Alimentação Datas Comemorativas Dia das Crianças

Dia das Crianças Caseiro e Divertido

O que vocês pretendem fazer de bom com as crianças nesse dia 12 de outubro? Sim, está chegando mais um dia das crianças e a promessa de diversão é garantida!! Os presentes podem já estar escolhidos, mas uma refeição especial também deve fazer parte da festa. Você pode comer fora se você nunca o faz – escolha um lugar incrível! Mas preparar quitutes em casa, especialmente se você não costuma ir para a cozinha com as crianças também pode ser uma delícia! Uma lembrança incrível!

Se optar pelo restaurante, lembre-se que essa é uma ótima oportunidade de apresentar novos ingredientes e sabores para as crianças. Aquela coisa de cardápio infantil, tão limitada na maioria dos lugares, deveria ser evitada e eu falei sobre isso em um episódio do meu podcast Comida de Verdade.

Se você for curtir uma comidinha em casa, fica comigo porque eu vou te contar como cada filho, de cada idade, pode participar ativamente das atividades culinárias – com um pouco de bagunça talvez -, mas com muito aprendizado e momentos inesquecíveis.

Dia das crianças com supervisão, na cozinha

Muita gente tem medo de deixar crianças pequenas à solta na cozinha, e eu concordo que sem supervisão podem acontecer acidentes nada agradáveis. Mas colocar medo ou afastar da cozinha não é a solução.

Nesse dia das crianças vá para a cozinha com seus filhos, ensine boas práticas, ensine cuidados com equipamentos e utensílios mais perigosos e comece fazendo TUDO junto, supervisionando tudo. A cozinha dessa forma logicamente dá mais trabalho, mas te poupa trabalho e preocupação depois, já que seu filho vai aprender o que pode ou não, o que exige mais atenção e cuidado. A criança não fica inconsequente em um ambiente onde conhece limites e perigos.

Bebês até 2 anos na cozinha

Bebezinhos muuuuuito pequenos provavelmente ficarão no carrinho ou cadeirinha apenas aproveitando o movimento, sentindo cheiros e ouvindo barulhos. Parece muito pouco, mas para quem está chegando agora no mundo, tem bastante estímulos. Conforme o bebezinho vai crescendo, ele começa a querer e poder pegar em alguns alimentos e estimular mais de perto o tato, olfato e paladar. Ofereça uma cenoura lavada para o bebê segurar, talvez colocar na boca, testar.

De 2 a 3 anos

Os bebês já estão menos bebês e muitos já estão na escolinha com essa idade. Serão bons ajudantes para descascar bananas e talvez mexericas. Com alguma ajuda também podem aprender a usar o garfo para amassar purês, abacate ou bananas.

De 3 a 5 anos

Com a sua ajuda e supervisão já podem subir no banquinho e acessar a pia para lavar frutas, verduras e legumes. Também começa a conseguir ajudar a medir e pesar ingredientes de uma receita, e eu sugiro começar com as mais simples, como pão de queijo ou bolo de chocolate.

De 5 a 8 anos

Com essa faixa de idade as crianças já estão mais espertinhas e começam a poder executar tarefas mais complexas. Quanta supervisão será necessária depende muito de cada criança, do seu jeito, da sua facilidade em lidar com utensílios e tarefas. Cada pai e mãe deve saber estabelecer os limites. Os meus filhos com essa idade já lidavam eventualmente com facas menores, tesouras e equipamentos como liquidificador ou mixer – e eles acham muito importante ligar e desligar equipamentos, soa como grande responsabilidade!

Também é uma boa idade para começar a lidar com temperos. Isso, unido ao uso de equipamentos e medição de receitas se torna uma boa oportunidade para preparar molhos de saladas, ketchup caseiro ou mostarda. E aí a criança já começa aprendendo coisas bem saudáveis!

Preparar bebidas e conservas lactofermentadas também pode ser uma atividade super interessante, que na maioria das receitas não exige uso de fogão ou forno e é algo bem educativo.

Lembre-se, as crianças podem se divertir preparando qualquer tipo de alimento. Cabe a você mostrar que o saudável também pode ser muito divertido.

8 a 12 anos

Agora as crianças já estão bem conscientes e com uma coordenação motora bem afiada. Pode começar a liberar tarefas mais complexas, como descascar cenouras, fatiar tomates, abobrinhas e berinjelas, mexer panelas, etc. Supervisione sempre e respeite sempre o ritmo de cada criança. em uma mesma família, a mesma criação, os mesmos hábitos, e dois irmãos podem ser bem diferentes, ter aptidões, facilidades e dificuldades diferentes.

Quer um prato bacanudo para eles prepararem e comerem? Faça ratatouille, aquela delícia do desenho do ratinho, que eles podem comer puro ou com uma boa massa.

12 a 15 anos, ou adiante

Todo mundo grande e bem espertinho a partir dos 12 anos, e as tarefas podem e devem ser complexas. Além de fazer, tem que aprender a limpar e arrumar tudo depois. com essa idade eles são plenamente capazes de fazer ovos mexidos, um macarrão gostoso, um arroz básico ou risotos e até um delicioso hambúrguer. Qualquer que seja o cardápio, a receita escolhida, façam juntos, façam com alegria.

Dia das crianças feliz e em família

Se você não quer comer fora, não quer cozinhar, prefere viajar, maratonar filmes e séries com pipoca, faça isso. Faça o dia ser especial para a sua família, com seus filhos, fazendo o que vocês mais gostam! Mais do que comidas incríveis, lugares incríveis, viagens incríveis, o que as crianças precisam é amor, atenção, descontração e mais amor. Nada disso custa dinheiro, nada disso é complicado e é o que realmente importa!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.