DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa Cremosa de Pupunha com Shiitakes

Uma boa sopa cremosa aquece corpo e alma, pode ser o início de uma refeição incrível ou a própria refeição completa – você escolhe o tamanho da porção e se delicia.

Na feira de orgânicos da Água Branca é possível comprar palmito pupunha e shiitakes (ou outros cogumelos) orgânicos praticamente durante o ano todo. E vale a pena!

Não tenho muito mais o que falar sobre a sopa, tem que fazer e provar, mas como sempre fica a lembrança: escolham ingredientes a dedo e preparem com todo o amor e carinho.

Ingredientes:

1 + 1 colheres de sopa cheia de manteiga

1 cebola média finamente picada

600g de pupunha fresco fatiado (se não achar do fresco, use uma boa marca de conserva e enxágue bem antes de colocar na panela)

200g de shiitakes frescos fatiados

1/3 de xícara de vinho branco seco

1 + 1 xícaras de caldo de frango caipira caseiro

1 xícara de creme de leite fresco

1/3 de xícara de cebolinhas picadas

1 pitada generosa de noz moscada ralada na hora

1/2 colher de chá pimenta do reino moída na hora (ou até mais, porque essa sopa pede tempero!)

sal à gosto

Modo de Preparo:

Numa panela derreta uma colher de sopa de manteiga e junte a cebola picada.

Refogue rapidamente, mexendo sempre, e junte a pupunha. Mexa sempre, até que a pupuha fique amolecida e comece a ficar ligeiramente dourada (leva quase 10 minutos, se você tiver cortado a pupunha em fatias de cerca de 1cm).

Junte uma xícara do caldo de frango, mexa bem, desligue o fogo e reserve eu gosto de esfriar um pouco antes de levar ao liquidificador, para evitar acidentes).

Em outra panela, um pouco maior, derreta a outra colher de sopa de manteiga (por favor, JAMAIS substitua por margarina!!) e junte os shiitakes previamente temperados com sal e pimenta do reino.

Mexa bem por cerca de 5 minutos e junte o vinho branco. Mexa até secar o vinho  – outros 5 minutos, mais ou menos e junte o restante do caldo de frango.

Abaixe o fogo e deixe a panela semi tampada.

Bata a mistura de pupunha no liquidificador até obter um creme totalmente homogêneo. Junte o creme de leite fresco e bata rapidamente.

Transfira o creme de pupunha para a panela do shiitake, acerte a consistência do creme com mais água ou caldo de frango e deixe aquecer à temperatura desejada (eu gosto de sopas fumegantes, já meu marido prefere temperaturas mais amenas).

Desligue o fogo, junte as cebolinhas, acerte o tempero com sal, pimenta e noz moscada.

Sirva imediatamente!

As fotos eu vou ficar devendo. A fome estava grande e não deu nem para esperar uma foto!

Mais sopa!

Se você quer mais receitas de sopas, não deixe de adquirir o meu livro Deliciosas Sopas e Caldos, que está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Pat, eu fiz essa sopa no domingo, com aquele calor todo, pois estava com água na boca para comê-la e tinha comprado os ingredientes no sábado na feira…Ficou divina!!
    bjs
    Debora

Comentários estão encerrado.