Café da Manhã RECEITAS Sobremesas

Compota de Maçãs

Screen Shot 2013-04-18 at 19.44.41Receitinha fácil e saborosa demais, que você pode fazer em grande quantidade e guardar por cerca de 10 dias na geladeira. Eu já usei na hora do lanche, já usei no café da manhã e um dia desses vou usar como recheio de torta.

O primeiro instinto que eu tive ao me deparar com essa compota pronta foi encher um pote com ela ainda quente, cobrir com um monte de chantilly e cair de boca!!!!! Bem, se o seu chantilly for feito em casa, com creme de leite orgânico, de preferência cru e com nada ou quase nada para adoçar, pode até ser – mas ainda assim moderadamente, por favor! Mas foi com essa compota que eu me descobri amando iogurte!

Eu confesso: sei o quanto o consumo de iogurte é saudável na nossa rotina, mas eu tenho problemas com o gosto azedo… Não consigo me apaixonar, não consigo curtir, mas hoje em dia já melhorei um pouco e já consigo ter algum prazer com ele, desde que com um acompanhamento mais adocicado, mesmo que seja um adocicado sem açúcar, como é o caso aqui!

Ingredientes:

1kg de maçãs (eu ainda não sei bem o tipo de maçã que prefiro usar em cada receita e sinceramente não acredito tanto em regras para isso, mas dou sempre preferência às maçãs orgânicas e só)

2 a 3 colheres de sopa de canela em pó

1 xícara de uvas passas sem caroço (dessa vez usei a escura, mas tanto faz também)

Modo de Preparo:

Se estiver usando maçãs orgânicas, nem precisa descascar, mas se for descascar, coloque-as em um recipiente com água e suco de um limão para que não escureçam enquanto você trabalha na receita toda.

Rale as maçãs em ralo grosso (com ou sem casca) e leve ao fogo médio em uma panela de fundo grosso – eu usei e reocmendo para quem tiver, uma panela de ferro.

Junte a canela em pó e as passas, mexa bem e tampe.

Deixe cozinhar por pelo menos uma hora em fogo baixo, panela tampada, mexendo ocasionalmente. Se achar que a mistura ficou muito seca na panela, finalize o cozimento ou acrescente algumas colheradas de água.

Você pode perfeitamente bem oferecer essa compota ao seu bebê se ele já come papinhas, ele com certeza vai adorar!

Essa receita pode ser preparada igualzinha também com banans maduras, peras ou pêssegos!

Seja para o bebê, as crianças ou os adultos, eu recomendo servir essa compota sempre acompanhada de iogurte natural integral. Fica uma delícia e é uma maneira bem agradável de incluir probióticos na sua dieta!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Fiquei surpresa pois não leva açúcar na compota de maçãs. É assim mesmo ou você se esqueceu? Se for é bacana para quem é diabético como meu irmão. Um abraço Ió Rebouças

    1. É assim mesmo, sem açucar nenhum!!! A fruta, quando cozida, concentra seu açúcar natural e o sabor fica naturalmente mais doce!

  2. Pat, que delícia de receita. E super fácil de fazer. :-) me apaixonei.

  3. Indo para cozinha preparar uma compota de bananas, mas para a mamãe aqui, porque meu bebê ainda não tem idade para papinhas.

    Obrigada Pat!

  4. Oi Pat! Por quanto tempo a compota pode ficar na geladeira? Feliz ano novo, muito obrigada por transformar o meu 2013, estou ansiosa por um 2014 mais saudável agora!

  5. Pat, obrigadíssima pela leitura que me proporciona… Como estou com uma alimentação para emagrecer, não posso usar a rapadura na geleia de morango. Posso usar duas ou três tâmaras para adoça-la e adoçar a qualquer outra receita? Obrigada!

Comentários estão encerrado.