Aperitivos e entradas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Chips de Abobrinha

Achei essa receita no blog The Nourishing Gourmet, um blog do qual gosto demais e de onde já usei inúmeras receitas e de onde inspirei outras tantas. Quando bati os olhos nos chips de abobrinha, fiquei morrendo de água na boa e fui correndo tirar o meu desidratador do armário. sim, essa receita exige o uso de um desidratador.

Eu tenho aqui em casa um modelo de desidratador bastante simples e não muito caro. Se você gosta de invencionices na cozinha, recomendo que providencie um desidratador para a sua o quanto antes. Dá pra prepara muitas gostosuras com ele!

Esses chips de abobrinha servem como um incrível aperitivo, inclusive para que está seguindo os primeiros 3 meses da Dieta Feldman Antienxaqueca. você pode servi-los purinhos ou com patês, em lugar de torradas. Os chips também ficam incríveis como parte de uma farta salada verde ou por cima de sopas. Se você tiver outra idéia para eles, escreva nos comentários!

Ingredientes:

2 abobrinhas médias (usei a brasileira, mas a receita original sugere as italianas)

1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem ou óleo de coco extra-virgem derretido

sal e pimenta do reino à gosto

(a receita original sugere o uso de pitadas de alho em pó, que eu não tinha em casa e dispensei)

Modo de Preparo:

Fatie o mais finamente que conseguir as abobrinhas. Se você tiver uma mandolina, ela fará o serviço de forma brilhante (eu ianda não tenho uma…)

Transfira as abobrinhas fatiadas para uma travessa funda e misture o azeite ou óleo de coco, sal e pimenta. Mexa bem para que os temperos fiquem uniformizados por todas as fatias de abobrinha. Lembre-se que no desidratador as abobrinhas encolhem bastante e os sabores se acentuam, então cuidado para não exagerar no tempero.

Espalhe as fatias de abobrinha sobre os tabuleiros do desidratador de forma a não sobrepo-las e deixa-as lá secando até ficarem crocantes.

Na receita original a autora diz que seu desidratador as abobrinhas ficaram prontas em cerca de 4 horas. Aqui em casa já se foram 8 horas e apenas as fatias mais finas, quase transparentes, ficaram crocantes. Acredito que isso se deva às diferenças no aparelho e à espessura das fatias.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. Pat, usar os chips de abobrinha como torrada é ótimo, eu fiz isso muito no começo da dieta e faço até hoje – isso e assar queijo em fatias pra ficar crocante; não senti falta de pão!

    Aqui em casa eu consigo fazer as abobrinhas ficarem crocantes em menos tempo, não sei se o tipo do desidratador faz diferença, mas eu sigo alguns procedimentos: depois de picar as abobrinhas e antes de temperar, eu seco elas bem, com um pano mesmo, e se sentir que estão muito úmidas ainda, deixo alguns minutinhos no forno baixo com a porta aberta (papel manteiga pra não grudar), só pra drenar o excesso de água. poucos minutos. depois coloco no desidratador :)

  2. gostei desta receita de abobrinhas crocantes…..onde eu compro um desitratador ?

  3. Pat, eu ja tinha visto essa receita, porém no forno, em uma chapa de pedra ou numa grelha, mas tinha quase certeza que não iria dar certo! Mas no desidratador me deu esperanças! Faz mais de 1 ano que o desidratador está na minha lista de compras, porém só conhecia os 2 modelos que tem no http://www.guiavegano.com.br, um brasileiro (400wats) e um importado (240wats), mas ambos custam 500,00 e 440,00 reais. Esse seu ta super barato, mas a potencia deve ser bem menor… segue o link do desidratador melhor.

    http://www.guiavegano.com.br/vegan/index.php?option=com_virtuemart&category_id=30&flypage=flypage.pbv.v1.tpl&manufacturer_id=9&page=shop.product_details&product_id=178&Itemid=239&vmcchk=1&Itemid=239

  4. Nossa, adorei! Tenho um desidratador que estava até pensando em vender, mas agora vou experimentar fazer chips variados.

  5. Eu já comi chips de banana, e olha q odeio banana de tudo qt é jeito. Em Cuiábá – MT, vende esse salgadinho q é feito artesanalmente e é muito gostoso, parece batata. Qd me disseram q era igual achei q era mentira, mas é verdade, é uma boa vc procurar essa receita, pq é ótima, até pq segundo o meu cunhado o criador desse chips liberou a patente de tão importante nutricialmente q foi essa descoberta.

  6. Oi Pat! Sou paciente do Dr. Alexandre e adoro seu site! Gostaria de comprar essas abobrinhas e o extrato natural de baunilha. Você poderia me enviar o email com os valores e dados bancários? Posso pegar lá consultório, já que faço a acupuntura semanalmente ou vc prefere me enviar pelos correios?

Comentários estão encerrado.