Acompanhamentos RECEITAS

Arroz com gengibre e caldo de peixe

Receitinha fácil demais, esse arroz com gengibre cozido no caldo de peixe, pra dar uma cara nova ao arroz integral de sempre e ensinar às crianças novos sabores, de forma natural e super saudável!

Esse arroz é ótimo para acompanhar pratos de peixe, mas corre o risco de você gostar tanto, que vai querer servi-lo como prato único!! Nas quantidades descritas a seguir, essa receita serve 4 pessoas como acompanhamento ou duas pessoas como prato principal.

Ingredientes

1 xícara de arroz integral cateto (eu gosto daqueles que vem com alguns grãos vermelhinhos, acho o mais saboroso de todos)

2 xícaras de caldo de peixe caseiro

1 colher de sopade gengibre fresco ralado (use mais sem medo se você gostar mesmo de gengibre, eu recomendo)

6 bagas de cardamomo

sal e pimenta do reino à gosto

1 colher de sopa de manteiga

2 a 4 colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem

Modo de Preparo

Deixe o arroz de molho em água e gotinhas de limão por 6 a 24 horas (em geral eu deixo o arroz integral de molho por 6 horas)

Escorra a água do arroz, transfira-o para uma panela e junte o caldo de peixe, o gengibre, o cardamomo, sal e pimenta e coloque no fogo – use a menor boca do seu fogão e deixe em fogo alto até ferver, panela semi tampada. Após a fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar em panela fechada até o líquido secar completamente.

Desligue o fogo.

Junte a manteiga e o óleo de coco, tampe a panela e deixe descansar por um minuto.

Afofe o arroz com o auxílio de um garfo e sirva imediatamente.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. Hum… que delícia!!!

    Pat, vc tem preferência pelo cateto??? Se sim, por que?

    Bj
    Ângela

  2. Certo!!! rs

    Também prefiro o cateto quando encontro, o que nem sempre acontece! :(

    Achei que tinha algum diferencial fora o sabor.

  3. Nunca soube usar gengibre, apesar de apreciar o sabor. Com medo de deixar a comida ardida, nunca eu mesma preparei. Agora vou me basear na sua proporção para fazer a minha estréia :) Parabéns pelo blogue tão bem cuidado!! Beijus,

Comentários estão encerrado.