Babies, um documentário

by Pat Feldman on 05/04/2011 · 9 comments

in RECOMENDO, Vídeos e filmes

Hoje bem cedinho, ao abrir o computador, dei de cara com um convite super simpático da Tatiana do Mixirica para irmos juntas ao cinema assistir a um documentário sobre bebês. Eu não tinha idéia do enfoque do documentário, mas achei que seria super interessante, sem contar que seria o maior prazer passar algumas horas com a Tatu, que é um doce de pessoa!

O documentário mostra o primeiro ano de vida de 4 bebês de 4 partes absolutamente diferentes do mundo: Estados Unidos, Japão, Mongólia e Namíbia.

O filme é praticamente todo sem diálogos, mas mostra imagens lindíssimas desses 4 bebês e suas famílias. O momento do nascimento, primeiras impressões, como se limpam, se alimentam, se comportam, o ambiente onde vivem. Interessantíssimo! Me prendeu a atenção do início ao fim!

Durante a exibição muitas coisas vieram à minha cabeça, comparações entre mundos tão diferentes foram inevitáveis e a conclusão mais importante foi que ambiente, comida, casa, limpeza não são o que mais fazem a diferença na felicidade de um bebê. Amos de PAI e de MÃE sim, faz toda a diferença e é importantíssimo!

Teve um ponto em particular que me chamou atenção. Não sei se foi impressão minha ou se é realmente uma realidade. O bebezinho africano, que vivia em condições consideradas pela sociedade atual como miseráveis e sujas, pareci sempre feliz e naturalmente estimulado, ao contrário do que era o extremo oposto, o bebê norte-americano, que recebia sim muitos estímulos, porém todos extremamente artificiais. O bebê norte-americano, para mim, pareceu eternamente entediado e conformado. De repente fiquei pensando se a nossa sociedade não está criando bebês exageradamente limpos e esterilizados. Tão limpos, que acabam se tornando pessoas com um sistema imunológico deficiente, “mal treinado”.

Ainda preciso me informar se esse documentário será exibido em algum cinema da cidade ou como fazer para que vocês tenham acesso a ele. Vale a pena!

 

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 9 comments… read them below or add one }

Suzy April 5, 2011 at 22:25

Oi Pat,

ele tá estreando no Cinematerna essa semana e tb dá pra baixar via Torrent. É um documentário muito legal mesmo.
beijo,

Reply

Cris Bispo April 5, 2011 at 23:02

Achei o trailer muito legal. Eu queria baixar por torrent. Só que o nome do filme é bem genérico: “babies” Será que vou conseguir encontrar? :/

Reply

Pat Feldman April 5, 2011 at 23:10

Tenta buscar em francês, que é o idioma natural do filme. No Youtube eu busquei por “Les Bebes Documentaire” para achar o vídeo que postei.

Reply

Pat Feldman April 5, 2011 at 23:12

A Bianca, que trabalha com o pessoal do Cine Materna me avisou que nesse sábado, às 11 horas da manhã tem a pré estréia desse documentário no Cine Artplex do Shopping Frei Caneca.

Reply

Irene April 5, 2011 at 23:16

Pat, teremos sessões no CineMaterna de SP, POA, Rio e Curitiba neste sábado, 11h. Além disso, no lançamento do CineMaterna no Bourbon Pompeia na segunda, 13h30. Todos são pré-estréia. O filme entra em cartaz no dia 15. Bjs!

Reply

Pat Feldman April 5, 2011 at 23:44

Obrigada, Irene!

Reply

silvia April 6, 2011 at 9:09

puxa vida cada horário ruim para quem trabalha!!!
vou tentar baixar
quem souber se o documentário irá passar em outros cinemas…avise

Reply

FRANCINE April 6, 2011 at 16:56

Ei Pat!
Coincidencia de novo! Uma de minhas irmãs mora na Alemanha e esteve passadno férias aki, mês passado. Como estou esperando mais um bebê (Josueh), ela me trouxe de presente o DVD deste documentário. Ameeeeiii!!!
Sobre suas impressões, no que realmente faz diferença na vida, destaco a alegria daqueles pequenos bebês (depois crianças), daquela região da África (era Africa mesmo?). Um ambiente tão rude, tão seco… mas chamava a atenção o modo carinhoso daquelas mães “vermelhas” interagirem com seus filhos. Lindo demais!
No DVD tem um trecho dos bastidores, quando o filme foi exibido para as mães participantes. Aquela mãe africana se emociona ao ver a realidade dos seus filhos e comparar com o modo de vida (tão mais sofisticado) de algumas outras crianças.
Impactante o documentário.
(Vc viu que vai ter congresso virtual de aleitamento ,materno? Se te interessar, acesse o site do aleitamento.com)
bjs pra vc!!
Francine

Reply

Pat Feldman April 6, 2011 at 19:34

Francine, acrescentei alguns comentários sobre as minhas impressões no texto. Dá uma olhada! Quanto ao congresso, me interessa sim!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

Previous post:

Next post: