Alimentação ARTIGOS Gravidez MAIS...

Alimentação da mãe influencia no sexo do bebê. Será?

Picture 9[ratings]

Eu li esta notícia no site Minha Vida, mas já tinha ouvido falar desse assunto diversas vezes e há bastante tempo. Minha mãe mesmo já dizia coisas como comer muita pimenta para tal sexo, tomar muito leite para outro (não me lembro exatamente qual era qual).

A crença de que o tipo de alimentos que comemos pode influenciar no sexo do bebê concebido não é coisa nova. Nossas vovós, bisavós, trisavós e mais gerações anteriores tinham teorias completas sobre o assunto, cheias de sabedoria instintiva. E as vovós não falavam só de comida não! Tinham auqelas que acreditava que a cada época do ano, cada fase da lua, propiciavam a concepção de meninos ou menias.

Atualmente a ciência resolveu estudar mais cuidadosamente a sabedoria centenária e tem chegado a conclusões interessantes… Mas vale lembrar que muito mais do que o sexo do bebê, a alimentação dos pais (e não só da mãe) é fundamental para definir a saúde do filho não só dentro da barriga e no nascimento, como para a vida toda!

Mamães e papais, cuidem da sua alimentação! Para as mamães grávidas, algumas dicas que usei durante a minha gravidez, depois de ter pesquisado bastante, e que foram ótimas. CLIQUE AQUI para ler mais sobre uma alimentação saudável na gravidez.

CLIQUE AQUI para ler também um texto bastante interessante que reproduzi aqui no site há algum tempo e fala exatamente sobre o que nossos pais comem e a influência na nossa vida futura.

Vou reproduzir o texto do site aqui para os leitores do site Crianças na Cozinha, e se alguém conhecer mais alguma crença que envolva alimentos e sexo do bebê, escreva nos comentários abaixo. Não sei o quanto essas sugestões funcionam ou não e nem acho que alguém deva “se entupir” deste ou daquele alimento pensando que com isso definirá o sexo do seu bebê. Importante é ter uma alimentação balanceada, comer um pouquinho de cada coisa e o melhor, de forma bem saborosa!

A propósito, não importa o ue pesquisadores possam dizer, não importa o quanto você queira um menino, evita o máximo que puder o consumo de açúcar!!! O consumo de açúcar pode levar a diabetes, cáries e outros tantos problemas muito desagradáveis para sua saúde e estética.

Dieta da mãe interfere no sexo do bebê

Uma alimentação rica em açúcar facilita o nascimento de meninos

Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, em conjunto com a Universidade de Exeter, no Reino Unido, há uma relação estreita entre a dieta da mãe e o sexo do bebê.

Durante o estudo, foram observadas mais de 700 gestantes durante todo o período da gravidez. Metade delas ingeriu alto teor de açúcar e de calorias durante a gestação, enquanto a outra metade seguiu uma dieta com menor teor calórico e com menos açúcar. Ao final da pesquisa, constatou-se que 56% das mães que ingeriram maior quantidade de açúcar tiveram meninos e 45% daquelas que seguiram uma dieta restrita deram à luz meninas.

Embora o sexo da criança seja geneticamente determinado pelo pai, a pesquisa confirma a hipótese de que altos níveis de glicose no sangue encorajam o desenvolvimento e crescimento de embriões masculinos e inibem os femininos.

O próximo passo da pesquisa é entender como esse mecanismo funciona em países subdesenvolvidos, em que a dieta é sempre mais restrita. Para os pesquisadores, os resultados obtidos podem ser o caminho para explicar a redução do nascimento de meninos em países subdesenvolvidos nos últimos anos.

A nutricionista do MinhaVida, Ellen Simone Paiva, explica que a ingestão de açúcar é essencial para o desenvolvimento de bebês saudáveis, mas vale ressaltar que alterações significativas nas taxas de açúcar no sangue podem ocasionar diabetes gestacional. “Este tipo de diabetes pode atingir até 7% das grávidas, mas não impede uma gestação tranquila, quando é diagnosticado precocemente e recebe acompanhamento médico, durante a gestação e após o nascimento do bebê. Mas caso não seja tratada, pode afetar mãe e feto”, diz.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Ai Pat,
    essa matéria pelo jeito mostra só metade da pesquisa. Eu fiz tratamento para engravidar, minha filha nasceu via ICSI e o médico que me acompanhou aconselhou a ingerir muita fruta (frutose) e proteina (em forma de leite, queijos e iogurtes) durante o tratamento para ajudar na nidacao do embriao. Sabe-se hoje que a alimentacao do homem interfere na formacao de espermatozoides e a da mulher na mucosa. Sao tantos fatores a levar em conta!
    Pelo que eu li (“Metade delas ingeriu alto teor de açúcar e de calorias durante a gestação”) parece até que o sexo pode mudar depois da mulher já estar grávida ;-) Pode ser que o feto influencie o gosto da mae?

    Seu aviso é bem válido, pois muita gente pode achar que acúcar vai ser bom durante a gravidez!

    1. Pois é, Marcia! E não precisa ser nenhum gênio ou pHd em nutrição ou medicina para saber que açúcar refinado só faz mal!!

  2. Aqui em Brasília existe uma empresa chamada BabyRight. Ela presta serviços nesse sentido (não sei se é para outras coisas também), de orientar e acompanhar a futura mãe através de alimentação e outras técnicas (ato em função do dia da ovulação, etc…) para que o filho seja do sexo que os pais preferem…
    Bom pelo menos tinha há uns 6-7 anos atrás, não sei se ainda existe…

  3. Nossa! Achei mega-furada essa pesquisa! Resultados muito inconsistentes, não acrescentaram em nada.

    Se fosse assim, teria dado a luz a um menino, porque nunca comi tanta torta de chocolate com nozes como na época de gravidez (nem sei como minha glicemia se manteve firme rs).

    Abs,

  4. Sei que o colo do utero sendo mais acido favorece o nascimento de meninas uma vez que os espermatozoides que serão futuros meninos são mais fragéis e são eliminados logo, e os primeiros 10 dias antes da menstruação é favorável a meninos pois o utero esta menos acido e o útero não os rejeita. Apos a menstruação ele fica mais acido favorecendo meninas, portanto alguma alimentação aumenta este teor de acidez no utero.Sei que na epoca da menstruação é bom evitar certos condimentos, pepino, leite e derivados, assim a menstruação não é tão abundante e o cheiro não é tão acido.
    Zeze Silva

  5. Tambem acho que eh furada… eu estava sem comer nenhum acucar ou massa por um bom tempo na epoca que fiquei gravida do meu terceiro e ele eh um meninao. E tb usei o calendario Chines pq queria DEMAIS uma menina ja que ja tinha 2 meninos e nada… no mes que engravidei mostrava no calendario chines como o mes praticamente todo dando como resultado meninA e aqui estou eu com tres meninOs! :)

  6. Bom tenho duas meninas e estou gravida todos os meus teste dão menino…torço muito mas vindo com saude e o que emporta..em questão de doces nessa gravidez como muito ..pirulito ..balas ..doces…bom adoro.. isso me preocupa por causa da diabete…na gravidez das meninas minha pele ficou linda..nessa minha pele está cheia de espinhas com dois meses minha barriga parece gestação de cinco..será que pode ser homem..? meu marido sótem mulher.

  7. Eu não concordo com a teoria dos doces para meninos e comidas mais saudáveis para meninas…Bom, eu sou a prova disso: quando fiquei grávido do meu filho, eu só queria comer coisas como: verduras, sucos saudáveis, eu desejava comer frutas(principalmente pêra) . Se fosse verdade, homens gostavam mais de comer doces do que mulheres…Quanto ao sexo do bebê, o meu médico falou que quanto mais ácida é região intima da mulher, mais a chance de ter menina( fazer ducha vaginal com uma colher de vinagre branco para 2/3 de copo de água antes da relação, para aumentar a acidez vaginal) Obs: mesmo assim, para quem já tem menino, a chance de ter outro menino é de 80% , segundo ele. E a mulher não pode chegar ao orgasmo e só pode fazer sexo até 2 dias antes do início do período fertil!
    Eu recomendo esse site para saber a probabilidade do sexo do bebê: http://www.astralonline.com.br( link sexo do bebe), deu certo com várias amigas minhas!

Comentários estão encerrado.