Aperitivos e entradas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Patê de Atum

Eu sempre detestei patês em geral pela simples presença de maionese. Muito antes de imaginar o quanto industrializados em geral podem fazer mal à saúde, eu passava mal só de olhar para aqueles vidros de maionese industrializada. Não gostava do gosto, não gostava da textura, não gostava da cor, não gostava de nada – e continuo não gostando!

A minha relação com a maionese começou a mudar quando passei a prepará-la em casa. Primeiro preparava maionese caseira só para agradar ao meu marido – ele adora! Usava maionese caseira na salada de batatas que faço sempre pra ele, faço quando preparamos hamburguer, e outras muitas gostosuras. Preparava a maionese caseira com todo o carinho, mas ficava super resistente em experimentar, mesmo com meu marido fazendo mil elogios! Um dia deu um “click” e resolvi experimentar a maionese caseira na salada de batatas. Adorei! Agora como sempre! Mas no patê eu ainda dispenso a maionese, mesmo a maionese caseira, definitivamente não me atrai…

Como a maioria dos patês nesse mundo leva maionese, eu sempre fui avessa a patês, e continuei sendo, mesmo com a minha maionese caseira. Isso até a semana passada, quando resolvi testar receitas de patê usando o meu cream cheese caseiro. Por conta do uso cada vez maior do soro de iogurte, a produção de cream cheese aqui em casa está enorme, e eu tinha que dar um uso para mais esse superalimento cheio de lactobacilos importantes para nossa saúde.

Com a sobra do atum que preparei no almoço de ontem, resolvi preparar mais um patê, que ficou delicioso!

Ingredientes:

1/2 xícara de atum assado desfiado (eu usei o atum com crosta de gengibre do almoço, mas você pode usar o atum preparado com o tempero que você preferir e acho até que dá para usar atum em lata, daqueles que vem em água e óleo, apesar de não ser a minha opção favorita, nem de longe)

1/2 xícara de cream cheese caseiro

1/2 xícara de creme de leite fresco (eu compro o meu na feira de orgânicos do Parque Água Branca, a melhor opção, mas os grandes supermercados costumam oferecer essa opção no balcão refrigerado, próximo a queijos e manteigas)

1/4 de xícara de cebolinhas picadas

2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado (use menos ou mais do que isso, conforme seu gosto pessoal)

1/4 de colher de chá de curry em pó

3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

sal e pimenta do reino à gosto (maneire na pimenta se você não gosta de nada muito ardido, afinal o gengibre e o curry já são picantes)

Modo de Preparo:

Junte o cream cheese caseiro e o creme de leite fresco num recipiente e misture bem até obter uma massa bem homogênea.

Junte os demais ingredientes e acerte o tempero de acordo com seu gosto pessoal.

Você pode servir esse patê com torradinhas de pão sírio (como eu fiz aqui em casa) ou como recheio de pão folha, preparando um delicioso “wrap” (CLIQUE AQUI para ver a imagem de um “wrap”, é uma delícia!) ou ainda como parte de uma deliciosa salada.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Pat, vc é sem dúvida nenhuma, uma super mulher! Te admiro cada dia mais! Esse patê ficou mega especial!! Tudo caseiramente saudável..rs! Amei! bjs Fe

  2. Pat, tem alguma receita de recheio de atum e de frango para usar em sanduichinhos de pão de forma integral que farei na festinha da minha filha?

    1. Silvia, essa receita de patê fica ótima, e com o frango você pode fazer mais ou menos do mesmo jeito: cream cheese caseiro, creme de leite, frango bem desfiadinho e temperinhos, que podem ser salsinha, um pouquinho de mostarda ou qualquer outro tempero da tua preferência.

Comentários estão encerrado.