- Crianças na Cozinha - http://pat.feldman.com.br -

Carne Moída Simples e Saborosa

Carne moída fácil e rápida de preparar, além de muito saborosa. Experimente!

Eu já falei em outra ocasião [1] sobre o quanto acho prático ter porções congeladas de carne moída no freezer. Dá pra descongelar fácil, na panela mesmo, dá pra preparar de mil jeitos, uma variedade imensa de temperos, e o que sobrar da refeição vira recheio de lasanha, recheio de pimentões ou recheio de abobrinhas. É gostoso, é nutritivo, é prático e é barato – será a comida perfeita?

Eu tenho uma receitinha super básica de carne moída, para aqueles dias em que a preguiça e a falta de criatividade imperam na nossa cozinha. São poucos ingredientes, preparo rápido e um sabor incrível! Claro que essa é a receita mais básica do mundo, mas você pode incrementar como quiser: ervas frescas, tomates ou pimentões picadinhos, ou o que a imaginação mandar.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga

1 cebola média finamente picada

2 dentes de alho finamente picados

800g de carne moída (eu costumo comprar patinho, mas você pode escolher outra, conforme a sua preferência)

1/2 xícara de ketchup caseiro [2] (era o que eu tinha na geladeira, mas em geral prefiro bater tomates orgânicos frescos no liquidificador e usar esse molho)

3 colheres de sopa de salsinha finamente picada

3 colheres de sopa de cebolinhas picadas

Modo de Preparo:

Derreta a manteiga em fogo médio e junte as cebolas. Mexa bem.

Quando as cebolas começarem a dourar, junte o alho, mexa por cerca de 30 segundos, aumente o fogo e junte a carne moída.

Deixe a carne cozinhar até o líquido formado secar completamente.

Junte o ketchup caseiro [2] ou os tomates batidos, mexa rapidamente e desligue o fogo.

Junte as ervas e sirva imediatamente.

Nessa versão básica eu gosto de acompanhar a carne moída com arroz integral [3], cenouras cozidas na manteiga ou brócolis no vapor e uma saladinha simples.

Faça a carne moída básica numa quantidade maior do que for consumir. O que sobrar pode virar outra grande gostosura na refeição seguinte.