Bolos RECEITAS Sobremesas

Brownie com Pecans Crocantes

Screen Shot 2013-02-03 at 19.46.14Brownie é um nome bonito, em inglês, para um bolo bem chapado, sem fermento e DELICIOSO!! Em muitas receitas – como nessa que eu testei e aprovei – nem vai farinha na massa! As pecans crocantes foram por minha conta, e eu não me arrependi nadinha, dão um toque muito especial!

A receita é fácil, mas tão fácil, que até parece mentira!

Para quem está acostumado a sobremesas altamente açucaradas, o sabor mais forte e levemente amargo do brownie pode assustar, mas é questão de hábito, é questão de educar o paladar para não precisar de tudo tão doce, a ponto de mascarar o gosto do resto.

Para acompanhar, sorvete de baunilha caseiro ou chantilly, também caseiro, é tuuuuudo de bom!! Sobremesa fácil e boa para impressionar os amigos!

Ingredientes:

5 ovos caipiras

1 xícara de cacau puro em pó

1 xícara de rapadura ralada

1/4 de xícara de gordura de coco (pode trocar por óleo de coco extra virgem ou manteiga)

2 colheres de sopa de extrato natural de baunilha

1 pitada de sal

1 xícara de pecans crocantes grossamente picadas

(é isso mesmo, não vai fermento nenhum!!)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180-200 graus (forno médio).

Leve todos os ingredientes, menos as pecans, ao liquidificador.

A dica para bater melhor, já que temos muitos ingredientes secos, é colocar no fundo do copo de liquidificador os 3 ovos mais a gordura de coco, depois o cacau, depois a rapadura ralada e só depois o sal, extrato natural de baunilha e os dois ovos restantes.

Bata até obter uma massa homogênea – ela fica bem grossa!

Junte as pecans crocantes picadas, misture delicadamente e transfira para uma assadeira untada. A medida da minha assadeira, que achei ideal é de

Asse em forno médio por 25-30 minutos.

O brownie sai do forno bem alto e bonitão, como mostra a foto acima, mas depois de uns minutos ele murcha, fica meio irregular, mas igualmente apetitoso. É assim mesmo! A massa fica massuda, como se deve, não espere um bolo fofinho!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Pat, dá pra substituir a rapadura por melado? Tenho os ingredientes em casa e fiquei com muiiita vontade de fazer hj, mas não tenho a rapadura e aqui em Jaguariuna não vende…preciso ir em Campinas comprar… hehe
    Beijo!

    1. Lúcia, essa foi a primeira vez que fiz a receita, mas creio que é possível sim fazer com melado. Tenta, e vem contar o resultado pra gente!

  2. Oi Pat! Só faltou a medida da sua assadeira.. :)
    Acabei de terminar a massa e estou levando ao forno.. a minha massa não ficou tão grossa. A única coisa que mudei foi que usei manteiga ao invés de leite de coco.
    Obrigada

    Beijos

  3. Pat, olá!
    Como vai?
    Você já usou papel manteiga no preparo de alimentos?
    Posso usar esse papel sem problemas?
    Um abraço,
    Cacilda

      1. Do bem foi ótimo! rs
        Tá tão difícil coisas do bem em termos alimentícios. rs
        Como não tenho desidratador, vou tentar fazer umas coisinhas usando o papel…
        Obrigada pela gentileza de sempre!
        Beijos.

  4. Pat, faltou a medida da assadeira no texto.
    “Junte as pecans crocantes picadas, misture delicadamente e transfira para uma assadeira untada. A medida da minha assadeira, que achei ideal é de”
    Obrigada.

  5. Delicioso, acabei de fazer meia receita para testar, e aprovadissimo! Coloquei metade da medida de cacau e assei em forminhas de muffin. Muito obrigada pela deliciosa receita! Monica

  6. Pat, vc sabe o que eu poderia usar para substituir a rapadura? Moro em Londres e não sei se consigo encontrar por aqui, pelo menos não tão fácil. Tentei traduzir grosseiramente a palavra no google, e a tradução foi “brown sugar”. Como vc entende super de alimentos, vc sabe se trata-se da mesma coisa? Obrigada!

    1. “brown sugar” nem sempre é rapadura, infelizmente. Será que aí você não consegue achar “coconut sugar”? É excelente também!

  7. Acabei de tirar do forno o meu/seu brownie!! DELICIOSO!!!!! Obrigada por compartilhar suas delícias com a gente!!

  8. Pat, gostaria de fazer para uma amiga diabética. Vc acha que essa receita funcionaria com eritritol? Nesse caso, vc acha que posso usar a quantidade indicada para rapadura? MUito obrigada desde já! ?????

Comentários estão encerrado.