RECEITAS Sobremesas

Pudim de Tapioca com Coco

Esses dias ando inspirada com as sobremesas… De repente pareceu que eu tenho poucas opções aqui no site, já que aqui em casa se come muito pouco doce como sobremesa. Preferimos frutas!

Muito diferente da casa da minha avó, onde eu cresci ouvindo que fruta não é sobremesa… Vocês não imaginam o quanto esse pensamento atrasou o meu gosto por frutas frescas!! Até hoje tenho a impressão de que como menos frutas do que poderia ou deveria.

Já meu marido e meu filho, se entopem de frutas diariamente!

Prepare um docinho vez ou outra, mas não abuse na frequência e nem na quantidade. Uma sobremesa bem feita, com ingredientes selecionados, é tudo de bom para tratar a mente e o espírito, trazer uma alegria à refeição, mas em excesso, ainda que com ingredientes frescos e totalmente naturais, pode fazer mal para o corpo.

Aqui em casa eu procuro adaptar receitas já conhecidas, substituindo ingredientes refinados demais por opções mais naturais e mais saudáveis e ainda assim muito saborosas. De vez em quando, num daqueles dias de inspiração absoluta, invento receitinhas do nada, se bem que, devo confessar, sobremesas não são o meu forte na hora da invenção…

A sobremesa de hoje foi inspirada na receita de manjar branco. Sem a tradicional calda de ameixas, porque depois que eu vi a quantidade absurda de açúcar que leva, desanimei completamente!! Mas enfeitar com ameixas secas simplesmente, pode ser uma boa idéia…

Ah, e uma coisa legal que acabei de descobrir, essa receita é livre de glúten!! Tapioca não contém glúten! E quem quiser se livrar do leite por alguma razão, pode substituir o leite de vaca por leite de amêndoas ou castanhas – acho que só leite de coco não deixa a receita “robusta” o suficiente, mas também pode ser uma tentativa válida!

E para aqueles que querem uma receita verdadeiramente “robusta”, pode ser uma boa idéia substituir o leite integral por creme de leite fresco. Hummm, deve ficar uma delícia!!

Ingredientes:

1 xícara de leite integral

1/3 de xícara de tapioca

120g de coco fresco ralado

2 xícaras de água filtrada ou água de coco natural (não use de caixinha!)

3 colheres de sopa de mel não filtrado

1 gema de ovo caipira crua

Modo de Preparo:

Misture a tapioca ao leite integral já na panela em que vai preparar o pudim e reserve, deixando descansar por cerca de uma hora.

No liquidificador bata o coco fresco ralado com a água ou água de coco, gema de ovo e o mel até obter uma mistura completamente uniforme.

Junte a mistura ao leite ocm tapioca e mexa muito bem.

Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura engrosse bem, numa consistência de pirão. Isso leva em torno de 30 a 40 minutos.

Transfira para uma assadeira de silicone (tenho a minha há anos, e essa foi a primeira vez em que foi usada, porque me pareceu mais fácil de desenformar sem destruir o pudim!!), espere esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Desenforme na hora de servir e enfeite com ameixas pretas – a calda lotada de açúcar para mim é definitivamente dispensável, mas se você faz questão, na hora em que começar a preparar o pudim, deixe algumas ameixas de molho em bem pouca água. É uma calda muito menos açucarada e ainda assim bastante saborosa!

Essa foto é do site www.latartinegourmande.com e bem que eu quera que fosse minha! É uma ótima idéia de como servir em porções individuais e super charmosas! Eu teria enfeitado cada mini-pudim com a farofa de coco que ensino a fazer aqui no site.
Essa foto é do site www.latartinegourmande.com e bem que eu quera que fosse minha! É uma ótima idéia de como servir em porções individuais e super charmosas! Eu teria enfeitado cada mini-pudim com a farofa de coco que ensino a fazer aqui no site.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Pat, vejo que voce usa muita gema de ovo em suas receitas, o que voce faz com as claras? Tenho feito omeletes mas confesso que não me anima muito aquela aparencia branca… sou apaixonada por gemas, moles de preferencia.
    Alias, deliciosas sobremesas!

    1. Daniela, eu deveria fazer com as antigas freiras portuguesas (como diz a lenda), e usar as claras para engomar as roupas aqui de casa, mas ainda não cheguei nesse nível de cuidado!!! Muitas vezes eu jogo as claras fora, já que isoladas elas contém uma substância que prejudica a absorção de vitaminas do complexo B.

      Um outro dia desses eu tentei fazer suspiros ocm elas, mas preciso aperfeiçoar melhor a técnica antes de tentar ensinar alguém!

      Quanto às suas omeletes brancas, desista!! Omelete de claras, na minha opinião, é a coisa mais sem graça que existe!!!!

  2. Tambem ja tentei suspiros mas nao é sempre que dá certo mas que sinto pena de jogar fora as claras, eu sinto.

  3. Vocês podem fazer um bolo levíssimo para servir no lanche, inspirado na sobremesa Pavlova:

    Com a clara de 5 ovos, bater com os batedores e a tijela esfregados com limão até ficar em castelo, junto com 3/4 de xícara de rapadura ralada bem fininha. Junte a esse suspiro 1 xícara rasa de cacau em pó orgânico, 1 colher de sopa de Amido de Milho e 1 colher de sopa de Vinagre de Maçã orgânico. Misture bem com uma espátula (não ligue a batedeira nessa etapa). Forre uma assadeira de pizza com papel manteiga cortado em círculo, coloque a massa com a ajuda da espátula, moldando uma espécie de ninho arredondado. Leve a assar em forno pré-aquecido médio baixo por 30 a 45 minutos, ou até que furando com um palito este saia seco. Sirva frio ou morno com frutas vermelhas frescas.

Comentários estão encerrado.