Dicionário de Ervas e Condimentos

Dicionário de Condimentos: Noz Moscada (Myristica fragrans)

nut021Nem sei como eu demorei tanto para falar dessa iguaria, que nunca falta na minha cozinha e dá um gostinho especial a tudo!

A árvore sempre verdejante desta delícia, originária das Ilhas Banda, na Indonésia, também chamada de “Ilha dos Temperos”(humm, já deu vontade de ir conhecer!), produz um fruto que resulta em duas especiarias: a noz moscada e o macis (falo sobre ele logo). No século VI as duas especiarias eram parte de uma caravana de vendas que ía a Alexandria, no Egito; elas possivelmente chegaram à Europa pelas cruzadas.

Seu primeiro uso na China, India, Arábia e Europa foi medicinal. Quando os portugueses passaram a trazê-la diretamente das Ilhas Banda, a noz moscada ganhou importância como tempero, e por volta do século 18 virou uma verdadeira febre na Inglaterra.

Tanto a noz moscada quanto o macis (sua casca, também usada como condimento), possuem um sabor similar, muito rico, fresco e aconchegante. A noz moscada cheira doce, mas é mais amendoado do que o macis. O sabor das duas especiarias é extremamente reconfortante e elas são extremamente aromáticas, mas a noz moscada tem toques de cravo e um sabor mais profundo, ligeiramente amargo e amadeirado.

Partes usadas:

Núcleo da semente

Como comprar e armazenar:

A noz moscada é sempre melhor quando comprada inteira e ralada só na hora do consumo. Quando guardada em embalagens bem fechadas ou à vácuo, duram quase indefinidamente e são sempre facilmente raladas ou moídas quando se desejar. Uma vez moída ou ralada, a noz moscada perde rapidamente seu sabor.

Usos culinários:

Na Índia a noz moscada é mais utlizada que o macis (sua casca, também saborosa) porque é um pouco mais barata, mas de qualquer forma os dois condimentos são usados com parcimonia, como deve ser. Os árabes usam noz moscada e macis em muitos de seus doces e pratos à base de carneiro. No norte da África a noz moscada é utilizada como parte de mix de temperos com nomes bem exóticos: “qâlat daqqa tunisiano” e o “ras el hanout marroquino”. Os europeus usam demais a noz moscada (como eu!), tanto em pratos salgados como em doces.

A noz moscada é comumente utilizada em bolos e pães de mel, bolos de frutas, ponche ou qualquer outra sobremesa com frutas.

A noz moscada também tempera muito bem pratos à base de ovos e queijos.

Os holandeses acrescentam noz moscada ao repolho,, couve flor, purês de legumes em geral (no purê de batatas é simplesmente divino!), consomês e pudins de frutas. Os italianos por sua vez utlizam a noz moscada em quantidades mais substanciosas em mix de legumes, espinafre,e em recheios ou molhos para massas (ah, um molho branco sem noz moscada perde muito em sabor!!). Na França a noz moscada é usada junto com pimentas e cravo em consomês e ragus de cozimento bem lento.

Em grandes quantidades a noz moscada tem um efeito alucinógeno que pode se tornar tóxico. Mas essas quantidades são grandes MESMO, não se preocupe com a quantidade usada nos seus temperos.

A noz moscada combna muito bem com cardamomo, canela, cravo, coentro, cominho, gengibre, macis, pimenta e tomilho.

Experimente também algumas pitadas no seu chocolate quente, em compotas de frutas e no sorvete de creme caseiro.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. Pat,

    Adorei saber sôbre o uso deliciosa da noz moscada. Vou usá-la nas minhas receitas. Grata. Diva Falcão.

  2. Pat,
    conheci com você a noz moscada e me apaixonei.
    Muito obrigada por apresentar a mim e minha família um mundo novo de sabores e temperos.

    Flávia

  3. Pat,
    Ótimas informações! Mas só um detalhe: todo nome científico de espécie deve vir com o nome do gênero em letra maiúscula (no caso Myristica) e o epípeto específico em minúscula (no caso fragrans) – Myristica fragans.

    Beijos

  4. Pat, tb sou “fã” da noz moscada, realmente dá mesmo um gostinho
    especial. Não uso tanto como gostaria, porque minha mãe tem alergia intestinal com essa iguaria. Nos restaurantes de boa cozinha, sempre está presente a NOZ MOSCADA. Boa semana !

  5. Fiz um curry maravilhoso aqui em casa esse findi e apesar de estar meio apimentadinho os meus meninos adoraram!!! Me fala se quizer a receita…

  6. Excelente texto sobre Nos moscada!Adoro usá-la nos pratos que preparo. Este artigo me fizera recordar a primeira vez que provei nos moscada!!! Estava com cólicas terrivéis e minha tia preparou um chá de nos moscada, estava com tanta dor que não rejeitei de forma alguma! Tomei com tanta certeza de que ia funcionar…. Que deu certo! a cólica foi embora! Engraçado, e só depois de muito tempo descobrir que nos moscada na culinária é ótimo!!! Gostaria de registrar a mágia penetrante que é cozinhar com suas receitas!!!! Venho descobrindo um mundo ao qual não conhecia só visitava para me servir durante as refeições, ou para uma rápido lanche em meio as refeições principais, ou ainda para arrumar a cozinha!

Comentários estão encerrado.