Aves RECEITAS

Frango com Limão e Tomilho

O frango aqui em casa – SEMPRE caipira -, tem aparecido um pouco mais no cardápio porque eu ando preparando uma quantidade maior de caldo de frango para atender às muitas encomendas que recebo. Essa versão, sem molhos e cremes, ficou levíssima, super cara de verão!

Se você já consome frango caipira, sabe que esse frango de verdade não tem nada a ver com aqueles filés de frango grelhados que se come por aí, fáceis de mastigar, que derretem na boca. A carne de um frango caipira de verdade é bastante rígida, por vezes um pouco fibrosa e para ficar gostosa tem que ficar muitas horas cozinhando lentamente.

A parte do cozimento lento aqui em casa é fácil. No preparo do caldo de frango caipira aqui na minha cozinha, o frango fica no fogo bem baixinho por cerca de 12 horas normalmente, tempo mais do que suficiente para a carne ficar extremamente macia e saborosa. O caldo de frango caseiro leva temperos suaves de ervas e ganha o sabor de alguns legumes que sempre fazem parte do cozimento, mas nada de sal, já que o caldo será base de muitos alimentos que serão salgados no momento do preparo.

Bem, mas agora chega de papo e vamos ao que interessa: mais uma receita para aproveitar a carne do frango usado no preparo do caldo de frango

Ingredientes:

Carne de 2 frangos usados no preparo do caldo de frango caseiro, já separada dos ossos (eu usei principalmente o peito, a minha preferência)

1/2 xícara de manteiga

1 xícara de caldo de frango caseiro

suco de 2 limões grandes

sal e pimenta do reino à gosto (tempere sem medo, porque o frango cozido por tantas horas sem sal ou pimenta ficará bem sem gosto se você não for caprichosa com o sal e a pimenta)

1 maço pequeno de tomilho fresco

Modo de Preparo:

A carne do frango está se desmanchando, mas não faça força para deixá-la em pedaços pequenos. Ela vai desmanchando um pouco mais durante o preparo.

Derreta a manteiga em fogo médio, numa panela de fundo grosso (eu usei uma das minhas de ferro) e junte o frango, sal e pimenta.

Deixe até o líquido secar e o frango começar a ficar levemente torrado e só então junte o caldo de frango, que você também deve deixar, mexendo ocasionalmente, até secar.

Junte o suco do limão, mexa bem para o sabor se misturar completamente. Junte os galhos de tomilho, desligue o fogo e sirva imediatamente.

Aqui em casa eu servi essa delícia só com salada verde e achei que foi uma refeição super satisfatória!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Pat, a carne do seu frango também fica com um gosto meio estranho, forte ou de queimado, depois de feito o caldo? É muito diferente do gosto de frango “normal” (caipira mesmo, mas só preparado para comer, não para o caldo), e confesso que não gosto muito, só uso em receitas em que ele fique bem disfarçado, como alguma torta temperada ou com muitos legumes.

      1. Pois é, eu faço caldo há anos, mas ainda acho o gosto “marcante”. Também não gosto muito da consistência da carne, meio ressecada depois de sair tudo para o caldo. Enfim, quando estou com vontade de comer frango, não é o do caldo que eu uso :)

        1. Julia, se eu guardo a carne do frango usado no caldo na geladeira para usar depois, também acho que ela fica ressecada demais. O truque que funcionou aqui em casa foi usar a carne imediatamente após terminar de preparar o caldo.

  2. Pat, olá! Tudo bem?
    Você usa frango capiria desses que vendem em açougues e supermercados mesmo?
    Um abraço,
    Cacilda

    1. Cacilda, eu tenho comprado a marca Nho Bento, que não se encontra em qualquer supermercado, mas é de supermercado sim. Nada comparado ao caipira DE VERDADE, mas bem melhor que aquelas grandes marcas, de granja.

  3. Olá. vc podia falar um pouco sobre panelas. seria ótimo, pois fico na dúvida sobre a melhor ou ideal.

    Obrigada

  4. Pat, Surgiu-me uma dúvida ao ler a sua receita de frango com limão: Você tem alguma recomendação para preparo de uma panela de ferro antes de usá-la pela primeira vez ?

    1. Sim Gerson. Você deve untar a panela com algum óleo ou gordura (eu uso a gordura de coco) e aquece-la por alguns minutos.

  5. Olá Pat, gostaria de saber uma coisa. Seus cozidos na maioria ã de 12 a 24 h. Mas aí vai a dúvida: você usa gás de cozinha normal ou fogão a lenha?

Comentários estão encerrado.