Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Ossobuco Ensopado

Tenho feito cada vez mais caldo de carne aqui em casa – uns 10 litros por semana, para nosso consumo e para muita gente que não tem disponibilidade de fazer em casa e prefere encomendar pronto e congelado da minha cozinha.

O caldo é sempre muitíssimo bem aproveitado em inúmeras receitas: sopas, risotos, carnes ensopadas, molhos, etc. Os legumes usados no preparo do caldo de carne eu bato como uma sopa creme e congelo; com uma boa pitada de sal e pimenta dá uma deliciosa sopa para dias mais frios ou serve como ingrediente para papinhas de bebê.

É com o ossobuco que eu nunca sei bem o que fazer, não é a minha carne favorita… Muitas vezes ele é triturado e incluído nos “banquetes” dos meus gatinhos, que deixaram de comer ração há algum tempo e estão muito melhores de saúde. Misturada à temperos e ervas, é sempre um bom jantar para o meu filho, acompanhando arroz integral e alguma verdura e/ou salada.

Mas prato mesmo, algo para servir numa refeição para todos nós e eventuais visitas, eu nunca tinha feito com ossobuco.

Hoje eu decidi que tentaria um ensopado, bem ensopado, para servir com uma massa simples. O problema é que depois de separado do caldo de carne e resfriado, o ossobuco fica sempre meio fibroso. Uma carne que desmancha ao menor toque, mas qe não é agradável de mastigar. Penso que isso acontece porque toda sua suculência se transfere para o caldo de carne. Isso era um problema a ser resolvido, e eu acho que consegui!

Ingredientes:

1 xícara do ossobuco usado no preparo do caldo de carne caseiro (não se preocupe em desfiar ou picar, o ossobuco está tão cozido, que ao ser aquecido vai se desmanchando sozinho)

3 a 5 xícaras de água filtrada

1 xícara de tomates bem maduros grossamente picados

1/2 xícara de salsinha fresca bem picada

sal e pimenta à gosto (eu uso um pouco mais do que o usual, já ue a carne foi cozida totalmente sem sal e custa mais a pegar o sabor)

Modo de Preparo:

Junte o ossobuco e 3 xícaras de água numa panela, tempere com um pouco de sal e pimenta e leve à fervura. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo médio.

Junte os tomates e mais água filtrada, caso necessário, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Acerte o tempero com mais sal e pimenta, caso necessário, mexa bem e desligue o fogo.

Junte a salsinha e sirva imediatamente.

Hoje eu servi esse ossobuco como molho de uma massa cozida e passada rapidamente no zeite extra-virgem. Meu filho, que não gosta de macarrão, preferiu comer com arroz integral. Das duas formas ficou bem apetitoso, recomendo!

Eu temperei o ensopado de ossobuco de forma bem simples, mas nada impede você de caprichar mais: cenouras em rodelas grossas vão muito bem, um dente de alho bem picadinho também torna o tempero muito especial. Hoje usei a salsinha porque era o que eu tinha de mais fresco, mas você pode usar qualquer outra erva. Sálvi deve ficar muito boa!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. oi flor adoro ossobuco ..e meus babys também o pediatra recomendou para meu filho pois ele era prematuro e ele desenvolveu super bem ninguem fala que ele nasceu com 2 kg..hoje tem 2 anos e 5 meses e é super forte essa crane e o musculo são tudo de bom para crianças bjinhos e parabens pelas receitas

  2. Pat, o caldo de carne você tem feito só com o ossobuco ou coloca costela também?

    Beijos,
    Tati

  3. passei o link daqui pro meu namorado.

    o prato predileto dele é ossobuco, ele vai desacreditar quando ler que são seus gatinhos que se aproveitam da carne predileta dele. capaz de aparecer miando por aí dia desses… hahahaha.

  4. E quanto tempo leva para cozinhar o ossobuco na panela comum para comer ensopado? Preciso temperar um dia antes?

  5. Pat, gatos podem comer cebola?? Eu achei que os legumes do caldo ficaram com um gosto muito forte e ia dar para o meu cachorro, mas aí lembrei da cebola e fiquei sem opção :/
    Gatos podem ou vc faz sem cebola? Ou deu um jeito de acrescentar depois??

Comentários estão encerrado.