RECEITAS Sobremesas Sorvetes

Sorvete Rústico de Amêndoas e Mel

Picture 8Cursos CRIANÇAS NA COZINHA

CLIQUE AQUI e saiba mais!

Apesar de hoje termos tido um dia bastante ensolarado (e agradável), as temperaturas não estão particularmente altas aqui por São Paulo. Mesmo assim eu tirei o fim do dia para aperfeiçoar uma receita de sorvvete totalmente livre de leite e derivados.

Eu estava devendo essa receita para aqueles que têm algum tipo de intolerância ou alergia relacionada ao leite e principalmente a alguns clientes que seguem a dieta kosher, não misturam carne com leite e ainda assim adorariam ter um sorvete cremoso para suas sobremesas.

Da forma que eu preparei o sorvete hoje, tive como resultado uma massa deliciosamente cremosa e ligeiramente rústica, com minúsculos pedacinhos de amêndoas. Para quem está acostumado a sorvetes industrializados, completamente homogêneos, repletos de aromatizantes e flavorizantes que dispensam uma quantidade maior de amêndoas, o sorvete pode parecer esquisito no começo. Esquisito não, talvez não seja o termo correto. Você talvez o ache meio “feiozo”, ou pesado demais, ou rústico demais.

Ele pode parecer tudo isso, rústico e “pedaçudo” ele realmente é, mas o sabor é inigualável, sabor de amêndoas de verdade! E saudável, preparado com ingredientes selecionados, usando procedimentos cuidadosos.

Eu recomendo que você experimente primeiro assim, bem rústico, e depois acompanhe aqui no site a evolução desta receita. Talvez eu acabe me rendendo e ache um jeito de deixar o sorvete mais lisinho e uniforme, como o grande público normalmente prefere simplesmente porque ele parece mais bonito (porque mais gostoso, vai ser difícil!)

Ingredientes:

2 xícaras de amêndoas crocantes

1,5 xícaras de água gelada

1 colher de sopa cheia de extrato natural de baunilha

1 colher de chá de extrato natural de amêndoas (o extrato de amêndoas que eu tenho aqui em casa é bastante forte, mas se você provar essa quantidade achar que a massa ainda está meio sem gosto, use um pouco mais)

1/2 xícara de mel orgânico

2 gemas cruas

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 5 minutos ou até a mistura ficar totalmente homogênea e ganhar corpo.

Transfira para a sorveteira e siga as instruções do fabricante.

Nas minhas outras receitas de sorvete há uma explicação de como prepará-los sem a sorveteira. Uma explicação bem básica que corre por diversos sites de receitas e que pelo que me contaram dá super certo. Com essa receita eu não sei, não testei. Se alguém quiser testar, venha contar depois:

Caso você não tenha máquina de sorvete em casa, leve a mistura ao freezer. Assim que começar a gelar, bata na batedeira e volte ao freezer, deixando lá mistura de uma a duas horas. Bata novamente e repita o processo até conseguir a consistência cremosa do sorvete.

Atendendo a pedidos, uma palavrinha sobre o extrato natural de amêndoas!!

Há alguns anos meu marido comprou o extrato natural de amêndoas que usamos até hoje (bem forte) na Botica ao Veado D’Ouro – acho que foi o melhor que já encontramos.

Nos Estados Unidos, em lojas de produtos naturais e orgânicos, também se encontra facilmente o verdadeiro extrato de amêndoas.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

22 comentários

  1. Como fazer o extrato natural de amêndoas?
    Teria a receita?

    1. Oi Débora, a “receita” do extrato de baunilha é das mais fáceis: comprar pronto! Há alguns anos meu marido comprou o que usamos até hoje na Botica ao Veado D’Ouro – acho que foi o melhor uqe já encontramos.

      Nos Estados Unidos, em lojas de produtos naturais e orgânicos, também se encontra facilmente o verdadeiro extrato de amêndoas.

      1. Ola Pat,
        Voce podera encontrar o extrato de amendoas da Veado Douro agora em Pinheiros. O tel da Botica é (11) 3819.8000

  2. Sou viciada em sorvetes e confesso que esse deu água na boca!!
    Adorei a receita, basta fazer..rs

  3. PAt, o extrato natural de amêndoas vc compra ou faz em casa? Onde vende? Bjs e Obrigada!

  4. Pat, como faz seu extrato natural de amêndoas? Posso usar as amêndoas sem ser crocantes? Na verdade não tenho acertado amendoas ou castanhas de caju crocantes, umas ficam duras outras boas…as nozes e as castanhas do Brasil ficam boas…o que será que ocorre?
    bjs,
    Debora

  5. Legaus! e como eu consigo o extrato natural de amêndoas? porque com certeza não deve ser aquele vidrinho vendido no supermercado?

  6. Pat, seu site está nos meus favoritos!Vc me dá uma indicação de sorveteira e iogurteira para comprar?as marcas disponiveis são desconhecidas prá mim…
    Obrigada!bjs!

    1. Tatiana, a melhor iogurteira, na minha opinião, é uma panela grande (ou recipiente de vidro, melhor ainda), uma manta ou toalha e um local abrigado como o seu forno. Poque para preparar o iogurte, tudo que você precisa é aquecer o leite, misturar a “isca” e manter o leite morninho durante algumas horas, e isso você consegue embrulhando o recipiente do iogurte com uma manta ou toalha e guardando o “pacotão” dentro do forno, que eu acho que é o local mais abrigado das casas.

      A sorveteira que eu tenho aqui em casa é ótima, porém nunca mais encontrei para vender. Foi um achado, uma marca “genérica”, um preço ótimo e funciona muito bem. Hoje eu compraria a Cusinart, como essa no site do William Sonoma (confira AQUI) ou o acessório da Kitchen Aid (confira AQUI) para sorvetes, jáque a batedeira eu já tenho em casa.

  7. Pat, vc acha q essa mesma receita fica legal com pistache? Uma amiga disse q comeu um sorvete de pistache sem leite incrivel, fiquei curiosa para fazer, mas não achei receita! O q vc acha? Bjs

    1. Pode ficar interessante, e se meu marido souber da idéia com certeza vai pedir pra testar!! Eu não me animo muito… Não gosto de pistache…

  8. Oi, Pat!
    Só queria saber se não há nenhum problema em consumir o ovo cru. Já ouvi falar no risco de salmonela e fiquei meio preocupado.
    Ah, normalmente eu uso os ovos Yamaguishi mas às vezes não encontro e vai aquele Label Rouge, mesmo.
    Valeeeu!

    1. Olá Caio,
      Antes de mais nada, fico sempre com peninha do ovo, que ganhou a fama de transmissor malvado de salmonella enquanto na verdade qualquer alimento cru ou mal processado pode transmiti-la. Houve até um caso nos EUA em que biscoitos da Kraft tiveram contaminação por salmonella!!!
      Eu consumo gemas cruas quase diariamente e dou para os meus filhos também. Aprendi que uma boa forma de prevenir o contágio por salmonella é lavar muito bem a casca dos ovos (até com água e sabão) imediatamente antes de usar os ovos, já que a salmonella está na casca e não no interior dos ovos. A contaminação aconteceria no momento em que se quebra o ovo!

  9. OI Pat!
    A partir de que idade as crianças podem comer a gema crua? minha nenem fez dois anos essa semana.
    Beijos e parece DE-MAIS!!!!! essa receita!!!!

      1. Nossa, que maravilha!
        aqui também comemos ovos orgânicos e caipiras! vou amanhça mesmo procurar o extrato de amêndoas.
        Obrigada, pat!
        Beijos e obrigada!
        PS estou fazendo direto as receitas de bolo com o fermento caseiro que peguei a receita aqui. Sucesso total!

Comentários estão encerrado.