Bolos RECEITAS Sobremesas

Bolo de Iogurte com Limão

Por aqui não temos o hábito de bolos no dia a dia. Na verdade quase nunca comemos sobremesas. Mesmo não tendo o hábito, não há como negar que um bolo bem gostoso sempre agrada, e para sair do básico bolo branco ou bolo de chocolate, vou te contar a minha receita de bolo de iogurte com limão, que sempre faz o maior sucesso.

A receita não tem grandes dificuldades, é só seguir direitinho que vai dar certo. Eu sempre recomendo fazer tudo em casa, assim fica mais fácil controlar o que colocamos pra dentro do nosso corpo. Bolo tem açúcar, essa receita tem farinha, coisas que não recomendo para o dia a dia, mas fazendo em casa você escolhe cada ingrediente, controla a frequência e garante que tudo o que vai na receita é da melhor qualidade.

Curta sem culpa!

Quando for comer, curta a vontade, deguste cada mordida, faça valer a pena! Ah, e depois vem me contar o que achou!

Não percam!

Ingredientes

1 xícara de iogurte natural integral

1/2 xícara de manteiga ou óleo de coco extra-virgem

1/2 xícara de melado ou rapadura ralada (a receita originalmente pedia 1 xícara de açúcar, mas eu achei  doce DEMAIS e diminuí)

2 xícaras de farinha de trigo

4 ovos caipiras

1 colher de sopa de fermento caseiro

raspas da casca de 2 limões

Modo de Preparo

Misture muito bem a farinha ao iogurte num recipiente fundo, cubra com um pano molhado e deixe repousar em local abrigado  (dentro do forno desligado é ótimo) por cerca de 8 horas.

Passado o período de repouso, leve a mistura de farinha e iogurte com os demais ingredientes ao liquidificador ou batedeira e bata vigorosamente até obter uma mistura uniforme.

Transfira para uma assadeira redonda com furo no meio untada com manteiga.

Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 45 minutos ou até que você espete um palito e ele saia limpo.

Deixe o bolo amornar e desenforme. É importante que o bolo ainda esteja morno, não completamente frio.

Por cima do bolo respingue uma mistura morna do suco de 1 limão, 1 colher de sopa de melado ou rapadura e 1 colher de sopa de manteiga.

O bolo de iogurte com limão fica deliciosamente azedinho e você pode mandar na lancheira das crianças, servir no lanche da tarde ou como uma sobremesa especial.

Leia mais

Quer mais receitas de lanches e aperitivos deliciosos e saudáveis, então corre conhecer o meu livro Aperitivos & Lanches, disponível em versão impressae-book Kindle (grátis para assinantes do programa Kindle Unlimited) ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

30 comentários

  1. Adorei o seu site e gostaria de ter acesso a tudo.

    Sou de BH e infelizmente nao posso comparecer aos seus cursos.

    Parabens>>..

  2. O meu está fermentando (farinha e iogurte) e vou finalizar amanha pra levá-lo a uma festinha junina à tarde, tomara que dê certo!!!!!!

  3. Não cresceu nada Pat, em Salvador a gente usa o expressão “o bolo solou”, mas aqui em Ribeirão as pessoas costumam dizer que “o bolo embatumou”. O fato é que o meu ficou murchinho…

  4. Não sei se foi o tempo no liquidificador…talvez não tenha batido direito (apesar que o liquidificador até esquentou um pouco), não sei…

  5. Ai, g-zus… meu bolo ficou 01 hora no forno e ficou meio mole… :( Nao sei se foi a temperatura – deixei a 180° C…
    Vou tentar de novo!

  6. Nossa Pat, que bolo maravilhoso!!! Cresceu muito, ficou super aerado, lindo!!! Só que eu alterei um pouquinho, fiz de laranja! E o próximo vou fazer de baunilha com pedaços de banana!!! Show!! A Vanessa que me desculpe, mas alguma coisa ela fez de errado!!!
    Beijos,
    Lu

  7. O meu também empatumou =(. Não sei trabalhar com farinha integral, será q tem algum segredo? Ele ate cresceu bastante, deixei assando bastante (no forno médio-baixo) que até queimou o fundinho, mas foi só desligar o forno (e olha que ainda deixei ele lá mais uns 15min depois de desligado) qdo voltei pra tirar, tava todo muchinho :(. Alguém tem alguma dica???

    1. Olá Caroline!
      Quando faço bolo, tiro ele do forno assim que assou, pois se deixo dentro do forno desligado, mas ainda quente, ele murcha.
      Não sei se foi isso que aconteceu com o seu bolo.
      Abraços

  8. Pat. meu pequeno tá com restrição ao glúten, acha que dá certo fazer com farinha de arroz e/ou quinoa??

  9. Feito!
    Usei 1 xíc de farinah de arroz e 1 xíc de farinha de quinoa…. A gosto da farinha de quinoa ficou muito pronunciada, e matou um pouco o gostinho do limão….
    Tentarei da próxima vez com menos f. de quinoa….
    :-(

    Vida de mãe de filhos com restrições é uma descoberta diariamente!!rs
    Obrigada!

  10. Pat, usei essa massa como base e fiz um bolo de banana divino!!!
    Segui a receita, só não adicionei o limão, separei 3 claras que bati em neve pra misturar por ultimo e adicionei uma banana na massa, mais duas no fundo da forma, um pouquinho de canela e uva passa!!! A massa ficou ótima!! A banana que bati junto deixou o bolo molhadinho!! Adorei!!!

  11. Olá Pat. Adoro seu site e faço várias receitas que você coloca aqui. Eu sofro de enxaqueca e tenho o livro: Enxaqueca, só tem quem quer. Acho maravilhoso o seu trabalho e de seu marido ajudando as pessoas que sofrem deste mal.
    Só queria saber uma coisa, a farinha de centeio e a farinha integral são a mesma coisa? Obrigada!
    Dania (33 anos, moro em Itajai – SC)

    1. Oi Dania, você é da terra do meu pai!! Adoro Itajaí e cresci aí!
      A farinha de centeio vem do grão de centeio e, assim como o trigo, pode ser integral ou refinada.

      1. Olá Pat…sim eu sempre vejo que você coloca que adora esta região de SC e que cresceu aqui, por isto coloquei que moro aqui, alias tmb amo esta região e aqui em Itajaí tenho encontrado muitos produtos naturais e orgânicos, temos até uma feira de produtos orgânicos agora, e uma outra com produtores locais que tem cada coisa incrível! Vc tem que vir conhecer.
        Eu perguntei da farinha de centeio porque acho o gosto dela (integral claro!) mais suave do que da farinha de trigo integral, ai geralmente mistura as duas.
        Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho, seu site é o único que encontro receitas gostosas e realmente saudáveis, sem ele não sei o que seria de mim e da minha enxaqueca. Bjs Dania

  12. Oi Pat, vi que a Samanta teve a mesma ideia que eu de fazer um bolo de banana. No meu caso fiz a receita igualzinha a sua,só adicionei e bati 3 bananas pratas que já estavam bem passadas( elas iam pro lixo, quando as resgatei, heheeh). Untei a forma com manteiga, uma pequena camada de açúcar mascavo, canela e fatias de banana.
    Ficou M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!
    Vou aproveitar para deixar uma pergunta- dá próxima vez que eu fizer este bolo, queria fazer o fermento em casa, com a receita que você postou. Preciso então fazer uma colher de sopa da mistura, ou precisarei de menos, uma vez que farei sem amido de milho, por tanto será mais concentrado?!

    Obrigada e super beijos

  13. E se for usar a farinha branca, precisa deixar repousando com o iogurte também?

  14. Nossa! Será que fica bom com lima da pérsia? Acho que vou testar assim q fizer iogurte

  15. E para fazer waffles com farinha integral ou de aveia? Devo fazer o mesmo processo?

Comentários estão encerrado.