Conserva de Acelga Coreana (Kimchi)

by Pat Feldman on 18/10/2011 · 23 comments

in COMPRE DA PAT!, Conservas Caseiras, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, RECEITAS

Um fato comum nas culinárias mais tradicionais do mundo é o consumo de alimentos fermentados junto às principais refeições. Muitas vezes o fermentado é uma bebida, em outros tantos casos, as conservas, sobre as quais já falei inúmeras vezes aqui no site. Na França as refeições têm sempre a presença de pães, queijos, presuntos, salsichas, vinhos e cervejas, todos alimentos que, quando preparados à maneira tradicional, são fermentados. Em países mais frios, a presença de conservas lactofermentadas de repolho (sauerkraut) e pepino – entre tantos outros – são muito comuns, e além de fazerem muito bem à saúde e digestão, são uma forma de preservar alimentos para a época de grande frio, onde a escassez de alimentos é evidente.

Não é indispensável, mas quem já consome sabe: um pequeno punhado de alimentos crus preservados pela lactofermentação colaboram enormemente para a digestão e a saúde da flora intestinal. Isso é especialmente válido quando falamos de refeições muito pesadas, fartas em carnes gordurosas.

Essa conserva é mais uma novidade na minha cozinha, estou preparando pela primeira vez hoje e vou consumi-la daqui cerca de uma semana a dez dias. Pelo que já ouvi falar, seu sabor é bastante característico, levemente picante e fica uma delícia acompanhada de carnes grelhadas (um dos meus livros sugere uma receita incrível, que vou testar na semana que vem!).

Ingredientes:

1 acelga média, lavada e finamente picada

1 maço de cebolinhas picadas

1 xícara de cenouras raladas

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

3 dentes de alho, descascados e finamente picados

1/2 colher de chá de pimenta vermelha seca em flocos

1 colher de sopa de sal

4 colheres de sopa de soro de iogurte

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes num recipiente fundo inquebrável e bata bem com uma colher de pau ou martelo de carnes, até liberar todos os sucos do repolho e cenoura. (segredinho: eu uso uma garrafa de vinho para bater!!! A área de contato é bem maior e o resultado desejado aparece num instante! Mas não pegue um vinho muito bom, e não ele estraga todinho com o “batuque”!!)

Transfira a mistura para um pote com tampa hermética e pressione bem o conteúdo para o fundo, de modo que os ingredientes fiquem bem compactados e o líquido fique na superfície, cobrindo toda a mistura de acelga, cenoura e temperos.

O topo da mistura deve ficar a no máximo 2,5cm do topo do pote.

Tampe bem o pote e deixe descansar à temperatura ambiente por 3 dias, para só então transferir para a geladeira.

A conserva fica deliciosa para consumo após uma semana, e dura muitos meses sob refrigeração.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 22 comments… read them below or add one }

Roberta October 19, 2011 at 17:56

Pat,

obrigada pela receita. Meu marido ADORA kimchi. Só tenho uma dúvida: no caso não conseguirmos as 4 colheres de soro de yogurte (o que eu faço em casa fica com pouco soro), é possível substituir por outra coisa, tipo vinagre ou algo do gênero?

Obrigada mais uma vez,

Roberta

Reply

Pat Feldman October 19, 2011 at 18:52

Roberta, se não usar o soro, use uma colher de sopa a mais de sal.

Reply

cassei October 24, 2011 at 19:53

Me desculpe, essa pode ser uma receita de conserva, mas não é kimchi. Legumes ralados, soro de yogurte, pouquinha pimenta desidratada, matariam um corano de desgosto.
Kimchi sem pimenta não é kimchi!
Faço meu kimchi baseado na receita abaixo, bem diferente da sua
http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com/2010/02/kimchi-receita.html

Reply

Pat Feldman October 25, 2011 at 19:15

Cassei, obrigada pela dica de mais uma receita. A minha, publicada aqui, é inspirada num excelente livro norte-americano de uma culinarista que prima pelos métodos tradicionalíssimos de conservação e cozimento de alimentos. Acredito que talvez ela tenha adaptado a receita para aotender ao paladar menos acostumado com alimentos altamente apimentados, comum em certas culturas.
Dde qualquer forma, a minha versão de kimchi ficou incrivelemnte saborosa, e de quebra trata-se de um alimento probiótico e totalmente isento de aditivos químicos.

Reply

Ana Cristina Rocha October 26, 2011 at 18:38

Pat, nao estou conseguindo acessar a receita do Rosbife. Você sabe o porquê?

Reply

Pat Feldman October 26, 2011 at 18:56

Vou dar uma espiada no que acontece!

Reply

PATRICIA November 4, 2011 at 23:41

PAT,
REALMENTE ESSA NAO E A RECEITA DE KIMCHI.KIMCHI VERDADEIRO USA ACELGA ,MUITO ALHO,PIMENTA EM PO VERMELHA ,CEBOLINHA,GENGIBRE,PIMENTAO VERMELHO.ESSE E O BASICO.E REALMENTE E FERMENTADO.E EXISTE ALGUMAS VARIACOES ,DO TIPO COLOCAR PO DE PEIXE,OU CAMARAO EM CONSERVA,ETC.
CONSUMO KIMCHI A 26 ANOS .E MUITOOOO BOM.SOU REALMENTE VICIADA EM KIMCHI.EM MERCEARIAS COREANAS TEM A VENDA.MAS AS VEZES NAO E TAO BOM.EM SUPERMERCADOS AMERICANOS ,VENDE NO PUBLIX.AMERICANOS DESCOBRIRAM COMO E BOM E SAUDAVEL.COMENDO KIMCHI ,PELO MENOS GRIPE VC NAO VAI TER.
ESSA RECEITA EU NAO CONHEÇO.MAS NAO E KIMCHI.
EXISTEM SOPAS COM KIMCHI,BIFES REFOGADOS COM KIMCHI,ETC ETC E ISSO .VOU TENTAR SUA RECEITA ,SO ADPTANDO PARA A PIMENTA EM PO,QUE E COREANA ,E VENDE EM MERCEARIAS .QUE SAO AS MELHORES .BJS

Reply

Pat Feldman November 5, 2011 at 4:02

Patricia, vou até olhar a receita original de novo e ver se sem querer não troquei acelga por repolho, e com certeza vou pesquisar variações! Por enquanto, acho que essa versão fica legal porque agrada paladares menos apimentados!

Reply

Semi Chung December 2, 2011 at 12:31

olá Pat! Sou coreana (nasci lá) e moro no Brasil. O Kimtchi original não é feito com repolho e a receita é bem diferente! Você pode encontrar o verdadeiro em mercearias coreanas no Bom Retiro, Brás ou Aclimação… ou em qualquer restaurante coreano.

Reply

Pat Feldman December 2, 2011 at 15:49

Semi, começo a achar que na hora de traduzir a receita do inglês confundi repolho com acelga. Será? Bem, verdadeira ou falsa, essa receita de conserva fermentada ficou bastante saborosa!!! Você tem a receita original para me arrumar?

Reply

Miriam November 25, 2013 at 7:46

Oi, Pat! Eu morei na Coreia por mais de 5 anos e realmente essa sua receita parece beeem diferente do kimchi original! :P Eu acho que o problema de tradução é que na verdade, na Coreia, eles chamam a acelga de “Korean cabbage” ou apenas de “cabbage”, que na tradução do inglês para o português fica sendo o repolho. Por isso a confusão! ;) Lá na Coreia o kimchi é normalmente feito com a acelga mesmo (se bem que existem kimchis de vááários legumes diferentes), que é picada em pedaços relativamente grandes e misturada com muito alho e muita pimenta vermelha. Não sei se vai gengibre, cebolinha e pimentão (eu acho que não), mas dizem que tem que por luvas nas mãos ao se preparar o kimchi, senão suas mãos saem tingidas pela tinta da pimenta! ;)
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Gimchi.jpg

Reply

Maria March 4, 2012 at 23:56

Ichi, Pat! Me confundi e coloquei 1 colher de iogurte nesse kimtchi/conserva!!! Será que dá certo?

Reply

Pat Feldman March 5, 2012 at 4:43

Deve dar certo sim, ele só talvez não fique com a aparência tão límpida!

Reply

Maria March 5, 2012 at 23:07

Obrigada pela resposta!

Reply

Silvana Duarte July 27, 2012 at 22:55

Querida Pat, será que posso não usar a pimenta? Ela me faz mal.
Um bj e parabéns pelo belo site.
Silvana.

Reply

Pat Feldman July 27, 2012 at 23:28

Silvana, nessa conserva em particular a pimenta é uma das “atrações principais”! Mas a receita não deixa de ser boa sem a pimenta, ela só fica diferente, outra receita!

Reply

Silvana Duarte July 28, 2012 at 14:13

Ok, Pat, mas servirá como um fermentado, né! Obg pela resposta. Bjks e ótimo findi.

Reply

Silvana Duarte July 29, 2012 at 15:03

Pat, afinal de contas a receita é com repolhou ou acelga? :D

Reply

Pat Feldman July 29, 2012 at 19:44

Eu fiz com repolho aqui em casa, mas numa próxima tentarei acelga – que afinal parece ser a original. É saudável e saborosa com as duas verduras!

Reply

Heliana September 24, 2012 at 15:30

Olá Pat
O liquido ficou pouco, nâo deu para cbrir
é assim mesmo ou algo deu errado? rsrsrs

Reply

Pat Feldman September 24, 2012 at 17:30

Sobra pouco líquido mesmo, mas se não cobriu, complete com um pouco de água filtrada.

Reply

Paula September 30, 2013 at 22:20

Olá, Pat. Gosraria de saber que livro de receitas é este. Obrigada

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: