RECEITAS Saladas

Salada de Batatas com Dill

O calor aqui em São Paulo está inclemente, um calor como eu nunca vi na vida!! Comer qualquer coisa diferente de uma saborosa e farta salada está praticamente fora de cogitação (se bem que ontem, aliviada num ar condicionado fortíssimo de um restaurante tradicional do centro, me deliciei com um tradicional spaghetti à bolonhesa).

A sugestão de hoje é uma variação da minha tradicional salada de batatas. O dill é uma erva que eu ainda uso pouco na minha cozinha, mas da qual gosto cada vez mais! Essa salada fica bem servida junto com salada verde, ou com salsichões artesanais (coisa rara por aqui), roastbeef ou qualquer outra carne simplesmente grelhada.

Para acompanhar o churrasco eu acho que ainda fico com a versão tradicional da salada de batatas!

Ingredientes:

1,5kg de mini batatinhas

2 cebolas roxas médias, finamente picadas

1 punhado generoso de dill fresco

3 a 4 colheres de sopa de sumo de limão fresco (a receita original pede vinagre de vinho tinto, mas como tenho aversão a qualquer tipo de vinagre, para esta receita escolho o limão rosa)

1 1/4 xícara de maioneses caseira (ou um pouco mais, à gosto)

sal e pimenta do reino à gosto (eu nunca gosto de dar uma medida exata desses temperos mais básicos porque acho que tem que ser mesmo ao gosto de cada um, pra ficar gostoso de verdade)

Modo de Preparo:

Lave bem as batatas e, se estiver usando batatinhas orgânicas (ideal), cozinhe-as com casca mesmo, numa água com um pouco de sal. Cozinhe-as até que estejam macias, mas não deixe cozinhar demais, até desmanchar.

Com as batatas ainda mornas, corte-as ao meio e misture o suco de limão (ou vinagre).

Junte as cebolas (que podem também ser finamente fatiadas, para dar um efeito mais marcante) e o dill e misture muito bem. Finalmente junte a maionese e misture até que todos os ingredientes se misturem bem.

Acerte o sal e a pimenta ao seu gosto e sirva imediatamente ou deixe na geladeira até a hora de servir.

Em tempo, ando sumida por conta da correria com a obra aqui em casa. É taaaaanto detalhe para ver, miudezas para comprar, decisões a tomar, etc… Não contratar uma decoradora ou arquiteta pode até economizar algum dinheiro, mas nos faz gastar um tempo medonho com detalhes!!! Mas eu não me arrependo, estou adorando a bagunça e a evolução das obras!!

Ontem passei o dia escolhendo portas e fechaduras. Fiquei até tonta, de tantas que vi…

Tenho atualizado um pouco mais o Twitter, que é mais rápido e prático para toda hora. SIGAM-ME!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Olá, Pat.
    Tudo bem? Nossa, depois vc podia escrever sobre sua experiência com a obra, hahaha. Eu e meu marido temos pensado em comprar um terreno e construir tb. Como vai a gravidez?
    Ontem eu pensei em te fazer uma pergunta sobre vinagre e ai chego aqui hoje e vejo vc comentando que não gosta. Vc não usa nunca?
    Bjoks
    Paula
    PS:aff quase esqueço de comentar… Essa salada realmente tem uma cara ótima!!

    1. Paula, qualquer hora eu me animo e escrevo sobre a obra sim!

      Quanto ao vinagre, detesto com todas as minhas forças!!! Trauma de infância, de quando peguei piolho, e minha mãe me enchia a cabeça de vinagre e ainda abafava por algumas horas. Eca!!!!! Não suporto nem o cheiro!!

      Em qualquer receita que leve vinagre, eu substituo por limão, na mesma quantidade.

  2. Pat, achei suas receitas ótimas mas, porque não usar os termos em português “endro” ou “aneto” ao invés de eternizar mais um termo importado?
    Um abraço,
    Kowalsky

    1. Tão eternizado está, que eu me habituei a usar “dill” e nem me lembro do equivalente em português… Obrigada pelo toque!!

Comentários estão encerrado.