MAIS...

O óleo de coco nos cuidados com o corpo

Imagem: Ehow.com
Imagem: Ehow.com

Infelizmente continuo sem óleo de coco disponível para venda. Meu importador não trará mais óleo de coco e eu ainda não achei um substituto a altura. Alguns supermercados disponibilizam uma marca nacional não orgânica, e a Casa Santa Luzia, aqui em São Paulo, disponibiliza uma marca orgânica importada, que é o que eu tenho comprado para meu uso pessoal.

Hoje mais cedo, “passeando” pelos meus blogs favoritos, o The Nourished Life, encontrei um artigo com receitas usando o óleo de coco para uso cosmético – cosméticos industrializados também são lotados de química que nem sempre fazem bem à saúde, aliás, quase sempre eles contém substâncias que em uso constante podem afetar hormônios, e outras funções corporais.

De todas essas receitas, eu já conhecia a de desodorante, que apesar de muito boa não deu certo aqui em casa, já que meu marido mostrou-se alérgico ao bicarbonato de sódio presente na fórmula.

Pasta de Dentes de Óleo de Coco

1/4  de xícara de óleo de coco
1/4 de xícara de bicarbonato de sódio
Um pitada de stévia em pó (certifique-se de comprar stévia pura)
Várias gotas de óleo essencial natural de menta ou hortelã

Misture bem todos os ingredinetes, e acrescente mais água, caso necessário, para atingir a consistência desejada.

Esta pata é uma ótima opção de produto isento de flúor (CLIQUE AQUI e leia mais sobre os perigos do excesso de flúor) e é também ideal para pessoas com dentes sensíveis.

Removedor de Maquiagem

Este é fácil: use somente puro óleo de coco! Realmente funciona! Simplesmente embeba um algodão em um pouco de óleo de coco e passe delicadamente na área de onde vai tirar a maquiagem. De quebra você ganha uma bela hidratação na área, com um produto totalmente natural.

Exfoliante-Hidratante para o Banho

1 xícara de óleo de coco
1/2 de xícara de gel de aloe vera (ou, para quem mora no Brasil, a mesma quantidade de polpa fresca de babosa)
1/4 de xícara de bicarbonato de sódio

A autora do blog conta que substituiu sua loção corporal de banho por essa mistura e está muito feliz com a troca. Ela contou que funciona especialmente bem com luvas exfoliantes (eu já tive uma dessas, e adoro). Você só precisa espalhar uma porção da mistura na área desejada e esfregar delicadamente. A mistura exforlia na medida certa e hidrata ao mesmo tempo. A autora do blog também conta que ela tem uma grande tendência a acne, e desde quando passou a usar a mistura no rosto, o problema melhorou muito. Quando você se enxágua, sai do banho e se enxuga, o excesso de óleo vai embora, e ainda assim você não precisa aplicar nenhum hidratante depois.

Desodorante de Óleo de Coco

1/2 xícara de óleo de coco
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de maizena
1 colher de sopa de álcool de cereais
Algumas gotas do seu óleo essencial favorito

Misture tudo e armazene num pote de vidro. Aplique a quantidade desejada após o banho e sempre que achar necessário.

Nota: Em dias frios, quando normalmente o óleo de coco endurece, pode ser uma boa idéia colocá-lo em banho-maria antes de fazer as misturas. Iso facilita bastante o manuseio.

Lembrando…

O óleo de coco puro é também um ótimo hidratante para a pele. Mulheres grávidas em particular, devem evitar os excessos de produtos químicos na pele e podem devem espalhar óleo de coco na barriga, coxas e glúteos diariamente, durante o banho. Nutre a pele e, de quebra, nutre o bebê, já que a pele absorve tudo de bom e de ruim que passamos sobre ela!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

28 comentários

  1. Pat,

    Estou encantada!!!Desodorante, exfoliante, hidratante, óleo de coco, pasta de dentes… e sem aditivos químicos.
    É simplesmente o sonho de todos nós.

    Há um tempo atrás, resolvi pesquisar os componentes químicos contidos numa pasta de dentes e fiquei realmente horrorizada com o “coquetel” de agentes cancerígenos. Há alguns aditivos químicos, que inclusive, são componentes de material de limpeza, usados em banheiros, lubrificantes de peças de automovel, e por aí vai…
    E pensar que mães desinformadas deixam suas crianças “comer” pasta de dentes com o intuíto de acostumá-las com o hábito de escovar os dentes…
    Pat, a marca Welleda de produtos homeopáticos, comercializa pasta de dentes.
    Você recomenda?

    Um grande abraço.Diva Falcão.

  2. OI Paty, usava o óleo de coco para hidratar a pele mas notava no dia seguinte um cheiro ransoso na roupa.Parei de usar pois estava impreguinando tudo, inclusive a toalha de banho.
    Você já notou isto?
    Quanto ao bicarbonato tb usei por um tempo por indicação do Dr alexandre, mas depois de um tempo tb tive irritação. O que vcs tem usado agora? Me recomendaram leite de magnésia ( comprado em farmácia naquela tradicional embalagem azul),mas agora que está mais quente não tenho achado suficiente.
    Tem algo para sugerir?
    beijos
    Lucieni

  3. oi Pat, que legal vc levantar este assunto. Ja que nos preocupamos com a alimentacao, tambem o que entra no nosso corpo atraves da pele nao poderia deixar de ter uma atencao especial . Tenho tido dificuldade em encontrar protetor solar e labial sem quimicos, e tambem maquiagem. Vc teria alguma dica? Uso algumas coisas da Weleda, como o desodorante de sálvia, o sabonete líquido, a pasta e o óleo de rosas. Shampoo demorei até achar um bom, os da Weleda infelizmente ainda contém lauril. Estou usando um de uma marca chamada Amazônia Preciosa ( Surya), difícil de achar pois esta linha deles é voltada pra exportação. Por enquanto estou gostando. Não tem nada de petroquimico nem lauril, e é orgânico certificado. Produtos de limpeza uso Biowash ou Auxi. Gosto muito do site Skin Deep http://www.cosmeticsdatabase.com . A pasta da Weleda por exemplo tem hazard score 1.
    Ainda na busca pelo oleo de coco, que su-miu de todos os lugares onde costumava achar…

    1. Sy, com o que temos de ofertas no Brasil, eu procuro não ficar xiita em relação a químicos nos cosméticos, mas ao menos uso moderada e conscientemente – e isso já é um começo. Sou vaidosa, gosto de uma unha pintada quase sempre, faço luzes no cabelo ocasionalmente – ainda não achei opções muito naturais, então não pinto a unha toda semana e não faço luzes muito fortes, assim posso fazer menos vezes.

      Quando vou aos EUA, trago hidratanetes formulados por um médico de lá, totalmente natural e pouco conhecida. Ele tem uma linha comercial já, mas que eu só acho pra vender no site dele. Os shampoos e condicionadores dele eu detestei, não deu mesmo – o meu cabelo não é dos mais fáceis -, então ainda fico com os de sempre, cheios de química… (buááááá!)

      O meu melhor protetor solar é o tempo de exposição. Não abuso e pronto! Quando sei que inevitavelmente passarei o dia no sol, sem escapatória (tipo um passeio de barco), m equips de chapéu, óculos, camiseta e hipoglós. Até levo um creme com proteção comum (alguma marca que não me dê alergia, sou alérgica a várias) e uso em último caso. Desde que passei a fazer dessa forma, NUNCA MAIS me queimei de ficar ardida ou vermelha! Você já leu este artigo sobre sol? http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=130 É interessantíssimo!

      Então acho que deu pra sacar, né? Eu tomo cuidados “aqui e ali”, onde dá, mas sem ficar muito neurótica, porque isso também nào faz bem à saúde!!

  4. Pat, eu vi no site da Granado alguns produtos à base de coco, achei interessantes, mas o site não dá a fórmula completa. Mas acho que as coisas deles não têm essa química toda de que a gente foge. Eu adoro Weleda, mas é uma marquinha cara, viu? Tenho comprado o creme dental e só. Como desodorante, uso leite de magnésia, e às vezes misturo com talco para bebê da Granado.

    Os produtos que você traz dos EUA são do Mercola?

    1. Não são do Mercola não, esses a gente até tem ocmo mandar entregar no Brasil, apesar de ficar meio caro. Eu trago os produtos do Dr. Ron Schmidt, que eu compro quando vou aos congressos da Weston Price Foudation.

  5. Pat, sem dúvida se formos parar pra ver TUDO que usamos, ficamos loucos e falidos! rs, infelizmente estas marcas mais naturebas e sustentáveis ainda são bem mais caras mesmo que as convencionais. Tenho um problema sério com sardas…mesmo o sol do dia a dia me deixa cheia de manchinhas ( por causa do abuso de sol quando era adolescente), então uso todos os dias o Anthelios, que é cheeeio de química, mas né, fazer o quê, e maquiagem também não tem jeito, não vivo sem rímel e blush! Como são coisas que uso todos os dias, queria achar uma alternativa mais natureba, mas por enquanto vou usando eles mesmo. A unha eu desncanei, pinto mesmo rs, pelo menos os da Colorama não tem mais, desde 2006, Tolueno, Dibutil nem Formaldeído na fórmula! Devagar e sempre rs! E o óleo de côco hein, alguém sabe onde acho? Costumava comprar no Oba ou na Mundo Verde, mas eles so tem da Copra…

  6. Pat eu comprei o óleo de coco orgânico da casa santa luzia Dr. Orgânico, importado das Filipinas. Estou adorando mas realmente é muito caro e como moro no RJ fica ainda pior por causa do frete! Estava pensando em comprar o da Coprasul que fica bem mais em conta mas não sei se é confiável. Qual a sua opinião sobre os produtos da Coprasul? Obrigado desde já.

  7. Pat, voce conhece a marca Finococo? Encomendei o óleo de coco e farinha de coco, será organico mesmo?

  8. Ola, estou gravida de 3 meses e gostaria de saber se posso tomar o oleo de coco, tenho hipotireoidismo e esteatose hepatico,por isso preciso fazer uma dieta para que eu nao venha a ter uma diabete gestacional.
    Desde ja agradeço e espero resposta …
    Obrigada.

  9. Oi Pat! Me diga uma coisa. Esse creme dental você acha uma boa alternativa para crianças a partir de 1 ano? Meu medo é que meu filho engula um pouquinho ao escovar os dentes. Beijos.

    1. É do Parodontax que você está falando Simone? é o uqe eu uso aqui em casa, mas não faço muita questão de usar nas crianças. Acho que a remoção mecânica – só escovação adequada – é bastante suficiente no início.

  10. Pat, uma curiosidade, vc usa somente o óleo de coco como protetor para seus filhos? Eu faço o meu com óleo de coco, cenoura, urucum e buriti. Mas para minha filha até hj passo comente coco, como no verão ela vai estar já com 1 ano, e sou amante de praia, vc acha que usar o baby badger é legal uma vez ou outra?

    1. Milena, na verdade nem óleo de coco eu coloco toda hora. Não coloco nada, mas os ensino a moderar o tempo de exposição. Tem dado certo, eles nunca se queimaram!

  11. Olá Pat, gostei muito do seu artigo, mas gostaria de umas dicas. Minha netinha de três anos, assim como toda criança, gosta de brincar no chão, eu deixo, claro, mas depois é uma sujeira só. Como e o que eu posso usar para ‘desencardir’ os joelhos, cotovelos e pés, sabendo que a pele dos bebês é muito mais sensível. Aguardo ansiosa. Um abraço e obrigada!
    Sheila.

    1. Sheila, eu sou a favor de a’gua com sabão, sem bucha nem nada, porque realmente a pele dos pequenos é sensível. Um paninho com óleo de coco pode ajudar a “escorregar” melhor o encardido!

Comentários estão encerrado.