DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Saladas

Salada Cítrica

Fica linda!

Como eu já falei AQUI, salada é salada, uma bagunça de ingredientes, misturinhas gostosas, mas meio desordenadas, que com um mínimo de bom senso têm tudo pra resultar numa opção sempre deliciosa e refrescante!

Hoje para o almoço eu fiquei com água na boca e separei uma das linguiças artesanais que venho preparando em casa. Uma delícia, simples de preparar: é só colocar na grelha e esperar. Mas com o calorão que vem fazendo em São Paulo, a unica coisa que acompanha bem a tal linguiça (essa última leva ficou temperada e picante na medida certa!) é uma boa salada.

Aqui em casa nunca falta alface lavada na geladeira. Eu compro todos os sábados na feira de orgânicos e chegando da feira eu imediatamente lavo tudo, seco bem as folhas todas e guardo em potes forrados com papel toalha. Esse truque faz com que as folhas de alface (e outras folhas) durem por vários dias, fresquinhas e crocantes, sem contar que é prático demais ter tudo lavadinho na hora em que se quer usar!

A salada de hoje é simples demais, mas ficou tão gostosa, que eu não poderia deixar de vir contar para vocês!

Ingredientes:

3 xícaras de alface lisa orgânica

1 xícara de baby rúcula (você pode usar a rúcula comum, eu só opto por essa porque acho o sabor mais suave, fica quase um temperinho)

2 tangerinas

1/4 de xícara de azeite (um pouco mais ou um pouco menos, à gosto)

sal e pimenta do reino à gosto (hoje como eu acompanhei com a linguiça caseira, super temperada, usei pouco sal e pimenta, não precisava)

Modo de Preparo:

Pique as folhas de alface – rasgue com as mãos, e as crianças podem ajudar nessa tarefa, ou use facas não metálicas, já que o metal pode amargar as folhas.

Rasgue a rúcula.

Descasque, tire as sementes, separe os gomos e pique grossamente as tangerinas – não precisa tirar a pele dos gomos.

Junte tudo numa travessa funda, tempere com o azeite, o sal e a pimenta do reino e sirva imediatamente.

Simples assim!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. Essa salada deve ficar deliciosa, gosto muito de acrescentar frutas.
    Adorei a dica do papel toalha no pote de salada, vou testar aqui.
    bjs

  2. Chicória frise com laranja lima também é uma excelente pedida.

  3. Ola. Vi uma materia sua no jornal Folha Online do dia 19/01/2006. Gostaria muito de conversar com a Srª a respeito, tomei a mesma decisao, mas to com um pouco de receio. Agradeceria muito se pudesse me responder. Grata

    Pamela

      1. Uma materia feita sobre a vacinaçao, vi seu nome, nao tenho certeza se é voce mesmo, mas busquei no google seu nome e achei esse site.

  4. Oi Pat, tudo bem?
    Moro no mesmo bairro q vcs e não sei ond comprar frutas e verduras orgânicas por aqui. Onde as compram? Abcs, Giuliana

    1. Giuliana, no Sacolão Higienópolis, da rua Veridiana, tem algumas opções, mas aos sábados, também pertinho, tem a feira de orgânicos da Água BRanca.

  5. Oi Pat, tudo bem?
    Falando em salada fresquinha…. já experimentou uma salada de manga com cebola roxa? é uma delícia…. manga (nao muito madura), celoba roxa (prepara ela ao teu modo), azeite de oliva e limao…. é dos deuses!

    Beijos

  6. Pat eu gostaria de agradesser por colocar esta receita no seu site,eu to fazendo um trabalho e precisava dessa receita valeu mesmo :)

Comentários estão encerrado.