DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Peixes RECEITAS

Ceviche

Estou numa fase peixe, tudo com peixe, peixe de todos os jeitos. E olha que eu nunca fui de comer peixe em São Paulo, já que peixe por aqui jamais será fresco como aqueles que consigo comprar na praia, pescados ainda a pouco…

Tem um restaurante aqui em São Paulo que serve um brunch espetacular aos domingos. Não dá para ir sempre, porque lá é comilança na certa, mas todas as vezes que vou, dentre todas as opções deliciosas, o pequeno potinho de ceviche é o item mais reposto na mesa: eu como um montão!!!

Hoje resolvi testar uma receita de ceviche aqui em casa…

Ingredientes:

450g de linguado ou outro peixe branco de sua preferência

1/2 xícara de sumo de limão

2 colheres de sopa de soro de iogurte (opcional, não usei)

2 tomates médios orgânicos, sem cascas, sem sementes e picados

1 cebola roxa pequena, finamente fatiada

1/4 de xícara de azeite de oliva extra-virgem

2 pimentas frescas pequenas, sem sementes e muito finamente fatiadas (conselho importante: use luvas quando manusear as pimentas, ou lembre-se de não coçar os olhos e nariz pelos próxims 2 dias!!!)

2 colheres de sopa de folhas de coentro finamente picadas

Modo de Preparo:

Corte os filés de peixe em cubos de cerca de 1cm

Num pote de vidro com tampa, misture com o suco de limão e o soro de iogurte, caso esteja usando.

Leve à geladeira e deixe descansando lá durante 12 a 36 horas, mexendo ocasionalmente, até que o limão “cozinhe” o peixe. Ele fica branco, com aspecto muito parecio ao o peixe cozido.

Retire os cubosde peixe da marinada com uma escumadeira e transifca para outro recipiente de vidro ou louça.

Misture os tomates, a cebola, pimentas, azeite de oliva extra-virgem, coentro e deixe marinando por mais uma hora na geladeira.

Tempere à gosto com sal e pimenta.

Sirva com torradinhas integrais ou, à moda tradicional, com fatias de abacate.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Desde que meu marido chileno me apresentou o ceviche, adoro….
    Em casa não usamos o tomate.. apenas cebola, suco de limão, um teco de vinho branco e os temperinhos secretos que ele faz.. .semana passada fizemos e me acabei comendo…
    Bj

  2. É! O ceviche também é muito apreciado no Peru. Já experimentei várias vezes aqui no Brasil e, em breve, vou conhecer as cevicherias peruanas!

Comentários estão encerrado.