Alimentação ARTIGOS

Um pouco mais sobre a lancheira

Imagem: www.parentdish.co.uk

Antes de mais nada, acho que devo um pedido de desculpas sobre o meu sumiço. Falta tempo, sobra trabalho. Falta concentração, apesar de sobrar novos assuntos para contar e comentar.

Hoje vim falar sobre o argumento que muitas mães usam para não mandar lanches saudáveis para os filhos. Parece piada, mas muitas simplesmente deixam de mandar frutas ou iogurte ou pedacinhos de queijo ou outras tantas opções saudáveis, alegando que não adianta nada, já que os filhos verão a lancheira do amigo cheia de porcarias e acabarão comendo do mesmo jeito.

O argumento sempre me pareceu fraco demais, mas depois dessa semana ele definitivamente caiu por terra!

Na última 4a. feira meu filho mais velho chegou da escola meio reclamão, com cara tristonha e eu perguntei o que era. Eis que ele me explica o problema: a lancheira dele, sempre recheada de muitas frutas (essa semana com uvas, que ele ama), estava chamando demais a atenção dos amiguinhos. Tanto que, oferecendo aos amigos, sobrava muito pouco pra ele.

Ah, vejam só! Não são só as porcarias que podem chamar a atenção das crianças! Você pode mandar frutas e outras opções saudáveis e fazer do seu filho um exemplo bom para os outros amiguinhos.

Foi justamente o que eu expliquei ao meu filho: os pais e mães dos amiguinhos provavelmente ficariam muito felizes porque ele estava os ensinando a comer frutas. Ele ficou feliz da vida!!!

No dia seguinte mandei o dobro de uvas, assim ele poderia oferecer aos amigos e ainda comer um montão. Resultado: a lancheira voltou vazia e os amiguinhos vieram me agradecer na saída!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

25 comentários

  1. Muito legal o exemplo, mas e quando acontece o contrário? No caso da escola da minha filha eles fornecem todas as refeições o problema mesmo é quando tem festa na creche pois ai a porcaria rola solta por lá, já tentei falar com a coordenadora que não era para dar refrigerante e outras porcarias mas sabe o que ela me pediu? um laudo médico dizendo que a minha filha não podia tomar refrigerante, só o meu pedido não valhe… Mas onde eu sofro mesmo é quando ela esta com a vó e com os primos, eu sempre procuro oferecer para a minha filha lanches o mais saudável possível, mas ela troca tudo por salgadinhos e bolochinhas recheadas (que eu não deixo ela comer, e se eu vejo que ela ta comendo alguma cosia “proibida” procuro negociar trocar por outra mais saudável, tirar ela de perto) mas os primos VIVEM com um pacote na mão… e se uma outra criança diz que não gosta de determinada fruta (tipo banana, que ela adora) ela diz que não gosta também, mesmo que em outras ocasiões ela coma, mas se uma outra criança diz não ela também não quer… o que fazer nessa situação???

    1. Malu, eu dou de louca!!! E quanto à escola precisar de um atestado médico para não dar o que você não quer que dê???? ABSURDO!!! Se fosse eu, trocava de escola!

  2. Eu pensei em trocar de escola, mas no momento não tenho condições (nem financeiras e nem logísticas) pois a escola não é das piores, é próximo de casa, tem um pátio enorme com muitas árvores e sol, parquinho de madeira, minha filha gosta, o problema mesmo são as festinhas mas na próxima consulta com a pediatra vou ver se consigo um laudo ou atestado para levar na creche, pois como minha filha teve alergia ao leite (tomou leite de soja até 1 ano, infelizmente naquele tempo eu não sabia das coisas que sei hoje) e atualmente tem muitas crises de dermatite atopica, talvez de para dar uma enrolada na creche. Agradeço muito por ter encontrado um site como o seu, tem me ajudado muito e na medida do possível venho colocando em prática varias de suas dicas. Comprei também o livro do seu marido “Enxaqueca só tem quem quer” agora quero comprar o seu, mas não tô achando aqui em Porto Alegre. Obrigada por dividir o seu conhecimento!

  3. Eu cada vez me convenço mais que as crianças acabam curtindo frutas (e verduras e comida boa) mais do que a gente imagina.
    Sim, claro adoram elma chips tb, até eu adoro, mas qdo há a opção, eles vão experimentar. Observo o mesmo na escola do meu filho…

  4. Perfeito!
    Acontece o mesmo com meu filho de 9 anos.
    Já aconteceu de mães me ligando, pedindo receita de coisas saudáveis que o meu filho leva ou comenta que eu faço em casa. Ou seja, a própria criança pedindo igual.

    Bjo

  5. Pat! Sempre leio seus textos, mas sobre esse da lancheira tenho mesmo que comentar também e agregar forças aqui junto com todas as mães que levam a alimentação a sério!!! Eu sempre s-e-m-p-r-e detestei essa postura de ‘nivelar’ as lancheiras por baixo, isto é, com o pior tipo de lanche! E no começo foi muito difícil educar minha filha para resistir à tentação perigosa das lancheiras alheias… Hoje ela já se acostumou a levar frutas naturais e secas, amêndoas (que adora) e até cenoura ou picles uma vez ou outra. A bisnaguinha eu erradiquei de vez quando percebi que nunca n-u-n-c-a estraga! Pão integral ou bolo integral de maçã, banana com muitos cereais na massa… Mas infelizmente, ela é minoria! A escola ama pedir pra levar refrigerante nas comemorações coletivas e tem até professora levando bala pros aluninhos… Na cantina só se vende lixo! Não há opção saudável. Acho que precisa existir um esforço e vontade maior pra mudar essa cultura dos recreios escolares. Parabéns pela iniciativa!

    1. Erica e Pat,
      Na creche da minha filha uma turma conseguiu, POR APENAS 1 ANO, criar a “merenda saudável” que consistia em cada dia uma mae levava algo saudável para TODAS as crianças. Eu adorei a idéia, lamentando que nao era na turma da minha filha. Resumo: teve mae que esqueceu de levar a merenda dos filhos, começou uma discussao inútil do que umas achavam que era saudável e outras nao, se a comida resfriada azedaria por perder a cadeia de frio…. Enfim, revogaram a idéia com o APLAUSO de um montao de gente!!!!
      Embora as outras maes adorem o que eu mandava para a minha filha de lanche, ela sempre foi vista como uma ET! E este ano, a professora da minha filha já foi contundente em me dizer que nao mande mais frutas e que, por mês, temos que mandar 1 kg de BISCOITO!!!!! Eu mando o caseiro, o integral, o kasher e pra surpresa (e desgosto) da professora, todas as crianças apenas querem comer os biscoitos que a minha filha leva!!!
      Como já disse em outro post, o problema é que moro numa cidade pequena que há problemas de vagas nas escolas particulares laicas, já que a maioria dos estabelecimentos de ensino sao católicos (com ensino religioso) e nós somos judeus. Ou seja, eu realmente nao tenho para onde fugir… Socorro!

  6. É parece que todas nós sofremos do mesmo mal: péssimos hábitos alimentares das nossas crianças e o que é pior, com a conivência de 99% das escolas (nela incluído direção e professores é claro). No meu caso, meu filho de 5 anos adora levar frutas pra escola e também passa maus bocados por conta da influência de bombons, chocolates, refrigerantes e cia ltda nos lanches escolares. No começo eu pensei como a Pat. E como meu filho adora lanches saudáveis, como milho cozido, bolos caseiros com frutas e com cereais, água de coco, castanhas, iogurte, queijos, bolinhos de tapioca, panqueca e etc, e todo tipo de fruta, pensei e comecei a orientá-lo sobre como conversar com os amiguinhos sobre a gostosura do lanchinho dele, mesmo que não venha em inúteis embalagens coloridíssimas e nem tenha cheiro de chiclete. Mas para minha surpresa ao tentar oferecer suas gostosuras para os coleguinhas, os professores o proibiram de fazê-lo, pois a regra da escola é que nenhum coleguinha sequer prove o lanche do outro (para evitar acidentes com alergias alimentares. Sim, algumas crianças já tem alergias até a frutas, algumas alergias até específicas, como frutas amarelas e etc!!). Se por um lado isso me alivia, pois ele certamente não trocará suas gostosuras pelas guloseimas dos coleguinhas, por outro ele se sente excluído da turma, pois não leva os tais pacotinhos (eu já tentei algumas embalagens coloridas, mas eles são espertos e percebem logo que não é a mesma coisa). Então o que acontece é que ele fica meio desconfiado e acaba não comendo as frutas que ele ADORA. No ano passado uma das professoras que, excepcionalmente, não só incentivava as crianças a trazerem lanche saudável, mas também fazia a maior propaganda dos lanchinhos do meu filho e me parabenizava nas reuniões, não tem “seguidoras” nas séries seguintes. Estou percebendo que as atuais professoras dele não tentam fazê-lo sentir-se especial e à vontade com o próprio lanche e a lancheira que antes voltava vazia, mesmo com quatro ou cinco itens, hoje volta cheia, mesmo quando eu mando só iogurte com frutas, que, aliás, ele também ADORA, simplesmente pelo fato de que o iogurte é caseiro e o mel vai num saquinho separado que ele já estava acostumadíssimo a misturar. Mas, se serve de conforto e apoio para as outras mães, esse é o primeiro item da minha lista para discutir na reunião escolar. Não me dou por vencida e já estou pronta pra comprar a briga, ou melhor, partir pro ataque. Afinal, pelo bem dos nossos filhos devemos tentar até o final, não desistir nunca, mesmo que nossas armas pareçam fracas ou sem força como a impossibilidade de mudar de escola (no meu caso essa é melhor em quase todos os aspectos …imaginem as outras, e olhe que eu visitei todas – minha cidade é pequena e só tem umas seis escolas particulares/públicas de referência).
    Então, minha sugestão é: VAMOS À LUTA. O importante é tentar, lutar, não desistir e teimar sempre, mesmo quando pareça não dar certo. Foi assim com meu filho de 8 anos que há um ano também levava um monte de porcaria e hoje está num processo que eu chamo de novo estilo de vida: saúde, alegria e amor como pilares fundamentais para uma vida em equilíbrio! E, apesar de ter sido bastante difícil no início, hoje ele já leva uma banana com água de coco pra escola (e come!), embora eu saiba que ás vezes ele come escondido dos coleguinhas (mas sempre com a intervenção de algumas professoras pra que ele não tenha vergonha do lanche). Para que essa evolução ocorresse, eu falei com todas as professoras, falei com a diretora, falei com a coordenadora, apresentei o site da Pat, comentei sobre livros e revistas, enfim, contagiei todo mundo, até psicólogo pensei em procurar e relatei isso pra coordenadora pra falar sobre o impacto que esse tipo de “bulling” causaria ao meu filho caso ele se sentisse excluído por causa do lanche. Enfim, apesar de achar tudo isso MUUUUUIIIIIITOOOOOOOO absurdo, ou seja, a contramão de tudo, essas são as armas que tenho, ENTÃO, VAMOS À LUTA.
    Me perdoe pelo longo texto, mas me empolguei com o assunto e quis relatar minha experiência pessoal.

  7. Oi Pat!
    Infelizmente, com meu filho de 6 anos ainda acontece o contrário… rsrsrs ele diz que “ninguém se interessa pelo lanche dele”. Apesar de o lanche que eu mando não ser perfeito, sempre mando frutas e nunca compro nada industrializado, como bolachas, bolos prontos, sucos de caixinha… Como ele tem muita fome e às vezes fica na escola até 19h, tenho que mandar sempre algo que “enche” mais, como um pão, um pedaço de bolo e às vezes mando leite na garrafa térmica. Adorei suas dicas e vou procurar segui-las mais de perto para proporcionar ao meu filho uma alimentação cada vez melhor!

    1. Luana, se ele precisa de algo que “enche” mais, acho que os bolinhos de carne, cubinhos de queijo e/ou iogurtes naturais são excelentes opções!

  8. Eu normalmente faço bolinhos integrais com fruta para mandar para o lanche da manhã do Du :) ele também divide com os amigos

  9. Muito engraçado isso. Minha filha sempre levou lanches muito saudáveis, mas vive reclamando que os amiguinhos assaltam a lancheira dela. Principalmente, se a gostosura é milho verde com água de côco; tenho que mandar a espiga dela, mais outra quebradinha, e nunca sobra “nem o da mosca” hahahaha. Pergunte se ela troca o lanche dela pelos biscoitos das outras crianças? Que nada! É uma questão de hábito desde bebê, e do exempo dos pais, é algo natural…

  10. Quando criança eu adorava levar pepino pra escola e comia com um pouquinho de sal. Achavam estranho mas eu nao estava nem aí. Quando chegar a hora a minha filha vai levar também. rs

  11. Paty, estou aqui rindo… porque mudam os personagens mas a história é a mesma…rs rs rs
    Com meu filho tem acontecido o mesmo. Desde o ano passado quando ele mudou de escola, os amigos praticamente “atacam” a lancheira dele. Vivem pedindo os lanches porque mando frutas (uva, morango, maçã…) e coisas saudáveis. Mas os “pedidos”, quando vai uva na lancheira, batem o recorde. Tem dia que ele chega e fala: “hoje eu não comi tranquilo… é tanta gente pedindo meu lanche”…kkkkk

  12. Juro que me arrepiei com a história, que coisa mais linda!!!!! XD
    Espero também ser exemplo quando tiver filhos.

  13. Oi querida
    Estou explorando seu espaço e adorando as receitas.
    Gostaria de uma ajudinha
    Minha bebe tem 9 meses e aparentemente ela está saudável.
    Porem com 10 kgs e 73 cm
    gostaria de ajuda com um cardápio nutritivo pra semana já que faço a comidinha dela em casa.
    E tb opção pra viagem pois viajo bastante e fico sem saber o que levar congelado sem medo de estragar
    Ouvi dizer que alguns alimentos que colocamos nas papinha não podem ser congelados como folhas, ovo, maionese, yogurte, isso é verdade?
    Um bjao
    Obrigada por tornar meu dia a dia de mae mais pratico e nutritivo

    1. Karine, em outros textos eu dou dicas para congelar papinhas básicas e como incrementá-las depois de descongeladas. Variar as carnes, gorduras, verduras e legumes que vai usar para preparar as papinhas e sempre que possível dar preferência aos orgânicos, certamente garantirá receitas bem nutritivas. Se você quer um cardápio mais detalhado, sugiro que você converse com uma nutricionista.
      Tem coisas que eu evito congelar sim, mas mais porque acho que não fica gostoso!

Comentários estão encerrado.