Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Papinhas Salgadas RECEITAS

Purê de Abóbora

Olha que delícia a minha receita básica de purê de abóbora! Ela acompanha bem um monte de gostosuras e que também, acompanhada de carne moída ou bem picadinha, dá uma boa papinha para o seu bebê.

Na maioria das vezes eu só me lembro de fazer purê de abóbora em casa quando tem carne seca desfiada. Isso tem se tornado cada vez mais raro, já que é quase impossível achar uma carne seca DE VERDADE… Todas no mercado contém no mínimo nitratos e nitritos, que são substâncias super problemáticas. São especialmente terríveis para quem sofre de enxaqueca (nitritos e nitratos são conservantes e também aparecem quase sempre em salsichas, linguiças e embutidos em geral).       

Ingredientes

1 kg de abóbora cabotiá descascada e  picada (eu me rendo às facilidades da vida moderna e muitas vezes acabo preferindo comprar a abóbora já descascada e picada, porque descascar esse negócio não é fácil!)

2 a 3 xícaras de caldo de carne caseiro (é o que eu prefiro, mas você pode também usar o de frango, ou outro de sua preferência, desde que caseiro, SEMPRE)

água filtrada

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta do reino

2 colheres de sopa de manteiga (ou óleo de coco, que também fica divino dependendo do que o purê estiver acompanhando)

Modo de Preparo

Leve as abóboras ao fogo médio numa panela grande com o caldo de carne e água (caso necessário) suficiente para cobrir completamente toda a abóbora.

Junte também o sal e a pimenta.

Mantenha a panela destampada, porque a idéia é que o líquido vá evaporando durante o cozimento e você nem precise coar.

Conforme as abóboras forem amolecendo, vá mexendo ocasionalmente. Dessa forma elas vão se desmanchando e viram um purê cheio de pedacinhos deliciosos.

Quando o purê estiver na consistência desejada, jamais muito “mole”, desligue o fogo, junte a manteiga e/ou óleo de coco, acerte o tempero com sal e pimenta (aqui de novo o meu tempero favorito do momento cai bem: noz moscada) e mexa muito bem para que os sabores sejam incorporados.

Para o bebê

Se este purê for destinado a ser uma papinha para o seu bebê, você deve torná-lo ainda mais nutritivo, cozinhando junto da porção do bebê uma colher de sopa (ou mais) de bife de fígado, que na hora de servir pode ser amassado com o garfo, pode ser picado miudinho ou até processado.

Uma colher de sopa de óleo de coco para o bebê também melhora muito a qualidade nutricional da papinha, assim como uma gema de ovo, que pode vir crua se você tiver um fornecedor de ovos de absoluta confiança, ou cozida e amassada, caso você se sinta mais segura assim.

Para o meu filho eu algumas vezes temperava o purê de abóbora com gengibre – e nesses ocasiões eu quase sempre usava também o óleo de coco. A combinação desses 3 ingredientes: abóbora, gengibre e coco é simplesmente deliciosa e cheia de saúde!

Leia mais

Uma alimentação saudável precisa ser variada e deliciosa, e o meu livro 30 Dias de Comida de Verdade oferece 30 dias de café da manhã, almoço e jantar, com receitas, para você nunca mais reclamar de monotonia na cozinha.

O livro está disponível na versão impressae-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Hummm!!!Esse purê deve ficar delicioso!!Com certeza vou experimentar!Obrigada Pat!Bjos!

  2. Nhame!!! Pat, com certeza vou fazer, assim que meu caldo de carne caseiro que estou fazendo na slow cooker ficar pronto!! Queria eu poder usar figado, mas nao acho figado fresco, soh congelado (:-0
    O que voce acha, eh possivel usar o figado de boi congelado na papinha do baby ou eh muito arriscado?
    Um beijo e bom carnaval!!
    ps. Achei ovos organicos certificados, mas ainda assim fico com medo de acrescentar a gema crua, estou cozinhando,nunca se sabe neh?!

    1. Patricia, eu te passei o contato dos representantes da Weston A. Price aí na Georgia? Eles com certeza vão te ajudar a encontrar o fornecedor de mais confiança possível!

  3. Oi Pat tudo bem?
    Adorei a dica, pois adoro abóbora, aliás todas as suas dicas são ótimas,mas cofeço que tenho tido dificuldades para encontrar alguns ingredientes como o óleo de coco, por exemplo.
    Bom carnaval! BJS…

  4. Adoro purê de abóbora! Na minha casa chamamos de Quibebe, mas acho que é a mesma coisa…
    Faz tempo que não como, fiquei com vontade….hummm
    :)

  5. TENHO UM BEBE DE 8 MESES,PIS SUAS DICAS SAUDAVEIS ME AJUDA MUITO SOU MÃE DE PRIMEIRA VIAJEM.OBRIGADA

  6. adorei essa receita muito obrigado eu vi essa receita e fiz e ficou otimo beijo ass samara

  7. […] eu recebi um e-mail de uma leitora do site Crianças na Cozinha perguntando sobre a durabilidade do purê de abóbora e se ele pode ser congelado, dentre outras dúvidas relacionadas à conservação. Resolvi fazer […]

  8. Amei as dicas, muito obrigada!
    Eu tenho uma dica. Rs
    Pra você descascar fácil a abóbora coloque ela inteira dentro de uma panela com água fervente por uns 10 a 15 minutos depois a descasque com muita facilidade. ;)
    Bjos e obrigada :)

    1. Se for fazer a abóbora em fatias e assada no forno não precisa tirar a casca, apenas escove bem antes de escaldar.

Comentários estão encerrado.