DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa de Camarão com Coco

Aproveitando o que provavelmente é um dos últimos dias fresquinhos do ano, resolvi fazer uma sopa bem gostosa para o almoço de hoje.

Camarão é uma coisa que aqui em São Paulo compro muuuuuito raramente, quase nunca mesmo. Prefiro camarão fresquinho da praia, comprado direto dos pescadores. Até o gosto é diferente, muito mais gostoso, mas como não sou xiita e tenho lá minhas vontades incontroláveis de vez em quando, comprei o camarão que eu menos gosto hoje, já cozido e congelado, mas prontinho para a minha sopa de sabores bem interessantes.

Como quase tudo na minha cozinha, a receita foi fácil e rápida. Só não foi mais rápida porque eu não tinha leite de coco pronto no freezer e tive que fazer na hora. Mas isso não acrescentou nem 5 minutos ao preparo!

A sopa ficou deliciosa e eu sugiro que vocês não deixem de provar! Para quem mora na praia e tem camarão fresquinho mais facilmente do que eu, é uma pedida melhor ainda!

Ingredientes:

400g de camarões sem casca, sem cabeça e sem rabo (foi como eu comprei e na quantidade que eu comprei, mas use mais ou use menos, com ou sem casca, de acordo com seu gosto). Se você não come camarão, eu tenho certeza de que a receita ficará divina com peixe branco cortado em cubos

1,5 xícaras de caldo de peixe caseiro

1,5 xícaras de leite de coco caseiro

0,5 xícara de creme de leite fresco (opcional)

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

1/4 de colher de chá de curry em pó

sal à gosto

uma pitada de pimenta do reino (opcional)

2 a 3 colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem

1/4 de xícara de cebolinhas finamente fatiadas

1/2 xícara de arroz integral básico já cozido (opcional)

Modo de Preparo:

Junte o caldo de peixe e o leite de coco caseiro com uma pitada de sal e leve à fervura.

Junte os camarões, mexa bem e adicione os demais ingredientes, menos a cebolinha.

Assim que a sopa ferver novamente, desligue o fogo, junte as cebolinhas, acerte o sal e sirva imediatamente.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Pat,
    Adoro seu site, e visito sempre que posso. Achei seu site, procurando receitas com Óleo de Coco. Hoje vi essa receita da sopa de camarões, que me parece ser maravilhosa (adoro camarão!), e então tentei utilizar “receitas com óleo de coco”, mas essa receita não aparece lá. Será que você tem outras receitas que utilizam também óleo de coco e que não estão aparecendo na sua pesquisa?
    Obrigada e Parabéns pelo site.
    Patricia.

    1. Patricia, é provavelmnte falha minha na hora de editar as categorias as quais pertencem cada texto/receita. Vou corrigir essa, e se você notar alguma outra, me avise! Obrigada!

  2. Encontrei as receitas com peixe, me encantei pois gosto muito desse alimento. Aqui em Aracaju encontramos peixes e camarões da região frescos para comprar direto dos pescadores no entreposto de pescados perto da minha casa. Resolvi tirar o peixe frito da alimentação diária, depois que conheci os malefícios dos óleos vegetais, tentei fazer com o óleo de coco da marca Copra que foi o que encontrei para comprar e fiquei com muita coceira e o gosto é muito forte. Mainha outro dia comentou como seria a Semana Santa já que estou tirando toda comida boa de casa, agora vou mostrar a ela essas receitas. Já se encantou pelo iogurte natural caseiro. Já é um grande passo, toma 3 xícaras por dia as vezes.

Comentários estão encerrado.