Alimentação ARTIGOS

E a manteiga?

Dentre os muitos blogs que eu sigo, um dos que mais gosto é o The Nourished Life, da Elisabeth, que segue os princípios da Weston A. Price Foudation tanto quanto eu (bem, ela escreve coisas tão interessantes, que creio que ela estude ainda mais do que eu!). Artigos interessantíssimos, algumas receitas, comentários incríveis. Vale a pena mesmo, mas tem que entender inglês – o meu não é perfeito, mas aproveito para treinar!

Como não é todo mundo que domina o inglês e como as informações são ótimas, vou tentar traduzir alguns artigos dela de vez em quando – ajuda a quem não lê inglês e me ajuda, eu pratico o idioma um pouquinho mais!

Vou começar traduzindo um artigo sobre a (deliciosa) manteiga, que já foi tida como a grande vilã das dietas saudáveis, mas nunca deixou de ser uma grande delícia!

Os benefícios do ácido butírico

Ah, manteiga! A gordura à moda antiga. O acompanhamento perfeito para uma batata assada. Comidinha amiga. Cremosa, saborosa e absolutamente deliciosa numa torrada. Mas, manteiga é saudável?

Eu comecei escrevendo um artigo sobre porque manteiga é saudável, e rapidamente me dei conta que os méritos da manteiga vão muito além de um único artigo para descrever tão controverso assunto (neste post do Crianças da Cozinha eu juntei dois artigos do The Nourished Life e traduzi juntos). Afinal de contas a maioria de nós ouviu durante anos que a manteiga estava no topo da lista do “não coma”. É preciso muito mais do que um único artigo num blog para desfazer anos de propaganda contrária.

A manteiga é saudável? Benefícios do ácido butírico

Então hoje vou começar falando do ácido butírco. A manteiga é a fonta alimentar mais rica nessa substância (3 a 4%), um ácido graxo de cadeia curta que é comprovadamente muito benéfico à nossa saúde.

Ácido butírico e a saúde metabólica

Um estudo muito interessante demonstrou os benefícios do ácido butírico em ratos. Os pesquisadores notaram que os ratos alimentados com ácido butírico foram capazes de reverter diversos males metabólicos perigosos. Os ratos que receberam ácido butírico em duas dietas eram mais magros e não tinham tendência a comer em exagero. Eles também apreentaram taxas mais baixas de colesterol, triglicérides e melhores níveis de insulina – todos apontando para uma melhor saúde metabólica e risco diminuído de desenvolverem doenças metabólicas.

Ácido butírico e a saúde intestinal

Os intestinos na verdade usam o ácido butírico como fonte de energia. O ácido butírico demonstrou ser eficiente no combate a doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Isso porque seus ácidos graxos de cadeira curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.

Ácido butírico e câncer

Estudos demonstraram que o ácido butírico tem a habilidade de transformar células cancerígenas em células normais. Isso é um fato único, já que em geral as substâncias anti câncer matam células e não as regeneram. O ácido butírico entretanto parece preservar a vida da célula, normalizando a sua função.

A manteiga é saudável?

No fim das contas o grau em que um alimento é saudável ou não para cada pessoa depende das características, tolerâncias e intolerâncias individuais de cada organismo e nas necessidades dietéticas de cada um. Em outras palavras, a quantidade de manteiga que você precisa depende do seu organismo. Mas após essa leitura, a manteiga oferece diversos benefícios à sua saúde. Espero que você posa aproveitar todo o sabor e benefícios que a manteiga tem a oferecer.

Referências:
http://diabetes.diabetesjournals.org/content/58/7/1509.abstract
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1612357
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18346306
http://www.ralphmoss.com/html/tributyrin.shtml

Você já está comendo sua porção diária de manteiga? Acima nós exploramos os benefícios do ácido butírico contido na manteiga, e agora vamos falar dos benefícios da vitamina A, também contida na manteiga.

A manteiga é saudável? Benefícios da vitamina A

Weston A. Price concluiu que a vitamina A é um componente em falta nas dietas modernas em comparação com dietas de culturas tradicionais. ele notou que os povos que consumiam alimentos tradicionais consumiam infinitamente mais vitamina A que pessoas que viviam nas grandes cidades, no “modo de vida moderno”. A seguir apenas alguns dos benefícios da vitamina A:

  • A vitamina A é um poderoso antioxidante, o que quer dizer que nos protege dos danos causados por radicais livres.
  • A digestão das proteínas é facilitada pela vitamina A.
  • A vitamina A melhora a saúde dos ossos.
  • A vitamina A tem importância vital na saúde da tiróide.
  • De acordo com a Dr. Campbell-McBride em seu livro Gut and Psychology Syndrome, a vitamina A é também crucial na saúde intestinal.
Mas eu obtenho a minha vitamina A das cenouras!

Será? A forma original da vitamina A nas cenouras (e em outras plantas) é o beta-caroteno – precursor da vitamina A. O nosso corpo não consegue usar o beta-caroteno em sua forma original, ele precisa ser convertido numa forma mais aproveitável de vitamina A. E nem todo mundo pode realizar essa conversão facilmente. Em particular bebês, crianças, idosos, diabéticos e aqueles com  função tióide fraca podem não ser capazes de fazer tal conversão apropriadamente. A vitamina A presente nos alimentos de origem animal está numa forma imensamente mais biodisponível.

Vitamina A e manteiga: o par perfeito

A vitamina A é uma vitamina lipo-solúvel, o que significa que é preciso gordura para que seja completamente aproveitada. Isso faz da manteiga um alimento verdadeiramente sinérgico: combina vitamina A e importantes ácidos graxos num único pacote.

Quer mais uma razão para amar a vitamina A na sua manteiga? É tremendamente deliciosa!! Vamos ser sinceros: não é muito apetitoso para muitas pessoas a idéia de comer carnes de órgãos e frutos do mar (ambos são excelente fonte de vitamina A). A manteiga entretanto é um alimento que a maioria das pessoas gosta, e muito. É fácil de espalhar no pão caseiro, ótima para preparar ovos mexidos, misturar no purê de batatas, ou da forma que você gostar mais.

A melhor manteiga quando se trata de vitamina A

Talvez você já tenha ouvido falar: a manteiga produzida a partir do leite de vacas criadas soltas em pasto é muito mais rica em vitamina A do que aquela de vacas criadas em confinamento, à base de ração. Eu descobri que que a maioria das manteiga comerciais têm cerca de 6% das recomendações diárias de vitamina A. já as mantigas artesanais, provenientes de leite de vacas soltas a pasto contém em torno de 8%, podendo chegar a 10% das recomendações diárias de vitamina A, dependendo da sua origem. Então lembre-se: você faz seu dinheiro valer muito mais quando opta por comprar uma manteiga melhor, orgânica de preferência – ela é mais cara, mas uma vez que ela é melhor para sua saúde, você economiza em remédios em incômodos.

Agora vamos voltar à pergunta inicial: a manteiga é saudável? Você já acredita nisso?

Aqui a Elisabeth encerra os dois artigos (que eu juntei num só) e promete muitos outros a esses respeito!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

51 comentários

  1. aqui em casa só usamos manteiga, margarina não entra. Eu adoro e consumo bastante. Felizes dos franceses que sempre dão um jeito de colocar uma manteiguinha em todas as refeições, rsrs.

  2. Pat, eu tenho oportunidade de comprar leite de cabra (cabras que comem o que encontram e até bebem água do mar e comem as algas das rochas… e esse leite me dá uma energia!…) e acho que posso encontrar leite de ovelha perto de onde vivo (fora do Brasil). Eu já tive a oportunidade de comer umas verduras refogadas em manteiga pura e A – M – E – I, aliás… nunca comi nada tão bom em toda a minha vida!!! Parecia couve com canela e mel…!!!!!!! Que delícia!!!
    A minha questão é esta: como é que se faz a manteiga?? Queria tanto saber como fazer caso possa comprar leite de ovelha… porque queijo de ovelha eu já sei fazer ;-)

    Um abraço e continuação de dias felizes com a família recém aumentada :-)

    Maria!

    1. Maria, eu nunca fiz desde o começo em casa, mas basicamente manteiga é a nata do leite batida com pitada de sal (à gosto) até dar o ponto de manteiga. eu já fiz uma experiência em casa tendo o creme de leite (nata) já separado e deu certinho. Mas separar a nata do leite eu nunca tentei. Será que é fácil? Se você tentar, venha nos contar!

        1. Gostei da explicação e gostei do site! Quato a separar o creme, nuca fiz, mas vejo que nas minhas garrafas de leite fresco sempre se forma uma camada de creme no topo. Se você for bem cuidadosa e deixar o leite descansndo em jarras de boca larga, deve conseguir separar um pouco por vez. Não parece tarefa das mais fáceis, mas pode ser divertido tentar!

          1. Hmm… a avó do meu pai fazia a manteiga em casa desde o começo mas ele não se lembra como ela fazia. Acho que esquentar o leite e ir tirando a nata está fora de questão não é?

          2. Olá,

            Minha mãe sempre tirou leite em casa e não é difícil separa a nata. Como uma vaca dá cerca de 5 litros de leite, ela guardava em jarras ou em grandes panelas na geladeira. Depois de um tempo a nata “se cria” por cima, então é só tirar em uma escumadeira e ir guardando em um potinho. O problema é que é preciso bastante leite, de algumas semanas, para conseguir uma quantidade considerável da nata para fazer a manteiga.

  3. Ótimo post, continue traduzindo outros e também escrevendo os seus. Adoro entrar aqui (coisa que faço todos os dias) e ver novidades.

    Abraços

  4. Olá Pat, ainda bem que aqui em casa se come manteiga desde sempre, e eu também faço, o processo é esse mesmo, coloco o leite para repousar em uma vasilha(de vidro) por mais ou menos 10h, para a nata(ou creme)ir para o topo, retiro com muuuito cuidado com uma colher e vou juntando até dar uma quantidade suficiente para preparar a manteiga, com 10L de leite consigo 1L de nata, aí deixo na geladeira, para fazer deixo em temperatura ambiente e bato com uma colher de pau, vou batendo,batendo, o soro vai soltando, uma pasta amarelada se forma. então escorro e lavo com água fria umas três vezes para retirar bem o soro, senão a manteiga estraga rápido, coloco na geladeira e uso!
    Uma parte faço Ghi, pois adoro o sabor que ele dá à comida…
    Abraço.

    1. Com 10 litros de leite de vaca você consegue 1 litro de nata. Isso significa que no final do processo você fica com 1 kg de manteiga ou 500 gr?
      Tenho receio em deixar o leite que conseguir (será mais de ovelha) fora da geladeira tantas horas. A minha casa é quente e se eu deixar o leite tanto tempo à temperatura ambiente pode estragar… alguém tem alguma boa sugestão para driblar esse pormenor? Obrigada :)

      1. Maria, eu colocaria uma colherinha de oigurte em cada litro de leite. Durante esse tempo fora da geladeira é lógico que o leite vai fermentar. Colocando o iogurte, você ao menos garante que ele fermente com “bactérias do bem”, e de quebra consegue fazer uma manteiga probiótica!!

        Vou ser sincera: não sei se a minha dica realmente funciona, mas é o uqe eu faria se fosse fazer em casa!

        1. O que você diz faz todo o sentido Pat… no entanto, eu não tenho iogurte caseiro natural feito porque não encontro bactérias – cultura – para fermentar (já procurei onde vivo, Noruega, e de onde sou, Portugal, e não consegui encontrar nada!!). A única coisa que encontro são cápsulas de probiótico na farmácia e dizem que são para pessoas que estão com diarréia… e não faço ideia se posso abrir a cápsula e colocar o pózinho directo no leite para fermentar bem ou se há bactérias próprias para quem sofre de diarréia e outras para fermentar leite para o transformar em iogurte…
          (a propósito disto, leia o último parágrafo desta notícia com atenção e veja a idade da pessoa-alvo da notícia:
          http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1683106)

          A minha pergunta é: posso colocar uma colher de iogurte natural industrializado no leite cru? Há uma marca de iogurtes na Noruega que se chama “Biola”. A marca diz que os iogurtes têm Lactobacillus rhamnosus GG. De tudo o que há aqui me parece ser o melhorzinho mas… se eu pudesse encontrar cultura própria para isso seria bem melhor!

          Desculpe o testamento… mas a cada passo que dou aparecem mais dúvidas que certezas…

          1. Pode usar sim uma colherinha do iogurte comercial, desde que seja iogurte natural integral, aquele totalmente sem sabor ou qualquer tipo de adoçante. Pode usar também kefir, que eu vi para vender em Lisboa quando estive lá.

        2. Mais algumas dúvidas (derivadas do meu interesse crescente em alimentos fermentados):

          O que é leite fermentado e como se faz?
          Qual é a diferença entre leite fermentado, leite azedo e iogurte líquido (natural)?

          Obrigada :) e é como lhe digo Pat… só aparecem dúvidas…

          Um abraço :) e vamos continuar esse papo bom…

          1. Leite fermentado é o leite que sofreu a ação de bactérias e azedou. dependendo do tipo de bactéria, o leite vai estar estragado, impróprio para uso ou vai virar iogurte, ou queijo ou coalhada ou kefir.

        3. Pode colocar 125ml de iogurte por litro de nata.
          Se tiver a nata com as culturas, não precisa colocar o iogurte. Quanto o tempo não está quente eu deixo umas 15 horas em temperatura ambiente, mas se estiver calor pode ser menos tempo.

      2. Com 1 litro de nata se faz um pote de manteiga de aproximadamente 300 gramas. Realmente não rende muito. Mas como é para consumo em casa e leite aqui tem de sobra, eu “invento” essas coisas para fazer, porém algumas vezes acabo comprando mesmo,rs.

  5. Ah, e é claro que uso leite cru de vaca,pois moro no interior e aqui tem muitos criadores de animais e agricultores, as vacas pastam e os legumes são sempre fresquinhos!

    1. O produtor de leite de cabra que me vende leite disse que era preciso uma quantidade enooorme de leite para fazer manteiga e que dava mais prejuízo que lucro. Ele falou que, por exemplo, 100 litros de leite dariam para fazer 4 kg de manteiga…

      Uma pergunta: e com leite de ovelha você já experimentou? Eu já vi fazer um queijo fresco (grande) com apenas 5 litros de leite de ovelha… gostaria de saber que quantidade de leite é necessária para fazer 500 gr de manteiga… obrigada :)

  6. adorei este artigo,aqui em casa tambem consumimos manteiga, mas nao é caseira, o consumo de leite é pouco e por isso nao consigo juntar a nata.Ja consumiu manteiga da marca Aviação?
    Um grande abraço

  7. Olá,Pat!

    Há algum tempo uma amiga me falou dos problemas inerentes ao uso dos óleos de cozinha e passei a usar manteiga pra tudo.
    Fiquei feliz ao ler a confirmação da importância da manteiga em seu blog!
    Quanto a frituras, me diga: tem problemas fazê-las utilizando quantidade maior de manteiga? Às vezes não vejo muita saída, até convencer meus filhos a mudar hábitos…
    Gostei muito de conhecer seu blog e o de seu marido (sofro de enxaqueca)- seu trabalho é show!
    Abraços!

  8. Oi Pat, td joia?
    Que eu sou sua fã, vc já sabe! Só que estou passando por uma situação que exige um cuidado redobrado, e queria uma opinião sua. Meu pai é cardíaco, já infartou, e me vejo no dilema de dar ou não manteiga pra ele, sabe? Eu como diariamente, mas quando se refere a ele, me vejo na dúvida…o que vc acha?
    Bjo grande!

  9. Olá Pat, tudo certo?
    Bem, nunca gostei de manteiga(acho que não tem muito gosto), tenho preferido usar a geléia para passar no pão e afins, mas depois desse ótimo artigo, acabo mudando de opinião.
    Por alguns dias fiquei meio em dúvida sobre qual manteiga comprar, alguma que não tivesse corantes, etc e etc, e que fosse mais “natural”.
    Bem, acabei optando pela manteiga da Jussara, pois é uma usina de laticínios daqui de Franca-SP, ao invés de adquirir de outra cidade. Há no rótulo somente creme de leite pasteurizado, nada de corantes,sódio,etc.
    Por hora, fiz uma boa escolha?
    Novamente, obrigada pela atenção.

    1. Mel, aparentemente você fez uma ótima escolha! Porém quando tiver oportunidade, opte por uma orgânica, obtida da forma mais artesenal possível!

  10. O que é mais saudável: manteiga ou azeite de 0liva extra virgem?

  11. “Leite fermentado é o leite que sofreu a ação de bactérias e azedou. dependendo do tipo de bactéria, o leite vai estar estragado, impróprio para uso ou vai virar iogurte, ou queijo ou coalhada ou kefir.”
    Oi Pat… vc escreveu isso no comentário acima… existe alguma maneira de saber se o leite está impróprio pra uso??? Meu leite orgânico (mas pasteurizado) passou do prazo estabelecido na embalagem… está firme, mas não tem aspecto ruim e nem cheiro forte… dá pra fazer a separação do soro e cream cheese???
    obrigada!!!

      1. O ideal é inocular o leite com um pouco de iogurte, assim você se certifica que quais bacterias o “invadiram”!!

  12. Posso colocar o iogurte neste momento então??? Depois de ter “coalhado” na geladeira??? Dá para “salvá-lo??? Ou este leite tem que ser jogado fora???

    1. Andrea, se ele já talhou, então já foi consumido por bactérias e não dá pra saber se boas ou ruins… Eu descartaria esse leite…

  13. A manteiga artesanal feita com creme de leite também é saudável??? Estou tentada a fazer manteiga em casa, mas estou em dúvida se faço com creme de leite fresco ou com nata de leite… Pat Feldman, achei legal a idéia de colocar 1 colher de iogurte para termos as bactérias, vou tentar fazer com e sem para ver os resultados…

  14. Olá, Pat.
    Tenho a oportunidade de comprar leite cru (cru mesmo, com absolutamente toda a nata ainda presente). Como vem engarrafado e não tenho como deixar o leite parado durante a noite para retirar a nata, separo-a passando o leite por uma peneira. Com essa nata eu poderia fazer minha própria manteiga se batê-la, mas costumo consumir fresca (em pão, por exemplo). A minha dúvida é quanto ao aquecimento dessa gordura. Aqui em casa não utilizamos óleos ou azeites, a não ser se ainda estiver em sua forma natural (quero dizer que comemos muitas castanhas, nozes, etc), isso por conta da oxidação. Procurei por artigos e não encontrei nada que pudesse me dizer se a gordura de origem animal é também tão “delicada”, então não utilizo minha nata em pratos que serão assados, muito menosna panela. O que você pode dizer a respeito? Desde já agradeço!

    1. Pietra, a nata batida, como você disse, resulta na manteiga, que é uma ótima gordura para a cozinha. Pode usar para cozinhar normalmente!

  15. Ola Pat,
    M einteresso muito por comer melhor, e nao achei em Sao PAulo um lugar para comprar manteiga organica de vacas grass fed… estou pedindo a uma amiga que tem sitio para trazer o leite da fazendo e fazer em casa, mas primeiro tenho de separar o creme do leite, e nao sei como fazer. Alguma dica?

    1. Achei no Pão de Açúcar a manteiga D’Isigny, francesa, de vacas alimentadas com pasto (grass fed), sem corantes. Eu paguei 8 reais por um tablete de 150 gramas.

Comentários estão encerrado.