DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Molhos RECEITAS

Tempero completo caseiro

Picture 7Comida gostosa de verdade é sempre bem temperada, mas bem temperada não significa nenhum gosto em exagero, muito menos nenhum excesso., muito menos artificial Uma comidinha bem temperada, seja ela muito simples ou muito elaborada, tem sabor equilibrado, nada se sobressai demais nem de menos. Harmonia no sabor, no aroma e nas cores.

Aqui em casa eu costumo picar tudo fresquinho, na hora de usar. Vez ou outra quase corto o dedo de tanta pressa, vez ou outra deixo menos gostoso por preguiça de picar tudo miudinho. A comida sai boa do mesmo jeito, mas eu sempre fico achando que poderia ter saído melhor se eu já tivesse o tempero pré-pronto.

Não!! Nada de usar aqueles temperos prontos de supermercado!! Mas eu me lembrei do pai de um amigo meu, que fazia um tempero caseiro delicioso. Na época não dei muita atenção ao assunto, mas devo ter ao menos reparado, porque a receitinha começou a vir mais ou menos na minha mente outro dia desses e com aquilo que me lembrava e com aquilo que gosto de inventar, criei a minha própria receita de tempero caseiro.

Eu continuo achando que esse tempero, mesmo caseiro, não substitui tudo picadinho na hora, mas é mil vezes melhor do que qualquer tempero que você possa comprar pronto, industrializado, num supermercado qualquer e, convenhamos,  nesse mundo de correrias, um pouco de praticidade não faz mal à ninguém!

O preparo é simples, não faz muita sujeira e você pode fazer uma boa quantidade, que dura cerca de 3 semanas muito bem guardada em potes de vidro na geladeira. Mas precisa ser pote de vidro, heim!!

Ingredientes:

2 cabeças de alho grandes

2 cebolas grandes

1 colher de sopa de sal

1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora

2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

1/2 xícara de salsinha (opcional)

Modo de Preparo:

Descasque os alhos e as cebolas e leve ao copo de liquidificador.

Junte os demais ingredientes e bata bem até obter uma mistura homogênea.

Guarde na geladeira em potes de vidro herméticos por até 3 semanas.

O tempero fica forte, então sugiro que você use uma pequena quantidade para dar “aquele gostinho” e depois complemente com outras ervas e condimentos da sua preferência.

Para vocês terem uma idéia de como uso, para uma xícara de arroz eu uso uma colher de chá desse tempero e depois acerto o sal e a pimenta. Hoje cozinhei 500g (cerca de 3 xícaras) de feijão e usei uma colher de sopa bem cheia desse tempero. Completei ocm mais sal e algumas folhas de louro.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

15 comentários

  1. Pat faz tempo que ando atras desse tempero.Adoro temperar uma boa carnd com esse tempero.
    Pat sabe a receita de tempero de pimentao?

  2. Eu também deixo um temperinho desses na geladeira… ajuda muuuuito na hora do aperto! Recomendo com cebola roxa… fica bonito e uma delicia!

  3. Nossa, isso é muito bom, se der tempo, vou fazer ainda hoje a noite para deixar na geladeira.
    Obrigada por todas as receitas e dicas que vc sempre coloca no site.
    Bjuss

  4. Pat, encontrei esses dias num supermercado aqui em Fortaleza(CE) azeite de semente de linhaça prensagem a frio… fiquei com receio, pois não sabia que gosto tinha, então resolvi não arriscar… mas se o azeite de oliva extra virgem é bom pra saúde, imagino que o de semente de linhaça também deve ser.!?
    um abraço.

  5. Pat, eu vi certa vez a Vera Falcão, do Fora do Manual, comentar que não se deve misturar cebola e alho numa mesma refeição, pois não se aproveita devidamente as propriedades curativas/preventivas de cada um. Você já pesquisou sobre isso?

    1. Silvia, nunca ouvi falar disso, mas vou dar uma verificada…

      DE qualquer forma, fazer este tempero só com alho ou só com cebola também pode ser uma idéia, principalmente para quem não gosta de um dos dois ingredientes.

  6. Fiz o tempero ontem. Troquei a pimenta do reino pela calabreza e acrescentei um pedaço de pimentão. Meu arroz ficou divino!!!

  7. O que eu tenho feito aqui em casa, e colocar alhos descascados no azeite temperado com algumas pimentinhas e folhas de louro, fiz o mesmo com a pimenta dedo de moça, acho que ajuda muito na hora de cozinhar ter os alhos prontos para uso, e o azeite fica bem cheiroso…

    Tambem tenho socado o sal grosso no pilão, com pimenta da jamaica, sementinhas de mostarda e folhas secas de alecrim, faço bastante e guardo num vidro, assim fica o sal temperadinho para varios dias, e fica uma delicia!!

  8. […] deixar de lado os temperos prontos, prepare seu tempero completo em casa. A receita eu até já ensinei AQUI. Para sumir para sempre com os “cubinhos de veneno” […]

Comentários estão encerrado.