DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Saladas

Salada de Quinoa Refrescante

Screen Shot 2013-01-27 at 12.19.50Agora que eu aprendi com a querida Carol Morais a arte de preparar uma quinoa gostosa e como se deve, coloquei minha criatividade para funcionar e resolvi inventar umas receitinhas para incrementar as “bolinhas cozidas”!

Quinoa tem que ser deixada de molho SIM, e você vai acreditar ainda mais nisso quando vê-la depois de deixá-la de molho por apenas uma hora – a superfície da água já fica com bolinhas de espuma, que de outra forma se formariam dentro da sua barriga. Sem contar que quinoa que não é deixada de molho fica com um gosto terrivelmente amargo, ruim mesmo!

Mas sobre o cozimento básico da quinoa eu já falei AQUI, então agora vamos à combinação que eu inventei e ficou uma delícia! Nas quantidades descritas abaixo, a receita rende de 4 a 6 porções.

Ingredientes:

1,5 xícaras de quinoa crua

3 xícaras de caldo de legumes caseiro

1,5 xícaras de uva Crisson sem sementes, cortadas ao meio

3/4 de xícara de folhas de hortelã grosseiramente picadas

1 xícara de pecans crocantes grosseiramente picadas

1/4 de xícara de azeite de oliva extra-virgem (eu uso uma versão não filtrada, extremamente saboroso)

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Deixe a quinoa de molho, escorra e cozinhe no caldo de legumes caseiro conforme eu explico AQUI

Deixe a quino cozida esfriar naturalmente ou transfira para uma peneira e enxague rapidamente em água fria.

Transfira a quinoa para um recipiente fundo e misture todos os demais ingredientes – MENOS as pecans crocantes.

Deixe descansar na geladeira por 30 minutos, misture as pecans crocantes e sirva imediatamente.

Dessa vez eu acompanhei esse prato de quinoa com salada verde com molho de gorgonzola, que resultou numa combinação absolutamente perfeita. Recomendo!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. Pat, se a quinoa for em flocos, precisa deixar de molho também? Como posso usar a em flocos? Há diferença de valor nutricional?

  2. Oi Pat!
    Faz tempo que estou para te perguntar, mas sempre esqueço:
    Você lembra a marca do creme de própolis que usava no rosto durante a gravidez.

    Abraços, Joyce.

    1. Eles pararam de fabricar recentemente Joyce, era da Breyer. Se quiser, comprei o resto do estoque dles e tenho alguns potes em casa!

  3. Hola Pat.

    Fiz a saladinha para o meu almoço e adorei. A primeira vez que preparei a quinoa ficou com gosto de galho verde.
    Você sabe inventar e eu sei copiar. Que tal criar um mingau? adoooooooooooro mingau principalmente depois de encarar uma crise de enxaqueca – o estômago fica sensível e um mingauzinho sempre cai bem. Confesso que comi o de aveia a exaustão.

    1. Enjoou da minha receita de mingau de aveia?? Tenta fazê-lo básico, como eu ensino, e varia com frutas, coloca umas nozes ou castanhas crocantes junto, canela, linhaça, óleo de coco, chantilly probiotico, etc. Até as uvas ocm hortelã dessa receita de quinoa devem ficar ótimas na combinação do mingau!!!!

  4. olha, eu normalmente não cozinho muito bem essas comidas mais saudáveis, meu negócio é massa e doce, mas essa saladinha ficou DIVINA!! o iogurte caseiro é a próxima experiência culinária rsrs

Comentários estão encerrado.