Mel é tudo de bom!!

by Pat Feldman on 16/03/2010 · 25 comments

in Alimentação, ARTIGOS

(artigo originalmente publicado em outubro de 2009, reeditado com novas informações interessantíssimas)

Você gosta de mel? Você consome mel regularmente?

Acaba de sair um estudo provando o que nossas avós e bisavós já sabiam faz tempo: o melhor remédio para tosse é o mel, mel puro, de qualidade. Não confundam com “mel de mentirinha”, totalmente pasteurizado e desnaturado, ou ainda pior, o xarope de milho que tem cara de mel, vendido em muito supermercado por aí…

Quanto mais artesanal e menos processado for o mel, melhor será o seu poder terapêutico. Dê preferência para os que não foram previamente aquecidos – isso mantém melhor os nutientes e as enzimas deste mágico alimento.    

Busque um produtor confiável, que de preferência não faça uso de agrotóxicos e pesticidas. Conhecer as pessoas que produzem os nossos alimentos é meio caminho andado para se alimentar de forma saudável. Eu tive a sorte de nem precisar encontrar produtores excelentes de mel, simplesmente porque eles me encontraram!

O mel não aquecido acima de 47 graus Celcius é rico em amilases, enzima que digere carboidratos, assim como todos os nutrientes encontrados no pólen das plantas. A presença desta enzima faz com que o mel seja o adoçante ideal para mingaus e torradas, já que a amilase colabora com a digestão de grãos.

Segundo o Dr. Edward Howell, autor do livro Enzyme Nutrition, se você for consumir farináceos e deseja pré digeri-los, tornar mais fácil a sua digestão, espalhe um pouco de mel sobre eles. Por exemplo uma fatia de pão. Espalhe mel sobre ela e aguarde uns 5 minutos para consumi-la O contato do mel e suas enzimas com a farinha do pão irá pré-digeri-las, facilitando a digestão do alimento no nosso sistema digestivo. Interessante, não? Quando for preparar o Mingau Matinal para o seu café da manhã, adicione o mel para adoçá-lo somente depois de retirar a panela do fogo e aguardar alguns minutos – até porque comer o mingau recém saído do fogo é pedir para queimar a boca!

Testes de tolerância à glucose indica que, para a maioria das pessoas o mel não perturba os níveis de açúcar no sangue tão severamente quanto o açúcar refinado o faz.

Sempre que for usar o mel para adoçar sobremesas, tenha o cuidado de não aquecê-lo. ele é ideal para o preparo de sobremesas que não vão ao fogo (sorvetes, por exemplo). Para bolos, biscoitos e outras opções assadas ou aquecidas de qualquer forma, opte por quantidades moderadas de melado ou rapadura ralada.

O mel não deve ser oferecido para crianças de até 2 anos de idade. Seu sistema digestivo não é amadurecido o suficiente até esta idade para lidar com eventuais contaminações.

Quanto à  pureza e possíveis contaminações, o bom produtor não se preocupa porque esse tipo de coisa só acontece em terras “doentes”. A melhor pergunta a fazer quando se deseja comprar alimentos crus é: “Você e sua família consomem este alimentos cru?” Eu conheço um senhor, grande criador de gado leitero, que não toma o próprio leite cru nem por todo o dinheiro do mundo! Ele não confia no próprio produto, na própria criação e na higiene da sua “empresa pecuária”…

Bem, voltando ao precioso mel, a matéria originalmente publicada no site da BBC Brasil:

Mel é o ‘melhor remédio para tosse’, diz estudo

mel de abelhas
Mel é reconhecido há séculos por propriedades terapêuticas

Um estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o mel é o melhor remédio para tosse.

Cientistas da Universidade Estadual da Pennsylvania dizem que componentes encontrados no líquido viscoso e açucarado, reconhecido há séculos por suas propriedades terapêuticas, matam micróbios e atuam como antioxidantes.

O estudo, publicado na revista especializada Archives of Paediatric and Adolescent Medicine, analisou 105 crianças entre 2 e 18 anos com tosse forte e freqüente durante a noite.

Os participantes foram divididos em três grupos. As crianças do primeiro grupo tomaram uma colher de mel, as do segundo, uma de xarope industrializado à base de dextrometorfano (DM) – substância encontrada em vários xaropes existentes no mercado -, e, o terceiro, um medicamento placebo.

Questionamento

Todas as doses foram administradas pelos pais 30 minutos antes de as crianças irem para a cama.

Os cientistas observaram que as crianças que haviam tomado o mel apresentaram uma melhora significativa na tosse noturna.

Um alí­vio dos sintomas também foi verificado no segundo grupo, porém não tão expressivo quanto no primeiro. As crianças que haviam tomado o placebo não apresentaram melhoras.

Ian Paul, professor de pediatria e líder do estudo, disse que a pesquisa vem se somar à crescente literatura médica que questiona o uso de xarope à base de DM em crianças.

“Outros estudos serão necessários, mas esperamos que os profissionais da área de saúde passem a considerar mais o mel como uma alternativa segura, legítima e mais barata para o tratamento da tosse infantil”, disse Paul.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 24 comments… read them below or add one }

Dart December 5, 2007 at 23:14

Eu escutei essa matéria na CBN hoje de manhã no carro. Lembrei-me de quando era criança, quando tínhamos tosse, minha só dava mel. Complicado é confiar na mercadoria.

Reply

Tatiane March 17, 2010 at 22:19

Muito legal!

Tenho um amigo que teve que parar de comer açucar e ao consultar um médico homeopata o mesmo disse que tudo bem se ele usasse mel. E realmente, depois de trocar o açucra pelo mel a saúde dele melhorou mil por cento!

Bjus

Reply

Katia Moscon March 19, 2010 at 11:15

Olá Pat, eu adoro mel, e tenho um fornecedor de confiança…
O dono da farmacia onde trabalho também é apicultor, e no período do ano quando ele colhe mel eu aproveito para adquirir mel fresco, sem processamento nenhum, uma delicia.

Eu tenho uma dúvida, como eu tinha enxaqueca (já passei pela dieta dos 3 meses), eu tento cuidar da alimentação no que posso, e evito doces, e queria te perguntar com relação ao mel, eu também tenho que ter tanto cuidado quanto outros doces?
Bjos

Reply

Eva March 21, 2010 at 21:52

Pat, algumas receitinhas de papinha doce que tenho pego pela internet diz para adoçar com mel.
Mas o meu pequeno tem apenas 11 meses (quase 12) e você diz acima que não pode, e agora?
Pode ou não?
E se não como fazer com as papinhas de frutas?
Bjs
Eva

Reply

Pat Feldman March 21, 2010 at 22:15

Eu acho que nunca é necessário adoçar com mel porque a criança, principalmente as muuuuito novinhas, devem ser acostumada ao sabor natural dos alimentos, sem nem pensar se o mel faz bem ou mal. Se você usar uma fruta que acha muito azeda, o melhor a fazer é misturá-la a uma outra fruta mais docinha. Simples assim!

Reply

BRUNA May 18, 2010 at 10:27

Minha filha a muito tempo vem sofrendo de bronquite ela tem apenas 2 aninhosss ….
e não sei o q fazer p curar de vez essa bronquite, ja tomou tdo qnto é remédio ela vem e volta ….
Se algu´me souber …porfavor me manda e-mail com a resposta ..
mto obrigado

Reply

Débora Sá April 2, 2011 at 15:32

Olá!

vi um comentário seu a respeito de que sua filha tem bronquite e que nunca sara, não é isso? Meu filho também tem e não sei mais qual remédio dar a ele.Ele tem apenas 2 anos e 9 meses. Vc tem alguma receita caseira ou remédio para me indicar.

Obrigada!

Reply

Selma Guimarães June 9, 2010 at 11:03

Pat, estou tentando entrar em contato com o Breyer para comprar o mel, não estou conseguindo está dando erro.
Bjs.
Selma

Reply

deuzeni August 2, 2010 at 13:34

quero saber se tem xarope pra tosse é pessoa adulta

Reply

Débora February 27, 2011 at 10:17

Olá Pat, tem como vc me enviar um mel de qualidade, é q não sei onde comprar um desses aqui na minha cidade, Balneário Camboriú, vc me sugere algum lugar aqui ???
Bjão

Reply

Magali Vegas May 15, 2011 at 6:26

Pat, como posso conseguir mel puro, como entro em contato com o Breyer ?

Eu te agradeço, Magali

Reply

Pat Feldman May 15, 2011 at 7:01

Magali, se você estiver em São Paulo, a Casa Santa Luzia comercializa o mel Breyer. Caso não, entre em contato com a empresa http://www.breyer.com.br para se informar sobre os pontos de venda na tua região.

Reply

Isaias S. Oliveira August 13, 2011 at 22:00

O mel Imbiara foi indicado pela Proteste como a melhor opção no quesito preço e qualidade. Só não lembro se o mel Imbiara é cru ou “pasteurizado”.

Reply

Julie February 25, 2012 at 10:29

Oi Paty, sei que vc viaja mto para os US e aqui tem mtas opções saudáveis apesar das pessoas acharem q americano só come fast food.
Mas ainda assim vou no whole foods e fico doida…varios tipos de mel mas como saber qual n foi aquecido ou qual e o melhor?!?!
tanta novidade e produtos alternativos. Mas no fundo não sei realmente o q vale a pena.
Se vc tiver uma listinha de produtos (ou marcas) q vc curte e compra qdo vem p ca. E puder me passar eu iria te agradecer de montão.
Tks
Meu marido comprou um potinho de geléia real. Dizem q e mto bom Ne?! Vc sabe sobre os benefícios disso?

Reply

Pat Feldman February 25, 2012 at 14:44

Julie, aí nos EUA o meu mel favorito, de longe, é esse aqui: http://www.reallyrawhoney.com/ Não sei se eles vendem no Whole Foods, mas qualquer coisa, pesquisa no site!

Reply

Juliana February 25, 2012 at 15:58

Valeu Paty, vou pesquisar. Tem muita opção mas fico bem perdida sem saber em o que confiar ou o que e melhor.
E sobre o ovo q vc tanto comenta, qual seria o equivalente aqui?
Cage free?
Vc tem um artigo explicando os benefícios do ovo da galinha feliz?
Desculpe tantas perguntas mas se vc puder ajudar fico mto grata.
Estou sempre acompanhando seu trabalho e com inveja de quem mora em Sampa e pode comprar seus caldos:-))

Reply

Pat Feldman February 25, 2012 at 16:02

Juliana, acho que aí você deve procurar por free-range eggs. Se puderem ser orgânicos, melhor ainda! Tem artigo sobre ovo e sobre galinha aqui sim, dá uma pesquisada usando a ferramenta de busca!!!

Inveja daqui?? Eu tenho invejinha daí, que tem muuuuuuito mais opções bacanas!!! Em que parte dos EUA você está?

Reply

Patricia April 12, 2013 at 15:35

Olá
Tbm moro nos EUA e passei a comprar ovos orgânicos pastured, isso quer dizer que as galinhas são criadas livremente em pasto verde.
Acabei me aprofundando nesse tema e descobri que ovos orgânicos cage-free range free etc… Não necessariamente diz que a galinha teve uma alimentação ideal e adequada e/ou não fez exercícios e pode expandir suas asas, o que influencia na qualidade dos ovos. Isso pode ser facilmente comprovado quando comparado os ovos “pastured” com qualquer outro. Eles são bem mais caros mas por experiência própria, valem cada centavo. Depois que minha família e eu passamos a consumir esses ovos, já pude constatar a diferença na saúde e do quanto ficamos satisfeitos com porções menores. Bjs

Reply

Patricia April 12, 2013 at 15:44

Desculpe estou digitando pelo celular…. Compro esses ovos no Earth Fare, mas já vi para vender no Whole Food.
Sobre o mel compro um raw honey no Earth Fare que tem aspecto mais branco e duro, vou postar a marca depois quando chegar em casa, é excelente. Ontem mesmo dei uma colher de café para minha filha antes dela dormir para ajudar na tosse que é consequência desse pólen todo espalhado no ar. Ela não tossiu a noite toda.
Pat, obrigada pelas matérias e receitas.
Bjs

Reply

Juliana February 25, 2012 at 16:34

Houston-TX
Se vier por aqui dá um toque.

Reply

Pat Feldman February 25, 2012 at 17:55

Tenho amigos muito queridos morando aí. Minha mãe esteve aí ano passado e eu estou doida pra ir! Talvez em novembro, vamos ver!

Reply

sandra April 5, 2012 at 16:32

Oi,onde poso comprar mel c segurança?ja ouvi falar tambem q mel p crianças menores de 1 ano n é aconselhavel,sabe se é verdade e porque?Tenho 2 filhas de 1 ano e outra q vai fazer 3,essa ultima vive c a garganta inflamada,os medicos dizem q sao as amidalas q sao muito grandes e ela tambem tem rinite.

Reply

Giovana June 19, 2013 at 15:01

Oláaa…Querida quero saber se vc conhece alguma receita boa para bronquite, minha filha tem 2anos e 5meses, e tem bronquite desde os 6meses de idade.

Reply

CAMILA February 19, 2014 at 10:54

olá, alguém consome o mel Apiária Siqueira?
Não consegui nenhuma informação adicional, tanto na embalagem quanto na internet…

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: