DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Peixes RECEITAS

Atum com Gengibre e Limão

Hoje, ao terminar as compras no sacolão resolvi dar uma espiada na peixaria, e foi com muita alegria que me deparei com uma linda posta de atum. A posta inteira era tentadora, mas grande demais – só serviria se eu tivesse convidados. Pedi apenas 3 fatias caprichadas e voltei feliz para casa, pensando sobre o atum com gengibre e limão que faria.

Pensei em refogar o atum em cubos – para facilitar a vida do meu filho, com seus almoços apressados da semana. E fui pensando também nos temperos que usaria. Tudo de cabeça mesmo, como eu quase sempre faço!

Como era cedo, resolvi já cortar o atum em cubos e deixar marinando no tempero. Tinha limão, gengibre e o de sempre, sal e pimenta. A combinação ficou ligeiramente picante e refrescante, uma delícia!

Ingredientes:

3 fatias grossas de atum fresco (essa posta estava caprichada, e as 3 fatias somaram quase 800g, que deu super bem para nós três no almoço e ainda sobrou uma porção bem farta para o jantar do pequeno)

suco de 1 limão

2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado

sal e pimenta do reino à gosto

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

1 cebola roxa média, finamente fatiada

Modo de Preparo:

A dica é: saia cedo para comprar o seu peixe, assim você com certeza conseguirá os melhores pedaços.

De volta da peixaria, lave os filés em água corrente, enxugue com papel toalha e corte em cubos com pouco mais de 1cm de lado.

Transfira os cubos de atum para um recipiente fundo com tampa e misture o suco de limão, o gengibre, sal e pimenta. Tampe e leve à geladeira para pegar o sabor por pelo menos 3 horas (se eu tivesse tido mais tempo, arriscaria deixar umas 6 horas marinando).

Numa panela rasa e grande (pode ser uma wok também), aqueça a manteiga e os óleos e refogue a cebola até que ela fique ligeiramente dourada – cuidado para não queimar!

Junte o atum com toda a marinada e refogue por cerca de 5 minutos – se você achar muito ressecado, junt mais manteiga e/ou óleo de coco.

Eu não coloquei hoje, mas acho que o atum teria ficado muito mais interessante com cebolinhas picadas, adicionadas ao final.

Servi com legumes refogados à oriental e a combinação foi simplesmente P-E-R-F-E-I-T-A!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.