Bebidas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Suco ao contrário

Quem acompanha o site Crianças na Cozinha há algum tempo, já deve ter notado que meu filho não tem o hábito de beber nada além de água, no máximo água de coco natural, na sua rotina diária. Eles normalmente não bebe suco natural, muito menos os industrializados. Refrigerante nem pensar, ele nem sabe o que é!

Os sucos naturais, mesmo que sejam orgânicos, mesmo que sejam servidos sem açúcar ou qualquer tipo de adoçante natural ou artificial, mesmo que sejam feitos na hora, não são recomendados para consumo freqüente, muito menos diário e menos ainda várias vezes ao dia. Por mais saudável, saboroso e delicioso que um suco possa parecer, ele jamais chegará aos pés de uma fruta inteira, com todos os seus nutrientes preservados.

Quando preparamos um suco em casa, a fruta é espremida ou passada na centrífuga. Algumas vezes o suco também é passado na peneira – mais comum quando o suco é para os bebês tomarem na mamadeira. Nesse processo todo, muitos nutrientes se oxidam, as fibras que fazem parte da fruta integral são deixadas de lado e sobra basicamente um líquido colorido, com um sabor gostoso e muito açúcar (sim, a frutose das frutas não passa de açúcar!!).

Bem, a quantidade de açúcar (frutose) da fruta não aumenta feito mágica quando a transformamos em suco, porém para preparar um suco, de laranja por exemplo, usamos 3 ou 4 frutas, aproximadamente, não é? Se você ou seu filho fossem comer 3 ou 4 laranjas inteiras, em quanto tempo fariam isso. Quanto tempo levariam para comer tudo? Vocês dariam conta de comer tudo de uma vez só?

E um suco de laranja, feito com as mesmas 3 ou 4 laranjas? Quanto tempo você levaria para beber?

Será que deu para perceber a diferença? Quando alguém come uma laranja, normalmente comerá uma só por vez, duas no máximo. Considerando o tempo para cada garfada e mastigação, você com certeza demora muito mais para comer uma laranja do que para tomar o seu suco. Digamos que você leve 10 minutos com a fruta inteira e 10 segundos para o suco todo, feito com o mesmo número de laranjas. Não parece frutose demais de uma vez só no seu organismo??

Essa idéia está super bem esclarecida na minha cabeça, mas temo não estar sendo tão clara com gostaria na minha explicação.

Há alguns meses meu filho descobriu o suco de laranja. AMOU!!! Aqui em casa eu quase não faço, porque sei que o consumo diário não é bom e porque (confesso) morro de preguiça! Mas no restaurante ele já descobriu que tem suco de laranja e já aprendeu até a pedir para o garçom, com toda a educação, sem nem esquecer do “por favor”!! Ele pede, pessoalmente, e depois eu explico ao garçom como fazer: divida um copo de suco em 2 ou 3 copos do mesmo tamanho e complete o resto com água e/ou gelo. Temos então um delicioso refresco de laranja!!! Esse sim, assim fraquinho, gostoso e saudável, e com certeza infinitamente melhor do que refrigerantes!!

Esta é uma das idéias, mas tem uma outra, que eu achei ainda mais legal!!!

Estava visitando o blog Kids Cuisine esta semana e me deparei com uma idéia que achei absolutamente genial!! Forminhas de gelo multicoloridas. Cada forminha com um suco diferente, sempre natural, que a criança coloca na água que está tomando. Num dia ela tem gelos vermelhos, da melancia. Outro dia, pedrinhas amarelas da laranja ou roxas da uva. Verdes de kiwi. Amarelo claro do abacaxi. Quase pretas de açaí. Amarelo ouro de manga. Laranja de mamão. E as demais frutas que estiverem na época. No dia da bagunça, duas ou três pedrinhas diferentes, uma de cada cor, e um refresco bem saboroso e divertido!

Eu aidna não preparei em casa, mas não vejo segredo algum na dica, então resolvi passar para vocês! Aproveitem!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

90 comentários

  1. Essa idéia do suco de laranja diluído em água…é impressão minha ou antigamente a gente só tomava assim?
    Talvez seja só eu…lembro que minha avó fazia “laranjada” e era um suco mais fraquinho.
    E essa idéia das forminhas de gelo é realmente muito boa.
    Minha mãe faz isso há anos, de limão e maracujá. Ela chama de “gelinho” e sempre tem no seu congelador.
    Não pelo problema do excesso de frutas, que acho que ela nunca atinou pra isso, mas pela praticidade mesmo.
    Já eu concordo plenamente com você. Adoro sucos, mas sei que são over. E as laranjas têm um problema maior porque normalmente são colhidas ainda verdes. Isso faz com que elas fiquem muito ácidas, o que não é nada bom…

  2. Mariare, eu até ía comentar isso no artigo e acabei esquecendo… A minha avó NUNCA fazia suco de laranja puro!! Aliás, nenhum suco!! Era tudo diluído: para as crianças era até mais água do que suco e para os adultos era meio a meio.

    Ninguém reclamava!!

  3. Ai, este posting caiu como uma luva. Minha mae está me visitando e fica me perguntando porque eu nao dou suco para minha filha (ontem ela comeu metade de uma laranja, orgânica, com a pele branca para o horror da avó). Já passei o link para minhas irmas, que também questionam. O estranho é que na casa de minha mae nunca tem suco, sempre teve e tem “refresco”, sem acúcar e com pouco gelo.
    Obrigada Pat!

  4. Eu nao entendo porque no Brasil na indroducao de alimentos em um bebe de 6 meses os pediatras recomendam dar suquinho, e nao mamadeira – isso nao seria ‘errado’? Eu pessoalmente acho errado dar suco na mamadeira, independente da idade. Eu dou suco para os meninos, em forma de picole! Diluido, apenas coloco nas forminhas de picola. Eles amam.
    Quando fui ao Brasil, eu nao achei um so suco puro sem adicao de nada no supermercado e fiquei indignada no consumo de refrigerantes por criancas e sofri uma pressao enorme para dar para os meus filhos experimentarem para eles ‘nao ficaremc om vontade’, ate peguei a minha tia dando para o Djem. Desculpe a revolta, mas as filhas delas (minhas primas queridas) sao gordas e nao sabem porque!!

  5. Oi minha querida…
    Adorei a idéia, visto que as crianças a-d-o-r-a-m o tal do “gelo”
    O Gabriel adora tomar qualquer coisa que seja, com pedrinhas de gelo.
    Adorei a idéia!
    Um beijo..
    Saudades

  6. Pat, sua explicação foi excelente, e se não me engano vc já tinha falado sobre isso por aqui… Confesso que estou tentando, mas está sendo difícil diminuir o consumo de sucos em casa… o baby adora, e eu mais ainda! Virou hábito, mas aos poucos estou conseguindo diminuir… cortei os sucos durante as refeições, e foi mais fácil do que imaginei, mas vira e mexe, na hora da sede, me pego pensando em um suco…
    Na volta da escolinha, eu e o baby sempre tomávamos um suquinho, mas agora estou substituindo por água de coco, água perfumada (com hortelã) ou então uma laranja (inteirinha, em gominhos!). Dá trabalho mudar um hábito, mas aos poucos acho que vou conseguir!

    1. Vc pode colocar fatias de limão amarelo na água tbm ela fica saborizada e da para enganar a mente

  7. Oi Pat,
    sua explicação foi muito clara. E eu também tomava “laranjada” na infância. Minha filha, 6 anos, toma muito suco, natural e também industrializado (infelizmente) pela praticidade. Mas ela toma bastante água também (odeeeeia refrigerante, ufa!)e por isso estou super animada pra introduzir os gelinhos coloridos, ela vai amar!
    Obrigada pela dica!
    beijos
    Fabiana

  8. Olá Pat,

    Aqui em casa também não temos o costume de tomar sucos e muitas vezes visitas e a própria família estranha, cheguei a escutar que seria preguiça minha, mas sei bem que comer uma fruta demora mais para ser mastigado (já ajuda na dentição, trabalhando os músculos da boca), demora mais para ser digerido e dá mais saciedade, então vale muito mais à pena…infelizmente o maridão adora refrigerante (o que chega à ser uma ironia né) mas limito à 02 garrafas por mês e não tem conversa hehehe! Muito obrigada por compartilhar conosco tantas informações importantes…vemos que não estamos sozinhos na busca pelo mais saudável né!!! bjs Aretusa

  9. Vivendo e aprendendo rsrsrs
    Eu tomo suco de laranja quase todos os dias no café da manhã. E a medida pra mim é essa mesmo, 3 laranjas.Do que fica na peneira do espremedor eu só jogo fora as sementes, o resto volta pro copo.
    A partir de amanha passo a usar só uma! hehehehe
    Brigadao, Pat!
    Beijos!

  10. Adorei a idéia dos gelinhos e adoro seu site e suas recomendações.
    Mas acredito que essa postura com relação ao suco de frutas natural seja exagerada.
    Tomamos muito suco de fruta natural em casa, comemos fruta, não tomamos refrigerante de jeito nenhum (há 13 anos), tomamos muita água, procuramos nos alimentar de forma variada e saudável e não acreditamos no suco de fruta natural como vilão. Não mesmo! É gostoso e muito melhor que muito líquido por aí. Acredito que seu consumo não nos prejudique! Entendi seu ponto de vista, mas não acrdito que seja frutose demais no nosso organismo. Mais sim, mas não demais no sentido negativo.

    1. Também concordo com você, colocar suco natural como vilão é um pouco demais…..tem várias dicas legais nesse site, mas é bem melhor tomar suco natural do que refrigerante, suco de pozinho, etc….em casa todo mundo adora….n acho q seja mais saudável substitituir o suco natural pelo gelinho com água (suco aguado).

      1. Camila, em termos de quantidade de açúcar, o suco, mesmo natural, é praticamente equivalente ao refrigerante! Sim, faz muita diferença colocar só o gelinho ou fazer um copo de suco concentrado.

  11. Pat, mto legal esse texto! Parabens de novo! Agora uma duvida… e os sucos vegetais, idem? Por ex, no caso do Pedro que sempre comeu mtooo pouquinho, e ainda com 3 anos completos continua comendo “que nem passarinho” um belo suco ou vitamina na seria legal para adicionar nutrientes de forma saudavel? Percebo que uma das pp disvantagens e a bomba energetica por causa do acucar de uma vez so, mas e entao os sucos vegetais? { }s

  12. Ah! quis dizer com sucos vegetais alimentos como cenoura, espinafre, couve, aipo, gengibre… essas coisas.

  13. Muito bom o texto, principalmente nessa época de febre de centrífugas, que fazem suco ultra concentrado. Sempre achei muito mais saudável comer a fruta. Lá em casa, meu marido é que é viciado nos sucos, e não consegue aceitar que sejam doces demais. Tenta perder peso, não consegue e não sabe por que. Eu bem sei…

  14. Oi Pat, acompanho seu blog com mto interesse, gosto de culinária e tb como mãe de 2 crianças. Gostaria de saber o que vc pode dizer sobre os “sucos vivos”, “sucos de luz”, clorofila e tais. Tb seriam mais prejudiciais que cheios de benefícios?

  15. Obrigada pelo artigo. Gosto muito de temas que desmitificam certos assuntos, no entanto tenho algumas ressalvas. Você diz “Nesse processo todo, muitos nutrientes se oxidam, as fibras que fazem parte da fruta integral são deixadas de lado e sobra basicamente um líquido colorido, com um sabor gostoso e muito açúcar (sim, a frutose das frutas não passa de açúcar!!)”. “Muitos”, mas NEM TODOS nutrientes necessariamente se oxidam, assim como nem todas as fibras (depende da filtração). Não concordo que de uma fruta reste “apenas um líquido colorido” Um pouco de exagero não acha? Sim, teremos um suco que não passa de “açucar” mas devemos dizer de um açucar de altíssima qualidade e sem dúvida importantíssimo ao corpo como fonte de energia. É obvio que uma fruta é cem vezes melhor, mas isso não justifica desqualificar tanto assim os sucos. Certamente a diluição dos sucos é uma boa saída. Espero ter ajudado.

  16. Adriana, com certeza um suco natural é sempre melhor do que qualquer refrigerante, mas ainda assim eu insisto que é açúcar demais de uma vez só no nosso organismo!!!

    Açúcar em sua forma isolada (ou muito concentrada como no caso dos sucos) nunca é bom, seja qual for o açúcar.

    Na verdade meu desejo não foi desqualificar totalmente os sucos, mas sim alertar o pessoal de que apesar de não ser uma coisa “medonha”, também não é toda essa maravilha do mundo!!

  17. que sabem sobre o engarrafamento de suco puro de uva sem quaisquer aditivos?…
    Acham que se estraga?….Fiz a experiência…coloquei no frigorífico e dias depois provei…Ao abrir libertou um gás …provei era um sabor muito agradável….espumoso mas bom…Que sabem sobre isso?…

    Um abraço

  18. Parabéns Pat

    Sabe que eu nao tinha me tocado sobre isso, eu tomo tanto suco natural,
    compro bastante fruta na feira e sempre preparo sucos altamente concentrados, e achava que estava abafando em relacao a minha saude, hehehehehe
    Este ano uma das minha aquisicoes para o novo ano seria uma juicer daquelas que fazemos o suco com a casca e tudo, agora isto tudo me parece sem razao, vou ficar com meu liquidificador e fazer refrescos, ao invés de sucos altamente concentrados.
    Vivendo e aprendendo.

    Obrigada.

  19. Muito bom o artigo!! Muito esclarecedor… eu sempre dou sucos para o meu filho de 1 ano e meio (tem dias que ele toma mais de uma vez até!) na ilusão de que o estava enchendo de coisas boas… são sempre sucos naturais, feitos na hora e tal. Não deixo de dar a fruta, mas achava que uma porção de suco, pelo menos, deveria estar incluída. De qualquer forma, fiquei com uma dúvida. Existe uma frequência ideal para oferecer o suco? Não dar nunca, dar de vez em quando? Outra dúvida… ele está super acostumado a tomar suco de uva. Na casa da minha mãe sempre tem, aqueles concentrados, de garrafa, que não tem açúcar e você coloca 2/3 de água e 1/3 do suco… melhor parar de dar?

    Muito obrigada desde já!

  20. Genteeeeee, eu estava fazendo certo e nem sabia, rs, qd minha filha era bebe eu raramente dava suco (por preguiça de fazer rs) então preferia dar a fruta mesmo mt mais fácil, e o mesmo acontece agora com o meu filho q esta com 5 meses, só q pra mim é mt corrido então eu faço purezinho da fruta e congelo,(corto a fruta em pedaços e qd fica molinha eu desligo o fogo, bato no mix, deixo esfriar e congelo, faço o suficiente pra 5 dias, esta certo ou estou destruindo propriedades da fruta fazendo assim?) coloco um puco de farinha de farinha de aveia nas frutas q prendem o intestino como no caso da goiaba, bjin Ü

    1. Cristina, ao invés da farinha de aveia, eu sugiro que você acrescente umas colheres de iogurte natural integral. Melhor para o intestino!

  21. sou ovo-lacto vegetariana, mas nao como queijo!
    como muitos graos e estou tentando comprar organicos sempre q possivel. muitas vezes os graos tem carunchos!!!! O que fazer? Jogar todo o pacote fora? Li que o coco do caruncho é altamente toxico e cencerigeno!!!
    e nas castanhas? as vezes tambem vejo umas estragdas no meio de tantas boas no pacote….

  22. Olá, perdoe a minha ignorancia… eu consigo entender q um suco é muita frutose num organismo, mas como comer frutas como limão? e como adoçar essas frutas. Eu quero cada vez mais uma alimentação mais saudável e sem produtos industriais, contudo percebo q fica mais oneroso e acho complicadíssimo as receitas, demoradas e nem sei o q são um monte de ingredientes. Eu passo mais tempo tentando descobrir o q são, onde encontrar do q preparando… eu realmente sou iniciante de primeiro grau :-) e no caso do lanche escolar… os sucos sempre me pareceram a melhor solução… fico bem perdida….

    1. Ana, realmente algumas frutas sozinhas são terríveis, muito azedas, mas sucos e aos pedaços não são a única forma de consumi-las. Já tentou temperar saladas com limão? Já tentou um refresco (suco diluído) de limão com melancia ou melão?
      Para quem está se iniciando na cozinha as respostas nem sempre são óbvias, mas não tenha medo de inventar ou experimentar!

      E quando tiver dúvidas, entre em contato, deixe um comentário, como você fez hoje!

      1. Pat e Ana Beatriz, hj experimentei uma receitinha com 1/2 limão, 1 punhado de aveia e mel deixados de molho 12 hs…o nome dela é Muesli neste livreto velho velho que achei nas coisas da vó rsrs…adoorooo tudo isso hehe…antes de comer coloque a fruta de sua preferencia ralada ou amassada…maçã e banana alternados ficou ótimoo!! Confere se gosta Pat! E obrigada pelas dicas…

  23. Oi Pat, adorei o texto e estou virando sua fã, visito seu site todos os dias e o conheci por acaso em uma de minhas pesquisas sobre a alimentação do meu bebê de cinco meses. Sou ovo lacto vegetariana e procuro ter uma alimentação saudável dentro do possível e por isso estou adorando suas dicas.E ao ler esse texto tive dúvida em relação ao suco de laranja lima q dou todas as manhãs ao meu bebê e q uso três laranjas pelo fato de serem tiradas da árvore na casa de minha vó e o tamanha ser bem menor q a do mercado. E como o pediatra dele receitou dou o suco após dar a banana amasada. O q vc me aconselha, devo parar com o suco? ou diminuir as laranjas? ele tem cinco meses e está iniciando a alimentação sólida. Ah outra pergunta fiz a papinha de maçã q vc deu a receita e gostaria de saber o pq da manteiga e se posso adoçar com açucar demerara organico? Bjos e obrigada pelas informações valiosas

    1. Débora, que sorte ter um pé de laranja no quintal da vovó!!! Ainda assim eu faria o suco com apenas uma laranja diluída em água filtrada.

      Quanto à papinha de maçã, se você quer mesmo um docinho, sugiro cozinhar uvas passas picadinhas junto da maçã. A manteiga dá uma consistência mais gostosa, oferece vitaminas e torna a sobremesa mais substanciosa.

  24. Obrigada pelas dicas Pat estou adorando o seu site e divulgando para as minhas amigas mamães aqui de Santa Catarina (Balneário Camboriú), confesso q estou me empenhando para seguir suas receitinhas e já percebi q não é nada fácil mas com esforço dedicação e muito amor ao meu filho estou fazendo o q eu posso… Bjão e parabéns pelo site… Ah, e aguardo um cursinho aqui pelo Sul ta?!

    1. Débora, curso em Balneário a gente marca’fácil fácil a hora que você quiser (e juntar um grupo). Balneário Camboriú é a minha segunda casa e mora no meu coração!!! Cresci passando todas as minhas férias aí, tenho família morano aí e nas redondezas e morro de paixão por essa terra linda!!!

  25. Pat, olha eu aqui de novo!!
    Vem cá, mas vc tomando o suco com o bagaço, o de laranja por exemplo,adoro com bagaço, sem passar em centrífuga, não mantém as fibras q ajudam esta frutose a ir mais devagar na absorção??
    dúvidas………
    beijo grande
    Ti

  26. Oi Pat fiquei sabendo do blog por uma amiga esse ano, e é a primeira vez que coloco um comentário, estou gostando muito das suas dicas e do Dr Alexandre, fiquei pasma e muito preucupada com as informações, principalmente sobre os grãos e cereais. Eu sofro por comer integrais desde 1995, nunca tive dor de cabeça na minha vida, mas tudo o que como dá muitos gases e nunca recebi essas informações nem de gastro nem de nutricionista que já fui em vários, ainda bem que soja e leite pasteurizado o meu organismo já rejeita tenho intolerância. Eu peguei as receitas, mas ainda não coloquei na prática, por ser sozinha para fazer e comer acho tudo muito demorado e trabalhoso para poder comer grãos e cereais de maneira saudável. O que eu gostei foi da tua resposta que você pode fazer curso em Camburiú eu moro em Florianópolis e também preciso de suas aulas práticas, quero muito ir na feira que você compra seus produtos. Gostaria de ser comunicada dos cursos se não for possível em Camburiú pode ser em outro lugar. Obrigada Pat e Dr. Alexandre por informar as pessoas sobre o que os outros escondem, pelo carinho com as pessoas e pelo incentivo de mudar hábitos errados. Tudo de bom para vocês e seus filhos, um grande abraço.

  27. Xiiii, acho que entao cometo um erro grave.
    Eu prefiro mil vezes chuper laranja do que tomar o suco. Mas eu não pegao só uma laranja e sim de 4 pra cima, sempre desde menina eu encho uma bacia de laranja e fico em frnete a Tv descando-as em forma de mexirica e como TODAS. E agora????

  28. Ola!
    Falando em sucos, fazer os gelinhos de frutas acho uma boa idéia mas nunca fiz porque achava que perderia os nutrientes.
    Eles se mantém mesmo moidos e congelados? E os sucos verdes tipo couve por exemplo. Posso bater a couve e congelar sem que ela perca suas propriedades?
    Agradeço sua atenção.
    Abraços.

    1. Marisa, mesmo em sucos não congelados, extraídos no momento do consumo, há perdas de nutrientes e de fibras. Ocorre também que o açucar das frutas fica mais concentrado, como falei no artigo.

  29. Olá Pat

    Acabo de me “cruzar” com as suas interessantes informações. Quiz o Universo que fosse assim, ocasionalmente (?) .
    Sou Naturologista em Portugal e o facto é que concordo em forma e conteúdo com a sua abordagem relativamente aos sumos “Sucos” de fruta… Porém, na minha actividade Naturologista, não posso deixar de me confrontar com o sucesso que têm obtido nas mais diversas patologias, os Sucos de Legumes, feitos e consumidos na hora, aos quais também associo às vezes…sementes germinadas,…gãos de pólen…etc…
    Regra número um: nunca fazer sucos de fruta,,,nem associar nos sucos fruta com legumes…

    Se quiser contemplar-me com o privilégio de um comentário seu…apreciaria…

    Um abraço

    Luis Filipe

  30. Aqui em Salvador, Bahia, esse gelinho de frutas tem nome: Abafabanca! Minha mãe sempre fazia e eu cresci me divertindo vendo a água se tornar colorida com a abafabanca de manga, goiaba, maracujá, jabuticaba, cajá, umbú, tamarindo. Era muito bom fazer o gostosinho da fruta durar mais e a água se tornava uma delícia!

  31. A ideia é interessante, mas vale lembrar que o suco de fruta congelado perde propriedades…

    1. Andrea, exatamente por isso que eu recomendo isso apenas como uma brincadeira para dias especiais. Até o suco fresco perde propridades, pelo simples fato de ser espremido. Se quiser aproveitar realmente o que as frutas oferecem, deve come-las inteiras.

  32. Acho que não consigo eliminar os sucos, uma pq eu gosto e minha filhinha ama tb. Mas a idéia do gelinho de fruta é bem legal para um passeio! Este final de semana estávamos fora e ela não tomou sucos como toma em casa. Talvez se eu tivesse esses gelinhos de fruta, bastaria misturar na água e voilá! Suquinho gostoso e fresquinho, com garantia da origem!

    Obrigada por mais uma dica Pat!

  33. Pat, eu não tenho costume de tomar muito suco, mas é por preguiça mesmo de fazer… Mas eu nunca tinha pensado nisso, realmente é muito açúcar de uma vez só! Eu achava que devia me empenhar mais e fazer um suquinho aqui em casa no café da manhã e agora estou aliviada rsrs… De todo modo também nunca entendi essa obsessão dos pediatras por suquinho para bebês… fico maluca quando a mãe de um bebê de 4 meses vem me contar toda contente que o filho já toma suco de laranja…
    Meu filho tem 1 ano e 7 meses e além de tomar água, ainda mama bastante no peito, é o que basta pra matar a sede!
    Parabéns por mais esse artigo que nos dá o que pensar! Bjos

  34. Oi Pat, o que você diz dos sucos verdes, tão recomendados por nutricionistas para adultos? Gostaria muito de ouvir sua opinião para me ajudar a ponderar sobre a adoção ou não desse hábito. Abraço, Joana

  35. Pat, Paz e Luz sempre!
    Adorei as pedrinhas de gelo coloridas!
    Como adoçar? Me informe por favor.

    Bjus
    Martha

  36. Nada de “querer facilitar” para os nossos filhos! Não devemos deixá-los com preguiça de tomarem conta de si. O ato de descascar uma fruta e outras etapas como tirar as sementes e até mesmo mastigar devem ser prazerosas e não trabalhosas. Eles têm energia de sobra para praticar a mastigação e a digestão, não é mesmo?
    Parabéns pelo texto!!! Divulguei no meu facebook. Aline

  37. Adorei o artigo, e assino em baixo.
    Para dar “criatividade” a água, gosto de folhas de hortelã, menta ou mesmo manjericão, uns pedaços de morangos boiando… Suco só como extra do extra!

  38. oi, Pat

    Adorei seu blog! Parabéns! Eu não posso com suco de frutas naturais, se torna indigesto p/ mim pela concentração das substâncias da fruta! Quis compartilhar essa informação com vc!

    Um abraço!

  39. Olá Pat, já fui no Dr Feldman e melhorei 80% da enxaqueca. Eu levanto minha imunidade com suco de clorofila. Mas eu faço assim: muitas folhas verde-escuras (as vezes meio maço) couve, folha de arvore frutifera, ou qualquer outra, bato com linhaça germinada e 1 maça. Nada coado. Tomo bem devagar, no tempo em que eu comeria a maçã por exemplo. Isso manteve meu virus da monoucleose controlado. O que vc acha desse suco em termos de açucar no sangue… obrigada! abraços!

  40. olá pat estava bastante preocupada com meu bebe pois ele não toma suco nenhum não gosta da mamadeira, só para tomar agua ele está com seis meses e meio e mamou exclusivamente até os cinco depois disso comecei a dar comida a ele, mais não é muito facil.
    A PEDIATRA DELE FEZ O SEGUINTE CARDÁPIO ,MAIS CONFESSO QUE NÃO ESTOU MUITO A VONTADE E NEM ELE POIS DÁ O MEIOR TRABALHO PARA COMER
    FRUTA RASPADA OU SUCO DE FRUTA AS 9HS
    VERDURINHA AMASSADA COM CALDO DE CARNE OU GALINHA AS 12HS
    DANONINHO AS 15HS
    PAPINHA DE CREMOGEMA 18HS SE ELE QUIZER
    E NOS INTERVALOS AMAMENTAR
    JA LI SOBRE OS DANONINHOS E JÁ CORTEI DO CARDÁPIO E AGORA ESSA DO SUCO DE FRUTAS POIS ELE DAVA O MAIOR TRABALHO MESMO QUASE NÃO TOMAVA NADA
    MAS GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO
    OBRIGADA.

    1. tally, eu sou contra qualquer tipo de industrializados na alimentaçao de bebes e crianças, portanto de cara nao concordo com danoninho e o tal cremogema. se voce nao se sente segura com as recomendaçoes da pediatra que escolheu, pode ser uma boa idéia pedir uma segunda opiniao, de um outro profissional. na minha opiniao de mae, alimentos naturais, ocmo frutas, verduras, legumes, carnes, iogurte e outros derivados do leite compoem uma dieta bastante saudável e completa.

  41. Olá Pat,
    Quanta coisa tenho para mudar nos hábitos aqui de casa ainda.
    Sobre o suco/refrigerante tive um idéia que está dando certo.
    Estamos chupando meia laranja junto com as refeições para substituir o hábito que estava instalado de tomar algo. Nas primeiras vezes as crianças reclamaram, mas agora, passado o impacto inicial, tá tudo indo bem. :)

  42. Gente, não entendi muito sobre o pq de não serem a favor do suco,desculpem minha ignorância pois desde pequena tomo suco no almoço e não sabia que existia algo que indicasse que não era bom tomá-lo. Poderiam esclarecer?
    O bom é misturar com água?
    Polpa seria bom ou ruim já que misturamos com água?

  43. Pessoal o que eu gosto no juicer é: posso beber um suco de pepino, repolho,salsão e cenoura. Se vocês não sabem faz muito bem pra saúde, bebo pela manhã. Você conseguiria comer isso no café da manhã? Eu não
    Depois é só fazer uma sopa pro almoço com as fibras, colocar bastante tomate, cebola e pimentão ( se o problema for o desperdício é claro ).

  44. Desculpe mas achei o artigo meio “xiita”. Se vc não pode tomar refrigerante, líquidos industrializados (de uma forma geral), leite (por ter vários aditivos químicos e pelo próprio excesso de lactose que causa intolerância) e agora sucos? Sinceramente… Ficaremos tomando água ou, no máximo, água com um leve gostinho de frutas sem adição de açucar? Creio que não é por aí… Mas, apesar de não concordar com o posicionamento do suco como vilão a dica do gelinho é interessante.

  45. Olá! E o maracujá? É meio difícil de saboreá-lo sem ser na forma de suco não é? Eu particularmente coloco a polpa no liquidificador com água e aciono o pulsar ligeiramente várias vezes… as sementes praticamente ficam todas inteiras e a polpa sai todinha. Depois é só coar e tomar, sem açúcar é claro! Também dou à minha filha com 1 ano nos lanches suco de abacaxi, sem água e sem açúcar passado no liquidificador com 1 folha de couve. E também o suco de laranja feito no espremedor e depois passado no liquidificador com beterraba e cenoura. Será que esses sucos não seriam bons para ela? Abraço e tudo de bom!!!

  46. Pat!
    Gostaria de saber mais sobre os malefícios do suco de laranja diário. Por algumas razões de saúde troquei o leite por ele pela manhã. Obrigada

  47. Fantástico! Como Pediatra não recomendo sucos abaixo de 1 ano! Mas gostei da idéia do gelinho que estimula a criança a beber água, o que nem sempre é fácil.

  48. Pat, quais são as diferenças em termos de prejuízos à saúde do açúcar das frutas, a frutose, e do açúcar refinado e mesmo o não refinado como o mascavo. No seu artigo fica a impressão que ambos tem o mesmo grau de malefícios, o que eu acho não é exatamente assim, pois são diferentes em sua composição e diferentes na forma como nosso organismo metaboliza um e outro. Vc tem algum texto sobre isso??? bjs

  49. Oi Pat! Adorei o site, me diverti com tantas receitas! Mas eu queria saber, se com os cubinhos(gelo) de frutas pode ser água com gás?

    1. Anita, nunca fiz com água com gás, mas só porque eu detesto água com gás (hehe), mas se você testar, depois venha nos contar o resultado!

  50. Oi, Pat. Gostei muito do seu artigo, mas confesso que fiquei triste com a informação. Tenho muita dificuldade de ingerir um suco aguado. Iria preferir ficar na água mesmo.
    Porém, não vivo sozinha e refrigerante não faltava na mesa da família. Consegui convencer meus pais a não comprarem mais refrigerantes(Exceto quando vem visitas, porque se não comprarmos eles mesmos compram… )
    Garrafas de refrigerante não são tentações para mim, mas o suco natural sem açúcar é. Então seria muito sofrido tomar um pouco de água tendo o suco na minha frente.

  51. Amei o a dica… embora meu filhote goste muito de segurar e se deliciar com as frutas rs

  52. Que ótimo, Pat! Aqui em casa, as frutas fazem parte do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar, variando sempre os tipos, preferencialmente da estação e orgânicas se possível. Se muito calor acompanhamos almoço e jantar com água gelada para beber. Café da manhã/lanche com iogurte puro ou batido com um pedacinho de fruta e mel pra adoçar, se está mais fresquinho vai um café com leite ou leite morninho. Suco só quando vem visitas, e diluidinho!!!! Abraço, querida.

Comentários estão encerrado.