Alimentação ARTIGOS

“Rápido e cheio de energia”, mas sem nenhum nutriente…

Estava dando uma espiada na edição 111 de julho de 2007 da revista Meu Nenê, e na seção “Bom Garfinho” está uma receita com macarrão instantâneo que me deixou preocupada… Uma revista que preza pela saúde de seus leitores mirins deveria evitar divulgar coisas desse tipo.

Não querer falar mal, para não criar uma situação constrangedora com possí­veis anunciantes, eu até compreendo, mas anunciar como algo tão vantajoso…

Matéria duvidosa!!

Os ingredientes da “maravilhosa” receita:

1 tablete de caldo de galinha (que todo mundo está cansado de saber o quanto faz mal, porque vem cheio de corantes, aromatizantes, flavorizantes e glutamato monossódico – por que não sugerir um caldo de galinha feito em casa? estimular coisas desse tipo)

200 g de peito de frango (não seria ruim se as mamães conseguissem um bom franguinho caipira – mas também não precisava ser só peito, afinal o frango tem outras partes mais nutritivas e tão saborosas)

4 talos de espinafre (espinafre é legal, cheio de nutrientes, mas se eu estivesse pensando em saúde, teria o cuidado de sugerir espinafre orgânico, se fosse possível)

2 colheres de sopa de azeite (que tal sugerir azeite extra-virgem???)

1/4 de cebola ralada

1 pitada de sal (que tal aproveitar o sal para falar sobre as vantagens nutricionais do sal não refinado, riquíssimo em nutrientes?)

100 g de mussarela em cubos (muzzarela é legal, mas se perde nesse contexto todo!!)

1 copo de requeijão (requeijão comercial hoje em dia é muitas vezes feito a partir de gordura vegetal da pior qualidade, e vem acompanhado de flavorizantes, conservantes, etc)

1 pacote lámem sabor Galinha Caipira (esse eu nem comento… a revista cita até a marca de lamem que a mamãe leitora deveria usar – isso me cheira a matéria duvidosa…)

salsinha picada (sugerir salsinha orgânica não faria mal a ninguém…)

Todas as sugestões que eu dei aqui nem sempre são fáceis de seguir. A galinha nem sempre é caipira, o jantar nem sempre é o ideal e as verduras, legumes e ervas nem sempre podem ser orgânicas, mas a gente tem que fazer o que pode e melhorar onde dá!!

Logo, logo vou postar uma receitinha rápida de couscous marroquino super colorido e super nutritivo. É bem rápido e fácil de preparar e as crianças com certeza vão adorar!!!!!

Quer saber mais sobre os malefícios do macarrão instantâneo? CLIQUE AQUI, leia e pare imediatamente de oferecer essa porcaria a qualquer membro de sua família, principalmente seus filhos!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Pat, tudo bem?
    Com relação as pimentas, o que acha do “Tabasco”?
    Um beijinho,
    Bel
    =]

  2. Olá, Pat!
    Concordo com você! Parece realmente que a matéria foi paga… concordo também quanto a dificuldade em se encontrar certos produtos, mas, realmente, se quisermos ter uma qualidade de vida melhor, temos que buscar o que é melhor para nós! E nada melhor e, ao mesmo tempo, um pouquinho complicado começar a mudar os nossos pequenos hábitos diários! Ah! Estou aguardando a receita do couscous, hein! Obrigada! Beijos, Dani.

  3. Oi
    Os assuntos,aqui sao todos maravilhosos e de uma grande importancia.
    Penso igual quando se trata de alimentacao,mas fazer com que a familia tenha essa mesma visao e bem dificil.
    Enfim,com relacao ao macarrao instantaneo eu aboli faz tempo.
    E fiquei mais horrorizada,quando descobri,que esse tempero que vem junto,e um dos piores causadores de cancer retal.
    Assim que li em uma das minhas pesquisas.
    Pois como mae,tento manter a alimentacao o mais saudavel possivel.
    E vc e uma das pessoas no mundo,que colabora e muito,para que possamos ter uma vida mais sana.
    Obrigada por todo o esclarecimento que voce nos da.

    P.s nao tem acentos no teclado.

  4. Pat, tudo bem? Descobri seu site por acaso na internet, tenho uma filha de três anos e acho muito difícil alimentar, educar e criar uma criança nos dias de hoje. Principalmente no que diz respeito à alimentação, quando as fontes realmente naturais não estão ao nosso alcance com tanta facilidade como as prateleiras dos supermercados. Tento alimentar da maneira mais saudável que consigo, evito refrigerantes e doces, biscoitos recheados e tal, mas desde pequena ela consome leite de caixinha ou em pó, pois quando nasceu meu leite não era suficiente para saciá-la. Mas com a vida corrida fica difícil de preservar 100% a alimentação de uma criança, quando trabalhamos fora o dia inteiro e nossos filhos ficam na escola o dia inteiro. Demais, toda essa questão de leite, leite de soja, macarrão instanâneo (nem tanto), está no subconsciente da população à anos, então, como convencer nossos parentes e amigos?
    Me sinto confusa e sem forças pra lutar contra essa indústria alimentícia!

    1. Mayara, o único jeito que encontrei foi sendo não muito simpática em algumas ocasiões. As pessoas simplesmente não respeitam nossa escolhas, então eu bato o pé, digo que o filho é meu e eu alimento como quero e ai de quem passar por cima das minhas recomendações.
      Definitivamente não é lá muito simpático, mas na maioria da vezes é o único jeito…..

Comentários estão encerrado.