Massas RECEITAS

Soba Oriental – uma opção saudável ao macarrão instantâneo

Picture 3
Imagem: http://teaandcookies.blogspot.com (porque o prato que eu preparei aqui em casa, acabou antes que eu conseguisse fotografar...)

Conheça o LIVRO DE RECEITAS

da Pat Feldman!

Soba é um tipo de macarrão japonês tradicionalmente degustado na passagem do ano. Na véspera do ano novo japonês, as famílias se reúnem para comer a iguaria feita de macarrão de trigo sarraceno, que não contém glúten, também chamado de toshikoshi-sobá — literalmente, macarrão da passagem de ano.

Eis então que temos uma ótima opção de massa, muito saborosa, de muito mais fácil digestão e ideal principalmente para aquelas pessoas que têm algum tipo de intolerância ao glúten.

Você pode preparar o soba como um macarrão normal, com molho de queijos, molho de tomates e até um molho bolonhesa – eu faço assim de vez em quando – mas no fim, eu acho mesmo é que ele tem cara de combinações mais ousadas, mais exóticas, então hoje resolvi esperar meu marido com um prato novo, inventado por mim, inspirado em combinações orientais que vejo por aí.

O soba também trás ótimas notícias para quem segue a dieta Feldman antienxaqueca: é a única massa permitida na dieta, graças ao seu baixíssimo índice glicêmico (46, segundo o site http://www.dietandfitnesstoday.com).

Correção (15-10-2009): a marca de soba orgânico que eu compro tem SIM uma parte de farinha de trigo integral em sua composição, portanto deve ser evitada na Dieta Feldman Antienxaqueca.

Caso você faça o soba em casa, usando 100% farinha de trigo sarraceno ou ache uma marca de soba composta 100% de trigo sarraceno, então este prato volta a ser permitido na dieta dos 3 meses.

A receita, que conta com ingredientes diferentes daqueles que estamos acostumados quando falamos de massas, é super simples, extremamente nutritiva para todas as idades e extremamente saborosa. Resultou num belíssimo jantar de boas vindas para o meu marido, que ficou fora em congressos por vários dias.

Ingredientes: (dá uma porção bem farta)

131g de soba cru (a marca que eu costumo comprar, orgânica, vem em pacotes de 363g, já divididos por tiras de papel em 3 porções)

1,5 xícaras de caldo de peixe caseiro

0,5 xícara de água filtrada

1 colher de chá de “lemon&pepper” (é um temperinho que mistura partes iguais de casca de limão desidratada e triturada com pimenta do reino moída – acha-se em diversos supermercados, mas ainda vou testar uma opção caseira para quem não encontrar para vender)

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de curry

1 colher de sopa cheia de óleo de coco extra-virgem

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa cheia de salsinha finamente picada (eu tenho a impressão de que folhas de coentro picadas também combinem muito bem, vou testar na próxima vez)

1 colher de sopa de sauerkraut

Modo de Preparo:

Ferva o caldo de peixe caseiro e misture nele o tempero “lemon&pepper”, sal, curry e o óleo de coco.

Baixe o fogo e junte o macarrão soba, que cozinha quase tão rápido quanto um daqueles macarrões instantâneos altamente industrializados e cheios de química. O caldo seca bastante, se você achar seco demais, junte um pouco mais de água.

Assim que o macarrão soba estiver al dente, desligue o fogo e junte a manteiga, mexendo bastante até que ela tenha derretido.

Junte então a salsinha ou coentro picadinhos – cebolinha, agora me lembrei, também deve deixar muito bom! – e o sauerkraut.

Acerte o tempero com mais sal e pimenta do reino caso ache necessário.

Sirva imediatamente, em prato de sopa. Delicie-se e nutra-se com esta gostosura!!

E agora é que eu percebi… Esta é a primeira receita de macarrão que eu publico aqui no site Crianças na Cozinha!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Oi Pat,
    Eu adoro esse macarrão soba, uso em saladas com cebolinha verde, pepino e gergelim torradinho e um molho de shoyo, oleo de gergelim, vinagre de arroz e um pouquinho de açucar mascavo.
    Queria ressaltar que é importante ler a lista de ingredientes no pacote de soba, pois infelizmente uma grande quantidade deles na verdade contem farinha de trigo!

  2. Realmente Liana, eu só encontro os que possuem tb farinha de trigo na composição. Pat, onde vc compra esse orgânico sem gluten? Obrigada.

    1. Poxa meninas, agora vocês me chamaram a atenção para um detalhe que eunão tinha notado… Essa marca que eu compro, a Roland, tmbém contém farinhade trigo… Na parte da frente do rótulo está escrito “100% organic buckwheat”, o que me fez pensar, erroneamente, que estava comprando um produto 100% trigo sarraceno… Algumas vezes também me deixo levar por um rótulo enganoso…

      De qualquer forma, uma dica: em casos leves de alergias e intolerâncias, o simples fato do produto nõ ser 100% trigo, pode fazer diferença e não irritar tanto o sistema digestivo. Aqueles ocm alergias sérias então devem evitá-lo, ou fazer o macarrão em casa, com farinha de arroz ou farinha de trigo sarraceno, assim garante-se totalmente a composição.

      Por conta dos baixos índice e carga glicêmicas do soba, mesmo contendo trigo, ele pode ser consumido na dieta antienxaqueca.

Comentários estão encerrado.