mínimo nitratos e nitritos, que são substâncias super problemáticas e especialmente terríveis para quem sofre de enxaqueca (nitritos e nitratos são conservantes e também aparecem quase sempre em salsichas, linguiças e embutidos em geral).       

Ingredientes:

1 kg de abóboras descascadas  picadas (eu me rendo às facilidades da vida moderna e muitas vezes acabo preferindo comprar a abóbora já descascada e picada, porque descascar esse neócio não é fácil!)

2 a 3 xícaras de caldo de carne caseiro (é o que eu prefiro, mas você pode também usar o de frango, ou outro de sua preferência, desde que caseiro, SEMPRE)

água filtrada

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta do reino

2 colheres de sopa de manteiga (ou óleo de coco, que também fica divino dependendo do que o purê estiver acompanhando)

Modo de Preparo:

Leve as abóboras ao fogo médio numa panela grande com o caldo de carne e água (caso necessário) suficiente para cobrir completamente toda a abóbora.

Junte também o sal e a pimenta.

Mantenha a panela destampada, porque a idéia é que o líquido vá evaporando durante o cozimento e você nem precise coar.

Conforme as abóboras forem amolecendo, vá mexendo ocasionalmente. Dessa forma elas vão se desmanchando e viram um purê cheio de pedacinhos deliciosos.

Quando o purê estiver na consistência desejada, jamais muito “mole”, desligue o fogo, junte a manteiga e/ou óleo de coco, acerte o tempero com sal e pimenta (aqui de novo o meu tempero favorito do momento cai bem: noz moscada) e mexa muito bem para que os sabores sejam incorporados.

Se este purê for destinado a ser uma papinha para o seu bebê, você deve torná-lo ainda mais nutritivo, cozinhando junto da porção do bebê uma colher de sopa (ou mais) de bife de fígado, que na hora de servir porde ser amassado com o garfo, pode ser picado miudinho ou até processado.

Uma colher de sopa de óleo de coco para o bebê também melhora muito a qualidade nuticional da papinha, assim como uma gema de ovo, que pode vir crua se você tiver um fornecedor de ovos de absoluta confiança, ou cozida e amassada, caso você se sinta mais segura assim.

Para o meu filho eu algumas vezes temperava o purê de abóboras ocm gengibre – e nesses ocasiões eu quase smpre usava também o óleo de coco. A combinação desses 3 ingredientes: abóbora, gengibre e coco é simplesmente deliciosa e cheia de saúde!

E agora começa a folia de carnaval!!! DEvo ficar fora uns dias, mas vou tentar deixar algumas receitinhas interessantes programadas para publicação durante esses dias. Uma dica, publicada logo no comecinho deste site, é uma vitamina bem nutritiva e refrescante para ser tomada antes, durante e depois do carnaval: Vitamina! Aproveitem muito, brinquem muito, se fantasiem, descansem! Mas não deixem de se alimentar bem e se hidratar: muita água, água de coco, refrescos e vitaminas!




Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 8 comments… read them below or add one }

Carla Falcão February 21, 2009 at 10:57

Hummm!!!Esse purê deve ficar delicioso!!Com certeza vou experimentar!Obrigada Pat!Bjos!

Reply

Patricia Stabile McCarden February 21, 2009 at 13:46

Nhame!!! Pat, com certeza vou fazer, assim que meu caldo de carne caseiro que estou fazendo na slow cooker ficar pronto!! Queria eu poder usar figado, mas nao acho figado fresco, soh congelado (:-0
O que voce acha, eh possivel usar o figado de boi congelado na papinha do baby ou eh muito arriscado?
Um beijo e bom carnaval!!
ps. Achei ovos organicos certificados, mas ainda assim fico com medo de acrescentar a gema crua, estou cozinhando,nunca se sabe neh?!

Reply

Pat Feldman February 21, 2009 at 16:41

Patricia, eu te passei o contato dos representantes da Weston A. Price aí na Georgia? Eles com certeza vão te ajudar a encontrar o fornecedor de mais confiança possível!

Reply

ISABEL JIMENEZ February 21, 2009 at 18:42

Parece delicioso….
Beijos e um bom Carnaval!

Reply

Célia Cristina February 21, 2009 at 19:46

Oi Pat tudo bem?
Adorei a dica, pois adoro abóbora, aliás todas as suas dicas são ótimas,mas cofeço que tenho tido dificuldades para encontrar alguns ingredientes como o óleo de coco, por exemplo.
Bom carnaval! BJS…

Reply

Liana February 24, 2009 at 11:32

Adoro purê de abóbora! Na minha casa chamamos de Quibebe, mas acho que é a mesma coisa…
Faz tempo que não como, fiquei com vontade….hummm
:)

Reply

ADRIANA September 1, 2010 at 11:04

TENHO UM BEBE DE 8 MESES,PIS SUAS DICAS SAUDAVEIS ME AJUDA MUITO SOU MÃE DE PRIMEIRA VIAJEM.OBRIGADA

Reply

samara May 12, 2011 at 18:42

adorei essa receita muito obrigado eu vi essa receita e fiz e ficou otimo beijo ass samara

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: