Cursos de Culinária Infantil CRIANÇAS NA COZINHA – 2a. aula

by Pat Feldman on 20/04/2009 · 24 comments

in Aulas de Culinária, Projeto Crianças na Cozinha

14-04-2009-026[ratings]

Nesta 4a. feira, dia 22 de abril, teremos a segunda aula da série de cursos de culinária infantil CRIANÇAS NA COZINHA.

Na próxima 4a. feira, dia 29 de abril, também no Viandier, acontece a terceira aula da série de cursos de culinária infantil CRIANÇAS NA COZINHA. Outra aula, novos assuntos e novas receitas. Não perca!!

Faça já a sua reserva!

A segunda aula da série Crianças na Cozinha propões receitas com sabores e texturas mais complexos, porém sempre isentos de qualquer ingrediente industrializado. As crianças a partir de um aninho vão se beneficiar imensamente com estas sugestões! São receitas de pratos para a família toda, mas que respeitam a fase de transição das papinhas pastosas e amassadas para os pratos “de gente grande”, afinal seu filho já não é mais tão bebê assim! É a verdadeira educação do paladar e é o verdadeiro cuidado com a saúde do seu filho e de toda a sua família, já que as receitas deste curso servem para as refeições da família toda.

Esta aula para mim é uma das mais importantes, porque é nessa idade, até por volta os 5 anos, que a criança efetivamente  terá seu paladar educado. O que ela vai gostar ou não, o que ela vai preferir dentre opções saudáveis ou não, será decidido nesta fase. Ter opções sempre saudáveis à mão é mais importante do que nunca. Mas opções saudáveis não podem significar sem gosto ou sem graça!

Desde que criei o site Crianças na Cozinha, em janeiro de 2007, tenho conversado com muitas mamães, tenho lido e refletido sobre os comentários de muitas outras e pelo que pude observar, a introdução dos alimentos “comuns” da casa se dá de forma equivocada, de uma forma não muito atraente para a criança…

O que mais ouço falar é: “Eu preparo a nossa comida [a comida da casa] e separo um pouco para meu filho ante de temperar.” Antes de temperar? A pobre criança tem mesmo que comer comida sem gosto? Ou será que nós deveríamos repensar o uso de temperos industrializados? Optar por ervas e condimentos naturais, que fazem bem à saúde e são uma festa de sabor e cor no nosso prato só trás benefícios, só educa bem o paladar das crianças. Pode-se comer de tudo, mas há que se checar a procedência, há que se prestar muita atenção à forma de preparo e, no caso das crianças, em como a comida será apresentada.

Nesta aula vamos cozinhar um pouco, falar muuuuuuuito (mães sempre falam muito, e eu não sou diferente!) e provar gostosuras saudáveis e práticas.

As minhas aulas de culinária infantil acontecem no Espaço Viandier, na cidade de São Paulo. Façam já sua reserva, são poucas vagas para cada aula!

Viandier Casa de Gastronomia

Alameda Lorena, 558 – Jardim Paulista
São Paulo – SP

Inscrições:

pelo telefone: (11)3057-2987

por e-mail: casadegastronomia@viandier.com.br

Para saber sobre a possibilidade dos cursos de culinária infantil Crianças na Cozinha em outras cidades, FALE COM A PAT!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 20 comments… read them below or add one }

odete April 21, 2009 at 9:15

Pat boa sorte com a segunda aula.

è muito importante esse tipo de informacao, eu tenho uma colega que tem uma menina de 9 aninhos e que a mae simplesmente habituo a crianca a comer masssinha com manteiga, so pure de batata ou arroz branco, a menina em questao ate agora nao aceitava nenhum molho na comida, se perunguntavamos se queria um pouco de molho de tomate ela respondia logo que nao.
Mas o mais hilariante é que a mae dela acha que esta a fazer uma alimentacao correcta.
bjs

Reply

Maria Christina de Sousa April 21, 2009 at 19:27

Hoña Pat,

Passei aqui so para dizer que estou fora do Brasil ha 9 dias e ate esse momento nem uma crise de enxaqueca. Com o frio que faz por aqui ate papinha infantil iria bem, mas estou segurando as pontas com as barrinhas, castanhas e granolas.
Tomara que essa geraçao de crianças de agora se tornem grandes aventureiras tambem.
Tchau

Reply

Marcia April 22, 2009 at 8:22

Muito legal esse curso, gostaria muito de participar, porem em dia de semana fica dificil por causa do trabalho! Sempre acompanho seu blog, parabéns. Tenho uma filha de 2 anos e tento dar uma alimentação sudável!!!
Sugiro uns cursinhos de fim de semana se possivel… rs

Reply

Pat Feldman April 22, 2009 at 8:23

Marcia, já estamos pensando nesta possibilidade! Basta haver procura!

Reply

ELIS April 22, 2009 at 9:38

TENHO ENXAQUECA E ME PREOCUPO COM MINHA FILHA DE 1 ANINHO,GOSTARIA DE SABER QUAIS ALIMENTOS DEVO EVITAR DAR A ELA. SERIA POSSIVEL EU RECEBER ALGUM EMAIL REFERENTE A ISSO? MORO NO INTERIOR E É QUASE IMPOSSIVEL PARTICIPAR DOS CURSOS, INFELIZMENTE! SERIA INTERESSANTE EU SABER ATÉ MESMO PRA MIM. OBRIGADA E PARABENS PELA PREOCUPAÇÃO, PRINCIPALMENTE COM AS CRIANÇAS!!!

Reply

Pat Feldman April 22, 2009 at 11:35

Elis, evitar alimentos industrializados é o primeiro passo para uma alimentação saudável, e aqui no site você encontra uma infinidade de receitas para preparar para ela. Em breve disponibilizaremos as apostilas na forma de e-book para os interessados, e até o final do ano (assim espero), lançaremos um livro completo!

Um beijo!

Reply

marli April 22, 2009 at 11:19

acho interessante um curso destes, porem trabalho fora durante toda semana,e alem disso só recebi o email de voçês hoje dia 22/04,infelismente não tenho como participar.se tiver algum final de semana vou adorar.

Reply

Pat Feldman April 22, 2009 at 11:34

Marli, estamos pensando memso em marcar algumas das próximas aulas num sábado, já que tem havido procura!

Reply

diovana April 23, 2009 at 7:10

quais alimentos provoca dor de cabeça?

Reply

Pat Feldman April 23, 2009 at 7:48

Diovana, falar daquilo que provoca ou não é muito simplista. Leia com atenção o livro A DOR DE CABEÇA MORRE PELA BOCA, e se você se interessar, assista a um de nossos cursos, para enteder claramente a questão.

Reply

leonardo April 23, 2009 at 11:19

olá eu tenho 11 anos e queria saber como faço para me inscrever nesse curso?

Reply

Pat Feldman April 23, 2009 at 13:31

Olá Leonardo, para se inscrever nos cursos você ou um de seus pais deve telefonar ou enviar um e-mail ao Viandier:

telefone: 3057-2987

ou

e-mail: casadegastronomia@viandier.com.br

Te espero por lá!!!

Reply

Andréa May 1, 2009 at 0:09

Pat!
estou super afim de conheçer as suas aulas!!
vou fazer o possível pra conseguir e fazer uma reserva!

Reply

Pat Feldman May 1, 2009 at 7:43

Andréa, a próxima aula será no dida 8 de maio, uma 6a. feira. Te espero lá, ainda tem vagas!!

Reply

tati August 19, 2009 at 23:04

Ola´ Pat gostei muito do seu site vai me ajudar bastante com o meu filho que não gosta muito ded frutas elegumes. Parabéns!

Reply

Dileísa December 3, 2009 at 23:46

Olá, fiquei muito feliz de encontrar um site assim, tão envolvido na culinária infantil, nos ajudando a como enfrentar no dia de hoje essa maravilhosa experiência,porém muitas vezes com tanta rejeição por parte das nossas crianças, o que fazer nesta hora crucial?
Tenho três filhos pequenos,um de 6 anos, outro de 4 anos, e outro de 3 anos, imagine só a festa que é, rsrs
Abs

Reply

Pat Feldman December 4, 2009 at 7:38

Dileísa, aqui no site eu já publiquei diversos artigos sobre o que fazer com crianças difíceis de comer. Dá uma boa olhada em tudo, e qualquer coisa, volte a me escrever!

Reply

fabio January 4, 2010 at 21:05

eu queria tirar um curso de culinária e tenho 13 anos nas não tenho dinheiro para pagar gosto muito de cozinhar e eu já sei fazer muitas comidas

Reply

Filipi January 23, 2011 at 16:44

Eu queria, saber de quantos anos ate quantos anos pode fazer o curso de culinaria.

Obrigado.

Reply

Pat Feldman January 23, 2011 at 20:31

Existem opções de cursos para todas as idades, inclusive para adultos!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 4 trackbacks }

Previous post:

Next post: